TOP 7 - Temas Polémicos de Angel Sanctuary

Poster-manga-Angel-Sanctuary

Que Angel Sanctuary é um manga polémico já toda a gente sabe, mas afinal o que é que torna este manga assim tão polémico? Foi no sentido de explicar isso que decidi criar um TOP 7 - Temas Polémicos de Angel Sanctuary. Contudo, quero ressaltar que Angel Sanctuary é apenas de uma obra de ficção, logo não devemos levar demasiado a peito todos os assuntos que Kaori Yuki nos coloca defronte dos olhos, mas devemos analisá-los com os nossos próprios olhos e tirar as nossas próprias ilações, porque todos estes temas fazem parte da vida e todos eles são extremamente atuais, apesar dos elementos fantasiosos do manga. Quero ressaltar que a pertinência de vários tópicos para os tempos atuais é de louvar para um manga que já foi criado em 1995 ou seja à 23 anos atrás.
Antes de continuarem a leitura deste post, devo vos alertar que para falar sobre os temas mais polémicos deste manga tive, eventualmente, de incorrer nos famosos spoilers.


 

1- Amor Incestuoso

Setsuna-e-Sara-manga-Angel-Sanctuary
Setsuna e Sara Mudou são o casal principal de Angel Sanctuary.

Setsuna e Sara Mudou são o casal principal deste manga, são os dois lindos e maravilhosos, mas a sua história de amor é para lá de complicada e proibida. Mas porquê? Eles são irmãos gémeos, essa é a verdade e, romantismos à parte, todos nós sabemos perfeitamente porque o amor que eles sentem um pelo outro é errado e vai contra o tipo de amor fraterno que todos sentimos pelos nossos irmãos. Além de ser ilegal, moral e até religiosamente errado, o amor de Setsuna e Sara está condenado tanto aos olhos do homem quanto aos olhos de Deus e terá que ultrapassar numerosos obstáculos. Obstáculos que de outro modo não lhes seriam colocados no caminho.

Setsuna-e-Sara-manga-Angel-Sanctuary
Sara e Setsuna

Este amor é até encarado como um castigo de deus pela rebeldia de Alexiel, a anjo que reencarnou em Setsuna Mudou, que foi condenada a incontáveis vidas carregadas de sofrimento tanto físico como mental e mortes violentas. A vida de Setsuna é portanto um castigo divino e o seu amor por Sara é o resultado mais trágico desse destino. Mas Setsuna não desiste, ele luta pelo amor carnal que sente pela irmã, mais reforçado pelo facto de Sara também corresponder aos seus sentimentos proibidos e, inclusive, se sacrificar por ele. Setsuna moverá então montanhas, caminhará pelas camadas mais altas do Céu e pelas camadas mais baixas do Inferno, tudo para salvar a alma da sua irmã que foi condenada por amá-lo de modo proibido. A luta de Setsuna para salvar a alma da irmã inspira-nos a todos e faz-nos esquecer porque raio este amor é tão proibido.



2- Religião

YHWY-manga-Angel-Sanctuary
Deus é um super-computador em Angel Sanctuary.

Deus, também denominado YHWH no manga, está-se pouco importando connosco, com os anjos e muito menos com os demónios. Ele é, na verdade, um super-computador que controla o mundo e que criou-nos a todos como peças de um jogo de xadrez macabro, mais concretamente para testar uma equação que ele criou e não se importa minimamente com o sofrimento e injustiças que sofrem os humanos e os anjos. A nossa vida não vale nada para ele e os próprios anjos, os supostos seres superiores que ele criou para comandarem o Céu, são vistos como seres inúteis que não se podem amar de modo carnal e muito menos ter filhos, sendo criados num laboratório onde se realizam bizarras experiências genéticas, no qual se verificaram algumas criações não tão perfeitas como seria de supor. Qualquer resultado de uma procriação ilegal entre dois anjos é caçada e executada como se não valesse nada.

YHWH-manga-Angel-Sanctuary
O rosto de Deus...

Ao longo do manga várias vezes os anjos questionam se deus está vivo, uma vez que ele não comunica com ninguém, até Sevotharte, o líder do mundo celestial, chega a afirmar que deus está na realidade morto. Mas ele de facto existe e as suas ações são tudo menos benevolentes, ele está na realidade a usar-nos a todos e a sua vilania só poderá ser parada pelo Messias, neste caso Setsuna Mudou, o herói improvável tanto do mundo material quanto do mundo imaterial.

