TOP 7 - As atrizes mais glamorosas da época de ouro de Hollywood

TOP7-Atrizes Época de Ouro de Hollywood

A Época de Ouro do cinema de Hollywood, que decorreu no período que compreendeu os anos 20 até aos anos 60, foi marcada por vários filmes de enorme sucesso interpretados por atores e atrizes muitos reconhecidos até hoje pelo seu talento, beleza e por uma aura de mistério que nos tempos atuais não seria possível graças ao enorme escrutínio dos media sobre as figuras públicas de hoje. 

Este TOP 7 é dedicado às mulheres que marcaram esta época mágica que representou o auge dos filmes assistidos nas salas de cinema, numa altura em que ainda não existia televisão e muito menos plataformas de streaming como a Netflix que levam o cinema até nós, isto em vez de sermos nós a ir até às salas de cinema.

Algumas das atrizes mais glamorosas da Época de Ouro de Hollywood foram:



7- Rita Hayworth (1918-1987)

Rita-Hayworth-atriz

Rita Hayworth foi uma atriz norte-americana filha de ciganos espanhóis, de onde terá herdado a beleza, a voz e o talento para dança. Torna-se, principalmente, conhecida pelo papel de Gilda, no clássico noir do mesmo nome, isto após inúmeros papéis secundários. A partir daqui torna-se na grande companheira de Fred Astaire nos musicais da Columbia.

Teve uma vida sentimental intensa, casou cinco vezes, sendo o mais mediático o curto casamento com Orson Wells. Infelizmente, é diagnostica com Alzheimer em 1980 apesar de já exibir sintomas muitos anos antes, vem a falecer em 1987, aos 69 anos de idade em consequência da doença.



6- Ava Gardner (1922-1990)

Ava-Gardner-atriz

A bela morena que se soube impor numa altura em que imperavam as loiras no cinema de Hollywood, Ava Gardner foi uma atriz norte-americana natural da Carolina do Norte e filha de pobres camponeses que iniciou a carreira, muito por acaso e devido à sua beleza incontestável, nos anos 40. 

Infelizmente, Ava Gardner ficou mais conhecida pela relação conturbada e cheia de altos e baixos com o cantor Frank Sinatra, com quem chegou casar em 1951, do que pelos seus trabalhos no cinema. A relação entre ambos ficou marcada por ciúmes de ambos os lados que levavam a brigas constantes até ao consequente divórcio muito difícil de aceitar para a atriz em 1957. O desgosto amoroso levou Ava a um autoexílio, isto logo após uma nomeação para um Óscar. A atriz partiu para Londres, onde passou o final dos seus dias anónima e entregue à bebida.

A bela Ava Gardner faleceu de pneumonia em Londres em 1990.



5- Vivien Leigh (1913-1967)

Vivien-Leigh-atriz

Vivien Leigh ficou ligada de modo irremediável à personagem pela qual lutou como uma autêntica leoa, derrubando candidatas com currículos bem mais impressionantes, trata-se da eterna Scarlett O´Hara de E Tudo o Vento Levou, o filme mais aclamado pelo público até hoje.

Podemos afirmar que a vida de Vivien Leigh foi tanto ou mais agitada que a vida da sua mais memorável personagem, aquela que lhe valeu o seu primeiro Óscar, tendo vencido duas estatuetas douradas ao longo da carreia.

Nascida na Índia, Vivien Leigh desde muito jovem que desejava seguir uma carreira de atriz, mas os seus sonhos foram interrompidos por um casamento precoce aos dezanove anos (não tão precoce na altura) com o advogado Herbert Leigh, de quem adotou o sobrenome mesmo depois de o abandonar por um romance arrebatador e conturbado com o famoso ator Laurence Olivier, juntos formaram uma parceria romântica e profissional bem sucedida e que perduraria por mais de uma década. No entanto, os seus vários problemas de saúde mental, assim como o seu vício em drogas e álcool acabaram por prejudicar o seu casamento, a sua carreira e, principalmente a sua saúde. 

Morreu de tuberculose em Londres com apenas 53 anos, deixando para trás um legado inquestionável que perdura até aos dias de hoje.



4- Ingrid Bergman (1915-1982)

Ingrid-Bergman-atriz
A principal razão pela qual Ingrid Bergman figura nesta lista são os seus três Óscares e diversos prémios internacionais, sem dúvida uma das atrizes mais talentosas de Hollywood. Ingrid nasceu em Estocolmo, capital da Suécia, mas estava destinada a cedo encantar Hollywood com o seu talento para a representação, charme e beleza natural. Estreou-se no cinema do seu país com bastante sucesso, mas rapidamente, aos dezanove anos, foi levada para Hollywood, sendo que ao longo da carreira fez perto de cinquenta filmes.

