Violet Evergarden | Opinião Animes

Poster do anime Violet Evergarden
Poster do anime Violet Evergarden.

Título original: Violet Evergarden
Diretor: Tatsuya Ishihara
País: Japão
Ano: 2018
Episódios: 13



Sinopse:
Violet Evergarden, uma jovem anteriormente conhecida como "arma", deixou o campo de batalha para começar uma nova vida. Ela interessa-se pelo trabalho das "Bonecas Automáticas", que transformam os pensamentos e sentimentos das pessoas em palavras. Então, ela começa a sua jornada como "Boneca Automática" e se cruza com as emoções e os diferentes tipos de amor de várias pessoas. Tudo isso enquanto procura o significados dessas palavras e emoções.

Poster-Violet-Evergarden


Opinião:

Violet Evergarden é um dos animes mais belos dos últimos tempos. Uma grande aposta da Netflix que nos conta uma história incomum de superação e descoberta interior de uma beleza para lá de sublime.

Violet-Evergarden
Violet Evergarden no ínicio do anime.

Um dos animes mais falados da temporada, Violet Evergarden era aguardado com grande expetativa por muitos fãs de anime, eu incluída. Mas não sabia muito bem o que esperar, pois até ser uma aposta da Netflix, eu nunca tinha ouvido falar desta história.

Gif-anime-Violet-Evergarden
Violet Evergargen começa uma nova vida como Boneca Automática depois da guerra.

Violet Evergarden conta-nos a história de uma jovem com esse nome e que foi criada para ser, literalmente, uma máquina de guerra sem qualquer tipo de emoções e que acabada a guerra se vê sozinha num mundo para o qual não foi preparada, um mundo gerido mais pelas emoções do que pela lógica e raciocínio que devem ser seguidas no campo de batalha. Mas ao longo da série, Violet vai crescendo cada vez mais enquanto ser humano e finalmente descobrir o significado das últimas palavras que o major Gilbert disse para ela: "Eu amo-te."

Gif-anime-Violet-Evergarden
O major Gilbert e Violet.

Violet torna-se numa "Boneca Automática" para descobrir o significado das emoções que ela não aprendeu a sentir. Uma Boneca é uma mulher que escreve cartas para outras pessoas. Portanto, Violet tem que passar para o papel os sentimentos e emoções das outras pessoas e assim ela apreende a interpretar os seus próprios sentimentos e emoções.

Gif-anime-Violet-Evergarden
Momento no qual Violet consegue passar no curso de Boneca Automática.

Não costumo apreciar particularmente animes com episódios isolados, isto é, quando cada episódio tem a sua própria história, sem ligação aparente entre si, mas como cada episódio de Violet Evergarden é importante à sua maneira para podermos testemunhar o crescimento emocional de Violet, esse "pequeno pormenor" acabou por não me incomodar assim tanto. Outra curiosidade é que cada episódio da série é narrado por uma personagem diferente, essa personagem é geralmente o cliente da Violet na altura.


Gif-anime-Violet-Evergarden
Violet tem que aprender a lidar com a perda do major.


Com este anime emocionei-me como há muito tempo não me emocionava com uma obra deste género. Todos os casos apresentados no anime são tratados com uma subtileza e delicadeza incríveis e o impacto de Violet sobre a vida dos seus clientes com as suas cartas é inestimável, tanto para os seus clientes como para a própria.

Gif-anime-Violet-Evergarden
Momento em que Luculia conhece Violet.

Quanto ao mistério do desaparecimento do major Gilbert no campo de batalha, espero sinceramente que ele esteja vivo, mas caso tal não aconteça espero que a Violet possa seguir em frente com a sua vida, tal como ele gostaria que ela fizesse.

Em relação aos seus aspetos técnicos, este anime está perfeito. Desde os cenários, às personagens e passando pela sua banda sonora tudo está cinco estrelas. Tudo foi feito com um cuidado e atenção aos pormenores digno de nota.

Imagem-anime-Violet-Evergarden
Violet com os seus novos colegas e amigos.


O melhor: Os cenários e os designs das personagens.

O menos bom: Talvez o arrastar lento de alguns episódios.

Comentários

  1. A estética desse anime é fantástica. Ótimo texto :)

    ResponderEliminar
  2. melhor anime que já vi, história maravilhosa, gráfico perfeito, chorei horrores principalmente no episódio 10

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Também chorei rios de lágrimas com o episódio 10 e os gráficos são de uma beleza sublime :)

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!