Kunoichis de Konoha - Primeira Parte | Personagens de Naruto

kunoichis-de-konoha-primeira-parte


O anime Naruto e mais tarde a sua sequência, Naruto Shippuden, possuem imensas personagens poderosas, principalmente shinobis fortes e corajosos que buscam evoluir a todo o custo, como os Uchihas, clã poderosíssimo, mas que por vezes se deixou levar por uma sede de poder descomunal e perigosa até mesmo para os próprios.

Todavia, este artigo não é sobre os shinobis deste mundo ninja, mas sim sobre as suas valorosas kunoichis, as mulheres ninja, muitas vezes ignoradas pelos outros personagens, pelos fãs de Naruto e até pelo seu próprio criador que muitas vezes optou por criar e mega desenvolver novas personagens, ao invés de amadurecer as personagens femininas que criou inicialmente.

Claro que Naruto é um anime shounen, mais voltado para o público masculino jovem, mas à muito que o seu alcance ultrapassou essa barreira. Assim sendo, decidir relembrar todas as kunoichis de Konoha que, independentemente do seu papel mais ou menos secundário, fizeram parte desta grande história que foi Naruto, um anime que ao longo de 10 anos encantou milhões de fãs, em todo o mundo.

Note-se que ainda não assisti a Boruto: The Next Generation (nem sei se o quero fazer), assim sendo aponto abaixo apenas a kunoichis que fizeram parte de Naruto até à fase Shippuden, incluindo também o filme The Last, uma vez que este foi a conclusão da história.


Sakura Haruno


Sakura-Haruno-evolução-anime-naruto
A evolução da Sakura ao longo do anime (Clássico, Shippuden e The Last).

A Sakura é o elemento feminino da equipa ninja 7, equipa composta, para além da própria, pelo protagonista Naruto e Sasuke. Eles foram treinados por Kakashi, que mais tarde viria a tornar-se no Sexto Hokage de Konoha. Enquanto uma das personagens principais de Naruto muito se havia a esperar de Sakura, mas no início, ela não parecia talhada para o sucesso...

Nunca gostei particularmente da Sakura, muito pelo contrário. As suas atitudes estúpidas e sem razão para com Naruto eram aquilo que mais me irritava, mas a sua obsessão por Sasuke, apenas suplantada pela obsessão do próprio Naruto, e o facto de ser, supostamente, inteligente e convencida acerca disso, mas no fundo ser irritantemente fraca, faziam com que não fosse a mais útil e interessante das personagens, nem a mais fácil de compreender. A meu ver era apenas uma miúda sem amor próprio ou qualquer tipo de orgulho que se achava a maior. Mas a miúda fraca e ingénua cresceu, apesar de ter continuado um pouco ingénua...

Sakura tornou-se aprendiz da saninn lendária, a Hokage Tsunade e tornou-se muito mais forte para se poder equiparar aos seus colegas de equipa, Naruto, o futuro sétimo Hokage, e Sasuke, o último herdeiro do clã Uchiha (pelo menos naquela altura). Além disso, tornou-se na maior ninja médica do mundo shinobi, o que de si já diz muito.

A Sakura foi a miúda persistente que sem a herança de um clã poderoso conseguiu-se tornar numa grande kunoichi. Ela bem pode agradecer a Tsunade por tudo aquilo que alcançou, pois neste caso a sua ajuda foi crucial para a evolução de Sakura enquanto kunoichi. Como crédito devemos dar a Sakura, o facto de ter lutado para crescer enquanto kunoichi e se ter afastado da menina fraca que acabava sempre por atrapalhar os seus colegas e precisar que estes a salvassem.

O amadurecimento de Sakura enquanto personagem deveu-se à consciência que foi tendo de ser mais fraca que os seus colegas de equipa e a enorme vontade de poder lutar lado a lado com eles.

Não devemos nunca esquecer a importância crucial que a Sakura teve como ninja médica nos momentos mais decisivos do anime, o que acabou por eternizá-la como o elemento de suporte da equipa 7, para além da sua enorme força bruta...


Hinata Hyuga



Hinata-Hyuga-evolução-anime-naruto
A evolução da Hinata ao longo do anime (Clássico, Shippuden e The Last).

A Hinata é o elemento feminino da equipa ninja 8 formada pela própria, por Kiba Inuzuka, o seu cão ninja Akamaru e Shino Aburame, sendo treinados por Kurenai Yuki, que se torna quase como uma mãe para Hinata, uma vez que esta, por ser fraca é desprezada pelo seu próprio pai...
 
Se, por um lado, nunca suportei a Sakura, por outro, Hinata sempre foi e será a minha kunoichi preferida. A herdeira fracassada de um clã poderoso, a menina tímida e gentil que sempre nutriu um amor profundo pelo nosso protagonista, a princesa do baykugan... Podemos definir Hinata sob vários aspetos, mas para mim ela será sempre sinónimo de persistência e fé, uma kunoichi talentosa que se de início podia ser considerada fraca, foi evoluindo e treinando incansavelmente para se tornar mais forte e poder lutar ao lado dos seus companheiros, principalmente Naruto.
 
A evolução de Hinata não foi tão grande quanto a de Sakura é certo, mas talvez Hinata não precisasse dessa evolução tão desesperadamente quanto Sakura, uma vez que era apenas uma personagem secundária. Apesar do seu carácter secundário, Hinata rapidamente tornou-se numa das personagens mais populares de Naruto, sendo que muitas vezes o próprio Kishimoto foi acusado de favoritismo em relação a Hinata, que muitos consideravam ter mais destaque que a própria Sakura.
 
