Manga Revenge Classroom | Bullying e vingança

capa mangá Revenge Classroom

Fujisawa Ayana foi vítima de bullying na escola. No início, tentou defender-se, mas cedo aprendeu a ficar quieta e esperar que a dor desaparecesse. Contudo, o bullying atingiu o seu extremo de violência quando alguém a empurrou para para ser atropelada. No hospital, enquanto recuperava, Ayana percebeu que mesmo que não lutasse, os seus colegas iriam acabar por assassiná-la. A partir desta terrível conclusão, ela decidiu que o único caminho possível era a vingança.

O seu plano incluía os alunos que a maltrataram, aqueles que ficaram a assistir e rir, e ainda aqueles que nada fizeram para a ajudar. Ela começa por reunir informações sobre os seus colegas, planeando o que deveria fazer para colapsar as suas vidas. Enquanto alguns alunos parecem realmente merecer o seu destino, o seu plano também inclui colegas que antes eram os seus melhores amigos…

Revenge Classroom é um mangá de trilher e horror psicológico que não esconde o plot com o título sugestivo. Trata-se efetivamente de uma vingança planeada ao mais pequeno pormenor por uma aluna vítima de bullying extremo, e que coloca em cheque todos os alunos da turma. 

mangá Revenge Classroom
No início vemos apenas apatia nos olhos de Ayane.

Ayane é a protagonista vingativa que tem uma espécie de surto psicótico, após passar por uma série de abusos tanto físicos como sexuais, que culminam numa tentativa de homicídio da parte de um colega que ela não consegue identificar. 

Fiquei seriamente preocupada ao ler este mangá, pois não é a primeira vez que leio mangás que abordam o bullying nas escolas japonesas e as situações que muitas vezes são relatadas parecem-me demasiado graves para serem ignoradas pelos professores e familiares das vítimas, desde violações e outros tipos de abusos sexuais, a agressões físicas que colocam em risco a integridade física e até a vida dos adolescentes, a queimaduras de cigarros e outros ataques que deixam sérias cicatrizes físicas e emocionais nas vítimas, que sofrem de stress pós-traumático, e cujos traumas podem permanecer para a vida e afetar o seu futuro.

mangá Revenge Classroom
De vítima a perpetuadora vai apenas um passo ou muitos atos de violência.

Revenge Classroom começa com uma abordagem relativamente simples em relação ao bullying, já que ninguém, exceto a protagonista, parece identificar os atos violentos que são praticados como errados, e até mesmo a protagonista fecha os olhos ao que se passa consigo no início, não reagindo a nada. Mas é como dizem, basta uma gota para fazer o copo transbordar, neste caso é mais do que uma gota, é uma tentativa de homicídio, já que alguém a empurra para a frente de uma viatura em andamento. Após a estadia no hospital, a jovem regressa à escola, mas o uniforme de quem a empurrou, que ela identificou como o uniforme de um colega de turma, faz com que ela resolva fazer justiça com as próprias mãos e assim começa a sua jornada que, como era de esperar, vai se tornando cada vez mais complicada, pois nem tudo é o que parece e será que naquela turma não existe mesmo ninguém que se preocupa com ela?

Ayane sofre um óbvio surto psicótico após ser atropelada, isto é demonstrado nos seus olhos que funcionam, literalmente, como o espelho da sua alma ao longo de todo o mangá, um golpe de mestre por parte do autor. Outro ponto que achei muito interessante é o facto de cada capítulo do mangá mostrar a vingança da Ayane relativamente a um determinado colega e este colega ser devidamente identificado com o nome e, principalmente, com o lugar onde está sentado na sala de aula, o que julgo ser uma forma de explorar a sua proximidade física com a protagonista.

mangá Revenge Classroom
A loucura está bem patente nos olhos de Ayane.

Mesmo que Revenge Classroom explore os traumas do bullying de modo demasiado extremo e até surreal, achei que a premissa do autor foi bastante realista, pois a saúde mental de Ayane não se deteriorou de uma hora para a outra, ela foi se deteriorando à medida que os abusos continuados da parte dos colegas foram-se tornando cada vez mais ousados e violentos.

Mesmo que este mangá não seja uma pérola do género, Revenge Classroom fica na minha memória pela premissa bem conduzida, pela evolução do estado psicológico da protagonista através dos seus olhos e por ser um registo diferente daquele que estou habituada.


mangá Revenge Classroom
O momento em que Ayane decide vingar-se dos colegas de classe…

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Este manga parece-me ser bastante instigante, não é mesmo? Adorei a resenha, pude conhecer a história mais de perto. Beijo!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Comigo está tudo bem e espero que consigo também esteja tudo bem.
      Sim, este mangá é muito interessante.
      Obrigada pela visita e pelo seu comentário.
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!