Recordando o anime Claymore

poster-anime-Claymore
Título original: Kureimoa
Diretor: Hiroyuki Tanaka
Estúdio: Madhouse
País: Japão
Ano: 2007
Episódios: 26
Género: Aventura, Ação, Fantasia
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0985344/


Sinopse:
Num mundo invadido por criaturas mortíferas que se alimentam de carne e visceras humanas chamadas "youmas", uma jovem de olhos e cabelos prateados, Clare, trabalha em nome de uma misteriosa Organização que treina jovens mulheres com sangue youma em guerreiras com a habilidade para destruir essas criaturas.
Considerada uma rebelde por acolher uma criança esfomeada e quase se perder para o seu lado youma "despertando", Clare é constantemente mandada em missões extremamente perigosas pela Organização.

Clare-anime-Claymore
Clare é a protagonista improvável de Claymore.

Este artigo contém alguns spoillers relativamente ao enredo do anime Claymore.

Recentemente, começei a assistir ao famoso anime Attack on Titan (e já fui tarde eu sei!) e foi esse anime que me fez recordar Claymore, um dos meus anime favoritos, porquê? Primeiro, devido a algumas semelhanças no cenário medieval, depois no enredo, cujos principais antagonistas são monstros devoradores de carne que conseguem se disfarçar entre os humanos para fazer mais estragos. Além disso, desconfio que ambos os animes seguem no mesmo sentido (fição científica), apesar de ainda não ter a certeza relativamente a Attack on Titan... 


1- A História

Priscilla-Clare-Teresa-anime-Claymore
Prsicilla, Clare e Teresa (da esquerda para a direita).


Estamos num mundo medieval composto por um único continente, nesse continente existe uma ameaça à sobrevivência da humanidade. Que ameaça é essa? São os youmas, monstros devoradores de carne humana que ao mesmo tempo conseguem se disfarçar dos humanos que consomem e assim enganar as suas famílias e invadir aldeias para alimentar-se de mais vítimas.

Os seres humanos não conseguem combater os youmas sozinhos, não lhes restando outra solução a não ser recorrer aos serviços da Organização que mediante um pesado pagamento envia uma guerreira Claymore para extreminar os youmas.

As Claymore são guerreias cujo DNA é metade humano metade youma, isto devido a experimentos levados a cabo pela Organização que consistem em injetar carne e sangue youma em crianças do sexo feminino. São geralmente escolhidas entre crianças abandonadas ou cujas famílias foram consumidas por youmas, a exceção é Clare que após a morte de Teresa se oferece para trabalhar para a Organização. O seu objetivo é a vingança contra Priscilla, a Claymore, agora ser despertado, que matou Teresa, a sua "mãe adotiva".

Devido ao seu DNA híbrido, as Claymore possuem algumas características físicas semelhantes  entre si, possuindo olhos prateados e cabelos loiros/esbranquiçados, força sobrehumana e regeneração acelerada, contudo, cada uma delas possui um poder específico. Todas elas usam o mesmo uniforme e uma poderosa espada gigantesca chamada claymore de onde advém o seu nome, e trabalham sozinhas.

Caso alguma Claymore não consiga completar a sua missão a aldeia fica isenta de pagar pelo serviço. Além disso, elas não recebem o dinheiro após completarem a missão, sendo um homem vestido de preto, pertencente à Organização, que vem coletar o pagamento assim que a Claymore acaba o serviço e parte. Caso a aldeia não pague, eles não tornarão a receber qualquer ajuda por parte da Organização quando voltarem a ser atacados por youmas, acredita-se, inclusive, que a Organização de algum modo conduz os youmas para as aldeias que não conseguem proceder ao pagamento, sendo assim responsável pelo massacre de aldeias inteiras.

Também devido aos seus traços e poderes híbridos, as Claymore são desprezadas pelos mesmos humanos que solicitam a sua ajuda para sobreviver. Os outros humanos não deixam de as comparar aos youmas e de as temer. Elas são chamadas como "bruxas de olhos prateados" ou "monstros".


Gif-Clare-e-Teresa-anime-Claymore
Clare e Teresa.

Ao longo do anime várias descobertas relativamente à história destas guerreira são feitas,  entre outras coisas descobrimos que caso a Claymore libere demasiado poder youma, ela chegará a um ponto de não retorno, tornando-se num ser despertado (como aconteceu com Priscilla), isto é, numa espécie de youma mais forte, poderoso e inteligente. Neste caso outras Claymore são chamadas para extreminá-la e assim evitar que se torne num grande perigo para a humanidade. Descobrimos também que ao todo existem 47 Claymores e que elas são numeradas de acordo com a sua força, sendo a mais forte a número 1 até à mais fraca, a Claymore número 47, que é, imaginem, a protagonista da história, Clare.

Todas as Claymore são mulheres porque se revelou impossível para os homens controlar o seu lado youma, levando a despertares prematuros e ao surgimento de criaturas extremamente poderosas como Isley, apelidado "rei prateado" devido aos seus longos cabelos prateados.



