Todos os Pássaros do Céu, Evie Wyld | Opinião Livros

livro-Todos-os-Pássaros-do-Céu-de-Evie-Wyld

Jake Whyte é a única habitante de uma velha quinta localizada numa ilha britânica, um lugar fustigado por chuvas infindáveis e ventos cortantes onde vive sozinha com o seu desobediente cão, Dog, e um rebanho de ovelhas. Foi assim que Jake escolheu viver. Mas algo anda a atacar as ovelhas – aparece certas noites, apanha um dos animais e deixa-o completamente desfeito.


Este é um livro bastante interessante, no qual somos completamente apanhados de surpresa, relativamente aos acontecimentos que vão ocorrendo.

Os seus pontos mais fortes são a história surpreendente e o modo diferente como está escrito, em capítulos que vão alternando entre o passado e o presente da protagonista Jake.

Os capítulos que retratam o passado de Jake, estão escritos numa ordem decrescente, do seu passado mais recente até ao seu passado mais longínquo, até que é desvendado o seu grande segredo. Um segredo que envolve um acontecimento traumático que a marcou física e emocionalmente para o resto da vida. É curioso como um acontecimento impensado por parte da Jake acabou por ter consequências tão trágicas e por fazer com que esta entrasse numa maré de autodestruição que acabou por a levar até ao “fundo do poço”.

Durante toda a obra, somos encaminhados para muitas encruzilhadas, até que, finalmente, somos esclarecidos sobre o que, realmente, causou aquelas horríveis cicatrizes nas costas da Jake.

Todos os Pássaros do Céu explora o passado da protagonista, deixando o seu futuro em aberto, mas apesar disso dá-nos um vislumbre de esperança para a sua alma torturada. O surgimento de Lloyd acaba por marcar uma viragem na sua vida, por lhe trazer paz e companheirismo, quebrando aos poucos a sua solidão auto-imposta.

O mistério das ovelhas mortas acaba por ter aqui um papel meramente secundário, o que para mim foi um ponto negativo, pois gostaria de saber mais acerca desse assunto…

Todas as personagens que fizeram parte do passado de Jake, a que acrescem todas as personagens que fazem parte do seu presente, contribuíram, de uma forma ou de outra, para moldar a sua personalidade. Considero-a uma mulher de armas que, apesar de todo o sofrimento por que passou, conseguiu manter a fé em si mesma e nos outros.

A escrita da autora é dura e crua, mas necessária para nos fazer passar uma mensagem forte, acerca das consequências nefastas que um acto impensado pode ter na vida de uma pessoa de uma forma irremediável.

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no site Segredo dos Livros.


Evie Wyld é autora de um primeiro romance, After the Fire, A Still Small Voice, que foi finalista do Impac Prize, do Orange Award for New Writers e do Commonwealth Writers’ Prize, tendo recebido o John Llewellyn Rhys Prize e o Betty Trask Award. Em 2013, foi considerada pela revista Granta como um dos melhores jovens escritores britânicos, tendo anteriormente sido considerada pela BBC como um dos doze melhores novos escritores britânicos. O romance Todos os Pássaros do Céu foi nomeado para o Baileys Women’s Prize for Ficton 2014.Evie Wyld vive em Peckham, Londres, onde dirige a livraria The Review Bookshop.

Comentários

  1. Eu acho que esse livro saiu aqui pela Darkside.
    Não cheguei a ler, mas queria também saber da morte das ovelhas. Pena que não foi muito explorado
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luiza.
      Também tive muita pena, ficamos completamente em branco sobre isso. A minha teoria é que o Lloyd era um lobisomem!
      Beijo

      Eliminar
  2. Acho que o livro não faz muito meu estilo, mas achei interessante.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Thais.
      É um livro que nos surpreende, pois a sinopse não tem muito a ver com a história em si. Quem sabe se não poderia gostar...
      Beijo

      Eliminar
  3. Oi, Sónia como vai? Que bom que o livro lhe agradou. Me parece um livro bom de ser lido, principalmente pela escrita dura e crua da escritora. Eu patticularmente gosto muito deste tipo de escrita. Ótima resenha. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Este livro é realmente forte, tem passagens que nos revoltam profundamente, mas está muito bem escrito. Tenho a certeza que ia gostar de lê-lo.
      Obrigada.
      Beijo

      Eliminar
  4. Acho que ainda não conhecia o livro, mas me deixou curiosa.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!