Ele criou Adam Kadmon para que este pudesse intervir quando ele estivesse a "dormir". No final, ele é derrotado por Setsuna com a ajuda de Lúcifer. Contudo, não é revelado se ele foi realmente morto, mas como o Universo continuou a existir após a sua derrota é claro que a sua mente inconsciente continua a funcionar.

Adam-Kadmon-manga-Angel-Sanctuary
Adam Kadmon, a primeira criação de deus/YHWH.

O que tem de polémica toda esta personificação de Deus como o grande vilão da  história? Esta personificação de Deus vai contra tudo aquilo que nos ensinam. Deus é paz, amor, benevolência. Ele ama-nos acima de todas as coisas e sofre por nós. Assim os mais religiosos e intolerantes não conseguirão suportar tamanha heresia.

Adam-Kadmon-manga-Angel-Sanctuary
Adam Kadmon. A hipocrisia de deus é várias vezes referida ao longo de toda a obra.

Outro ponto muito importante é a representação de Deus como um super-computador, todos nós conhecemos o controlo e até a vigilância que as máquinas têm cada vez mais sobre a vida das pessoas, o facto de Kaori Yuki ter previsto este tipo de controlo sobre a humanidade na forma de um super-computador que garantidamente pode ser encarado como a grande internet em 1995, ou seja numa altura em que este domínio e dependência do homem por parte das máquinas ainda não era tão acentuado é algo visionário por parte da autora.




3- Homossexualidade

Rosiel-Belial-Arakune-Jibrille-manga-Angel-Sanctuary
Rosiel, Belial, Arakune e Jibrille (da esquerda para a direita).

Várias das personagens de Angel Santuary assumem comportamentos que vão contra determinados padrões que a nossa sociedade impõe. Se bem que nos últimos tempos temos vindo a assistir a uma abertura cada vez maior das pessoas em relação a temas como a homossexualidade, bissexualidade e transgénero, muito precisará ainda ser feito nesse sentido.
 

3.1- Rosiel

Uma das personagens mais problemáticas de Angel Sanctuary é Rosiel, o primeiro vilão a ser-nos apresentado. Sendo o seu maior problema a sua obsessão doentia pela irmã gémea Alexiel. Rosiel tenta imitar a irmã em tudo, seja nos seus maneirismos até ao seu modo de vestir, tendo a aparência de um travesti. Ele tem efetivamente uma obsessão pela beleza e uma personalidade narcisista. Rosiel é aquela personagem que começamos a odiar, mas que no fim acabamos a amar e perceber que todas as suas atitudes foram o resultado de todas as coisas más que lhe aconteceram na vida, mais uma vez o grande responsável por Rosiel se ter tornado no que se tornou foi YHWY, mais conhecido entre nós por deus.
 

Rosiel-manga-Angel-Sanctuary
Os diferentes visuais de Rosiel ao longo da obra.

No meio de toda a confusão que é a mente de Rosiel, condenado por deus a enlouquecer aos poucos, por acumular todos os karmas negativos do mundo tanto material como imaterial, acho normal que ele se esteja pouco importando para as convenções e se vista e comporte como bem entende, mas os seus modos são muitas vezes criticados pelos fãs de Angel Sanctuary que muitas vezes chegam a acusar Kaori Yuki de exagero.

A relação de Rosiel com o seu fiel servo Katan é no mínimo complicada, por um lado Rosiel salvou e criou Katan como um pai, por outro lado, os papeis parecem ter se invertido ao longo do tempo e o amor que sentem um pelo outro parece ser de um nível mais carnal. Mas uma coisa é certa o amor dos dois um pelo outro é incondicional e, no final, Rosiel acaba por confessar que quem ele amava mais no mundo era Katan, apesar de o matar num acesso de loucura.


Rosiel-e-Katan-manga-Angel-Sanctuary
Rosiel e Katan, uma relação indefinida.
 
 

3.2- Belial/Mad Hatter

Outra personagem no mínimo invulgar é o ex-anjo Belial, agora demónio Mad Hatter. Belial era originalmente um anjo e, como todos os anjos, nasceu sem sexo e quando o seu corpo começou a manifestar características do sexo feminino Belial forçou o processo a parar, tendo ficado numa espécie de meio termo. O motivo apontado é a sua imensa revolta contra deus e as suas regras hipócritas.

Belial-manga-Angel-Sanctuary
Mad Hatter/Belial

Belial é bissexual, ele teve um número infindável de casos amorosos tanto com homens como com mulheres. Responsável por causar a discórdia entre os seus inúmeros amantes, Belial chegou causar vários suicídios e também o trauma do Arcanjo Raphael para com as mulheres.

