Polar, Netflix | Opinião Filmes

filme-Polar-Netflix
Dados Técnicos:
Título original: Polar
Diretor: Jonas Akerlund
País: EUA
Ano: 2019
Classificação: M/18
Género: Ação, Crime, Drama
Elenco: Mads Mikkelsen, Vanessa Hudgens, Katheryn Winnick, Fei Ren, Ruby O. Fee, Matt Lucas, Robert Maillet, Anthony Grant, Josh Cruddas, Lovina Yavari, Ayisha Issa, Pedro Miguel Arce, Anastasia Marinina, Martin Zolotarev

Sinopse:

Polar é a adaptação cinematográfica da graphic novel de Víctor Santos. O maior assassino do mundo, Duncan Vizla, o Black Kaiser (Mads Mikkelsen), quer se aposentar. O problema é que seu ex-chefe acha que ele vai atrapalhar os negócios. Contra a vontade, ele terá agora que enfrentar um implacável exército de assassinos mais jovens, mais rápidos e decididos a silenciá-lo a qualquer custo (Fonte: Netflix).

Opinião:

filme-Polar-Netflix
Poster do filme.

Hoje venho vos falar de um filme original Netflix que é um autêntico espetáculo visual de sangue, sexo, drogas e violência gratuitos e que não é certamente para todos os tipos de estômagos, dada a enorme quantidade de violência gráfica e quase gratuita que exibe, digo "quase" porque toda a violência contida no filme tem um propósito mais ou menos pensado e toda ela acaba por ser perfeitamente justificável.

Ao longo de Polar acompanhamos a história de Duncan Vizla, um assassino profissional extremamente competente que trabalha para uma empresa que faz um avantajado acordo com os seus colaboradores, assim que eles completam cinquenta anos podem se reformar e têm direito a uma avultada quantia de dinheiro, o problema é que a dita empresa, gerida por Mister Blut, não pretende pagar esse dinheiro aos colaboradores aposentados e sim eliminá-los, recorrendo ao serviço dos seus colaboradores mais jovens para o efeito.

Katheryn-Winnick-filme-Polar-Netflix
Katheryn Winnick está deslumbrante num papel de femme fatale.

Os problemas começam para o nosso protagonista devido ao facto deste estar prestes a completar cinquenta anos e com isso finalmente conseguir a tão almejada reforma, juntamente com oito milhões de dólares mais uns trocos, mas o seu patrão não pretende dar dinheiro nenhum aos seus assassinos reformados e Vizla é marcado como alvo. O que se sucede é uma autêntica caça ao homem por parte de um bando de personagens excêntricas e com um guarda-roupa de um colorido deslumbrante para os nossos olhos, mas que é na verdade um reflexo da graphic novel da qual a história é adaptada.

Mads-Mikkelsen-e-Vanessa-Hudgens-filme-Polar-Netflix
Mads Mikkelsen e Vanessa Hudgens são as figuras centrais deste filme.

Mads Mikkelsen interpreta o nosso Duncan e toda a natureza fria e talento imbatível do ator nórdico parecem se encaixar que nem uma luva no papel, a sua forma física também está invejável e perfeita para o corpo de um assassino treinado. Vanessa Hudgens é a grande surpresa do filme, apesar do seu papel não ser muito ativo no decurso do filme, ela acaba por ter um papel decisivo e preponderante nos capítulos finais de Polar. A jovem atriz parece se afastar com sucesso dos seus anteriores registos de comédia romântica com um papel bem mais sério e dramático do que o temos visto dela até ao momento.

Os assassinos contratados para perseguir e eliminar o nosso anti-herói nunca nos chegam a parecer um desafio para Duncan, apesar disso as suas personalidades peculiares e ações completamente non-sense fazem com que assistir a este filme seja uma viagem de adrenalina e expectativa em doses generosas.

Cena-filme-Polar-Netflix
Um grupo de assassinos muito peculiar é enviado para matar o protagonista de Polar.

Sim, estamos perante um filme recheado de exageros, com personagens caricaturadas e atitudes estranhas, mas ao mesmo tempo Polar é aquele tipo de filme que nos consegue conquistar com pouco, uma vez que o seu protagonista de poucas falas não passa de um homem atormentado pelo passado e que só quer passar os últimos anos da sua vida em paz, mas tal como acontece com John Wick, o mundo do crime não está disposto a deixar Duncan Vizla também conhecido como Black Kraiser em paz. A partir daqui temos uma perseguição ao nosso homem, que inicialmente até ocorre por motivos profissionais (para não lhe pagarem a reforma), mas que rapidamente adquire contornos pessoais para o sádico e extravagante Mister Blut.

Duncan sofre horrores durante o filme.
Com uma banda sonora espetacular e cenas fortes que, por vezes, me fizeram fechar os olhos (tenho uma certa intolerância a cenas de tortura, porque a pessoa está completamente indefesa e vulnerável), Polar é um filme que me conquistou, apesar de não ser à primeira vista um filme que me fosse cativar por aí além. E atenção, depois de toda esta viagem de adrenalina ainda temos tempo para uma grande revelação final e que até abre portas para uma possível continuação.

O melhor: Mads Mikkelsen e Vanessa Hudgens.

O menos bom: Gosta de ter visto algumas partes do enredo melhor desenvolvidas, nomeadamente, o passado do protagonista.

Comentários