A nível pessoal teve uma vida amorosa intensa, casou três vezes e teve quatro filhos, mas foi com o realizador Robert Rosselini que teve a relação mais mediática e envolta em polémica, pois ambos eram casados à data do início do seu relacionamento e foram acusados de adultério. A conotação de adúltera manchou a reputação da atriz que foi proibida de atuar em Hollywood durante vários anos até fazer um regresso triunfal em 1956 com o filme Anastasia que acabou por lhe render o segundo Óscar da carreira. Do primeiro casamento teve uma filha, Pia e com Rosselini, Ingrid teve três filhos, inclusive a também atriz Isabella Rosselini.


3- Marlene Dietrich (1901-1992)

Marlene-Dietrich-atriz

Marlene Dietrich foi uma das mais bem pagas atrizes da década de 30. Nascida em Berlim, na Alemanha, cedo rumou aos Estados Unidos da América para se lançar numa bem sucedida carreira em Hollywood, mas não antes de estabelecer uma bem sucedida carreira no seu país natal.

O primeiro trabalho da atriz em Hollywood, Marrocos (1930) onde contracena com Gary Cooper valeu-se a primeira e única nomeação aos Óscares. 

Em 1939 adquire a cidadania norte-americana enfurecendo Adolf Hitler, que a apelidou de "traidora da nação", sendo que durante a guerra gastou autênticas fortunas para trazer vários amigos da Alemanha para os Estados Unidos da América.

Marlene Dietrich que trabalhou com grandes diretores de cinema ao longo da carreira, ficou para sempre ligada à imagem de femme fatale, tanto nas telas como fora delas, sendo reconhecido o facto de ter tido inúmeros amantes com a conivência do marido e de ser bissexual. A sua imagem ficou ligada de modo irremediável a Hollywood, apesar disso veio a falecer em Paris aos 90 anos de idade.



2- Greta Garbo (1905-1990)

Greta-Garbo-atriz

Atriz sueca que marcou tanto o cinema mudo como o cinema sonoro da Época de Ouro de Hollywood, Greta Garbo foi rodeada por uma aura de mistério que acompanhou toda a sua carreira, que terminou prematuramente aos 36 anos de idade.

Considerada um dos maiores ícones de Hollywood até hoje e uma das atrizes mais bem pagas e rentáveis da década de 30, Greta Garbo foi um diamante bruto comprado pela MGM que a moldou e tornou numa estrela. Até o seu relacionamento conturbado com o ator John Gilbert foi fabricado e explorado pela MGM para a tornar num ícone ainda maior. Na vida real era uma pessoa reservada, que detestava festas e não aparecia em público, nem mesmo para promover os seus filmes.

O seu talento para o cinema foi detetado bastante precocemente, sendo que aos dezasete anos estreia-se no cinema e aos dezanove anos assina contrato com a MGM mudando-se para Hollywood. Na altura ainda participou em onze filmes mudos, até que se dá a transição para o cinema sonoro e após algumas dificuldades iniciais adquire um grande sucesso. Participou em vários clássicos do cinema, mas apesar de três nomeações, não chegou a ganhar um Óscar pelas suas atuações, sendo mais tarde premiada com um Óscar honorário pela carreira. Diz-se que o sistema de Hollywood não a apreciava e recusou-se a premiá-la na altura.

Após se retirar do cinema passou a colecionar obras de arte e a viajar pelo mundo. Estabelece residência em Nova Iorque onde vem a falecer aos 85 anos.


1- Norma Shearer (1902-1983)

Norma-Shearer-atriz
A Primeira Dama da MGM, a incomparável Norma Shearer tinha que ser uma das figuras centrais deste TOP 7, uma mulher determinada que lutou como ninguém pelo seu lugar em Hollywood, independentemente do papel do marido, Irving Thalberg, o famoso produtor da MGM. Norma nunca teria alcançado o sucesso e a popularidade de que dispôs se não tivesse lutado para o conseguir e se não tivesse acima de tudo um grande talento.

A atriz canadiana, nascida em Montreal, foi nomeada seis vezes para o Óscar de melhor atriz e acabou por levar a tão desejada estatueta dourada para casa com o filme A Divorciada em 1930. Participou em filmes memoráveis, considerados como grandes clássicos do cinema, como Maria Antonieta (1938), Romeu e Julieta (1936), As Mulheres (1939), Uma Alma Livre (1931) e A Família Barret (1934).

Norma Shearer foi uma das poucas atrizes do cinema mudo a conseguir fazer uma transição de sucesso para o cinema sonoro. Durante toda a carreira lutou contra uma defeito na vista e, de facto conseguiu que tal não fosse notado nos seus filmes, apesar da sua condição lhe ter rendido alguns conflitos ao longo da carreira.

