Our love has always been 10 cm apart | Opinião Animes


Poster do anime Our love always has been 10 cm apart
Poster do anime Our love has always been 10 centimeters apart.

Título original: Itsudatte Bokura No Koi Wa 10 cm Datta
Diretor: Hitoshi Nanba e Takuro Tsukada
País: Japão
Ano: 2017
Episódios: 6
Género: Comédia, Romance, Drama
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt7351628/


Sinopse:
Miou Aida e Haruki Serizawa conheceram-se sob uma árvore de cerejeira em flor, no dia da cerimónia de entrada na escola Sakuragaoka. Desde esse dia que ambos têm se observado mutuamente. Enquanto Miou é uma miúda tímida e reservada, Haruki é um rapaz muito sociável. As outras pessoas os confundem com um casal, mas na verdade eles são pouco mais que amigos...

Personagens do anime Our love always has been 10 cm apart
Personagens principais de Our love always has been 10 cm apart.

Opinião:

Adoro assistir a um bom romance e me derreter com uma grande história de amor e como tenho ouvido falar de Our love has always been 10 cm apart, principalmente no twitter, onde de vez em quando alguém se lembra de partilhar uma imagem sobre ele, fiquei com uma enorme vontade de ver este anime que é bastante curtinho, apenas 6 episódios, e surpreendentemente a sua história parece completa. Ao contrário do que costuma acontecer com muitos animes, em que há um manga e o anime não chega a contar tudo aquilo que está nele, ou porque a manga ainda está em publicação, ou porque os produtores do anime optam por parar em determinado ponto da história, rezando por mais dinheiro para criar uma nova temporada, que muitas vezes não chega a ver a luz do dia.

Haruki e Miou anime Our love always has been 10 cm apart
Haruki e Miou, o casal principal da história.

A história de Our love has always been 10 cm apart é um pouco cliché e os seus protagonistas podem ser muito fofos, mas se houvessem mais episódios eu ia acabar por me irritar com a atitude hesitante dos dois. A sério, como é possível que dois adolescentes se comportem com tanta contenção. Eles nem parecem reais de tanto hesitantes que são, mas talvez isso tenha a ver com a sociedade japonesa e o modo como vêm o amor. É mais do que óbvio que os dois estão apaixonados desde o primeiro momento em que se conheceram e acreditem quando digo que isto não são spoilers, porque o que interessa aqui é perceber se algum deles vai tomar alguma atitude me relação a isso, até porque eles estão apaixonados um pelo outro à quase três anos... Eles até se comportam como namorados aos olhos das outras pessoas, mas nenhum deles parece ter coragem para confessar-se ao outro.

Personagens do anime Our love always has been 10 cm apart
Miou com as suas melhores amigas e grandes confidentes: Natsuki e Akari.

Para além dos protagonistas, Miou e Haruki, existem outras personagem bem interessantes neste anime, aqueles que mais me chamaram à atenção foram a Natsuki e o Yu, eles são amigos de infância e vizinhos, a sua relação também é à vista de todos bem mais do que amizade, mas mais uma vez eles ainda não se atreveram a dar o passo. A Natsuki é uma miúda alegre e expansiva, já o Yu é um rapaz muito inteligente e responsável. Enquanto a Natsuki é a melhor amiga da Miou, juntamente com a Akari, o Yu é o melhor amigo do Haruki, juntamente com o Mochizuki. A Akari e o Mochizuki são outro casal em construção digamos assim. Mas este anime centra-se no desenvolvimento (ou falta dele) da relação da Miou com o Haruki.

Natsuki e Yu anime Our love always has been 10 cm apart
Natsuki e Yu, o casal que rouba todas as cenas em que entra.
Mochizuki e Akari anime Our love always has been 10 cm apart
Souta Mochizuki e Hayasaka Akari, um casal sobre o qual gostava de saber mais.

Segundo aquilo que consegui apurar existem pelo menos dois filmes que contam mais sobre as histórias de amor entre as outras personagens. Vou tentar assistir para perceber melhor o contexto deste anime, cujos acontecimentos parecem ocorrer após os filmes.

Personagens do anime Our love always has been 10 cm apart
A Miou é uma grande pintora.
Personagens do anime Our love always has been 10 cm apart
Desde pequeno que o Haruki sonha se tornar num grande diretor de filmes.

No entanto, esta história é bem mais profunda do que à partida nos faz crer, uma vez que existe uma personagem já falecida, que é o irmão mais velho do Haruki, que influenciou profundamente a vida dos nossos protagonistas. Além disso existe um ponto muito importante que é abordado ao longo do anime, o que vai ser o futuro daqueles adolescentes, quais são as profissões que eles irão seguir?

Haruki e Miou anime Our love always has been 10 cm apart
Casal fofinho de derreter corações.

Mas agora voltando aos protagonistas até que compreendi o final, compreendi que era muito importante para o Haruki seguir os seus sonhos, mas não consigo compreender a falta de contacto dele com a Miou, afinal de contas nos dias de hoje, com toda uma enorme variedade de meios de comunicação ao nosso dispor, acho inaceitável que o rapaz tenha ficado vários anos sem contactar a pobre da Miou. Mas o final foi muito fofo e romântico, por isso quase que o desculpo.

Cena final do anime Our love always has been 10 cm apart
Já disse que a Miou e o Haruki fazem um casal lindo!


Concluido, estamos perante um anime bem mais profundo do que parece à primeira vista, com uma grande história de amor e com uma mensagem bonita sobre o futuro. Além disso, os protagonistas são ambos carismáticos, apesar de no início parecer que o amor deles surgiu do nada.


O melhor: Uma história bonita que aborda assuntos muito importantes como o futuro e a perda de alguém importante.

O menos bom: O evoluir (ou falta dele) da relação entre o casal de protagonistas.

Comentários