Angel Sanctuary, Kaori Yuki | Opinião Mangá


Angel-Sanctuary-manga

Título original: Tenshi Kinryouku
Autora e ilustradora: Kaori Yuki
Género: Fantasia, Romance, Shoujo
País: Japão
Ano: 1995


Sinopse:
Alexiel é um anjo de grande poder que um dia traiu o céu, e o seu castigo foi ter o corpo e alma separados. A sua alma foi mandada para o mundo dos humanos. Setsuna Mudo é um adolescente que anda frequentemente metido em problemas, mas aparentemente ele não é um adolescente normal, pois os anjos e os demónios acreditam que ele é a reencarnação de Alexiel, e isso vai fazer com que alguns o queiram morto e que outros queiram que desperte Alexiel dentro dele, por mais que isso importe para alguns, para Setsuna isso é irrelevante, por que ele apenas se importa com Sara, a sua irmã, por quem é secretamente apaixonado.


Angel-Sanctuary-manga-Setsuna-Mudou
Setsuna Mudou

Opinião:

Angel Sanctuary é muito mais do que a série de três OVAS que criaram para adaptar os seus capítulos iniciais, mas foram essas OVAS insatisfatórias que me fizeram conhecer um pouco acerca de Angel Sanctuary e ir a correr ler a manga.

Angel Sanctuary é a história de um amor proibido entre dois irmãos no meio de uma batalha entre anjos e demónios. Setsuna Mudou é um adolescente de temperamento agressivo e poucos amigos. Uma das únicas pessoas que o entende e apoia é a sua irmã, Sara Mudou, por quem ele nutre um sentimento que está além do seu controle.

Sara e Setsuna Mudou vivem um amor proibído,

Entretanto, anjos e demónios acreditam que Setsuna é a reencarnação de uma anjo chamada Alexiel, de uma beleza deslumbrante e cujo poder é capaz de mudar o destino dos mundos astrais e materiais. Alexiel tem um irmão gémeo chamado Rosiel que tem uma grande obsessão por ela e é ao mesmo tempo o seu maior inimigo.



Angel-Sanctuary-manga-Setsuna-Mudou
Anjo Alexiel

Durante a batalha entre o céu e a terra, Alexiel rebelou-se contra Deus aliando-se aos demónios, sendo condenada a reencarnar incontáveis vezes, tendo sempre uma vida de sofrimento e uma morte violenta em todas elas, sendo Stesuna Mudou a sua reencarnação atual.

A história de Angel Sanctuary é tão fascinante que é impossível não querer saber mais sobre as suas personagens tão brilhantemente criadas e desenhadas com uma enorme beleza e atenção no traço, com cada fio de cabelo a ser colocado de modo quase estratégico sobre o rosto da personagem, com os pormenores únicos da maquilhagem, das tatuagens e das roupas, baseadas no Visual Kei japonês. Mas a principal razão da minha paixão por este manga é a temática de anjos que é um tema que me fascina imenso. Até pondero escrever um livro de fantasia cujas personagens sejam anjos.

Angel-Sanctuary-manga-personagens
Algumas das personagens de Angel Sanctuary.

Muita gente considera esta obra polémica e eu concordo. Afinal, estamos perante uma história de amor entre dois irmão gémeos (agora que penso nisso estou a lembrar-me de Games of Thrones...), mas Angel Sanctuary aborda bem mais do que isso e foi esse "bem mais" que me fez acompanhar a manga até ao fim. Portanto, para além de incesto, este manga aborda outros temas polémicos como religião, homossexualidade, violação, infanticídio, experiências genéticas, imagens chocantes e um Deus que não se importa minimamente com as suas criações. Além disso, temos anjos sórdidos e demónios sinceros, ou seja um mundo completamente virado ao contrário.

Sara e Setsuna Mudou

Não entendendo porque não fizeram um anime sobre esta manga, um anime a sério, não aquelas OVAS de introdução. A autora conseguiu criar uma obra realmente boa, apesar de um número enorme de personagens e de ter que as colocar em três dimensões: Terra, Céu e Inferno. O modo como a Kaori Yuki conseguiu balancear toda esta história complexa foi genial, digno de uma grande mangaká.

Todas as personagens criadas pela autora são bastante complexas e algumas têm personalidades bastante "excêntricas" como Belial, também denominado Mad Hatter, numa clara referência ao chapeleiro louco de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carol, que se recusa a ser mulher ou homem e cujo o vestuário, trejeitos e até maquilhagem beiram a perfeição e Lucifer, o líder do Inferno, cujo o design steampunk e carisma encantam qualquer leitor e cujo papel na obra vai contra tudo aquilo que seria de supor, garantidamente duas das personagens mais memoráveis da manga.

Angel-Sanctuary-manga-Belial
Belial (imagem da capa de um dos volumes da manga)

Angel-Sanctuary-manga-Lucifer
Lucifer (imagem da capa de um dos volumes da manga)

Concluindo, Angel Sanctuary é uma manga que vale mais pelas personagens únicas do que pela sua história principal que também é bastante boa, apesar de ser desconfortável dado o tema de incesto que só tolero por se tratar de ficção. Contudo, não consegui torcer como gostaria pelo casal Setsuna e Sara, não por eles serem irmãos, mas porque estava demasiado ocupada com todas as personagens soberbas desta manga que são imensas.

Algumas das capas lindíssimas dos volumes de Angel Sanctuary:






O melhor: O traço belo da autora e as personagens complexas e originais.

O menos bom: Devido às suas inúmeras personagens a história fica um pouco confusa.

Comentários