TOP 7 - Livros Protagonizados por Animais

TOP7-Livros-protagonizados-por-Animais

Todos nós conhecemos algum livro que tem os animais como personagens centrais. Este meu TOP 7 vai procurar enumerar sete livros que, ou são protagonizados por animais, ou onde estes têm um papel central na obra.

Seguem abaixo as obras que compõem este TOP 7:


1- A Quinta dos Animais, George Orwell

A-Quinta-dos-Animais-George-Orwell

Os animais da Quinta do Infantado estão super descontentes com as suas precárias condições de vida, já que o proprietário da quinta, o Sr. Reis, é um alcoólatra negligente que nem sequer os alimenta em condições. Mas os sentimentos de revolta só começam seriamente a infiltrar-se no seu âmago quando o velho porco Major lhes fala dos seus sonhos e ideologias acerca de uma sociedade utópica em que os animais seriam livres e iriam trabalhar apenas para si, não para sustentar a vil criatura que é o Homem.

A morte do velho porco Major não demove  os animais dos seus sentimentos reacionários e, após mais um ato de negligência da parte do proprietário da Quinta, finalmente acontece a tão almejada revolução que depõe o Sr. Reis e coloca os animais no comando.

No início as coisas até acabam por correr bem, com os animais a tomar decisões em conjunto em prole do bem comum, mas há um animal, um pouco mais inteligente que os outros, que acaba por assumir um papel de destaque na criação do novo regime da Quinta: o porco.



2- O Apelo da Selva, Jack London

O-Apelo-da-Selva-Jack-London

O Apelo da Selva é uma das maiores obras primas da literatura mundial, protagonizado por Buck, um cão de grande porte que é sequestrado e vendido para ser utilizado como instrumento na corrida ao ouro nas planícies geladas do Canadá.

Buck é um cão que nasceu na quinta californiana do juiz Miller, onde durante os seus primeiros quatro anos teve uma vida pacata e despreocupada, isto até ao dia em que um empregado da quinta o vende a traficantes que o enviam para o Canadá. Estávamos em plena corrida ao ouro no norte gelado do Canadá, onde surgiam histórias, mais ou menos fantasiosas, sobre grandes minas de ouro, que prometiam riquezas inimagináveis. Muitos aventuraram-se na corrida ao ouro, arriscando as suas vidas em lugares remotos e gelados, alguns foram mal sucedidos, outros trouxeram fortunas incalculáveis, muitos outros nunca mais regressaram…

Os cães de grande porte sofreram muita procura nessa altura, pois só eles poderiam puxar os trenós carregados de mantimentos pelos milhares de quilómetros de montanhas cobertas de gelo. Buck com os seus 63 kg correspondia ao perfil. Durante a sua jornada ele sofreu, lutou, persistiu, continuou a lutar, entrou em comunhão com a natureza e com o seu lado selvagem. Sofreu uma espécie de regressão ao tempo primitivo, até estar em comunhão com o seu ancestral selvagem.


3- Moby Dick, Herman Melville

Moby-Dick-Herman-Melville

Quem não conhece Moby Dick, o famoso cachalote albino que dá o nome a uma das maiores obras primas da literatura mundial e que é perseguido durante todo o livro pelo Capitão Ahab e pela sua tripulação. 

Moby Dick é um clássico da literatura que durante a vida do seu autor rendeu-lhe muito pouco reconhecimento e dinheiro, mas que atualmente tem um lugar incontestável como umas das maiores obras da literatura mundial. 

Não sendo, na prática, protagonizado por um animal, este livro tem em Moby Dick, o cachalote que dá o nome à obra, praticamente toda a sua razão de ser, pois sem o cachalote Moby Dick não teríamos um dos maiores clássicos da literatura mundial, uma obra incontornável e que todos conhecem. Muitos podem não ter chegado a ler o livro, uma leitura bastante difícil diga-se de passagem, mas de certeza que já ouviram falar desta incontornável jornada de morte e vingança.