Norma Shearer teve dois filhos com o marido Irving Thalberg, mas acabou por ficar viúva numa idade jovem, casou pela segunda vez com um instrutor de esqui muitos anos mais novo, com quem viveu pelo resto dos seus dias. Após a morte do primeiro marido participou em alguns filmes até que acabou por se retirar.

Conhecida por algumas atitudes extravagantes, principalmente após a morte do marido, e pela rivalidade intensa com Joan Crawford, que tinha ciúmes da sua posição privilegiada na MGM, Norma Shearer foi acima de tudo uma mulher batalhadora que lutou pelos seus sonhos, ela foi também uma precursora do feminismo lançando a imagem de uma mulher sofisticada e moderna no cinema da altura.


Menções Honrosas:


Joan Crawford (1904-1977)

Joan-Crawford-atriz
Joan Crawford, a eterna rival da atriz Norma Shearer, iniciou a carreira como bailarina, mas acabou por se tornar numa das maiores estrelas da Época de Ouro de Hollywood. Tal como a arquirrival, Joan foi uma das poucas atrizes a conseguir uma transição bem sucedida do cinema mudo para o cinema sonoro. Conquistou o Óscar de Melhor Atriz pela sua atuação em Almas em Suplício (1944).


Marilyn Monroe (1926-1962)

Marilyn-Monroe-atriz
Marilyn Monroe, nome artístico de Norma Jean Mortensen, foi uma atriz norte-americana, considerada um dos maiores símbolos sexuais da história do cinema e uma das maiores lendas de Hollywood. Faleceu prematuramente em circunstâncias misteriosas aos 36 anos de idade.


Elizabeth Taylor (1932-2011)

Elizabeth-Taylor-atriz
Elizabeth Taylor nasceu em Londres, mas em 1939 mudou-se com a família para os Estados Unidos da América. Dona de uma beleza única foi uma das maiores estrelas de Hollywood. Principalmente famosa por interpretar o clássico Cleópatra (1963), atuou em vários filmes, tendo arrecadado dois Óscar aos longo da carreira, o primeiro pelo filme Disque Butterfileld 8 (1960) e o segundo com Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? (1966).


Katherine Hepburn (1907-2003)

Katherine-Hepburn-atriz
Katherine Hepburn foi uma atriz norte-americana, nascida no Connecticut. Ficou conhecida pela forte personalidade que deixava transparecer em todos os seus papéis. Oriunda duma abastada família, concluiu em 1928 a licenciatura em Artes Dramáticas. 
Estreou-se como atriz na Broadway começando com pequenas participações que chamaram a atenção tanto dos produtores teatrais como dos principais estúdios cinematográficos de Hollywood lutaram entre si para a contratar. Ao longo da carreira em Hollywood ganhou quatro Óscares, sendo a recordista até hoje.


Audrey Hepburn (1929-1993)

Audrey-Hepburn-atriz
Audrey Hepburn foi uma bem sucedida atriz belga de ascendência britânica e austríaca, cujos maiores sucessos cinematográficos foram Roman Holiday, que representou a sua estreia em Hollywood, e Breakfast at Tiffany's. Possui uma estrela na calçada da fama em Hollywood, para além disso foi a terceira mulher a receber as quatro premiações americanas por seu trabalho: o Emmy, o Grammy, o Óscar e o Tony. 


Grace Kelly (1929-1982)

Grace-Kelly-atriz
Grace Kelly foi uma atriz norte-americana que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária com Mogambo (1953) e o Óscar de Melhor Atriz com Amar é Sofrer (1954). Abandonou a carreira artística para se casar com o príncipe do Mónaco, Rainier III e se tornar Princesa do Mónaco. Infelizmente, faleceu aos 52 anos como consequência de um acidente de automóvel em Monte Carlo quando tentava retomar a carreira de atriz.


Judy Garland (1922-1969)

Judy-Garland-atriz
Judy Garland, nome artístico de Frances Ethel Gumm, foi uma atriz, cantora e dançarina norte-americana, considerada uma das principais estrelas do filmes musicais da Época de Ouro de Hollywood.
Apesar de seus triunfos profissionais, Judy lutou com vários problemas pessoais ao longo da vida. A sua baixa autoestima foi agravada por executivos de cinema que afirmavam que ela era feia e com excesso de peso. Tratada com medicamentos para controlar o peso e aumentar a sua produtividade, Judy suportou décadas de uma longa luta contra o vício das drogas.
Casou cinco vezes e teve três filhos (Liza Minnelli, Lorna Luft e Joey Luft). Tentou-se suicidar várias vezes até que morreu de uma overdose de comprimidos com apenas 47 anos.


Comentários