Manhwa Crash Into Me | Culpa e penitência





Seung-chan está stressado. Após intermináveis horas de trabalho, tudo o que ele quer é uma noite de sossego, mas não consegue nem mesmo dormir descansado por causa dos barulhos e gemidos do vizinho do andar de cima que o mantêm acordado durante toda a noite. Quando encontra-se perto do seu limite, ele cruza-se com o seu vizinho barulhento, o enigmático Hyesung. A atração entre ambos parece mútua, assim parece natural que os dois possam aliviar o seu stress juntos.
Fonte: Lezhin



Crash Into Me é um manhwa de origem sul-coreana que nos conta a história de Seung-chan e Hyesung. Trata-se de um yaoi com uma quantidade considerável de cenas de sexo explícito, sendo que muita gente afirma que se trata apenas disso, mas discordo. Crash Into Me acaba por abordar temas que acho bastante pertinentes: relações tóxicas, obsessão, culpa e penitência autoinfligida.

Hyesung é a personagem mais profunda e complexa da obra, no passado um acontecimento traumático marcou-o, tratou-se de um acidente, no qual um colega, por quem era secretamente apaixonado à anos, foi atropelado quando tentava que o próprio Hyesung não fosse ele próprio atropelado, como se a situação não fosse tão desesperante por si só, o irmão da vítima, obcecado por Hyesung inferniza a sua vida, usando a culpa que ele sente para abusar dele emocional, física e sexualmente, mas o pior de tudo é que o faz com a conivência de Hyesung que acredita que merece todo o sofrimento, sendo esta a sua forma de penitência, o seu purgatório pessoal. Os dois embarcam numa relação tóxica, marcada pela obsessão, culpa e violência, uma relação que dura vários anos, até que surge Seung-chan. 

Hyesung - Crash Into Me
Hyesung

Seung-chan - Crash Into Me
Seung-chan


É interessante notar que Seung-chan é o primeiro ato de egoísmo de Hyesung que, pela primeira vez desde a morte do colega quer algo para si, Hyesung até mente para manter Seung-chan ao dizer que é viciado em sexo e por isso precisa de se encontrar com ele com regularidade. Curiosamente, a relação de Seung-chan e Hyesung é saudável desde o início, mesmo que Hyesung não seja completamente aberto para com Seung-chan que demostra uma paciência incrível, não o pressionando demasiado e procurando estar sempre lá para o ajudar.

Afinal o que é a culpa? Existem várias definições, mas abaixo coloquei uma definição dada pela psicanálise/psicologia:

A psicanálise explica a culpa como um sentimento emocional que está intimamente relacionado ao remorso e ocorre quando uma pessoa acredita, ou percebe que comprometeu seus próprios padrões de conduta, ou violou os padrões morais universais, e tem responsabilidade significativa por essa violação.

Quando exagerado pode desencadear pensamentos não funcionais e paralisar a vida da pessoa. Torna-se preocupante quando não conseguimos administrar o sentimento de culpa, entrando num ciclo frequente de negatividade, prejudicando a oportunidade de nos conhecer melhor, de nos desenvolver e de aprender com o erro cometido. “A pessoa fica pensando o tempo todo no ocorrido, e quanto mais fica remoendo, mais aprisionado fica nesse círculo vicioso, mais sente raiva dela mesma ou da situação, sente culpa, vergonha e remorso e, consequentemente, termina por paralisar-se”.

Afogado num mar de culpa e remorsos, Hyesung não consegue vir à tona. Ele odeia-se e acredita que merece toda a dor porque passa e, depois de tentar o suicídio por afogamento para ser salvo pelo seu algoz, que o convence que ele não merece uma saída tão fácil, Hyesung bate no fundo, ele sente um desespero tão grande e um vazio que o corrói por dentro até que encontra Seung-chan. Podemos dizer que Seung-chan foi o seu salvador, o seu cavaleiro numa armadura brilhante, mas discordo, se Hyesung não tivesse lá no fundo uma réstia de esperança, ele não teria sido capaz de se agarrar ao sentimento especial que sentia por Seung-chan. Mesmo acreditando que não o merecia, ele seduz Seung-chan, ficando surpreendido com a facilidade com que o consegue fazer, afinal ele pode ter algo que quer, algo verdadeiramente bom na sua vida. É interessante notar o quanto Hyesung vai se abrindo para Seung-chan e como os dois vão desenvolvendo a sua relação aos poucos.

O melhor: o desenvolvimento de Hyesung.

O menos bom: algumas pontas soltas por desenvolver.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Menina que surpresa boa vir aqui em seu blogue e ver postagem nova. Eu estava com saudades! Parece interessante, não é mesmo? Que bom que voltou com os posts. Gosto muito deles. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano 😊
      Também estou contente de o ver por aqui! Tenho andado afastada do blogue, mas pretendo voltar com publicações regulares.
      Obrigada.
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!