TOP 7 - Semelhanças entre Naruto e Bleach


Naruto e Bleach são dois dos melhores animes da sua geração. Cada um conta uma grande história de lealdade e persistência com mundos e personagens completamente diferentes. Contudo, serão estes animes assim tão diferentes no seu âmago? A minha teoria é que Naruto e Bleach são animes muito mais semelhantes do que aquilo que à partida nos fazem crer.



 

1 - Personalidade e Evolução dos Protagonistas



Ichigo Kurosaki:

É a principal razão para vermos Bleach, um rapaz rebelde de cabelos laranja que está sempre metido em brigas e que não tem muitos amigos. Mas que no fundo tem um grande coração, que consegue ver os mortos e é perseguido por monstros. No passado, quando ainda era uma criança pequena, a sua mãe faleceu para o salvar, desde então tem sido consumido por um grande sentimento de culpa. Desconhece o enorme poder que trás no seu interior, mas o encontro com Rukia, uma shinigami, fará com que entre de cabeça no mundo da Soul Society e dos shinigamis. A evolução dos poderes de Ichigo ao longo do anime é simplesmente enormíssima. Ichigo tem 15 anos no início do anime.

Naruto Uzumaki:

O ninja laranja de Konoha dispensa apresentações, também ele a chave central do anime e que move a maioria do enredo. No início do anime também desconhece o enorme poder que trás no seu interior e tem um enorme coração. Também os seus pais morreram para o proteger e a toda a Vila. Rebelde, enquanto Ichigo está sempre metido em lutas, Naruto Uzumaki está sempre metido em confusões com o seu péssimo hábito de pregar partidas aos outros para chamar a atenção. Também em Naruto a evolução dos seus poderes atinge níveis que no início julgávamos impossível. Tal com o Ichigo, no ínicio do anime possui poucos amigos, mas com o tempo formará grandes amizades e ganhará companheiros inestimáveis dispostos a segui-lo e apoiá-lo, como Hinata, Gaara, Shikamaru, Killer B e muitos outros. Naruto tem 15 anos no início do Naruto Shippuden.

 

2 - Pais Poderosos


É verdade, tanto Naruto quanto Ichigo são filhos de personagens extremamente poderosas. O legado dos seus pais é inestimável no futuro dos seus filhos.

  • Naruto é filho do Quarto Hokaze de Konoha, Minato Namikaze. Conhecido como o Relâmpago Amarelo de Konoha. Um shinobi lendário que sacrificou a sua vida para salvar a sua Vila do ataque da raposa de nove caudas, selando-a no interior do corpo do seu próprio filho, Naruto.

Minato Namikaze


  • Ichigo é filho de Isshin Kurosaki, no passado (e ainda) um shinigami poderoso. É o antigo capitão do Esquadrão 10. Foi um dos capitães mais poderosos de toda a história do Gotei 13.


Isshin Kurosaki (viram a cara do Ichigo lá atrás quando descobriu que o pai também é um shinigami?)


  • Ichigo e Naruto desconhecem o seu legado no início dos respetivos animes.

 

3 - Rivalidades


Naruto Uzumaki vs Sasuke Uchiha:


Naruto e Sasuke na fase Shippuden.


A rivalidade épica entre Naruto e Sasuke fez correr imensa tinta e sangue. Para mim, mais do que uma rivalidade saudável entre amigos tratou-se de uma obsessão quase doentia de Naruto pelo colega de equipa Sasuke e de um ódio desmedido de Sasuke pelo irmão e por Konoha (com Naruto pelo meio).

Quando Sasuke, na sua arrogância de Uchiha (todos os Uchihas são arrogantes em relação aos seus poderes), constatou a evolução crescente de Naruto, um shinobi pelo qual ninguém dava nada e a comparou com a sua própria evolução decidiu sair de Konoha e procurar evoluir enquanto shinobi sob maneiras pouco convencionais digamos assim. Sasuke nunca foi um antagonista a cem por cento, mas andou lá perto.

Durante todo o Naruto Shippuden, o nosso protagonista realiza uma viagem tortuosa para conseguir que Sasuke regresse a Konoha, quando é óbvio que este não o pretende fazer. Tenho que admitir que esta relação "amor/ódio" irritou-me imenso, mas foi mais do que necessária para que Naruto crescesse e amadurecesse quer enquanto ser humano, quer enquanto shinobi.

Apesar do caminho tortuoso, Naruto e Sasuke conseguiram ultrapassar as suas diferenças e se tornar grandes amigos e companheiros, tudo graças à persistência de Naruto que nunca desistiu do amigo, quando todos os outros o fizeram, inclusive Sakura.



Ichigo Kurosaki vs Uryu Ishida:


Ichigo e Uryu com os seus trajes de combate.


A suposta rivalidade entre Ichigo Kurosaki e Uryu Ishida esteve muito longe dos níveis alcançados por Naruto e Sasuke, mas mesmo assim rendeu bons momentos aos espetadores de Bleach.

Ichigo é um shinigami, Uryu é um Quincy, os dois grupos são inimigos jurados, sendo que os shinigamis praticamente exterminaram os Quincy. Assim sendo, Uryu, colega de turma de Ichigo, criado desde criança como Quincy, sempre esteve de pé atrás com Ichigo.

De início os dois estão constantemente às turras um com o outro e a competir por quem mata mais Hollows. Mas com o tempo tornam-se grandes amigos e trabalham em conjunto pelo bem da humanidade.

A personalidade de ambos é tão oposta quanto a sua aparência. Ichigo é explosivo e tem dificuldades de aprendizagem, Uryu é calmo e é o melhor aluno da turma.



4 - Personagens Poderosas


Tanto Naruto como Bleach são animes recheados de personagens, umas mais poderosas do que outras. Algumas delas inesquecíveis para os fãs de ambos os animes.

Em Naruto como antagonistas tivemos, primeiro, Orochimaru com os seus ninjas da Vila Oculta do Som, com destaque para o trágico Kimimaro Kaguya, mais tarde apareceu a mortífera Akatsuki e o super-vilão Madara Uchiha entre outros. Mas até do lado dos aliados houve um grande número de ninjas poderosos como Killer B e os Kazes de todas a vilas ninja.


Akatsuki


Em Bleach todos os capitães e tenentes dos esquadrões shinigami da Soul Society são extremamente fortes e poderosos. Depois há os Vaizard e os Espada. Mas o grande vilão Aizen Sosuke, por ser extremamente inteligente e calculista, foi sem dúvida uma das personagens mais poderosas de todo o anime.


Aizen Sosuke, um dos maiores vilões de Bleach.

 

5 - Grandes Lutas

Ambos os animes possuem cenas de luta incríveis que nos entusiasmam e fazem torcer pelo nosso personagem favorito. Confesso que nem sempre me apeteceu torcer pelos bons da fita... Mas pelo Naruto e pelo Ichigo irei torcer sempre!

Sasuke vs Naruto


Ichigo vs Aizen


6 - Flashbacks

Um ponto muito interessante de ambos os animes são os flashbacks, a sua importância é notável para conhecermos mais acerca das motivações e passado das personagens. É através deste meio que criamos ainda mais empatia para com as personagens, ao conhecer o seu passado, os seus medos, as suas emoções mais profundas e os seus sonhos.




7 - Mundos Alternativos

Em Bleach existe a Soul Society, em Naruto temos todo um mundo shinobi. Ambos os mundos são ricos em detalhes, estão hierarquicamente estratificados e assemelham-se, de algum modo, ao nosso próprio mundo, salvo as devidas exceções (se não as houvesse não precisavam ser criados).

Comentários