2- As Personagens

Personagens-anime-Claymore

Um dos pontos mais fortes deste anime são as suas personagens, sendo Claymore um anime extremamente rico em personagens e igualmente rico no desenvolvimento dessas mesmas personagens, sejam elas protagonistas ou personagens secundárias. Claymore é também um anime marcado pela morte de muitas personagens, algumas de extrema importância para a história como Teresa e Jean. Passo a enumerar algumas das personagens mais importantes do anime.


2.1- Clare

Gif-Clare-anime-Claymore


Não sejas tão rápido a desperdiçar a tua vida. Por mais vergonhoso que possa ser, precisas de continuar a lutar para descobrir um caminho até ao final.

Num anime shonen encontrar como protagonista uma mulher é algo relativamente raro e, nesse ponto Claymore é um anime que marca pela diferença. No início da história não sabemos praticamente nada sobre Clare, quem ela é? De onde vem? E muito menos como se tornou numa Claymore? Mas são as suas missões enquanto Claymore e a grande revelação do seu passado que contribuirão para o evoluir do anime.

Clare é, surpreendentemente, a Claymore mais fraca da sua geração, o que acaba por ser um choque para o espetador, uma vez que desde o início do anime que somos levados a considerá-la como uma guerreira forte e competente.

Logo no início do anime, Clare salva um rapaz, Raki, que passará a segui-la e se tornará no seu escudeiro e cozinheiro muito contra a vontade da própria, mas não querendo abandonar o rapaz, ela deixa que ele a acompanhe nas suas perigosas viagens.

Clare é a principio uma personagem séria e reservada, mas com o tempo e com o evoluir da sua relação com Raki vamos conhecendo mais sobre esta mulher misteriosa. Clare é, na verdade, muito boa a esconder as suas emoções que acabam por ser muito mais intensas do que as emoções das outras Claymore da sua geração.

Quando finalmente é nos revelado o seu passado, tudo passa a fazer sentido, inclusive, o porquê de Clare ser a Claymore mais fraca da Organização. Na verdade, Clare apenas possui 1/4 de DNA youma, ao contrário das colegas que possuem 1/2 de DNA youma, uma vez que foi o DNA da Claymore Teresa (a Claymore número 1 da geração anterior) que foi colocado no seu corpo.

Teresa foi uma figura extremamente importante para Clare, que após ser salva por Teresa de um youma que matou a sua família e a manteve em cativeiro, passa a seguir Teresa, que a principio a rejeita, mas com o tempo Teresa acaba por se tornar numa mãe para Clare, isto até ao dia em que a Organização envia outras quatro Claymore para assassinar Teresa...


2.2- Teresa

Gif-Teresa-anime-Claymore

Mesmo que seja uma regra, sou eu que decido se a sigo ou não. Caso eu obedeça ou quebre a regra e seja morta pelas minhas companheiras a escolha é minha.

Teresa, conhecida com "Teresa do sorriso aparente" por sempre assassinar os seus alvos com um sorriso no rosto, foi em tempos a Claymore número 1 da Organização e é considerada a Claymore mais poderosa de toda a história das Claymores, tão poderosa que quando as quatro Claymores no ranking imediatamente abaixo dela foram designadas para a assassinar, elas duvidaram se o conseguiriam fazer.

Apesar de ter falecido antes dos acontecimentos narrados do anime, a sua importância para o desenrolar de toda a história foi por demais crucial e nos poucos episódios em que aparece, a sua marca é inquestionável como uma das personagens mais fascinantes do anime e, possivelmente, de todo o mangá.

Teresa-e-Clare-anime-Claymore
Teresa e Clare.

Teresa era uma guerreira fria e sem sentimentos que só se importava em completar as suas missões. No entanto, tudo muda quando uma criança obstinada que ela salvou de um youma que a mantinha sequestrada se cruza no seu caminho. Essa criança é Clare e, se inicialmente, Teresa a tentou afastar friamente do seu caminho, a teimosia da criança em segui-la acabou por vencer a resistência de Teresa. Contudo, Teresa sabia que a vida de uma Claymore não o melhor modo de vida para uma criança e tentou deixar Clare em segurança numa vila, mas neste mundo instável uns bandidos invadiram a vila e abusaram da criança, ao tomar conhecimento disso, Teresa acaba por matar os bandidos num acesso de fúria, quebrando a regra de não matar humanos aconteça o que acontecer, o que faz com que a Organização mande outras Claymore para assassiná-la.

Priscilla, Irene, Noel e Sofia, as Claymore mais poderosas depois de Teresa são simultaneamente enviadas para matá-la, mas Teresa consegue derrotá-las com espantosa facilidade, sem inclusive liberar 10% dos seus poderes. Apesar disso, Teresa viu o potencial de Priscilla para a ultrapassar no futuro e ponderou matá-la, mas o seu lado humano não o permitiu e tenta partir com Clare. Todavia, Priscilla não desiste e persegue-as, mas no seu descontrolo acaba por liberar demasiado youki e iniciar o processo de despertar, ela engana Teresa pedindo que esta a mate e impeça o seu despertar, mas quando Teresa vai fazer isso ela corta os seus braços e a sua cabeça despertando de seguida.