Belial-manga-Angel-Sanctuary
Belial é um ser andrógeno.

O seu aspeto andrógeno faz com que seja uma das personagens mais interessantes de Angel Sanctuary e as suas atitudes excêntricas acabam por atenuar o seu papel de "vilão" como um dos sete satãs do Inferno. Mad Hatter apaixonou-se por Lucifer e seguiu-o até ao Inferno, onde a sua principal missão passou a ser escolher noivas sacrificiais para ele, é neste sentido que o conhecemos pela primeira vez no manga, quando ele vai buscar Kurai para ser a próxima noiva de Lúcifer.

 

3.3- Arakune

Quando vemos Arakune pela primeira vez, ela parece-nos uma mulher lindíssima e provocante, mas na verdade Arakune é um travesti.

Arakune-manga-Angel-Sanctuary
A beleza enganadora de Arakune.

Arakune é na realidade o irmão mais velho de Kurai e é lhe dito que era o herdeiro do trono de Gehenna. No entanto, quando Gehenna foi atacada e destruída, ele descobriu que era apenas um engodo para proteger a verdadeira herdeira que era a Kurai.

Arakune-manga-Angel-Sanctuary
Arakune é na verdade o irmão mais velho de Kurai.

Arakune inicialmente desprezou Kurai e vendeu a sua alma a Lúcifer por intermédio de Mad Hatter que selou um demónio aranha no seu peito. Então, fez-se passar por prima de Kurai para estar perto dela e matá-la, mas desenvolve um afeto genuíno pela irmã. Arakune é responsável pela morte de Boyz quando ele descobre a sua verdadeira identidade. No final, ele se sacrifica como noiva de Lúcifer para salvar Kurai. Arakune veste-se como mulher e refere-se a si própria como um erro de deus, uma mulher pressa num corpo de homem.
 

3.4- Jibrille/Gabriel

Por fim, mas não menos importante temos o caso de Jibrille:
 
Jibrille-manga-Angel-Sanctuary
Arcanjo Elementar da Água (Jibrille/Gabriel).

Jibrille mais conhecida entre os homens como Arcanjo Gabriel, é uma bela e poderosa mulher Arcanjo cujo caminho, infelizmente, se cruzou no caminho de vingança louco de Sevotharte, tendo sido neutralizada por ele. O seu corpo original permaneceu no Jardim da Água numa espécie de estado comatoso, enquanto a sua alma reencarnou em Sara Mudou. O objetivo era ser o anjo da guarda de Setsuna, mas a intenção de Sevotharte era condenar a sua alma, uma vez que Sara comete incesto com o seu próprio irmão. Assim, Jibrille apaixona-se por Alexiel, a lendária anjo orgânica que reencarnou em Setsuna Mudou. Jibrille e Alexiel são ambas mulheres.


Sara-Jibrille-Setsuna-Alexiel-manga-Angel-Sanctuary
Enquanto Sara é a reencarnação de Jibrille, Setsuna é a reencarnação de Alexiel.


O amor de Jibrille por Alexiel parece-me até ser romanticamente correspondido, uma vez que Alexiel no final escolheu continuar no corpo de Setsuna com Sara/Jibrille ao seu lado, apesar de todos os obstáculos que lhes continuarão a ser colocados no caminho e do seu amor nunca poder ser aceite aos olhos dos outros. Apesar de ser um estranho conceito podemos considerar Jibrille e Alexiel um casal lésbico, romanticamente junto contra tudo e todos.




4- Anjos Maus e Demónios Bons

Personagens-manga-Angel-Sanctuary
Algumas das personagens de Angel Sanctuary.

Num manga sobre anjos e demónios aquilo que à partida seria de supor era que os anjos assumiriam o papel de heróis e os demónios o papel de vilões, certo? Acontece que não é bem assim em Angel Sanctuary. Na verdade, a maioria das personagens deste manga exibe uma ambiguidade digna de nota e muitos demónios realizam vários atos heroicos e vários anjos têm aqui atitudes completamente amorais. O que não quer dizer que não existam anjos bons e demónios maus.

Um dos principais heróis de Angel Sanctuary é, inclusive, o próprio líder dos 9 Infernos, Lucifer, o outrora anjo apelidado de "Morning Star" que tem da sua autoria vários dos atos mais nobres que são realizados no manga por amor, um amor do qual eu não tenho bem a certeza se é realmente correspondido... O seu amor por Alexiel condenou-o e o seu suposto ódio por ela fê-lo segui-la por todas as suas reencarnações e na última, antes dela reencarnar em Setsuna, ele conseguiu quebrar o ciclo de mortes violentas que ela estava condenada a sofrer.  




