Saga Sebastian Bergman - Livro 1: Segredos Obscuros | Opinião Livros

capa-livro-Segredos-Obscuros



Sebastian Bergman é um homem à deriva.
Psicólogo de formação, trabalhava como profiler para a polícia e era um dos grandes especialistas do país em serial killers. Perdeu tudo quando o tsunami no continente indiano lhe levou a mulher e a filha.

Tudo muda com uma chamada para a polícia.
Um rapaz de dezasseis anos, Roger Eriksson, desapareceu na cidade de Västerås. Organiza-se uma busca e um grupo de jovens escuteiros faz uma descoberta macabra no meio de um pântano: Roger está morto e falta-lhe o coração.

É o momento de Sebastian se confrontar com um mundo que conhece demasiado bem.
O Departamento de Investigação Criminal pede ajuda a Sebastian. Os modos bruscos e revoltados de Sebastian não impedem a investigação de avançar. E as descobertas sobre a escola que Roger frequentava são aterradoras.



Estava muito curiosa em relação a este livro, em parte devido à grande manobra publicitária da editora, em parte devido à excelente capa, muito bem conseguida, assim como a contracapa, alvo de uma primazia impressionante ao nível dos detalhes gráficos. No entanto, uma vez que, muito recentemente, tinha tido uma má experiência com um livro deste género, fiquei um bocado de pé atrás. Mas os meus medos acabaram por se revelar infundados. Com uma escrita muito mais acessível do que julguei à partida, somos incentivados a acompanhar a investigação extremamente complexa do assassinato de Roger Eriksson.

Roger Eriksson era um adolescente de dezasseis anos com poucos amigos e bastantes segredos obscuros, cujo corpo sem vida foi encontrado numa espécie de pântano, aparentemente esfaqueado de forma brutal e com o seu coração retirado. Um assassinato à primeira vista violento e ritualista.

A polícia de Västerås comete muitos erros logo no início da investigação. Quando a mãe do jovem reporta o seu desaparecimento na sexta-feira à noite, o caso fica esquecido em cima de uma qualquer secretária durante o fim-de-semana até segunda-feira, quando um policial bastante intuitivo mas muito desastrado e demasiado ocupado a tentar engravidar a esposa, de seu nome Haraldsson, inicia as buscas pelo jovem desaparecido, de modo negligente e com resultados trágicos. Assim, é urgente chamar os maiores especialistas em investigação de homicídios da Suécia, a Riksmord, de modo a solucionar o caso o mais rapidamente possível, antes que sejam feitas perguntas incómodas às forças policiais de Västerås. Um caso já de si complexo ganha aqui contornos ainda mais sensíveis e urgentes de solucionar.

Paralelamente, conhecemos Sebastian Bergman, a personagem chave da história, um psicólogo com um génio difícil, que trabalhou há alguns anos na Riksmord como psicólogo forense. Sebastian tem muitos problemas comportamentais, principalmente, uma grande obsessão por sexo e uma personalidade antisocial, e muitos assuntos da sua vida por resolver, incluindo a relação conflituosa com os pais já falecidos e a morte da esposa e da filha, ainda muito pequena, de forma trágica no tsunami, que ocorreu na Tailândia em 2004. Um homem marcado de forma irremediável pela vida que levou. Mas não pensemos, de modo algum, que este homem é digno de pena. Sebastian é uma personagem complexa da qual é difícil gostar, mas, quando nos habituamos ao seu carácter irascível e sarcástico, acabamos por sentir uma certa simpatia por ele.

O reencontro de Sebastian com Torkel, antigo amigo e líder da Riksmord, assim como a descoberta de uma circunstância do passado que desconhecia (a existência de um filho algures) leva-o a tomar uma decisão com um objetivo oculto, que é encontrar o filho. Essa decisão é ajudar a Riksmord na investigação do assassinato de Roger Eriksson. Somos assim introduzidos nos meandros desta investigação, onde conhecemos várias personagens: os outros membros da equipa, Vanja, Billy e Ursula que, compreensivelmente, não recebem propriamente Sebastian de braços abertos (até um santo teria dificuldades em suportar aquele homem por muito tempo) e as “testemunhas”, todas elas a ocultar pistas importantes e a prejudicar seriamente a investigação para encobrir os seus próprios segredos obscuros.

