The Witcher, Netflix | Opinião Séries

Poster-série-The-Witcher-Netflix
Dados Técnicos
Criadora: Lauren Schmidt
País: EUA
Ano: 2019
Género: Ação, Aventura, Drama
Elenco: Henry Cavill, Anya Charlota, Freya Allan, Joey Batey, Mimi Ndiweni, Eamon Farren, MyAnna Buring, Anna Shaffer, Wilson Radjou-Pujalte, Royce Pierreson

Sinopse:

Geralt de Rivia, um caçador de monstros mutante, viaja ao encontro do seu destino num mundo caótico onde os humanos são mais perversos que os próprios monstros (Fonte: Netflix).

Opinião:

Depois de muito tempo de espera, eis que no dia 20 de dezembro de 2019 chega à Netflix: The Witcher, uma série de oito episódios baseada numa coleção de livros de fantasia do autor polaco Andrzej Sapkowski que narram as aventuras de Geralt de Rivia, um caçador de monstros, num continente fictício repleto de monstros e outros elementos mágicos. A expectativa geral era muita, do meu lado apesar de não conhecer os videojogos já tinha ouvido falar em The Witcher e a minha curiosidade também era muita, principalmente, depois de saber que Henry Cavill, o Super Homem da DC seria o protagonista desta grande aposta da Netflix.

Geralt-de-Rivia-Yennefer-e-Cirilla-série-The-Witcher
Geralt de Rivia, Yennefer e Cirilla (da esquerda para a direita).

Esta primeira temporada introduz-nos ao mundo de The Witcher e adapta os dois primeiros livros da série. Ambos os livros são compostos por vários contos separados que nos introduzem os protagonistas Geralt de Rivia, Yennefer e Cirilla, mais conhecida por Ciri. Ao que consta a segunda temporada da série será mais linear já que finalmente os protagonistas encontram-se na mesma linha temporal.

Geralt-de-Rivia-série-The-Witcher
Geralt de Rivia (Henry Cavill)

Geralt de Rivia é um Witcher/Bruxo que é um caçador de monstros por recompensa, sendo que para se tornar num bruxo foi submetido, ainda em criança, a uma série de testes brutais que incluiram poções e a injeção de DNA de monstros, aos quais apenas sobrevivem três em cada dez crianças. Geralt não apenas sobreviveu como o fez com mais facilidade e, por essa razão, foi submetido a uma segunda fase de testes que o tornou ainda mais poderoso, mas que lhe retirou a pigmentação da pele e dos cabelos, o que lhe deu a alcunha de lobo branco. Reza ainda a lenda que os Witchers são desprovidos de emoções humanas por serem mutantes, daí Geralt não ser uma personagem propriamente expressiva, mas o seu grande senso de justiça e código de ética irrepreensível podem nos dizer o contrário sobre as suas emoções. Interpretado pelo ator britânico Henry Cavill, esta carismática personagem é o protagonista, coração e alma da série, bebendo a esmagadora maioria do seu sucesso ao ator que o interpreta. Henry Cavill entregou-se de corpo e alma à personagem e o resultado não podia ter sido mais satisfatório. Parabéns Henry Cavill por te teres conseguido afirmar como Geralt de Rivia, papel que certamente te acompanhará por muito tempo.

Yennefer-de-Vengerberg-série-The-Witcher
Yennefer de Vengerberg (Anya Charlota)

Yennefer de Vengerberg é uma poderosa feiticeira com um passado difícil e que se torna no interesse amoroso de Geralt, após ter o seu destino acidentalmente ligado ao deste. Uma personagem complexa com várias camadas que vão sendo desconstruídas ao longo dos episódios, Yennefer é brilhantemente interpretada por Anya Charlota que consegue trazer Yennefer à vida de maneira apaixonante. Não posso falar muito sobre a personagem para não incorrer em spoilers, mas posso afirmar que é sem dúvida a personagem que mais evolui ao longo da série. Com sangue de elfo, Yennefer é uma das mais poderosas feiticeiras da série, mas nasceu com uma série de deformidades físicas que marcaram uma infância de abusos físicos e verbais. Foi o seu passado que a tornou tão obcecada por beleza e poder e o facto da série explorar o seu passado de modo muito mais aprofundado do que os livros e os videojogos é um ponto muito positivo.

