Anime vs Filme: Say "I love you"


Poster Anime vs Filme: Say "I love You"

Depois de algum tempo trago novamente um Duelo. O alvo é Say "I Love you" (Suki-tte Ii Na Yo), um mangá soujo da autoria de Kanae Hazuki composto por 18 volumes que foram lançados entre 2008 e 2017. Em 2012 surgiu uma adaptação em anime que, infelizmente, ficou-se por uma temporada de 13 episódios. Em 2014 foi lançado o filme live-action de Say "I love you". Este post põe em confronto direto estas duas adaptações que têm uma enorme desvantagem em relação ao mangá, já que a autora só concluiu a história em 2017, vários anos após ambas as adaptações serem lançadas…


O Anime:

Poster anime Say "I love you"
Dados técnicos:
Título original: Suki-tte li na yo
Autor: Hazuki Kanae
País: Japão
Ano: 2012
Episódios: 13 + Ova
Género: Shoujo/Romance

Sinopse:
Mei é uma rapariga tímida que nunca teve um namorado e até mesmo um amigo em 16 anos. Até ao dia em que acidentalmente chuta Yamato, o rapaz mais popular da escola e, por alguma razão, este se interessa por ela.

Análise e pequeno resumo:
Say "I love you", como o próprio nome indica, é uma história de amor, neste caso entre Tachibana Mei, uma jovem de 16 anos com problemas de socialização devido a um caso de bullying que sofreu no passado e Kurosawa Yamato, um jovem da mesma idade bastante popular e que se sente culpado por algo que aconteceu no passado com o seu melhor amigo na altura.

Anime Say "I love you"
Algumas das principais personagens do anime.


A personagem que sofre um maior desenvolvimento ao longo do anime é Mei, uma menina honesta e com um grande coração, mas que não tem amigos e se isola propositadamente do mundo, isto porque deixou de acreditar na amizade quando foi falsamente acusada e isolada pelos seus "amigos" da escola primária.

A vida de Mei decorre sem sobressaltos e de modo apático, até que no seu caminho se cruza Yamato. Ele é uma jóia de rapaz, bonito, alegre e popular, enfim o completo oposto de Mei, mas por alguma razão ele se interessa loucamente por ela, e apaixonado busca se tornar seu amigo. A resistência de Mei vai cedendo progressivamente fase à persistência do rapaz.

Yamato e Mei - anime Say "I love you"
Yamato e Mei


Mas este anime não se fica por aqui e aborda temas tabu sobre a adolescência como o sexo, a baixa-autoestima, a depressão e, em maior caso, o bullying, mesmo que não mergulhe a fundo nestes temas, eles estão lá como parte integrante da vida destes adolescentes.

Enfim, Suki-tte li na yo é um anime complexo que rapidamente cativa os fãs de shoujo, não é à toa que tem uma grande base de fãs. Os seus temas complexos fazem nos pensar e dá uma certa nostalgia saber que acabámos de assistir ao último episódio.



O Filme:

Poster filme Say "I love you"
Dados técnicos:
Título original: Suki-tte li na yo
Autor: Hazuki Kanae (mangá) e Asako Hyuga (roteiro)
Diretor: Asako Hyuga
País: Japão
Ano: 2014
Género: Shoujo/Romance
Elenco: Haruna Kawaguchi, Sôta Fukushi, Rika Adachi, Tomohiro Ichikawa, Tasuku Nagase, Rima Nishizaki, Alissa Yagi, Ryôsuke Yamamoto


Sinopse:
Uma adolescente solitária chamada Mei chuta Yamato, o rapaz mais popular da escola. Por alguma razão, ele acaba por se interessar por ela e para a salvar de um perseguidor acaba por a beijar. Assim começa a sua história de amor.

Comparações e pequeno resumo:
Pensei que devido a ter sido lançado quase dois anos após o anime este filme iria mais longe na história, mas a verdade é que me enganei redondamente, ou seja, este filme consegue ficar atrás do anime no requisito que mais me motivou assisti-lo... 

Basicamente este filme não acrescenta nada de novo à história e ainda tem o desplante de ir menos a fundo no desenvolvimento da história do que o anime. Para além disso, a atmosfera do filme está mais para comédia romântica clichê do que o anime, que apresentou sempre um tom ligeiramente mais sério que me cativou logo de início.

Elenco do filme Say "I love you"
Elenco principal do filme Say "I love you".

As principais personagens do anime estão no filme e quem realizou o casting deu-se ao trabalho de selecionar atores fisicamente semelhantes às personagens que iriam encarnar, o que foi um dos pontos mais positivos do filme. Agora em relação ao seu desenvolvimento isso é outra história...

A relação entre Mei e Yamato até me pareceu menos profunda do que o demonstrado no anime, isto porque houveram imensas cenas do anime que ficaram de fora do filme e o final revelou-se uma desilusão. Sabem aquele final que não tem nada que nos faça recordá-lo com entusiasmo e que até nos deprime por ser tão sem sal? Foi o que achei aqui, mas tenho a certeza que muita gente pode achar o contrário. Julgo que as minhas expectativas estavam em alta quando comecei a assistir ao filme, o que não costuma ser muito justo...

Cena de beijo no filme Say "I love you"
A icónica cena de beijo não podia faltar no filme.


Como ponto mais positivo do filme quero resaltar a banda sonora, como ponto mais negativo quero apontar a falta de desenvolvimento de várias personagens, algumas delas extremamente importantes para o desenvolvimento da história de Say "I love you".


O Vencedor:

Poster anime Say "I love you"
Para mim o vencedor é claramente o anime, pois este conseguiu transmitir com muito mais intensidade os sentimentos das personagens, a sua história e os seus anseios. Para além disso, o filme deixa de fora uma das personagens mais fofas do anime: a irmã mais nova do Yamato. Acho que isso diz tudo sobre a razão para o anime ter vencido este Duelo com larga margem.

Comentários

  1. Oi, Sonia tudo bem? Eu adoro essas comparações entre filme e anime. Você as faz com muito esmero. Deu vontade de assistir ao anime, pois eu desconhecia. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Obrigada! Vale mesmo apena assistir ao anime, tirando o senão do final ter ficado em aberto. Só lendo o mangá para saber como termina a história.
      Beijo

      Eliminar
  2. Olá, Sónia.
    Achei a postagem bem interessante. E eu que não conhecia nenhum nem outro até o momento fiquei interessada em assistir o anime. É uma pena que não aproveitaram no filme porque eles já tinham uma base maior para trabalhar.

    Prefácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sil :)
      Fico muito contente que a minha postagem tenha despertado a sua curiosidade! O anime é realmente interessante e só perde pelo final em aberto.
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!