Livro vs Filme: Começar de Novo, Nora Roberts

Poster-livro-vs-filme-Começar-de-Novo-Nora-Roberts

Trago-vos hoje um artigo da minha mais recente rubrica Livro vs Filme e decidi continuar com a onda de comparar obras da autoria de Nora Roberts. Assim, depois de comparar o livro Onde Caem os Anjos com a sua adaptação cinematográfica Angels Fall (post aqui), trago um dos meus romances favoritos da autora que se chama Começar de Novo e do qual já cheguei a falar no meu TOP 7 - Romances de Nora Roberts. Esta obra foi adaptada em filme para televisão no ano de 2009 sob o nome original de Tribute. Segue então a minha comparação entre o livro Começar de Novo e o filme Tribute.


O livro:

Livro-Começar-de-Novo-Nora-Roberts
Capa do livro.
Sinopse:
Uma história sobre deixar tudo para trás, desvendar segredos antigos e aprender a amar 
Cilla McGowan, uma típica rapariga da cidade, encontrou uma vida nova na restauração de casas antigas. Quando chega ao maravilhoso vale Shenandoah, na Virgínia, dedica-se salvar a velha quinta que pertenceu à sua avó – uma atriz lendária que morreu há mais de trinta anos.
Cilla mergulha no projeto com todas as suas energias, ocupada e exausta demais para notar no seu vizinho, o artista de BD, Ford Sawyer. Determinada a não ceder à tradição familiar dos romances falhados, Cilla resiste ao charme de Ford, mesmo quando não consegue evitar algumas fantasias.
Mas a realidade reserva alguns perigos para Cilla. Ao encontrar cartas anónimas no sótão, que apontam para um romance misterioso na vida da sua avó, despoleta um assalto violento. Cilla, com a ajuda de Ford, descobre que há segredos que a tornam um alvo a abater e, se quer evitar desaparecer prematuramente como a sua avó, terá que desvendar o passado para, quem sabe, começar de novo na casa dos seus sonhos…


Análise e pequeno resumo do livro:

Aquilo que Nora Roberts melhor sabe fazer é arrebatar o coração dos seus leitores com histórias poderosíssimas de amor e superação. Neste Começar de Novo, temos mais uma grande história bem ao estilo da autora, com protagonistas que se entranham na nossa pele com as suas virtudes e os seus defeitos, como se os conhecêssemos na vida real.

Cilla McGowan é a protagonista, uma jovem restauradora de casas que foi, em tempos, uma famosa atriz de filmes infantis, cuja vida glamourosa de Hollywood estava longe de encantar, ao contrário do efeito que tinha sobre a sua mãe, uma mulher com um talento medíocre e uma grande obsessão pelas aparências e pela fama.

Fugindo a uma vida que nunca desejou para si, Cilla ruma até ao lindíssimo vale Shenandoah, no estado da Virgínia, onde uma casa em ruínas, pertença da sua falecida avó, uma mulher extraordinária que nunca conheceu, será o ponto de partida para começar uma nova vida.

Um livro maravilhoso que nos leva numa viagem pela vida glamourosa de Janet Hardy, uma das mais brilhantes estrelas de cinema do seu tempo, uma mulher charmosa e carismática, conhecida pelas suas inúmeras paixões e ódios, que influenciou a vida de muitas pessoas. Uma personagem marcante que, apesar de ter falecido trinta anos antes dos acontecimentos narrados no livro, tem uma enorme influência sobre o desenrolar da trama. Por outro lado, temos as suas descendentes, a filha que tentou desesperadamente e seguir as pisadas da mãe e falhou redondamente, e a neta, Cilla, uma jovem que nunca desejou a vida que a avó e a mãe amavam.

Ford Sawyer,o vizinho do outro lado da estrada, é um talentoso escritor de romances gráficos, que trabalha em casa. É incrivelmente arrumado, gosta de acordar tarde e ama café, mais especificamente cafeína. Um homem inteligente, descontraído e divertido que irá ajudar Cilla a resolver os seus problemas e traumas, não deixando que esta, em momento algum, desista dos seus sonhos.

O casal de protagonistas que Nora Roberts nos apresenta, é perfeito em todos os sentidos. Ford é o melhor complemento que Cilla podia, alguma vez, ter encontrado. Além de ser um espécime perfeito sobre o ponto de vista físico, é inteligente, charmoso, encantador, divertido e bastante estável. Cilla não poderia ter encontrado melhor, se ele não estivesse, literalmente, do outro lado da estrada. Um casal perfeito.