Cirilla-série-The-Witcher
Cirrila (Freya Allan)

Cirilla é uma jovem princesa que perdeu os pais quando ainda era muito pequena e que foi criada pela avó, a polémica rainha Calanthe. Ciri verá o seu destino ligado ao de Geralt e, em consequência disso, ao de Yennefer que no futuro passarão a atuar como seus pais adotivos. O percurso de Ciri na primeira temporada de The Witcher não é fácil e a jovem princesa passará por imensos perigos até finalmente encontrar o seu destino: Geralt de Rivia. Interpretada pela jovem Freya Allan esta é sem dúvida uma personagem que ainda tem muito para dar ao longo da série.

Yennefer-de-Vengerberg-série-The-Witcher
O primeiro encontro entre Geralt e Yennefer tinha que ser memorável...

Geralt, Yennefer e Cirilla são as três personagens principais que irão mover a roda das ações da nova série da Netflix. The Witcher chegou no fim do ano e logo conquistou o público, apesar das críticas exageradamente negativas da chamada crítica especializada, e promete continuar conquistar os fãs ao mesmo tempo em que explora o mundo fascinante que foi criado pela mente de Andrzej Sapkowski.

A personagem de Geralt de Rivia ainda tem um longo caminho a percorrer e pretendo continuar a acompanhar a jornada de Geralt, Yennefer, Cirilla. Além disso este universo possui ainda outras personagens interessantes como Jaskier, um trovador e fiel companheiro de Geralt, que muitas vezes coloca o bruxo em apuros e muitos outros. 

Jaskier-série-The-Witcher
Jaskier (Joey Batey)

Concluindo, The Witcher chegou e cumpriu, o seu começo pode ter sido ligeiramente confuso, mas a verdade é que esta promete ser uma série de sucesso com várias temporadas que vai certamente continuar a agradar aos fãs. O futuro de Geralt não está apenas nas mãos de Henry Cavill, ele está nas mãos de todos nós, porque acredito que enquanto houver interesse do público esta série tem tudo para crescer e tornar-se ainda melhor do que já é. Afinal ainda sabemos muito pouco sobre o universo de The Witcher. Será que é desta que o autor da obra vai finalmente apreciar uma adaptação dos seus livros?

Geralt-de-Rivia-série-The-Witcher
O melhor da série: Geralt de Rivia (Henry Cavill).

O melhor: A interpretação soberba de Henry Cavill que se entregou de corpo e alma a Geralt de Rivia.

O menos bom: Apesar de tudo se tornar claro a partir do momento em que conseguimos perceber as linhas temporais da série, a verdade é que no início não podemos evitar de nos sentir perdidos no universo de The Witcher.

Comentários

  1. Oi, Sonia como foi sua passagem de ano? Espero que tenha passado positivamente. Essa série me parece ser muito atrativa em um primeiro momento, com suas linhas temporais existentes na série, certamente deixa-a melhor desenvolvida. Você como sempre nos presenteando com suas dicas de qualidade. Eu adorei conhecer essa série através de sua análise, parabéns. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      A minha passagem de ano foi ótima e a sua? Espero que também.
      Já andava há tanto tempo de olho nesta série que quando a Netflix a colocou no seu catálogo tive que assistir! Curiosamente, aquilo que os chamados críticos especializados mais depreciaram em "The Witcher", que foram as linhas temporais por situar por parte dos seus criadores, foi aquilo que achei mais interessante, porque ficamos orgulhosos quando somos nós próprios a descobrir as linhas temporais dos protagonistas.
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!