O Diabo também Chora, Sherrilyn Kenyon | Opinião Livros

capa-do-livro-O-Diabo-também-Chora-Sherrilyn-Kenyon
Capa da livro.

Sinopse:
Sin, um antigo deus Sumério, era um dos mais poderosos do seu panteão… até à noite em que Ártemis lhe roubou a divindade e o deixou a um passo da morte. Durante milénios, o ex-deus convertido em Predador da Noite procurou recuperar os seus poderes e vingar-se de Ártemis. Mas agora tem peixes mais graúdos — ou demónios mais graúdos — com que se preocupar. Os letais gallu, que tinham sido enterrados pelo seu panteão, começam a despertar e estão famintos de carne humana. O seu objetivo: destruir a humanidade. Sin é o único que os pode deter… se uma certa mulher não o matar primeiro.

E para quem apenas conheceu a traição, agora Sin terá de confiar numa pessoa que não hesitará em o entregar aos demónios. Ártemis pode ter roubado a sua divindade, mas outra mulher roubou-lhe o coração. A única pergunta é: irá ela mantê-lo… ou dá-lo a comer aos que o querem morto?

Opinião:

Este é o terceiro livro da saga Predadores da Noite que leio. O primeiro foi O Beijo da Noite que não é propriamente muito introdutório em relação aos Predadores da Noite e, por essa razão, não fiquei muito empolgada com a série, apesar de achar a escrita da autora muito boa. Mas depois de, muito por acaso, acabar por ler Sedução na Noite, fiquei viciada e pretendo ler todos os livros desta série.

O Diabo Também Chora tem uma protagonista que achei muito misteriosa e enigmática em O Beijo da Noite. Nessa altura, não gostei muito dela. Neste livro, acabei por compreender toda essa aura de mistério que a rodeava. Katra mostra-nos uma personagem que podia ser mimada e caprichosa, por ser muito poderosa ou, por outro lado, cruel e fria, dada a vida de exclusão que viveu durante mais de dez mil anos, imaginem. No entanto, ela é incrivelmente espirituosa, divertida e sarcástica. Kat não pode ficar de braços cruzados, quando o mundo está em perigo, estando disposta a sacrificar-se a si própria pelo bem daqueles que ama. É uma personagem que cativa imediatamente, ao contrário de Sin. Achei-o demasiado "quadrado" e bruto, no início. Ele era super repetitivo, sempre a insultar a mãe de Kat. Sim, ele tinha razões para isso, eu sei. Mas era cansativo estar sempre a ler os mesmos insultos à mesma personagem. Aqui, a autora podia ter usado mais originalidade e, dado o facto da mãe de Kat ser mesmo odiosa, não devia ser difícil.

Com o passar das páginas, é nos mostrado o passado de Sin e levantado o véu sobre os seus sentimentos e receios. Com a evolução do seu amor por Kat, vamos vislumbrando um outro lado dele, um lado vulnerável, com uma fragilidade quase palpável que nos cativa. Aí passei a adorar esta personagem e a achá-la quase tão carismática como o Valério (Sedução na Noite), contudo faltou o quase...

Acheron foi uma grande surpresa neste livro. Os diálogos que teve com a filha deixaram-me com uma grande vontade de ler o livro que conta a sua história. Questiono-me como um "homem" com um passado tão sofrido, que foi humilhado e maltratado por todos os que o deviam proteger e traído de forma cruel por quem mais amava pode manter o coração tão puro. Quando ele disse a Kat: "O diabo também chora quando olha à sua volta no inferno e descobre que está sozinho", fiquei encantada com ele. Esta frase, na minha opinião, deu origem ao título do livro e o seu contexto não podia ter sido melhor, pois não dizia apenas respeito a Sin, mas dizia também respeito ao próprio e a todos os outros Predadores da Noite, personagens com passados trágicos e cuja salvação para o seu futuro é quebrar a solidão com o amor.

Adorei este livro. Mas não consigo decidir se o prefiro a Sedução na Noite. Acho que são os dois muito bons, cada um à sua maneira. Kat consegue bater Tabitha, mas Sin não consegue bater Valério, apesar de quase empatar com ele.

O melhor: A oportunidade de conhecermos melhor a personagem Katra.

O menos bom: A personalidade bruta do protagonista masculino Sin.

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no blogue Segredo dos Livros

Comentários