TOP 7 - Animes Shoujo


Os animes shoujo são um tipo de anime voltado para o público feminino jovem, tratam-se geralmente de comédias românticas, por vezes, com algumas boas doses de drama, que muitos vezes abordam o desabrochar de um grande amor.

Como fã deste género de animes decidi criar um Top 7 - Animes Shoujo. Este Top 7 está longe de enumerar todos os animes deste género que conheço, mas pretende vos apresentar alguns dos meus animes shoujo favoritos. Ainda pensei em apresentar algumas menções honrosas, mas eram tantos os animes que mereciam esse destaque que desisti da ideia, pois este post tornava-se demasiado longo.



1- Special A

Poster do anime Special A
Poster do anime Special A.

Título original: S.A: Supesharu ê
Diretor: Yoshikazu Miyao
Autora: Maki Minami
País: Japão
Ano: 2008
Episódios: 24
Género: Comédia Romântica, Drama, Vida Escolar


Sinopse:
Durante toda a sua vida, Hikari Hanazono tem sido consumida pelo desejo de vencer o seu colega de turma e rival, Kei Takashima. Contudo, os sentimentos de Kei em relação a Hikari são bem diferentes.

Comentários:
Um dos meus animes preferidos de todos os tempos! Adoro Special A porque é uma comédia romântica diferente em que é o rapaz que anda atrás da miúda com ela completamente a leste.
Hikari vive em constante competição com o seu amigo de infância Kei, que está na verdade apaixonado por ela à anos, mas como ela está cem por cento focada em vencê-lo não se apercebe dos sentimentos do rapaz que são bastante óbvios para todas as outras personagens. Kei não tem outro remédio que não seja alinhar nesta competição louca que atinge níveis hilários.
Para além dos protagonistas muito bem desenvolvidos este anime apresenta várias personagens que vão ganhando destaque ao longo da obra, essas personagens são elementos da turma especial de que fazem parte os protagonistas. Essa turma é composta pelos sete melhores alunos de um colégio de elite. Kei é o melhor aluno do colégio, enquanto Hikari (para seu enorme desgosto) está em segundo lugar. Ao contrário dos outros alunos do colégios cujos pais são riquíssimos, Hikari vem de uma família mais modesta, com um pai carpinteiro que se esfalfa a trabalhar para manter a filha naquele colégio que ela frequenta para perseguir o "pobre" do Kei e assim tentar derrotá-lo.
Special A é um anime de comédia romântica com comédia e romance qb, por isso é a minha primeira recomendação para quem aprecia animes deste género.
Ao contrário do que acontece com muitos animes do género, Special A tem a benesse de possuir um final decente e fechado, mas que nos deixa com vontade de mais. Essa é a principal razão para que este anime em concreto tenha ganhado o primeiro lugar deste Top 7.


2- Toradora!

Poster do anime Toradora!
Poster do anime Toradora!

Título original: Toradora!
Diretor: Tatsuyuki Nagai
Autora: Mari Okada 
País: Japão
Ano: 2008
Episódios: 25
Género: Comédia, Romance, Drama, Vida Escolar

Sinopse:
Ryuji Takasu vive num apartamento com a mãe e, apesar de ser um rapaz simpático, ele foi "amaldiçoado com o olhar de mau do pai", o que faz com que as pessoas o evitem. Taiga Aisaka é uma miúda magrinha, egocêntrica e inesperadamente forte que vive num apartamento novo ao lado do Ryuji, mas que não sabe como tratar de si própria. O Ryuji passa a tomar conta dela, cozinhando e limpando para ela, enquanto os dois tentam ajudar-se mutuamente com as suas respetivas vidas amorosas.