Todavia, para que Cilla possa efetivamente construir a sua nova vida naquele novo lugar com um homem absolutamente maravilhoso, ela terá que enfrentar várias ameaças relacionadas com o passado. O que efetivamente aconteceu a Janet Hardy? Aquela mulher bem sucedida e no auge da sua vida e carreira ter-se-á suicidado por ter sido completamente destruída pela morte prematura do seu filho, ou a verdade poderá ser bem mais negra do que aquilo que sempre se julgou? Apenas Cilla poderá descobrir a verdade sobre o que realmente se passou naquela casa há tanto tempo atrás.

Janet Hardy e Cilla McGowan, duas mulheres do mesmo sangue separadas por duas gerações, que nunca se conheceram, mas que partilham um legado: uma pequena quinta no vale de Shenandoah. Um local que arrebatou o coração de ambas e as ligou àquela terra e às pessoas daquela terra, de modo irrevogável. Um confronto entre o passado, o presente e o futuro. Um livro emocionante, que aborda as dificuldades que podemos encontrar para trilhar o nosso futuro, seguindo os nossos sonhos e o poder que estes encerram.


(Artigo da minha autoria publicado originalmente no site Segredo dos Livros)


O filme:

Filme-Tribute
Dados Técnicos
Título original: Tribute
Diretor: Martha Coolidge
País: EUA
Ano: 2009
Género: Drama, Mistério, Romance
Elenco: Brittany Murphy, Jason Lewis, Christian Oliver, Diana Scarwid, Tippi Hedren, Tiffany Morgan, Griff Furst, Wallace Merck, Mark Wilson, Elliott Grey, Brandi Gerard, Earl Maddox, John Wilmot
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1343115/

Sinopse: Uma antiga estrela de cinema infantil compra a casa da sua avó para a restaurar, mas as suas esperanças de serenidade são ameaçadas por pesadelos que a perseguem da sua avó, que morreu naquela casa à mais de trinta anos atrás.



Comparações e pequeno resumo:

Tribute é um filme produzido para televisão pela Lifetime e adaptado de um romance da autora Nora Roberts que atuou como consultora para o filme. Devo confessar que após assistir Angels Fall, da mesma editora e também uma adaptação de um livro de Nora Roberts estava um pouco de pé atrás com este filme, apesar da protagonista ser a talentosa Brittany Murphy, curiosamente, Tribute foi um dos últimos filmes da atriz antes do seu falecimento precoce com apenas 32 anos de idade em dezembro de 2009.

Brittany-Murphy-filme-Tribute
Brittany Murphy interpreta Cilla McGowan.

Gostei do filme, posso dizer que a história foi bem fiel ao livro e que Brittany Murphy com o seu talento inegável fez um ótimo papel e foi uma escolha perfeita para interpretar a Cilla, ao contrário do que aconteceu com Heather Locklear no papel de Reece Gilmore (a sério?) em Angels Fall.

Brittany Murphy e Jason Lewis fazem um par bastante fofo e adorável, tal como eu imaginava que a Cilla e Ford ficariam na vida real.

Cena-filme-Tribute
Brittany Murphy e Jason Lewis são o casal romântico de Tribute.

A falta de profundidade emocional em algumas cenas comparativamente ao que acontece no livro tem mais a ver com o tipo de obra em si do que com a qualidade do filme.

Brittany-Murphy-filme-Tribute
Ao longo do filme vão acontecer vários percalços a Cilla.

A relação entre Cilla e Janet Hardy, duas mulheres que apesar de relacionadas, nunca se chegaram a conhecer também foi muito bem explorada no filme através dos sonhos de Cilla e a resistência de Cilla em entrar numa relação com Ford também foi muito bem abordada, por isso considero este filme muito bem conseguido, mesmo não sendo uma grande mega produção de Hollywood.

Jason-Lewis-filme-Tribute
Jason Lewis é Ford Swayer em Tribute.

A escrita de Nora Roberts é muito própria e passar para a televisão todos os sentimentos das personagens acaba por ser desafio por deveras difícil, mas em Tribute os atores foram muito bem escolhidos e o casal de protagonistas fez o filme brilhar, nomeadamente, Brittany Murphy, uma atriz bela e talentosa que conseguiu dar vida a uma Cilla McGowan determinada a encontrar um propósito para a sua vida. Em relação a Jason Lewis, confesso que adoro o Ford, é um dos protagonistas masculinos mais bonitos e charmosos da Nora Roberts, mas é também um dos mais normais sem grandes conflitos internos, logo não representa um grande desafio para o ator que apesar de tudo consegue construir um Ford descontraído, divertido e bastante atencioso.

Vencedor:

Desta vez, apesar do vencedor incontestável ser novamente o livro, a luta foi bem mais renhida do que aconteceu no duelo anterior.

Comentários