Hinata foi desde o início do anime, uma figura presente, silenciosa, um apoio para Naruto, mesmo quando ninguém acreditava nele, mas só começamos a reparar realmente nela na primeira fase dos exames chunnin, onde tem lugar aquela que será uma das lutas mais importantes da sua vida. A luta com o seu primo Neji, uma luta com vários assuntos mal resolvidos por detrás, uma luta que simbolicamente oponha o ramo principal e o ramo secundário do clã Hyuga. A luta que acabará por definir Hinata como uma kunoichi que não desiste, mesmo quando as suas hipóteses são quase nulas. Esta não será a única luta em que colocará a sua própria vida em risco por Naruto, aqui para provar a ele que é capaz, no futuro, para o salvar.
 
Hinata sempre amou Naruto incondicionalmente, sem pedir nada em troca. Ela sempre procurou estar lá para o apoiar quando ele precisasse. Naruto nunca foi consciente desse amor (pelo menos até ao filme The Last), mas foi capaz de perceber que Hinata era um dos seus estimáveis companheiros, com os quais podia contar independentemente das circunstâncias. Adoro a história destes dois e o final de Naruto não teria sido tão perfeito, se eles não tivessem ficado juntos, tal como ambos mereciam.


Ino Yamanaka


Ino-Yamanaka-evolução-anime-Naruto
A evolução de Ino ao longo do anime (Clássico, Shippuden e The Last).

Ino é o elemento feminino da equipa ninja 10 composta pela própria, por Shikamaru Nara e Chouji Akimichi, os três formam o Ino-Shika-Cho, uma formação que já os seus pais formavam, sendo treinados por Asuma Sarutobi, neto do Terceiro Hokage, que mais tarde viria a falecer em circunstâncias trágicas.
 
Uma das personagens que compõem o núcleo principal do anime menos aproveitadas, apenas ganhando destaque em relação à pobre da Tenten, Ino é uma kunoichi que sozinha pode não representar uma grande ameaça, mas que juntamente com os seus colegas de equipa, constitui uma arma poderosa em qualquer luta. Ela preocupa-se imenso com os seus colegas e procura mantê-los sempre na ordem, o que nem sempre é tarefa fácil.
 
Ino é nos apresentada no Naruto clássico como uma menina bonita e fútil que se preocupa imenso com as aparências e com os rapazes. Inicialmente, era amiga de Sakura, tendo ajudado-a a enfrentar o bullying que esta sofria por ter uma testa grande. Ino mostrou a Sakura que são as características que nos fazem diferentes que merecem ser destacadas, porque são estas que acabam por nos realçar no meio da multidão. Ino chegou a oferecer uma fita de cabelo à amiga para que esta realçasse a sua testa.

Com o tempo Ino e Sakura afastam-se, principalmente, devido à rivalidade que desenvolvem por estarem "apaixonadas" pelo mesmo rapaz, Sasuke. Mas torna-se óbvio que Ino continua a preocupar-se com a falta de autoestima da Sakura. Quando esta e Sakura se enfrentam na primeira fase dos exames chunnin, Ino provoca Sakura e obriga-a a enfrentar os seus medos.

Com o passar do tempo a relação entre Ino e Sakura torna-se menos conflituosa e mais pacífica, sendo claro que ambas possuem um grande respeito uma pela outra.


O afastamento entre Ino e Sasuke e a consequente aproximação entre Sakura e Sasuke faz com que os sentimentos de Ino pelo rapaz esmoreçam até que surge outro rapaz, Sai, na minha opinião muito mais adequado para Ino.


Tenten


Tenten-evolução-anime-Naruto
A evolução da Tenten ao longo do anime (Clássico, Shippuden e The Last).

A Tenten é o elemento feminino da equipa Guy composta pela própria, por Neji, o génio do clã Hyuga e Rock Lee, um especialista em taijutsu, sendo treinados pelo jounin Might Guy, um shinobi excêntrico e auto proclamado rival de Kakashi.

Muito pouco há a dizer sobre Tenten, garantidamente uma das personagens menos aproveitadas de toda a obra, quase relegada à posição de figurante ou não fossem alguns fillers que tentam lhe dar algum destaque. Mas a sério, quem é que presta atenção aos fillers de Naruto?

Tenten é calma e analítica, muitas vezes analisando os outros ao seu redor, ela é também muito apegada e fiel aos seus colegas de equipa. Muitas pessoas defendem que ela gostava de Neji, mas a meu ver, ela possuía um profundo carinho e respeito por ele, assim como por Rock Lee.

O seu sonho é tornar-se numa ninja poderosa e conhecida como a Tsunade. É também uma acérrima feminista, quando Neji afirma que as mulheres nunca poderão ser tão boas em taijutsu quanto os homens, ela contra-argumenta afirmando que as mulheres podem ser tão boas quanto os homens quando se trata de taijutsu.

Aquilo que mais assustava Tenten era ter vestir o uniforme verde que o seu sensei e Lee vestiam, tanto ela como Neji sentiam-se muitas vezes envergonhados pelas atitudes tolas do seu sensei e do seu colega Lee.

Comentários

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!