TOP 7 - Recomendações de Mangás Yaoi

O mangá yaoi é um género literário que aborda o desenvolvimento de relações intimas entre indivíduos do sexo masculino. Tratam-se de obras bastante populares entre o público feminino, sendo que são, na sua maioria, escritas por mulheres. Alguns destes mangás possuem cenas explícitas, outros não (shounen-ai), mas todos abordam de modo mais ou menos complexo a dualidade das relações humanas e a capacidade altruísta e redentora do amor. 

No mangá yaoi temos vários tipos de histórias, umas com relações saudáveis, outras com relações altamente tóxicas que têm uma base bastante coesa de fãs, de resto como acontece noutras áreas, os mangakas (autores de mangás) têm o hábito de seguir as tendências…

Alguns bons exemplos de obras do género são:


1- Blue Sky Complex (Desde 2013)

Manga Blue Sky Complex

Enquanto trabalhava pacificamente como rececionista na biblioteca da escola, Narasaki, que apenas queria um lugar sossegado onde pudesse ler, foi chantageado pelo seu próprio professor para vigiar um aluno delinquente, de seu nome Terashima.

Ao contrário do que seria de supor, ambos aproximam-se durante os momentos sossegados que partilham. Será este o início do florescer de um grande amor entre Narasaki, um aluno modelo e Terashima, conhecido pelas brigas e comportamento rebelde?

Uma obra que prima pela subtileza da história e traços, Blue Sky Complex conta-nos uma história de amor real entre duas pessoas muito diferentes, mas que acima de tudo anseiam partilhar a vida um com o outro. 

Ao longo do tempo vamos ter a oportunidade de partilhar as diferentes fases da vida dos protagonistas e ver como ambos aprendem a lidar com as dificuldades de uma relação. Estará a sociedade, a sua família e os seus amigos preparados para aceitar este amor a 100%?

Blue Sky Complex é a história que me tornou fã de yaoi e que ainda hoje me cativa como poucas pela simplicidade da história e temas extremamente complexos e atuais. Narasaki e Terashima mostram-nos que o ato de amar é um ato altruísta e que é possível amar sem complexos.


2- Seven Days (2007-2009)

Manga Seven Days

Yuzuru Shino é um aluno aborrecido e desiludido porque, apesar de ser bonito e conseguir uma namorada facilmente, acaba sempre abandonado, dado que a sua personalidade acaba por não corresponder àquilo que as meninas idealizam acerca dele.

Ao ouvir um rumor sobre Touji Seryou, um aluno mais novo bastante popular, de que este aceita qualquer pessoa que o convide para sair no início da semana e que no final da semana acaba a relação, Yuzuru decide fazer o convite a Seryou meio na brincadeira, mas para sua surpresa Seryou aceita. Durante sete dias, os sentimentos de Yuzuru por Seryou crescem e ele começa a temer o dia inevitável em que irão terminar a sua relação.

A história deste mangá evolui calmamente ao longo dos seus vários capítulos, a sua magia deve-se a meu ver ao equilíbrio que os autores conseguiram ao desenvolver os pontos de vista de ambos os protagonistas, assim conseguimos sentir perfeitamente a angústia de Shino, por saber que a relação entre ele e Seryou tem os dias contados, uma semana para ser mais exata, e de Seryou por sentir que não é levado a sério por Shino, pois em nenhum momento Shino pondera que Seryou está realmente a procurar uma relação séria e não apenas uma relação passageira de uma semana.


3- Private Stripper (2019-2020)

Manga Private Stripper

À noite, o empregado de escritório Akihiro transforma-se em Lindsey, um popular stripper, de modo a ganhar dinheiro para poder pagar as contas de hospital do seu amigo de infância e amor secreto, Taiga, que foi hospitalizado após uma grave lesão. Mas o que acontecerá quando Taiga recuperar e descobrir o emprego secreto do melhor amigo?

Um mangá leve e descomprometido com uma história fofa que podia ter sido melhor desenvolvida, mas que mesmo assim ganha um lugar de destaque neste TOP 7, pois pode ser um fator motivador para compelir um leitor inicial a descobrir mais sobre o mangá yaoi.

Akihiro é um personagem encantador que consegue nos cativar pela sua leveza e pela forma descomplexada com que vive uma vida paralela pouco comum, que começa por razões monetárias, mas que acaba por se tornar numa paixão. Taiga é mais sério e sisudo, mas curiosamente acaba por se mostrar muito mais aberto e livre de preconceitos do que seria de supor. Assim temos os ingredientes certos para desfrutar de um mangá yaoi diferente que nos deixa com uma vontade de conhecer mais sobre este género de obras.