Comentários:
Toradora! é outro dos meus animes preferidos dentro do género. Ainda hoje é bastante mencionado entre os fãs de anime, nem que seja para criticar o final sem sal, o que diz muito de um anime que já foi feito à 10 anos atrás. De resto, é pelo seu final que Toradora! não ganhou o primeiro lugar neste Top 7. É que eu também não gostei do final, mas também não podemos refilar muito, porque os protagonistas acabam juntos, mas não do modo romântico que nós fãs gostaríamos.
Em Toradora! temos os contraste entre dois jovens completamente diferentes, mas que curiosamente acabam por se ligar perfeitamente. Enquanto, tudo o que Ryuji quer é ser um aluno normal com amigos da sua idade, a sua aparência "assustadora" faz com que todos o temam injustamente. Já Taiga é uma rebelde, briguenta e muito egocêntrica. Todos os outros alunos temem a trigesa, como a Taiga é conhecida, não pela sua aparência, mas pelo seu modo de ser. Ryuji vai entrar involuntariamente em confronto com esta mini-fera e a partir daqui estão lançados os dados para uma história de amor bastante incomum e com alguma profundidade dramática.
Os protagonistas de Toradora! estão muito bem desenvolvidos assim como a sua história, mas este anime é rico em personagens e, infelizmente, muitas delas não têm o destaque merecido. Todavia, Toradora! vale o que vale pelos seus protagonistas carismáticos com histórias de vida algo complicadas e que encontram um no outro o suporte que precisavam. Ryuji e Taiga ficam na memória como dois polos opostos que se atraem irremediavelmente.
Coloquei este anime nesta lista julgando tratar-se de um shoujo, mas fui alertada para o facto de se tratar de um anime shonen. Em breve irei substitui-lo por um anime shoujo.



3- Skip Beat!

Poster do anime Skip Beat!
Poster do anime Skip Beat!

Título original: Sukippu bîto!
Diretor: Kiyoko Sayama
País: Japão
Ano: 2008
Episódios: 25
Género: Comédia, Romance, Drama


Sinopse:
Kyouko seguiu o seu amigo de infância, Shou, para Tóquio com o intuito de o ajudar a perseguir o seu sonho de se tornar num ídolo. Mas ela acaba sozinha e traída, apesar de o ter apoiado incondicionalmente. Kyouko decide então se vingar de Shou derrotando-o no mundo do entertenimento.

Comentários:
Skip Beat! é um grande anime, cujo principal e único defeito é a história inacabada. Desejo fervorosamente uma segunda temporada, mas passados 10 anos lá vou me conformando e consciencializando que mais dia menos dia vou ter que ler o manga...
Skip Beat! traz-nos o típico caso de uma vingança que se transforma em amor, mas desenganem-se aqueles que pensam que a miúda vai acabar com o cara que lhe fez tanto mal, muito pelo contrário, ela vai encontrar o seu príncipe encantado graças ao seu intrincado plano de vingança.
Em que é que consiste o plano da Kyouko? Ela vai se tornar numa estrela maior do que Shou e transferir para si os holofotes da fama, mas ela estava redondamente enganada se achava que isso ia ser fácil, apesar da miúda ter alguns talentos interessantes.
No mundo competitivo do entretenimento, Kyouko vai ter que trabalhar mais do que a maioria para finalmente conseguir provar o seu talento, mas pelo caminho ela vai ter um belo obstáculo, Ren Tsuruga é uma estrela da representação, um ator mais popular do que o próprio Shou, ele descobre sobre o plano de Kyouko e não fica nada contente com isso, visto que ele leva o seu trabalho muito a sério, mas ambos acabam a trabalhar na mesma agência e no meio de uma relação inicialmente conflituosa vão crescendo sentimentos cada vez mais fortes e poderosos.
A primeira temporada de Skip Beat! acaba numa fase muito inicial da história, são 25 episódios de puro deleite, mas que acabam de modo demasiado abrupto, o que é realmente uma pena. Mas mesmo assim vale a pena assistir Skip Beat! e testemunhar o começo de uma grande história de amor, mas acima de tudo assistir ao crescimento de Kyouko que passa de menina ingénua e boba para uma grande mulher com um talento inimagináveis.


4- Lovely Complex

Poster do anime Lovely Complex
Poster do anime Lovely Complex.

Diretor: Konosuke Uda
País: Japão
Ano: 2007
Episódios: 24
Género: Comédia, Romance, Vida Escolar


Sinopse:
Risa e Otani sempre foram alvo de piadas por fazerem lembrar um duo de comédia famoso no Japão. Risa é uma miúda mais alta do que a média e Otani é um rapaz mais baixo do que a média. Contudo, Risa tem sentimentos pelo Otani que o deixam em choque.