A morte de Teresa foi o momento mais triste do anime e também aquele que mais me marcou. Ver o sofrimento e choque de Clare foi desesperante. Foi também a morte de Teresa que levou Clare a se tornar numa Claymore e perseguir Priscilla como o seu objeto de vingança.


2.3- Priscilla

Gif-Priscilla-anime-Claymore


O meu papá... Devolve o meu papá... Ele era tão gentil para mim. Eu amava-o tanto, mas ele comeu as vísceras da minha mãe, do meu irmão e da minha irmã mesmo à minha frente. Foi por isso que eu o matei! Eu colocei-me atrás dele enquanto ele devorava a minha irmã e cortei a sua cabeça!

A grande antagonista do anime, Priscilla foi, antes de despertar, a Claymore número 2, perdendo apenas para Teresa. Ela conquistou o posto de Claymore número 2 quando ainda era relativamente jovem e tudo isso em apenas algumas meses após se tornar Claymore. Foi a sua imaturidade que a levou a um despertar prematuro durante a luta contra Teresa, uma vez que não conseguiu aceitar a derrota e libertou demasiado poder youki. Priscilla tornou-se no ser despertado mais poderoso da história.

Priscilla-anime-Claymore
Priscilla na sua forma despertada.

Após despertar e matar Teresa, Noel, Sofia e deixar Irene gravemente ferida, Priscilla foge para o Norte, onde se cruza com Isley, um guerreiro número 1 que despertou, derrotando-o e fazendo com que ele lhe jurasse fidelidade. No entanto, ela perde a memória e sabendo que não a consegue derrotar, Isley ajuda-a e promete levá-la para o Sul, onde, na sua mente instável, ela julga que irá reencontrar a sua família (morta por um youma à muito tempo atrás).


2.4- Irene

Gif-Irene-anime-Claymore

Vive, Clare! Permaneceres viva é a prova de que Teresa sempre existiu.

Irene é outra Claymore extremamente poderosa. Inicialmente, a Claymore número 2 da geração de Teresa, ela perde a posição e passa a número 3, após o aparecimento de Priscilla.

Irene, Noel, Sophia e Priscilla são enviadas para assassinar Teresa, contudo, as coisas saem de controlo com a derrota e o consequente despertar de Priscilla que finalmente consegue assassinar Teresa. Irene é a primeira a atacar Priscilla despertada, mas perde o braço esquerdo e Priscilla foge. Sabendo que sem o braço seria eliminada pela Organização, Irene simula a sua própria morte e desaparece sem deixar rasto.

Irene era conhecida pela sua incrivel velocidade a manejar a espada, sendo conhecida como "espada da luz", a razão para isso é que ela emana todo o seu poder youki para o braço que segura a espada.

Ela era um Claymore extremamente calma e inteligente. Quando reencontra Clare vários anos depois, ela a salva e a leva para o seu esconderijo, ensinando-lhe a técnica da "espada da luz". Além disso, Irene cede o seu outro braço a Clare, uma vez que iria permanecer escondida e não precisaria do braço, mais tarde ela é visitada por outra Claymore, Rafaela, que é enviada para assassinar Irene. O resultado dessa luta não é demonstrado no anime, mas no mangá é revelado que Irene permanece com vida no final da história.

Irene é uma das minhas personagens favoritas do anime e, tal como Teresa, ela acaba por se tornar numa espécie de mentora para Clare.


2.5- Raki

Gif-Raki-anime-Claymore


Raki é o rapaz humano a quem Clare salva a vida, após a sua família ser devorada por um youma, que passa a segui-la, tornando-se no seu escudeiro e cozinheiro.

Raki é um rapaz alegre e falador que passa a admirar Clare, tendo a ambição de se tornar num grande caçador de youmas ele próprio para poder proteger Clare. No fundo, a sua história é muito semelhante à história de Clare.

Na minha opinião, Raki é uma personagem com pouco interesse para a história, se nos primeiros cinco episódios, os mais fracos do anime, até julguei que ele se fosse revelar numa personagem importante para a evolução de Clare, a verdade é que as coisas não acabaram por seguir nesse sentido fazendo dele uma personagem chata e desnecessária. Mas Raki não deixa de ser o humano mais importante da história. Apesar disso, quem já leu o mangá afirma que o anime não fez justiça a esta personagem.

Comentários

  1. Já somos dois! Até porque ainda há muita história no mangá que não foi contada em anime.

    ResponderEliminar
  2. Gente esse anime marcou a minha vida na primeira vez q eu li o anime e também o manga eu fiquei apaixonada

    ResponderEliminar
  3. Amo esse anime/mangá! Gostaria que houvessem outras histórias com essa pegada mais "dark" em que a maioria dos personagens fosse mulheres, além desse, acho que só me lembro de Madoka Magica, que engana um pouco no início.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, adoro "Attack on Titan" que até tem personagens femininas de destaque como Mikasa, mas no geral é um anime protagonizado por homens.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!