Não liguem ao mau gosto da capa do mangá, porque a história de Private Stripper não é tão vulgar como parece…


4- Hitori to Hitori no 3650nichi (2018-2019)

Manga Hitori to Hitori no 3650nichi

Os acontecimentos deste mangá remetem-nos para factos que ocorreram à dez anos atrás, quando Maki confessa os seus sentimentos pelo melhor amigo no último dia de escola, sendo rejeitado friamente por Katsumi e chamado de "nojento". A partir daí a vida de Maki decorreu normalmente até que um dia reencontra Katsumi, quando este vai até à livraria onde Maki trabalha à procura de um livro. Este reencontro parece ser ideal para que os dois ex-amigos se reconciliem com o passado e quem sabe retornem a ser amigos como outrora, mas Maki acaba por descobrir que Katsumi anda a ter sexo violento com homens de má reputação na zona. O que ele não poderia imaginar é que Katsumi tem se sujeitado a tal como modo de sofrer pela dor que causou a Maki, quando o rejeitou à 10 anos atrás.

Uma história bonita sobre culpa, expiação e a capacidade redentora do amor, mas que apesar de tudo não nos trás uma história cor de rosa, pelo contrário, com um tom marcadamente sombrio Hitori to Hitori no 3650nichi consegue nos cativar pela capacidade de Maki em perdoar e pela sua imensa compreensão para com a situação mental de Katsumi, um jovem que foi abusado sexualmente e que, desde então, tem-se submetido a toda uma série de situações abusivas de carácter autodestrutivo, tendo sempre sob os seus ombros o pesado fardo da culpa pela dor que causou ao melhor amigo à dez anos atrás.


5- Hello Green Days (2019)

Manga Hello Green Days

Mikage é um aluno do Departamento de Botânica muito tímido em relação ao amor, que um dia decide se tornar colega de casa de um colega mais novo em dificuldades financeiras, Nanahishi. Tudo decorre de modo perfeito até ao dia em que Nanahishi confessa os seus sentimentos amorosos por Mikage. Pela primeira vez na vida Mikage está numa relação, mas ao mesmo tempo ele luta para se tornar um namorado amoroso.

Um mangá yaoi que constitui uma delícia sobre o início do amor e as complexidades inerentes a todas as dificuldades que a convivência entre duas pessoas muito diferentes acarreta. Mikage é um jovem que começa agora a aventurar-se no caminho da vida e do amor e, que mesmo nunca tendo pensado realmente sobre isso, descobre-se de repente envolvido numa relação com outro jovem, mais novo e com uma experiência de vida muito diferente dele.

Hello Green Days é uma recomendação para quem aprecia histórias mais leves sobre autodescoberta e a procura de um sentido mais vasto para a nossa vida e que tem o extra de nos ensinar sobre plantas e os cuidados que necessitam para florescer de modo correto. 



6- How to Deal When Your Intimidating Neighbor is Actually an Omega (2022-2023)

Manga How to Deal When Your Intimidating Neighbor is Actually an Omega

Kota é um aluno universitário e um alpha. E, acreditem ou não, o que ele mais teme é cruzar-se com o seu vizinho, que ele considera intimidante com a sua altura e todas aquelas tatuagens. Kota sempre assumiu que o seu vizinho era um alpha poderoso e evitava-o como a praga, até ao dia em que descobre um cheiro forte a feromonas, primeiro pensou que o vizinho havia trazido um omega para casa, mas entretanto acaba por descobrir que o cheiro a feromonas vem, na verdade, do seu vizinho. A partir daqui desenvolve-se uma relação peculiar cujo desenvolvimento tem uma série de revelações.

O Omegaverse é um género muito associado ao universo BL (Boys Love) sendo caracterizado pela existência de três géneros, para além do masculino e do feminino: Alpha, Omega e Beta. Sendo os alphas a classe dominante, os betas a classe dita "normal" e os ómegas que estão na base da hierarquia, muitas vezes marginalizados e abusados.

Kota é um alpha bastante peculiar, assim como o seu vizinho também é um omega bastante peculiar, a junção de ambos só podia resultar numa relação que foge dos padrões que seriam de esperar neste género de mangá e, por isso, torna-o numa pérola dentro de obras que muitas vezes pautam por relações desequilibradas em que o alpha domina o ómega em todos os sentidos.

Mais uma recomendação que nos trás um pouco de angústia, mas essencialmente amor.


7- Therapy Game (2017-2028)


Shizuma apenas bebeu naquela noite para esquecer um desgosto de amor. Todavia, ele acaba por passar a noite com Minato, mas na manhã seguinte ele não tem quaisquer recordações do sucedido. Minato não fica nada satisfeito com isso e acaba por formular um plano de vingança: ele fará Shizuma se apaixonar por ele para depois o abandonar e partir o seu coração. Mas o que acontecerá quando Minato acabar por cair nas malhas do seu próprio plano de vingança...

Comentários