O Lado Oculto da Lua, Netflix | Opinião Filmes

poster-filme-O-Lado-Oculto-da-Lua-Netflix
Dados Técnicos:
Título original: In the Shadow of the Moon
Diretor: Jim Mickle
País: EUA
Ano: 2019
Classificação: M/16
Género: Crime, Mistério, Ficção Científica
Elenco: Boyd Holbrook, Cleopatra Coleman, Michael C. Hall, Bokeem Woodbine, Rudi Dharmalingam, Quincy Kirkwood, Sarah Dugdale
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt8110640/


Sinopse:

Um detetive da polícia  de Filadélfia envolve-se cada vez mais numa obsessão por uma assassina em série que usa métodos inexplicáveis (Fonte: Netflix).

Opinião:

Depois de ter estado muitos dias afastada do blogue, pois 2020 está a ser um ano bastante agitado, trago-vos uma "surpresa" Netflix, trata-se de um filme que eu nem fazia ideia que existia, mas que encontrei por acaso e que acabou por me surpreender pela positiva, trata-se do filme O Lado Oculto da Lua ou In the Shadow of the Moon no original.

cena-do-filme-O-Lado-Oculto-da-Lua
Boyd Holbrook e Michael C. Hall (da esquerda para a direita).

O Lado Oculto da Lua é um filme de 2019 com dois grandes atores como protagonistas, Boyd Holbrook, cujos fãs de Narcos reconhecem de imediato e Michael C. Hall que protagonizou durante algum tempo uma série bastante original e inusitada que nos relatava a vida de um serial killer, que "por acaso" pertencia à polícia científica que chamava-se Dexter e, Michael C. Hall interpretava esse personagem, mas voltando ao filme, este faz-nos dar voltas e voltas à cabeça para descobrir a história por detrás da misteriosa assassina que aparece de tempos a tempos, mais concretamente de 9 em 9 anos, e sem quaisquer sinais de envelhecimento ou outra alteração física.

Desde 1988 até 2015 vamos testemunhando a atribulada trajetória de Locke, um jovem polícia de Filadélfia, cujo sonho de se tornar detetive de homicídios o levam ao confronto trágico com uma misteriosa assassina interpretada por Cleopatra Coleman.

cena-do-filme-O-Lado-Oculto-da-Lua
Quem é a misteriosa assassina em série que surge de tempos a tempos?

Qual a conexão entre as vítmas? Qual a origem do estranho isótopo injetado nas vítimas e que literalmente lhes derretia o cérebro? E mistério número um: quem é a assassina e qual a sua origem?

Não posso falar muito sobre o filme, porque ele é tão misterioso que isso ia levar a spoilers e ninguém gosta disso. Tirando uma cena do filme, lá mais para o final, que achei demasiado ridícula para o meu gosto e que envolveu porcos voadores!!!!, todo o filme foi muito bem construído e os pormenores que são colocados no início da história acabam por fazer sentido ao longo do filme e isso é muito bom.

A linha temporal do filme também está excelente, sendo muito interessante acompanhar a trajetória do protagonista ao longo de 27 anos, vendo-o sofrer uma grande perda, evoluir, regredir e até envelhecer. O modo como o diretor vai-nos mostrando como o tempo não para também está bem patente em todo o filme, principalmente nos detalhes subtis dos cenários, nas roupas, nos penteados, nos carros e, principalmente, na caracterização dos atores. A equipa de maquilhadores do filme está de parabéns!

Boyd-Holbrook-filme-O-Lado-Oculto-da-Lua
Boyd Holbrook ao longo dos anos...

A mensagem final de O Lado Oculto da Lua também é muito boa. Apesar de haver aqui muito assunto a debater... Não sei se concordo com aquela velha máxima que diz que os meios justificam os fins. Será realmente essa a melhor maneira de preservar o nosso futuro?

O Lado Oculto da Lua não procura suplantar outros filmes do género e apesar de ter claramente, não vou negar, vários defeitos que lhe tiraram alguma da força, gostei e não me arrependo minimamente de ter assistido. Afinal o género de ficção científica que é dos que mais me fascinam.

Concluindo, este filme é uma autêntica pérola, daquelas que encontramos de tempos a tempos na Netflix. Com um bom casting e uma boa história, mesmo que o diretor abuse dos chamados movimentos em câmara lenta ou slow motion em alturas completamente desnecessárias.


Cena-do-filme-O-Lado-Oculto-da-Lua
Um filme que adensa o mistério até ao fim.

O melhor: O mistério por detrás do aparecimento da misteriosa assassina de capuz azul.

O menos bom: Apesar de ter sido o nome deles que me chamou a atenção, a verdade é que Boyd Holbrook e Michael C. Hall já atuaram com muito mais veracidade do que neste filme.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Vou confessar-lhes um segredo, este que vos escreve estava sentindo falta de suas dicas inteligentíssimas aqui no blogue, mas fiquei contentíssimo em te ver por aqui novamente. Quanto ao filme, eu não o conhecia, e muito menos tinha ouvido falar desse longa metragem, por se tratar de ficção científica já me interessei por assistí-lo, pois gosto bastante do gênero, e apesar de não ter o costume rotineiro de assistir TV, fiquei curioso com este aí. Presumo ser um filme muito bom de ser visto, ainda mais sendo indicado por você, certamente me agradará. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Fico muito contente com a sua confissão.
      Quanto ao filme, também confesso que houve muito boa gente que não gostou... Acho que as minhas exigências baixam quando o género é ficção científica. Adoro!
      Abraço

      Eliminar
  2. Me chamou atenção e esse tipo de filme é um dos que mais aprecio. Esses tempos a Netflix não tem me chamado tanto atenção, agradeço a dica.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Leyanne :)
      Os filmes da Netflix não têm sido realmente os melhores. Descobri este por acaso e foi uma boa surpresa.
      Beijos

      Eliminar
  3. Estou sempre à procura de coisas novas para ver no Netflix e esta foi uma óptima sugestão! Obrigado :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!