TOP 7 - Animes Apocalípticos

A história do Livro do Apocalipse, que se encontra na parte final da Bíblia Cristã, relata-nos aquele que será o possível fim da humanidade. Visto por muitos homens com misticismo e fascínio, o Apocalipse tem sido alvo de várias especulações e adaptações. Será que a Humanidade conseguirá encontrar um modo de sobreviver ao final eminente? É sobre esta premissa que se debatem muitas obras do género, nomeadamente, os animes indicados neste TOP 7: 


1- Knighits of Sidonia


Os humanos que conseguiram escapar da destruição da Terra vivem agora no espaço, numa nave gigantesca chamada Sidonia. Quando o talento de Nagate como piloto é revelado, ele torna-se num dos defensores da elite de Sidonia e precisa lutar contra os Gauna, monstros alienígenas empenhados em destruir os seres humanos.
Knghits of Sidonia é uma série inesquecível por várias razões, mas, por outro lado, apresenta algumas falhas inegáveis. Nagate é o protagonista do anime, um jovem desastrado que foi criado, praticamente sozinho, pelo avô no interior da nave. Todavia, a morte do avô e a fome levam o jovem a aventurar-se à superfície e descobrir um mundo novo.
Para quem gosta de animes do tipo Harém, tem aqui um prato cheio com um grande número de personagens femininas caidinhas pelo Nagate, que não acho que seja assim tão charmoso quanto isso. Nagate é aquele típico protagonista cliché de animes shonnen, mas que ao contrário de outros protagonistas shonen como Naruto e Ichigo (Bleach) não me consegue convencer... De resto o anime tem uma história interessante e empolgante.
A humanidade é ameaçada por uma raça alienígena que parece determinada a eliminar todos e cada um dos elementos da raça humana, primeiro destruíram a Terra, os poucos sobreviventes fugiram para o espaço profundo em gigantescas naves, na altura em que decorre a história, apenas se sabe da sobrevivência de uma dessas naves, mas os Gauna não deixaram nunca de perseguir essa nave e todos os humanos que nela habitam, para lutar contra os gigantescos e poderosos Gauna, alguns dos seres humanos aprenderam a pilotar robôs gigantes.
Um anime de ação com impressionantes cenas de estratégia de combate e personagens consideravelmente bem desenvolvidas, apesar da falta de carisma do protagonista que, ironicamente, nem consegue respirar com tantas mulheres no seu encalço.



2- Trinity Blood


Quando a população da Terra cresceu exponencialmente, os humanos tentaram colonizar Marte. Durante a colonização, eles descobriram duas tecnologias extra-terrestes: os Bacillus e as nanomáquinas Kresnik. Os colonos injetaram os Bacillus em seus corpos e se transformaram em Methuselahs (vampiros) e injetaram os Kresnik no corpo de quatro bebes provetas: Seth, Cain, Abel e Lilith que achavam ser os únicos corpos que poderiam sobreviver aos testes.
Quando os colonos voltaram para a Terra, uma guerra se iniciou entre os Methuselahs e os humanos sobreviventes na terra. Abel, Cain e Seth ficaram do lado dos Methuselah – Mas Lilith ficou do lado dos humanos. 
A guerra continua levou ao “Armageddon”, o apocalipse que aconteceu 900 anos antes de começar a história. Durante a guerra, Cain ficou louco e matou Lilith. Sofrendo, Abel levou seu corpo para o Vaticano onde ela foi enterrada e ficou ao seu lado, chorando, por 900 anos. No começo da história, os vampiricos Methuselahs, que têm uma política e força militar superior, continuam a manter a guerra contra os Humanos.
A Igreja Católica de Roma é a maior força militar determinada a proteger os humanos dos Methuselahs, tendo seu centro de poder no Vaticano. Os Methuselahs têm a capital de Bizzantium, que é cercado por um campo de partículas para filtrar a radiação UV, protegendo a população.
Este anime possui um enredo bastante complexo, mas mais complexas que o seu enredo são as suas personagens. Sendo que a personagem que mais me fascina é o protagonista, Abel Nightroad, um vampiro extremamente poderoso que se alimenta do sangue de outros vampiros. Abel é, à primeira vista um padre trapalhão, mas quando ele mostra a sua verdadeira face, ele se parece com um anjo da morte, porque na realidade ele é um Kresnik. O passado de Abel é nos contado na sinopse que parece ser usada mais para conhecermos o passado do protagonista e o contexto em que se encontra a humanidade do que como um resumo da história.
Apesar do seu grande poder, Abel é um pacifista que se recusa a matar os seus adversários, ele também está do lado da humanidade, ao contrário do que aconteceu no passado. Proteger a humanidade faz parte da expiação dos seus pecados cometidos contra os homens no passado.
Esther Blanchett é a protagonista feminina, uma jovem que foi criada por uma freira e que desconhece a sua origem. Abel terá que a escoltar até ao Vaticano e juntos farão uma grande descoberta em nome da paz entre vampiros e humanos.
Toda a banda sonora do anime está excelente, mas a música de abertura de Trinity Blood, chamada de Dress é de arrepiar de tão bonita e acertada que é para o tom melancólico e gótico do anime, sendo interpretada por uma conhecida banda de Visual Kei japonesa, os BUCK TICK (acho que agora deixaram um bocado o Visual Kei de lado). A voz do vocalista Atsushi Sakurai é lindíssima.
Este anime possui dois pontos positivos, pois para além de ser uma história sobre vampiros, também é uma história pós-apocalíptica com traços góticos e vitorianos. A obsessão pela evolução e sobrevivência do ser humano levou-o a criar uma/duas novas espécies que vão constituir a maior ameaça à sua sobrevivência efetiva. O ponto negativo tem a ver com o final do anime demasiado abruto e incompleto.
Um dado curioso sobre este anime é que o seu produtor faleceu antes da conclusão do anime, sendo os seus últimos episódios feitos por outros produtores.