5- Céu e Inferno 

Cena-manga-Angel-Sanctuary
Cena que eu sei ser passada no "Céu".

Cena-manga-Angel-Sanctuary
Cena passada num dos níveis do "Inferno" (tem 9 níveis).

O Céu e o Inferno são duas das maiores referências da Igreja Católica que foram usadas e ainda hoje continuam a ser usadas, pelos mais conservadores, para controlar os fieis. Desde pequenos que os católicos ouvem dizer: "se fores bonzinho vais para o Céu, se te portares mal vais para o Inferno". Portanto, o Céu e o Inferno sempre representaram na nossa mente uma dicotomia entre o bem e o mal, mas em Angel Sanctuary as coisas não são bem assim, tanto o Céu como o Inferno são lugares com seres bons e seres maus.



6- Drogas

Katou-Yue-manga-Angel-Sanctuary
Katou Yue

O tema das drogas é um tema que Kaori Yuki customa abordar com alguma frequência nas suas obras, mas que na personagem de Katou Yue assume as máximas consequências. Katou é um adolescente delinquente e toxicodependente que morre às mãos de Setsuna Mudou. Mas, curiosamente os seus caminhos tornam a cruzar-se no mundo imaterial onde criam uma amizade inabalável. Katou acaba por estar sempre lá para ajudar Setsuna na sua busca por Sara e as suas cenas finais são das mais emocionantes de toda a obra. Ele é aquela personagem que pensamos estar lá apenas para servir de bullie para Setsuna, mas cujo peso na obra acaba por ser mais profundo do que alguma vez pensavamos que poderia ser.


Katou-Yue-manga-Angel-Sanctuary
As diferentes fases de Katou ao longo do manga.

Katou teve uma curta mas extremamente difícel vida. A sua família era no mínimo problemática e o seu pai odiava-o profundamente desde o dia que nasceu, foi nesse sentido que lhe deu um nome feminino "Yue", na esperança que esse nome algum dia acabasse por o matar. Devido à sua situação familiar, Katou acabou por cair no mundo das drogas, a única pessoa da sua familia que o amava era a sua irmã. Contudo, no seu caminho auto-destrutivo Katou tentou "matar" o amor que a sua irmã tinha por ele tentando violá-la, tendo sido parado a tempo. Mas mesmo depois desse incidente, a sua irmã continuou a amá-lo, porque ele era seu irmão.



7- Violação


Outro tema que também é abordado em Angel Sanctuary é a violação e o trauma porque passam as vítimas. OK, nem todas as vítimas acusam e condenam a única pessoa que veio em seu auxílio e tornam-se vilões narcisistas transsexuais, mas Layla é a meu ver uma vítima, cujo plano de vingança virou-se contra ela própria. E o seu final só podia ter sido um infelizmente.

Layla acabou por ser uma vítima de preconceito contra as mulheres, uma vez que os outros anjos tiveram inveja do seu sucesso como cientista, apesar de ser "apenas" uma mulher. Assim, um grupo de anjos a violou e quando NidHegg, um outro anjo apaixonado por ela, veio em seu auxílio, ela feriu-o e acusou-o do crime. Como o sexo entre os anjos era proibído, ela foi rotulada de "impura" e tornou-se num anjo caído e as assas de NidHegg foram cortadas. Mas ela acaba por elaborar um plano para purificar o Céu e vingar-se de todos.

Sevotharte-Layla-manga-Angel-Sanctuary
Sevotharte é na verdade uma personagem criada por Layla.

Lucifer, quando descobre os planos de deus para ele, que são se tornar no líder dos 9 Infernos e principe da escuridão, apenas para fazer deus ser bem visto aos olhos dos outros, parte para o Edén com o intutito de violar e matar Alexiel, aquela que todos julgavam a criação mais amada de deus. Todavia, ele acaba por se apaixonar por ela e partir do Edén para continuar a sua luta contra deus, após a beijar e prometer voltar para libertá-la. Promesa que ele acaba por cumprir e que lhe rouba a sua própria liberdade.

Lucifer-e-Alexiel-manga-Angel-Sanctuary
Alexiel e Lucifer.

Comentários

  1. esse manga tem um dos melhores diabo da Ficção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, este Lúcifer é qualquer coisa de única...

      Eliminar
  2. Ótimo texto!!! Aprecio muito o mangá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Foi um dos textos mais trabalhosos do meu blog até agora. Este mangá é um dos meus favoritos.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!