Anime vs Dorama: Kuragehime (Princess Jellyfish)

anime-vs-dorama-Kuragehime-Princess-Jellyfish
No seguimento de dois dos meus últimos posts sobre Kuragehime (Princess Jellyfish), anime e dorama, decidi fazer um duelo para confrontar estas duas adaptações e declarar um vencedor. Assim sendo, segue abaixo o acalorado duelo Anime vs Dorama: Kuragehime (Princess Jellyfish). 

Para saberem a minha opinião sobre cada uma das obras basta clicar nas imagens abaixo.


Decidi dividir este duelo em batalhas ou rounds, são elas: Personagens, História, Cenários e Guarda-Roupa.




Um dos pontos mais importantes de qualquer obra que se preze são as suas personagens. Muitas vezes quando recordamos uma obra podemos nem nos lembrar da história, mas podemos facilmente recordar alguma personagem que nos marcou, por uma ou outra razão.

As personagens de qualquer tipo de obra necessitam de várias características para serem bem sucedidas e cativarem os espetadores, aqui destaco, essencialmente, um bom desenvolvimento, empatia e carisma. Um bom desenvolvimento e empatia mantém-nos presos à personagem e o carisma torna-a inesquecível.

poster-Tsukimi-Kurashita-anime-Kuragehime

Estamos a falar de duas obras com a mesma origem: o mangá. Enquanto que o anime foi produzido quando o mangá ainda estava em fase de criação. O dorama teve como vantagem a conclusão do mangá alguns meses antes de ser produzido. Assim sendo, seria de esperar que o dorama fosse o vencedor no que toca ao desenvolvimento das personagens, mas não foi esse o caso, de facto, o anime conseguiu nos cativar com personagens caricatas, mas mais originais e genuínas do que as apresentadas no dorama. Para além disso é no anime que conseguimos mais facilmente intuir os sentimentos das personagens, principalmente do protagonista Kuranosuke que no dorama me pareceu demasiado apagado, com falta de vitalidade.

No anime, Kuranosuke é brilho, espontaneidade e alegria, no dorama o ator escolhido para o papel é de facto muito bonito e talentoso, mas faltou algo… Por seu lado, a Tsukimi esteve equilibrada tanto no anime como no dorama, mas mais carismática no anime.

poster-Kuranosuke-Koibuchi-anime-Kuragehime

Enquanto que o anime não necessitou de atores de carne e osso para interpretar as personagens como o dorama, o que é certo é que necessitou de excelentes dubladores e nesse ponto prometeu e cumpriu com uma dublagem irrepreensível e zero defeitos.

poster-personagens-anime-Kuragehime

No dorama tivemos um bom casting, com atores competentes a serem merecidamente escalados para os papéis, mas o que é certo é que, por vezes, não é fácil interpretar uma personagem de anime que já possui alguns fãs, além de se tratarem de personagens bastante caricatas, sendo difícil cativar o público mais exigente e que já conhece a fundo as personagens.

Nesta primeira ronda o vencedor é...



É óbvio que ambas a obras possuem o mesmo enredo, contudo existem alterações subtis entre ambas que fazem com que uma se destaque mais do que a outra. Mas apesar de tudo é óbvio que é o dorama que apresenta a história mais completa, uma vez que o manga já havia sido finalizado quando foi produzido e exibido, ao contrário do que se sucedeu com o anime, lançado em 2010, sete anos antes da conclusão do manga.

cena-anime-Kuragehime-Princess-Jellyfish
As residentes de Amamizukan sob disfarçe.

