Love, Chunibyo and Other Delusions! | Opinião Animes

Poster-anime-Love-Chumibyo-and-Other-Delusions!
Poster do anime Chuunibyou.

Título original: Chuunibyou demo koi ga shikai!
Diretor: Tatsuya Ishihara
País: Japão
Ano: 2012
Episódios: 12 (Primeira temporada)
Género: Comédia, Romance, Vida Escolar


Sinopse:
Yuuta Togashi sofreu de chuunibyou enquanto estava no ensino fundamental. Quando se formou, ele colocou o seu passado para trás das costas... ou era suposto. Agora, prestes a começar o Ensino Médio, Yuuta só quer deixar o seu passado embaraçoso para trás e ter uma vida escolar normal. Porém isso não será assim tão fácil graças à existência de Takanashi Rikka, sua vizinha e colega de classe, que ainda sofre de chuunibyou e conhece sua antiga identidade.

personagens-anime-Chuunibyou
Elenco principal de Chuunibyou.

Opinião:

Tive conhecimento e vontade imediata de ver este anime porque ele foi comparado a Toradora! num blogue que eu sigo. Como uma grande fã do anime Toradora!, cujo único defeito foi o final um pouco deprimente, tinha que ver Chuunibyou e foi o que fiz.

Anime-Chuunibyou
Os primeiros episódios foram ricos em situações inusitadas entre os protagonistas, mas para mim faltava ainda uma ligação entre eles.

Os primeiros quatro episódios não me cativaram, mas persisti pela comparação a Toradora! e ainda bem que o fiz, porque a partir daí foi sempre a abrir com o anime a deixar a comédia um pouco de lado e a tornar-se mais dramático e romântico.

Se, nos primeiros episódios, achei as personagens muito infantis e demasiado forçadas, com o passar dos episódios a história foi se tornando mais profunda e as personagens muito mais humanas e realistas.

Rikka-eYuuta-anime-Chuunibyou
Rikka e Yuuta, o casal de protagonistas.

A história gira em torno de Rikka Takanashi e Yuuta Togashi. Ele sofria de uma espécie de distúrbio de personalidade chamado chuunibyou e ela ainda sofre desse mesmo distúrbio. Os portadores de chuunibyou julgam-se iguais a tantas personagens de anime que vemos por aí com poderes especiais e o potencial para salvar o mundo, eles também acreditam que existem dimensões paralelas.

O Yuuta autointitulava-se "Dark Flame Master", mas agora que está "curado" sente-se completamente envergonhado pelas suas atitudes bizarras do passado e decide mudar de escola, de preferência para uma escola onde ninguém o conheça e saiba sobre o seu passado, mas as coisas não correm conforme o esperado, uma vez que a sua vizinha do andar de cima, Rikka, ainda sofre de chuunibyou e descobre sobre o alter ego de Yuuta (Dark Flame Master) passando a persegui-lo, o que é facilitado pelo facto de ambos frequentarem a mesma escola e pertencerem à mesma turma. E assim acabam as hipóteses de Yuuta de ter uma vida escolar normal.

Gif-anime-Chuunibyou
Uma das muitas cenas engraçadas de Chuunibyou.

Um dos pontos mais fortes de Chuunibyou são mesmo as suas personagens, principalmente, os seus protagonistas, o Yuuta é um rapaz que, apesar de se sentir tremendamente envergonhado pelo seu passado "negro", trata a Rikka muito bem e está sempre pronto para a ajudar. A Rikka é uma personagem muito fofa e divertida, no início achava as suas atitudes descabidas, mas ao longo do anime vamos percebendo que por detrás do seu chuunibyou está algo bem mais profundo do que diversão e foi aí que ela me cativou.


Gif-Rikka-anime-Chuunibyou
Rikka, com toda a sua fofura.

Os outros membros do clube criado pela Rikka na escola são a Sanae Dekomori, uma aluna mais nova que atua como "serva" fiel da Rikka, que é super engraçada e que está sempre às turras com a Shinka Nibutani, uma colega de turma de Yuuta e Rikka que é, à primeira vista, um modelo de perfeição, mas que, tal como o Yuuta, luta desesperadamente para ocultar dos outros que ela também sofreu de chuunibyou, sendo o seu alter ego "Mori Summer", uma feiticeira com mais de 100 anos.
 

Gif-Dekomori-anime-Chuunibyou
Sanae Dekomori
Gif-Shinka-Nibutani-anime-Chuunibyou
Shinka Nibutani, à primeira vista ela parece um anjinho...
 
E temos ainda Kumin Tsuyuri e Makoto Isshiki, a Kumin é um ano mais velha do que os restantes membros do clube e o seu passatempo preferido é dormir. O Isshiki é um amigo do Yuta que junta-se ao grupo por acaso e que se apaixona pela Kumin, mas é um caso bem platónico.


Gif-anime-Chuunibyou
Kumin Tsuyuri, a senpai fofinha.
 
Concluindo, este anime consegue desenvolver os seus personagens com uma primazia que muitos outros animes não conseguem e vale sobretudo pela sua história que é muito mais do que personagens bobas e excêntricas a lutar com poderes imaginários. Todo o tratamento que foi dado à questão do chuunibyou foi excelente, afinal cada personagem tinha as suas próprias motivações para atuar desse modo. Além disso o romance entre os protagonistas também é para lá de fofo. Adorei!

Quanto à comparação com Toradora! aceito-a no sentido de que se tratam de dois animes de comédia romântica com grandes lições de vida, apesar dos seus enredos não terem nenhuma semelhança entre si. No entanto, são duas obras de qualidade que valem a pena ser assistidas.

Rikka-e-Yuta-anime-Chuunibyou
Rikka e Yuuta.

O melhor: O desenvolvimento dos personagens, principalmente da protagonista, Rikka.

O menos bom: Os seus quatro primeiros episódios, que quase me fizeram desistir deste anime maravilhoso.

Comentários