Summer Wars | Opinião Animes

Poster-anime-Summer-Wars
Poster do anime Summer Wars.

Título original: Sama Wozu
Realizado por: Mamoru Hosoda
País: Japão
Ano: 2009
Género: Ação, Comédia
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1474276/

Sinopse:
Um adolescente génio da matemática soluciona uma equação complexa. O problema é que ao fazer isso ele coloca uma inteligência artificial do mundo virtual em posição para destruir o planeta.

Família-Jinnouchi-anime-Summer-Wars
A família Jinnouchi.

Opinião:
Já tinha ouvido falar de Summer Wars e pensava estar perantre alguma obra prima dos animes como Kimi No Na Wa ou Koe No Katachi, mas afinal concluo tratar-se de um anime mediano, bom, mas não tanto por aí além.

A história gira em torno de Kenji Koiso, um estudante que é um génio da Matemática (quase representou o Japão nas Olimpíadas da Matemática) e trabalha, junto com o seu melhor amigo Takashi Sakuma, como moderador de um jogo/comunidade online chamado OZ (o que me parece uma clara referência ao filme clássico O Mágico de OZ) que tem milhões de usuários em todo o mundo.


Kenji-Koiso-e-Takashi-Sakuma-anime-Summer-Wars
Kenji Koiso com o seu melhor amigo, Takashi Sakuma (da esquerda para a direita).

Natsuki-Shinohara-anime-Summer-Wars
Natsuki Shinohara.

A colega mais velha de ambos, Natsuki Shinohara, por quem Kenji tem claramente uma paixoneta, pede que um deles viaje com ela para assistir ao aniversário de 90 anos da sua bisavó, Sakae Jinnouchi. Kenji é o selecionado para a missão, se bem que de início ele nem sabe qual será o seu papel no meio daquela família alegre e excêntrica. Mas rapidamente descobre que terá que se fazer passar por namorado da Natsuki que prometeu à avó lhe apresentar o futuro noivo no seu aniversário de 90 anos.

imagem-anime-Summer-Wars
Kenji conhece a patriarca da família Jinnouchi, Sakae Jinnouchi.

Logo na primeira noite de Kenji na mansão da família Jinnouchi acontecem várias situações como o regresso do neto ilegítimo de Sakae que ela criou e estima imenso, mas que fugiu com o seu dinheiro e não apareceu durante dez anos. Wabisuke é um perito em Informática e acabou por se tornar professor numa Universidade Americana, onde cria um programa de inteligência artificial chamado Love Machine que vende ao exército norte-americano. Por outro labo, Kenji recebe uma mensagem com um código que ele decifra pensando tratar-se de um desafio de Matemática, mas que na realidade era o código que permitia quebrar o sistema de segurança de OZ. Love Machine usa essa informação para piratear o sistema e lançar o caos, inclusive no mundo real. A partir daqui começa a história de Summer Wars e de como esta família, juntamente com Kenji (provavelmente um futuro membro da família) salvam literalmente o mundo de uma ameaça cibernética. E não julguemos que esta história não poderá estar perto de acontecer na realidade.


família-Jinnouchi-anime-Summer-Wars
Toda a família em confronto com Love Machine encabeçada pela Natsuki.

Este filme pode estar cheio de personagens, os membros da família Jinnouchi podem ser imensos e muito barulhentos, mas poucos têm um papel de destaque, inclusive Natsuki, apresentada como protagonista, é claramente uma personagem com pouco destaque para o desenvolvimento da história a não ser aproximar o tio Wabisuke da família. Kazuma é a meu ver o membro da família, a par com a sua bisavó Sakae, com mais destaque e também aquele que mais evolui, sendo que no mundo virtual de OZ encarna a personagem de King Kazma, o campeão de luta, sendo assim ele quem irá lutar diretamente com Love Machine, enquanto Kenji será o estratega.

Love-Machine-vs-King-Kazma-anime-Summer-Wars
Love Machine (mas que raio de nome) e King Kazma em confronto.

Até mesmo o tio de Natsuki, Wabisuke Jinnouchi, o responsável por toda esta trapalhada tem um papel meramente de suporte para o desenrolar dos acontecimentos.

Concluindo, gostei de Summer Wars, mas não é de todo um dos meus filmes preferidos dentro do género, até porque falta qualquer coisa que torne o desenrolar dos acontecimentos mais fluidos a meu ver e que torne mais plausível a resolução algo absurda para os acontecimentos graves que tiveram lugar por meio do mundo virtual de OZ (por favor, eliminem esse programa de vez).


família-Jinnouchi-OZ-anime-Summer-Wars
A família Jinnouchi no mundo virtual de OZ.

O melhor: Mostrar que apesar do mundo estar em constante evolução a nível cibernético, ainda existem valores tradicionais a ser retidos como o valor da família e da amizade.

O menos bom: Este filme apresenta demasiadas personagens e depois falha em desenvolvê-las, inclusive o protagonista Kenji...

Comentários