Sasuke Uchiha | Personagens de Naruto


Sasuke na fase inicial do anime.

Eu odeio muitas coisas e não gosto de nada em particular. O que eu tenho não é um sonho. porque vou torná-lo realidade. Vou restaurar o meu clã e matar uma determinada pessoa. (Sasuke Uchiha)


Uchiha Sasuke é um dos alunos da mesma escola ninja na qual Naruto estuda. Ao contrário de Naruto visto por todos como um imbecil, Sasuke é apontado por todos como um potencial génio em ascensão.

Como único sobrevivente do poderoso clã Uchiha, para além do seu irmão mais velho Itachi, tanto os outros alunos quanto todos os habitantes da vila o admiram e idolatram, o que faz com que Naruto sinta uma espécie de inveja de Sasuke e o considere como seu rival.

Se, de início todos riam de Naruto por se considerar equiparável a Sasuke, logo no inicio do anime vamos nos apercebendo que estes dois miudos órfãos não são assim tão dispares em termos de poder. Colocados na mesma equipa ninja juntamente com Haruno Sakura, ao longo do tempo desenvolvem uma amizade algo conflituosa. Têm como professor Hatake Kakashi.

A personalidade de Sasuke é fria e distante para com todas as pessoas, inclusive para com o seu professor, que o privilegia em relação aos seus outros alunos, nomeadamente, Sakura e Naruto. O modo arrogante com que trata os seus aliados e adversários faz com que não seja uma personagem que me desperte grande simpatia.

Masashi Kishimoto criou Sasuke como um rival para Naruto. Enquanto Naruto tinha muitos defeitos e falhas a ultrapassar ao longo da sua jornada, Sasuke era à partida aquilo que podemos considerar o ninja perfeito. Mas afinal tudo não passa de fogo de vista. Sasuke possui também as suas falhas e defeitos, para além do peso das expectativas que todos inconscientemente colocaram nas suas costas, incluindo o seu professor Kakashi e até mesmo Naruto.

O seu grande desejo de vingança contra o irmão Itachi que massacrou todos os membros do seu clã, incluindo os seus pais, vai cegá-lo de tal modo que tal passa a ser o seu único objectivo na vida. A obsessão que desenvolve por Itachi apenas é igualada pela obsessão de Naruto em fazê-lo volta para Konoha.

Naruto
Sasuke nos exames chunnin.

 

Pontos fortes de Sasuke:

  • Um dos ninjas mais poderosos da história;
  • Possuidor do Sharingan, uma técnica ocular detida pelos membros do clã Uchiha extremamente poderosa;
  • Inteligente e frio, pensa antes de agir;
  • Bonito, é admirado por quase todas as mulheres do anime;
  • Parece ter alguma capacidade de liderança inata. 

Naruto Shippuden
Sasuke na fase Shippuden do anime.


Pontos fracos de Sasuke:

  • Demasiado arrogante, de início não consegue perceber que Naruto é tão forte quanto ele;
  • Despreza quase todas as pessoas que o tentam ajudar;
  • Completamente obcecado pelo seu irmão mais velho não olhará a medidas para o matar;
  • Não parece capaz de sentir empatia por quem quer que seja, humilhando sucessivamente os seus colegas, principalmente, Sakura que é completamente apaixonada por ele e Naruto;
  • Por vezes tem comportamentos desequilibrados e atitudes cruéis beirando a psicopatia, nunca demonstra qualquer tipo de remorso;
  • Facilmente influenciável, deixa-se manipular por Itachi e, posteriormente, por Madara.


Comentários