O anime termina quando a mãe de Chieko, dona do prédio onde vive a protagonista com as colegas, retorna ao Japão e retira inesperadamente a sua intenção de vender Amamizukan, solucionando o problema das personagens cuja a criação de vestidos para salvar o prédio fica-se apenas pela primeira peça da coleção, um vestido para o qual Tsukimi utiliza o colar de pérolas da mãe de Kuranosuke. O dorama por sua vez continua a luta das nossas otakus e Kuranosuke para manter Amamizukan criando para isso uma colação de roupa chamada Jellyfish e baseada nas águas-vivas e tendo Tsukimi como designer. Toda esta interação contribui para aprofundar a relação das personagens.

cena-dorama-Kuragehime-Princess-Jellyfish
Tsukimi prepara mais uma peça da coleção Jellyfish.

É também no dorama que a relação entre Tsukimi e Shu se vai aprofundar, por outro lado a sua relação com Kuranosuke parece se ir esbatendo ao longo dos episódios do dorama para meu desgosto, mas independente disso é no dorama que assistimos à conclusão da história e ao verdadeiro amadurecimento das personagens, principalmente de Tsukimi e das suas estranhas colegas de casa.

Assim sendo, a obra que melhor desenvolveu a história é...

Aqui como cenário quero apontar qual a obra que melhor criou um mundo para a ambientação da história. O anime foi irrepreensível nesse ponto, mas o dorama também não se ficou atrás, sendo que houve um grande cuidado da parte dos produtores do dorama em encontrar os cenários ideais para o desenvolvimento da história de Kuragehime.

cena-dorama-Kuragehime-Princess-Jellyfish
Quem diria que Amamizukan iria se tornar no palco para um desfile de moda.

Mas apenas pode haver um vencedor em cada round e neste caso confesso que fiquei dividida, contudo vou ter que apontar o dorama pela simples razão de que nos apresentou uma variedade de cenários muito maior do que o anime e alguns foram memoráveis como quando decorram a sala principal de Amamizukan para fazer o seu primeiro desfile de moda ou até mesmo o aquário para o desfile final.

Concluindo o vencedor do round cenários é...

Nesta categoria, contrariamente ao que seria de esperar, vou apontar o anime para lá de qualquer dúvida. As razões são as indumentárias de Kuranosuke, cujo dorama não conseguiu fazer frente, e aquele magnífico primeiro vestido que as residentes de Amamizukan criaram juntas com o detalhe mágico das pérolas do colar da mãe do Kuranosuke. Apesar do dorama apresentar muitas outras peças da coleção Jellyfish, nenhuma delas consegue chegar aos calcanhares do anime...

poster-Kuranosuke-Koibuchi-anime-Kuragehime
O visual único de Kuranosuke no anime.

poster-Kuranosuke-Koibuchi-anime-e-dorama-Kuragehime
A comparação entre anime vs realidade…

O vencedor do round guarda-roupa é...

Apesar do aparente empate técnico entre as duas obras, com o anime a vencer na categoria Personagens e Guarda-Roupa e o dorama a vencer as categorias História e Cenários, só posso nomear um vencedor e como considero o desenvolvimento e carisma das personagens um dos pontos mais importantes de qualquer obra, contra aquilo que seria de prever no início vou declarar como grande vencedor deste duelo Anime vs Dorama o...

Comentários

  1. Boa Tarde!
    Estamos na semana Santa.
    Não poderia deixar de passar aqui, mesmo que seja com um comentário colado, fique na certeza de que os meus votos são verdadeiros.
    Cada Semana Santa é uma oportunidade de revivermos o amor de Deus por nós e para que continuamos no caminho da conversão.
    Na Semana Santa, celebramos a paixão, morte e ressurreição daquele que veio ao mundo para modificá-lo, JESUS, e trazer a boa nova que os homens de boa vontade esperavam para transformar o mundo em lugar mais harmonizado.
    O VERDADEIRO ESPIRITO PASCOAL é a RENOVAÇÃO. Renovação de nós como seres humanos em todos os sentidos.
    Desejo que o verdadeiro sentido da Páscoa esteja presente na sua vida com muita paz, muitas alegrias, paz, esperança muito amor e muitas energias renovadas.
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!