Comentários:
Lovely Complex é já um clássico dos animes shoujo. Uma história de amor bastante fofa e divertida, mas que ao mesmo tempo alerta para os nossos complexos em relação às pessoas que fogem de algum modo daqueles que são considerados os padrões.
Em Lovely Complex temos Risa, uma menina diferente por ser muito alta e que vive sendo gozada por isso e Otani, um menino muito baixo e que também vive sendo gozado por isso, mas a principal razão que faz os seus colegas de turma rirem deles é a interação dos dois, pois para além de serem muito engraçados juntos, a sua diferença de alturas faz lembrar uma dupla de comédia extremamente popular no Japão.
Apesar das suas diferenças, Otani e Risa são grandes amigos que partilham o mesmo problema, ambos têm dificuldades amorosas, assim eles fazem uma aposta, quem arranjar um namorado primeiro ganha a aposta e tem que oferecer uma prenda ao outro, a Risa, tem que oferecer um par de ténis para o Otani e ele um jogo para a Risa. Mas é claro que as coisas não correm conforme o planeado e ambos acabam apaixonados um pelo outro, com a Risa a ver-se grega para se confessar e ser aceite pelo Otani. Curiosamente, eles acabam por fazer um casal incrível e apreender a lidar com as suas diferenças que acabam por ser mais interiores do que exteriores.
Um anime popular com uma história inspiradora que serve de exemplo a muito boa gente e que ganha um lugar neste Top 7 pelas cenas de comédia e pela grande mensagem.

 

5- Ouran High School Host Club

Poster do anime Ouran High School Host Club
Poster do anime Ouran High School Host Club.

Título original: Ôran kôkô hosutobu
Diretor: Takuya Igarashi
País: Japão
Ano: 2006
Episódios: 26
Género: Comédia, Romance, Vida Escolar
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0816397/


Sinopse:
No prestigioso Ouran High School Club, Haruhi Fujioka procura um lugar sossegado para ler quando esbarra acidentalmente com o Ouran High School Host Club, um grupo de rapazes que entretêm as alunas da escola por lucro. Quando Haruhi parte acidentalmente um vaso caríssimo que pertence ao clube, ela é forçada a trabalhar para o clube até o pagar. Haruhi é então transformada no Host, mas para poder trabalhar ela tem que convencer as clientes de que é um rapaz.

Comentários:
Ouran High School Host Club é um anime que continua muito em voga, provavelmente, porque a sua história é muito divertida e os seus personagens são bastante únicos e interessantes. A sua popularidade é tanta que em 2012 foi adaptado para um jdrama que ainda não assisti.
Haruhi é uma menina simples que ganhou uma bolsa de estudo numa colégio privado de grande reputação e frequentado pelos mais ricos (aqui vejo semelhanças com o anime Special A, mas só aqui) que inadvertidamente entra em contato com um grupo de rapazes bastante invulgar e já com uma carreira de reputação duvidosa, pelo menos no mundo real, porque no anime eles são os rapazes mais populares da escola. Eles são Hosts, mas apesar de dizer na sinopse que eles o fazem por dinheiro, a verdade é que à exceção da Haruhi, todos eles são podres de ricos.
À primeira vista temos um anime com um elemento que eu não costumo ver com bons olhos, que é o famoso Harém, uma menina rodeada de vários rapazes lindos e maravilhosos e todos eles para cúmulo dos absurdos interessados nela, mas se fosse esse o caso este anime não tinha figurado no meu Top 7 - Animes Shoujo de jeito nenhum. Sim, a miúda está rodeada de homens lindos e maravilhosos, mas só tem um (ou dois...) completamente caído por ela, mesmo que no início ele não perceba, que é o loirinho do poster, ele chama-se Tamki Suoh e apesar de lindo e rico, ele sofreu muito no passado devido ao facto de ser meio francês.
A Haruhi vai ajudar todos os membros do clube com o seu enorme coração, mas a sua característica mais interessante é o seu pragmatismo face a quase tudo o que lhe aparece pela frente e vai lhe aparecer muita coisa estranha pela frente.

6- Fruits Basket

Poster do anime Fruits Basket
Poster do anime Fruits Basket.

Diretor: Akitarou Daichi
País: Japão
Ano: 2001
Episódios: 26
Género: Comédia, Romance, Drama, Vida Escolar


Sinopse:
Após a morte da sua mãe, Tohru Honda encontra-se a viver com a família Souma composta por três primos: Yuki, o principe encantado da sua escola, Kyo, o rebelde temperamental e Shigure, um escritor e,às vezes, um prevertido. Tohru descobre que a família Souma tem um grande segredo. Quando um deles é abraçado por um membro do sexo oposto ou quando está muito cansado, ele transforma-se num dos animais do Zodíaco Chinês.

