O Pistoleiro, Stephen King | Opinião Livros

O-Pistoleiro-Stephen-King

Sinopse:

No primeiro livro desta série brilhante, Stephen King apresenta os leitores a uma das suas personagens mais enigmáticas, Roland de Gilead, o último dos pistoleiros. Roland é uma figura marcante, um solitário numa viagem arrebatadora em direção ao bem e ao mal. No seu mundo desolado, que reflete assustadoramente o nosso, Roland persegue o homem de negro, conhece a atraente Alice e começa a sua relação de amizade com um rapaz de Nova Iorque chamado Jake. Ao mesmo tempo realista e onírico, O Pistoleiro deixa os leitores ansiosos pelo novo capítulo desta série.
Passada num mundo de circunstâncias extraordinárias, com um imaginário visual espantoso e personagens inesquecíveis, a série A Torre Negra é ímpar. A obra mais visionária de Stephen King, um misto mágico de fantasia e horror.

Opinião:

Alguns dias após assistir ao filme A Torre Negra na Netflix, ouvi falar numa futura adaptação televisiva da série pelas mãos da Amazon com duas atrizes portuguesas (Joana Ribeiro e Ana Padrão) e corri até à biblioteca para requisitar o primeiro livro da série: O Pistoleiro. Agora, depois de finalmente ter concluído a leitura desta que foi a minha primeira obra de Stephen King, um autor sobre o qual tinha curiosidade à imenso tempo, não consigo deixar de pensar em como o filme não tem nada a ver com o livro. 

As três personagens principais de O Pistoleiro têm os mesmos nomes e a mesma finalidade no filme e no livro, mas de resto tudo é diferente: as suas personalidades, aspetos físicos e destinos são completamente diferentes e até o seu passado, principalmente o de Jake e do próprio Pistoleiro, são completamente distintos em ambas as obras. Em relação ao Homem de Negro, ele permanece um completo mistério no filme e no livro, o que o torna na personagem mais consistente em ambas as obras. Julgo que será por esta falta de identificação do filme com o livro que o primeiro se acabou por se revelar um fracasso de bilheteiras e desiludir os fãs, apesar dos excelentes atores Idris Elba e Mathew McConaughey, que muitas vezes com pouco apoio conseguem fazer um filme brilhar. A história não tinha profundidade como a série literária essa é a verdade e sem material para trabalhar os atores não podiam fazer grande coisa.

No primeiro livro da série pouco sabemos sobre as personagens e é aos poucos que Stephen King vai levantando o véu sobre quem são aquelas personagens estranhas que habitam um mundo ainda mais estranho, com demónios que possuem as pessoas e restos de uma civilização antiga que parece ser a nossa civilização no presente. Será esta história um prenúncio sobre o futuro fim da Humanidade?

O Pistoleiro pode ser considerado um volume introdutório não avançando em grande medida no Universo que nos apresenta, apesar do autor nos levantar o véu sobre o passado de Roland, O Pistoleiro, ele não nos revela tudo o que aconteceu e levou o nosso anti-herói a perseguir incansavelmente o Homem de Negro, independentemente dos danos colaterais. É claro que ficamos com uma ideia muito genérica sobre aquilo que poderá ter acontecido, mas acabamos o livro sem saber ao certo como Roland se tornou no ultimo dos Pistoleiros nem nas suas motivações para perseguir o Homem de Negro de modo obsessivo tal e qual o Naruto a perseguir o Sasuke.

Jake é um menino empurrado para o mundo do Pistoleiro pelo Homem de Negro por razões ainda desconhecidas. Sei, pelo filme, que o papel de Jake, o rapaz ainda não acabou e que ainda vamos ouvir falar dele no futuro. O Homem de Negro é uma personagem poderosa e misteriosa sobre a qual ficamos com a sensação de saber ainda menos quando acabamos a leitura deste primeiro volume da série.

Concluindo, este livro por si só não é suficiente para cativar os fãs e conquistar leitores, por essa razão voltei à biblioteca para requisitar os próximos dois volumes da saga A Torre Negra: A Escolha dos Três e As Terras Devastadas. Aquilo que posso apontar para já é que os volumes vão aumentando de tamanho à medida que a série avança e isso é um bom sinal, porque precisamos de mais história, mais desenvolvimento das personagens para que esta série possa nos conquistar e confesso que estou disposta a ser conquistada para que quando a série da Amazon for lançada possa vibrar com o Universo fantástico criado pela mente de Stephen King, um autor já com uma extensa obra, por vezes, infeliz com adaptações ao grande e pequeno ecrã de baixa qualidade, mas noutras vezes com grandes êxitos como Carrie: A Estranha, filme de 1976 que celebrizou Sissy Sapeck como uma grande atriz e Brian De Palma como um realizador de sucesso.

Citações:

O homem de negro fugiu pelo deserto e o pistoleiro foi no seu encalço.
O deserto era a apoteose de todos os desertos, enorme, enfrentando o céu ao longo do que poderiam ser parsecs em todas as direções.
Verão e calor.
Agosto chegara à terra como um amante vampírico, matando a terra e as colheitas dos agricultores, tornando brancos e estéreis os campos da cidadela.


Sobre o autor:


Romancista norte-americano, Stephen King nasceu em 1947 em Portland, no Maine. Deu início aos seus estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos, ao mesmo tempo que fazia parte de um grupo amador de rock. No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. Entretanto, editava o jornal do liceu, The Drum, e escrevia para o jornal local, o Lisbon Weekly Enterprise. Publicou o seu primeiro conto, In a Half-World of Terror, num fanzine de terror. Em 1970, licenciou-se pela Universidade do Maine e, de 1971 a 1974, Stephen King deu aulas numa escola secundária, até ter publicado o seu primeiro romance, Carrie (1974), a história de uma rapariga com poderes telecinéticos. Atirou as primeiras páginas do trabalho ao lixo, mas foram resgatadas pela esposa, que o encorajou a continuar. A obra não teve senão um sucesso modesto, mas, depois da sua adaptação ao cinema e com a publicação do romance A Hora do Vampiro (1976), Stephen King conseguiu afirmar-se como um importante escritor.

Comentários

  1. Salvo engano, o filme foi uma tentativa de contar a historia da serie inteira de livros, entao fica dificil comparar a historia dos personagens entre filme e livro baseando apenas na leitura do primeiro livro.
    Mas boa leitura nos proximos livros, e nao esqueca de "O vento pela fechadura", que foi lancado depois do ultimo livro da serie, mas se encaixa no meio da historia e vale muito a leitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário :)
      Eu tinha ficado com a ideia que o filme pretendia preparar caminho para uma série que não se chegou a concretizar devido às fracas audiências do filme... Foi o que li na net, mas sabemos que às vezes as fontes não são as melhores.
      Se pretendiam contar a história da série inteira de livros num único filme é porque não deviam estar a pensar com clareza. Como foi que eles pensaram que conseguiam fazer isso? Impossível.
      Obrigada pela dica, mas mesmo sem querer requisitei "O vento pela Fechadura" lá na biblioteca a pensar que era o segundo volume... Agora que percebi o erro só tenho que pesquisar qual a ordem correta para o ler, sim porque eu quero ler toda a série!

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!