Sebastian, apesar dos seus inúmeros defeitos, é um psicólogo forense brilhante e acaba por ter um papel fundamental na condução dos colegas até ao verdadeiro culpado. A investigação dirige os membros da Riksmord para o passado da vítima, um jovem cheio de segredos, rodeados por pessoas, também elas, cheias de segredos. Uma investigação muito difícil e, por isso mesmo, bastante interessante.

A história procura ser o mais imprevisível possível com todas as suas voltas e reviravoltas, mas consegui calcular quem seria o assassino e os seus motivos, bastante antes de desvendarem a sua identidade, provavelmente por já ter assistido a muitas séries e filmes deste género e não pela quantidade de policiais que costumo ler. Mas tenho a certeza de que muitos leitores irão ser apanhados de surpresa.

No fim, quando pensamos que tudo está concluído, temos conhecimento de uma informação completamente surpreendente, não relacionada com o homicídio. Mas tenho a certeza de que ninguém ficou mais surpreendido do que Sebastian, como ele próprio refere: Nada o poderia ter preparado para aquela informação. Nada.

Recomendo vivamente a leitura deste livro. Muito bem escrito, com muitas personagens complexas e uma grande história. Apesar do seu protagonista invulgar, vou certamente acompanhar esta série. Sebastian Bergman pode ser a principal razão para eu o desejar fazer…

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no site Segredo dos Livros.


Hans Rosenfeldt nasceu em 1964 em Borås. Trabalhou como tratador de leões-marinhos, motorista, professor e actor até 1992, quando começou a escrever para a televisão. Escreveu guiões para mais de 20 séries e já foi apresentador de programas de rádio e televisão. É o criador da série sueca de maior sucesso - a premiada série policial Bron (The Bridge), reproduzida em mais de 170 países e com remakes nos EUA, com o mesmo nome, e em França (The Tunnel).


Michael Hjorth nasceu em 1963 em Visby. Sempre amou filmes e livros e hoje é um dos guionistas e produtores mais talentosos da Escandinávia. É um dos fundadores da produtora de sucesso Tre Vänner, responsável pela primeira comédia de grande sucesso da Suécia assim como por alguns dos guiões dos filmes da série Wallander, de Henning Mankell.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Eu conheço este livro, mas não o li, apesar de ter curiosidade em lê-lo. Me parece uma obra fascinante não é mesmo? Gosto de o gênero ao qual está inserido a obra. Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Sim, este livro é muito interessante. Não costumo ler muitas obras deste género, acho que mais por falta de oportunidade do que por opção.
      O ponto mais forte deste livro é o protagonista, mas nem toda a gente deve gostar da personalidade dele, faz-me lembrar o polémico Dr. House...
      Obrigada!
      Beijo

      Eliminar
  2. Estou impactada com essa capa! Lindíssima e super chamativa!
    Quanto à história, não ando lendo muitos livros do tipo, mas quem sabe não dou uma chance futuramente
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa deste livro é lindíssima, aliás todos os livros desta série são do mesmo tipo, só que com animais diferentes.
      É bom lermos algo diferente do que estamos habituadas de vez em quando.
      Beijos

      Eliminar
  3. Olá Sónia! Adorei ler a tua opinião acerca deste livro. Está na minha "wish list" há algum tempo mas, tal como tu, estava de pé atrás... No entanto, está tua Review deu aguçar a curiosidade �� Um beijinho e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Obrigada!
      Trata-se de um livro interessante, mesmo sendo de um registo que não estou habituada, e depois surpreende-nos de uma maneira ou de outra...
      Beijo e boas leituras.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!