Comentários:
Fruits Basket foi um anime que assisti sem grandes expectativas, mas que acabou por me surpreender pela positiva, tirando o facto de ter shippado o casal errado no início do anime, isto porque o protagonista não aparece nos primeiros episódios e a menina torna-se muito próxima do primo dele.
Como não gosto lá muito de triângulos amorosos e dramas muito pesados (os episódios finais) coloquei este anime no sexto lugar deste Top 7. No entanto, não me interpretem mal, Fruits Basket é um anime muito bom e original, cuja história padece do mesmo mal de muitos animes, não acompanhou a conclusão do manga, mas isso não lhe retira o mérito de nenhum modo.
Fruits Basket acompanha a vida de uma família cujos membros masculinos foram amaldiçoados, estes transformam-se em animais do Zodíaco Chinês sempre que abraçados por alguém do sexo oposto ou quando muito cansados, sendo que cada um deles representa um animal do Zodíaco, tirando o Kyo que transforma-se num gato que é um animal que não faz parte do Zodíaco, pelo menos daquele que é do conhecimento do público e que, por isso, sempre foi discriminado e mal tratado pelos membros da família, daí ele ser um rapaz solitário e revoltado. São ao todo 13 animais, logo 13 membros masculinos desta família a padecer deste mal.
A Tohru é a menina que se vai enfiar no meio da confusão que é esta família atípica e ajudá-los à sua maneira, principalmente, o Ryo que é aquele que mais ajuda precisa. Na minha opinião, a relação entre a Tohru e o Ryo surgiu um pouco bruscamente, mas isto talvez seja porque eu estava mais concentrada nela e no Yuki...

 

7- Kimi Ni Todoke (From Me to You)

Poster do anime Kimi ni Todoke
Poster do anime Kimi ni Todoke (From Me to You).

Título original: Kimi ni Todoke
Diretor: Hiro Kaburaki
País: Japão
Ano: 2009-2011
Episódios: 38 (duas temporadas)
Género: Comédia, Romance, Drama, Vida Escolar


Sinopse:
Sawako Kuronuma é uma miúda incompreendida devido à sua semelhança com a fantasma do filme "The Ring". Mas um dia, o rapaz mais popular da turma, Kazehaya, torna-se seu amigo e tudo muda a partir daí, com todos a verem Sawako com outros olhos.

Comentários:
Outro grande anime de romance, Kimi ni Todoke conta-nos a história de Sawako, uma menina com um grande coração, mas que infelizmente é demasiado parecida com a fantasma Samantha do filme "The Ring" que, para quem não sabe, é um famoso filme de terror japonês que foi adaptado com sucesso por Hollywood com Naomi Watts no papel principal.
Tudo o que a Sawako que é ser aceite pelos seus colegas de turma, mas todos a temem e fogem literalmente dela, ignorando as suas tentativas de conviver com eles. Por isso, ela é uma menina muito solitária, até que aparece Kazehaya, o rapaz mais popular da escola que todos adoram e admiram, ele aproxima-se dela e com isso estimula outros colegas a aproximarem-se dela. Sawako passa a admirar Kazehaya e a devotar-lhe uma profunda estima e respeito, mas acontece que o rapaz tem segundas intenções... Agora como conseguirá Kazehaya fazer com que a Sawako olhe para ele como um possível interesse amoroso, quando ela o venera como se ele estivesse num pedestal?
Kimi ni Todoke só está no final deste Top 7 porque a história é muito lenta e, às vezes, um pouco repetitiva, além disso o Kazehaya podia ter mais atitude se é que me entendem. Mas é sem dúvida um anime que eu recomendo a quem gosta do género. Eu gostei muito, mas como houve outros que achei mais interessantes tive que optar por uns em detrimento de outros.

E este foi mais um dos meus Top 7. Espero que tenham gostado.

Comentários

  1. ta precisando assistir animes bons hein...
    conhece nada de shoujo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão... À muito tempo que não assisto a um bom anime shoujo, então esta lista ficou um bocado pobrezinha com obras mais antigas. Tem alguma sugestão? Um anime shoujo mais recente e bom para assistir?

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!