4- O Livro da Selva, Rudyard Kipling

O-Livro-da-Selva


O Livro da Selva é o título de um livro publicado em 1894, constituído por uma coleção de 7 contos do escritor Rudyard Kipling, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, inicialmente publicados em revistas. Dos 7 contos, os 3 primeiros relatam a história de Mogli, um rapaz indiano criado por lobos, sendo que é esta a parte do livro que ficou para a história, muito à conta das suas adaptações em filme pela Walt Disney Company.

Uma obra que fez e continua a fazer parte do imaginário de milhões de crianças em todo o mundo, a história de Mogli, dos seus fiéis companheiros como o urso Balu, a pantera Baguera e dos seus inimigos como o tigre-de-bengala Shere Khan e a serpente Kaa, ficará para sempre na nossa memória pelas importantes lições de vida e, atualmente, pela sua mensagem de partilha e comunhão com a natureza.


5- O Mundo de Garfield, Jim Davis

O-Mundo-de-Garfield


O gato mais famoso do mundo, Garfield nasceu na cozinha de um restaurante italiano. Preguiçoso e guloso, não perde uma boa sesta, odeia as segundas-feiras (quem não?), é avesso a dietas, tem nojo de caçar ratos, detesta despertadores e, sobretudo, tem um constante e adiado ajuste de contas (e de peso) com a balança.

O Mundo de Garfield, 1978-1983, para além de coligir num único volume, a preto e branco e por sequência cronológica, as tiras originalmente publicadas durante os primeiros cinco anos e meio da vida de Garfield, conta ainda com artigos que permitem ao leitor acompanhar o percurso deste gato sarcástico e preguiçoso.

É certo que não estamos a falar de literatura convencional, mas a banda desenhada também faz parte da grande arte a que chamamos literatura e Garfield é uma figura incontornável deste tipo de obras, muito à conta das suas posteriores adpatações tanto em animação quanto em filme.


6- O Gato Malhado e a Andorina Sinhá, Jorge Amado

O-Gato-Malhado-e-a-Andorinha-Sinhá


Reza a história que Jorge Amado escreveu esta história como prenda de aniversário do filho e ainda bem que o fez, pois O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é mais uma obra marcante que tem nos animais figuras de destaque e que utiliza as estações do ano como analogia ao passar do tempo.

Na Primavera nasce e desenvolve-se um amor puro e sem barreiras entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, mas sofrido pelos preconceitos, não somente pela distância entre as espécies, como também pela má fama do Gato Malhado, que quase todos do Parque diziam ser responsável por inúmeros crimes não solucionados.

No outono, dá-se o início da queda do romance com uma carta escrita pela Andorinha Sinhá e entregue pelo Pombo-Correio, na qual ela jurava nunca mais ver o Gato Malhado. O capítulo do Inverno é curto e conta o casamento da Andorinha Sinhá com o Rouxinol.

O último capítulo relata o fim do Gato Malhado que tomou a direção dos estreitos caminhos que conduzem à encruzilhada do mundo, a última lágrima derramada pela Andorinha Sinhá e a rosa azul que o Tempo deu para a Manhã.


7- História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, Luís Sepúlveda

História-de-uma-Gaivota-e-do-Gato-que-a-Ensinou-a-Voar

A História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar é uma das obras mais conhecidas do escritor chileno Luís Sepúlveda. Trata-se da história de Zorbas, um gato ao qual uma gaivota, apanhada por uma maré negra de petróleo, deixa ao cuidado, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.

Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar.

Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luís Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.

Entre outras coisas, a História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar ensina o valor da amizade, cooperação, dedicação, lealdade e também pode ser encarada como uma chamada de atenção às tragédias ambientais causadas pelo Homem.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Particparmente gosto bastante de livros protagonizado por animais. Abraço!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Também gosto bastante deste tipo de obras, pois costumam transmitir mensagens valiosas.
      Obrigada pela visita!
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!