3- Cagaster of an insect cage

Trinta anos após o surgimento de uma doença que transforma os infetados em insetos carnívoros, uma jovem à procura da mãe une esforços com um jovem exterminador.

No futuro, surge uma praga misteriosa que transforma os seres humanos em gigantescos insetos devoradores de carne humana chamados cagasteres. A ação deste anime passa-se trinta anos após os surgimento desse cenário macabro e segue o dia a dia de um jovem exterminador de cagasteres e de uma jovem que ele resgata de um ataque e que passa a proteger.

Cagaster of an Insect Cage revelou-se uma agradável surpresa, apesar do final ter sido demasiado corrido e dos traços 3D muito criticados, mas como se costuma dizer "primeiro estranha-se depois entranha-se" e depois de Ajin: Demi-Human e Knights of Sidonia considero que já tenho alguma experiência em animes com este tipo de traço.

Gostei do anime, principalmente da história, até porque sou uma grande fã de ficção científica e adoro programas com temáticas pós-apocalípticas e Cagaster of an Insect Cage é um autêntico dois em um, mas houve alguns pontos do anime que me causaram desconforto, nomeadamente, a relação entre os protagonistas cuja natureza foi alterada de modo demasiado brusco.


4- X-1999

No fim do milénio teve início uma batalha para decidir o futuro da humanidade. Os Dragões do Céu, defensores da terra, estão prontos para combater os Dragões da Terra, para os quais os seres humanos devem ser devastados para assim purificar a terra. Kamui, que nasceu com grandes poderes psíquicos, deve decidir qual lado escolher, se unir aos sete selos e defender a terra ou se unir aos sete Anjos e devastar a terra. 

Kamui perdeu os seus pais quando ainda era criança, e de lá pra cá decidiu viver na solidão, ignorando o destino da terra, destino que cabe a ele decidir, até que ele reencontra os seus amigos de infância Fuuma e Katori Monou. Qual será o futuro que Kamui escolherá?

Este anime de 25 episódios foi criado pela Clamp no virar do milénio e aborda a chegada do muito anunciado Apocalipse, mesmo que tal não se tenha vinda a concretizar, a Clamp adaptou, primeiro em filme e depois em anime, esta história profética sobre o Apocalipse e sobre o surgimento de Anjos, uns com o objetivo de destruir a humanidade, outros de salvá-la. 

Cabe ao protagonista, Kamui, a difícil escolha entre seguir o caminho do bem ou o caminho do mal. E com a sua escolha, numa das reviravoltas mais interessantes do anime, ele acaba por condenar o seu melhor amigo Fuuma a um destino oposto.

Um anime profético com personagens inesquecíveis, X-1999 é uma daquelas obras que fica na nossa memória. Todavia, a qualidade da imagem já foi à muito ultrapassada por animes mais recentes.


5- Ergo Proxy


Humanos e androides vivem em paz na última cidade de um mundo devastado. Nesse cenário, a inspetora Re-l Mayer caça uma criatura perigosa conhecida como Ergo Proxy.


6- Plunderer

Em um mundo pós-apocalíptico, os humanos já nascem com um contador em seus braços que, quando chega ao zero, os envia para um abismo infinito.


7- 7seeds

A tímida Natsu desperta entre um grupo escolhido para assegurar a sobrevivência da humanidade. Juntos, terão de sobreviver numa Terra alterada.

Comentários