Um Refúgio para a Vida, Nicholas Sparks | Opinião Livros

Um-Refúgio-para-a-Vida-de-Nicholas-Sparks

Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos relacionamentos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande…
Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.


Neste livro acompanhamos a jornada de Katie, uma mulher jovem, bonita, inteligente e muito trabalhadora que esconde um terrível segredo. Razão pela qual evita aproximar-se em demasia dos outros, com medo de revelar algo que leve a que seja descoberta pelo fantasma do seu passado. Um fantasma que, por sinal, é de carne e osso...

Aqui é abordado um tema polémico e dramático, que é a violência doméstica e os contornos trágicos que pode atingir. Não se trata portanto dum romance cor-de-rosa, trata-se de uma história crua sobre a vida real, mas também fala da coragem e da força que são necessárias para recomeçar uma nova vida deixando tudo aquilo que conhecemos para trás. Pelo meio de uma fuga desesperada temos o começo de um novo amor, o surgimento de uma grande amizade e ainda um evento sobrenatural comovente.

Emocionalmente, o ponto mais forte deste livro é quando o marido de Katie, um homem com uma mente deturpada, mas que profissionalmente consegue manter uma fachada de seriedade e retidão, consegue detectar o seu rasto e inicia uma perseguição doentia e de consequências drásticas. Foi assombroso entrar na mente de um homem irracional e completamente obsessivo.

Atrevo-me a dizer que dos livros de Nicholas Sparks, pelo menos daqueles que já li, este é aquele que mais abandona a componente romântica, apesar dela fazer parte dele, e se centra no passado obscura da protagonista como ponto central para ambientar a história.

O ponto mais fraco desta história prende-se com a sua originalidade (ou falta dela), o enredo é deveras semelhante ao do filme Dormindo Com o Inimigo com Julia Roberts e Patrick Bergin de 1991. Um filme que de resto adoro.

Um facto muito interessante tem a ver com a adaptação cinematográfica de Um Refúgio Para a Vida que já ocorreu. Ainda não vi o filme mas estou certamente curiosa para ver o resultado final.

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no blogue D'Magia.


Nicholas-Sparks
Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oak, na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família.
Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licenciou-se em Economia.
Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente.
Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica. Foi descoberto pela agente literária Theresa Park, que propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, Diário de uma Paixão, à Warner Books.
Este romance saiu em outubro de 1996 nos E.U.A. e chegou à lista de best-sellers do New York Times na primeira semana de publicação.

Comentários

  1. Já li este e todos os do autor. É o meu escritor preferido *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita.
      Ainda não li todos, mas tenho vários livros dele na minha estante.
      Beijo

      Eliminar
  2. Olá Sonia,
    Não costumo ler muitos livros do autor. Ele tem um estilo que gosto, mas não sei porque tenho um certo medo de não me envolver o suficiente e não gostar.
    Apesar disso, adorei o enredo e achei essa capa maravilhosa. Estou encantanda.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ray.
      O estilo de Nicholas Sparks é envolvente e, pelos livros que já li dele, é difícil não nos envolvermos com as suas histórias. Acho que devia dar uma chance para ele.😉
      Existem várias edições deste livro, mas esta edição tem, sem dúvida, a capa mais bonita.
      Beijo.

      Eliminar
  3. Oi, Sonia como vai? Eu li alguns poucos livros deste autor, pois não tenho o costume de ler romance frequentemente e, também não sou atraído por este gênero por ser geralmente mais do mesmo. Li 3 livros do Nicholas Sparks e constatei que são praticamente todos iguais, infelizmente. Este aí eu não li. Que bom que você gostou da leitura. Sua resenha ficou excelente. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Obrigada! Sim, não vou negar que Nicholas Sparks tem uma formula pré-definida para a construção dos seus romances.
      Este livro em particular aborda um tema muito sensível e que merece a nossa atenção que é a violência doméstica, por isso valeu a pena e aconselho.
      Beijo

      Eliminar
  4. Olá Sonia
    Preciso assumir que tenho um leve receio com os livros do Nicholas Sparks graças a algumas decepções em histórias dele mas não nego que me peguei curiosa com essa história, e antes de você citar o filme estava pensando exatamente nele enquanto lia sua resenha, que está muito boa. Vou deixar esse livro anotado aqui para ler futuramente.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thayná.
      Obrigada!
      Não tive propriamente uma desilusão ao ler uma obra do autor, mas confesso que os seus livros acabam por se tornar cansativos ao fim de várias leituras. Afinal, Nicholas Sparks não gosta de fugir do seu registo de origem...
      Este livro vale a pena pelo tema e tem também uma pitada saudável de suspense.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Acho que este foi o último livro que li do Nicholas Sparks... antes tinha lido "Diário da Nossa Paixão", "Melodia do Adeus" e "Juntos ao Luar". Apesar de ter achado "Um Refugio para a vida" superior aos outros, decidi que ia pôr um ponto final no autor. Não é nada de terrível, mas não é a minha praia e não vale a pena continuar a insistir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana :)
      Tens razão. Ainda por cima existem tantas obras por aí...
      Beijo

      Eliminar
  6. Olá, como vão as coisas por aí?

    Acredita que eu ainda não li nenhuma obra do Nicholas Sparks? Eu conheço várias delas, porém, nunca peguei uma pra ler. Eu leio muitas resenhas positivas também, então, não sei o porquê de eu nunca ter lido, inclusive, já assisti várias adaptações cinematográficas de seus livros. Talvez eu deva começar por "Um refúgio para a vida", pois adorei a resenha!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gleydson :)
      Se pretende entrar no universo de Nicholas Sparks, este livro é sem dúvida uma boa escolha.
      Obrigada!
      Abraço

      Eliminar
  7. Nunca li nada do Sparks porque suas histórias não me despertam tanto interesse... mas até que parece ser uma história tocante, mesmo com a questão da similaridade com o filme
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luiza :)
      Sim, este livro é muito interessante pelo tema forte e pertinente que aborda. É um romance que mostra mais do que uma história de amor, aborda também a obsessão...
      Realmente, a história é muito semelhante à do filme...
      Beijos

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!