TOP 7 - Momentos mais emocionantes de Naruto

poster-top-7-melhores-momentos-de-naruto
Uma das coisas que me dá mais prazer é falar sobre aquele que é o meu anime favorito de todos os tempos, Naruto. Mesmo com todas as suas falhas e defeitos, Naruto foi o anime que mais me marcou até hoje e aquele que me tornou efetivamente numa grande fã de animes e me conduziu até aos doramas.

Vários foram os momentos que me marcaram em Naruto e na sua sequência Naruto Shippuden, momentos inesquecíveis e emocionantes que ainda hoje estão bem presentes na minha memória, foi nesse sentido que decidi criar este TOP 7, onde vou enumerar, por ordem cronológica, alguns dos momentos mais impactantes de Naruto e Naruto Shippuden, isto é claro, do meu ponto de vista.


Segue abaixo o meu TOP 7 - Melhores Momentos de Naruto:




1- Rock Lee vs Gaara (Naruto)

rock-lee-vs-gaara


Uma das lutas mais emocionantes do Naruto Clássico que nem sequer é encabeçada por um dos protagonistas do anime e sim por duas personagens desconhecidas até ao início da primeira fase dos exames chunin, Rock Lee e Gaara, que se tornarão em duas das personagens mais populares do anime.

Uma das lutas da segunda fase dos exames chunin à partida desigual e que, apesar de ser realmente desigual, revela-se mais renhida do que seria de supor com Rock Lee a mostrar uma fibra e resiliência incríveis, apenas igualadas pela fibra e resiliência do próprio Naruto.

rock-lee-vs-gaara-gif

Rock Lee é um génio do Taijutsu e, principalmente, do esforço (tal como Naruto), um shinobi desprovido da capacidade de usar qualquer tipo de ninjutsu, tendo que recorrer apenas ao Taijutsu e nesse sentido tornou-se no melhor a par do seu sensei Maito Gai, por quem desenvolveu uma admiração obsessiva. Rock Lee procura imitar o seu sensei em tudo, incluindo no vestuário e no penteado.

rock-lee-vs-gaara-gif

Enquanto que este combate é, infelizmente, o ponto alto da participação de Rock Lee em todo o anime, por outro lado Gaara é uma das personagens que mais evolui a par de Naruto, sendo que ele é indubitavelmente aquele que mais evolui emocionalmente adotando os ideais de Naruto, que passa a considerar um grande amigo e exemplo para si.

A infância de Gaara surge como um espelho da infância de Naruto, sendo este a sua contra parte, isto é aquilo em que Naruto se podia ter tornado caso se tivesse deixado corromper pela escuridão. Gaara torna-se num jinchuriki sádico e cego pelo desejo de vingança contra todos aqueles que o desprezaram. Na sua luta contra Rock Lee ele acaba por aprender uma valiosa lição que é não subestimar o adversário à partida mais fraco, porque pode acabar por ser surpreendido.

rock-lee-vs-gaara-gif

Quem não se recorda do momento em que Rock Lee solta os pesos que usava nos tornozelos? A cena icónica é até hoje referida como uma das mais surpreendentes de Naruto Clássico.

O combate entre estes dois personagens pode não estar ao nível dos combates mais elaborados na fase subsequente de Naruto, mas é impressionante como se tornou um dos mais memoráveis de todo o anime pela importância das personagens para o futuro da história e pelo seu impacto sobre os espetadores.




2- Naruto vs Gaara (Naruto)

naruto-vs-gaara


Este momento inesquecível foi encabeçado pelo protagonista do anime, Naruto e por Gaara. Tratou-se de um combate não oficial para deter um Gaara psicótico e completamente fora de controlo que pretendia ajudar Orochimaru, mesmo  que sem saber, a conquistar a Vila de Konoha.

Mais do que uma luta tivemos aqui um duelo de pontos de vista que mudou o rumo de uma das personagens mais carismáticas da série, Gaara, deu origem a uma grande amizade entre ele e Naruto e em última instância conduziu à missão de resgate levada a cabo no início de Naruto Shippuden que encabeça outro dos momentos mais emocionantes desta lista.

gif-gaara-anime-naruto

Gaara é, para além de Naruto, uma das minhas personagens favoritas do anime, sendo estranho e pouco sociável mas ao mesmo tempo maduro e carismático. O modo como ele adotou os ideias e Naruto e os tomou para si é absolutamente cativante e não podemos deixar de torcer para que tudo corra bem para ele.

Foi nesta luta que tivemos a oportunidade de ver outro jinchuriki em ação e perceber como o rumo de Naruto podia ter sido muito diferente, a vida destas duas personagens é marcada pela dor e pela solidão e o modo como ambos apreenderam a lidar com isso e seguir em frente é deveras inspirador para todos os fãs.

Este combate ajudou Naruto a definir os seus pontos de vista e aquilo que pretendia realmente para o futuro e fez Gaara ver que afinal ainda havia esperança, que a sua vida não precisava ser marcada pela dor e pela solidão no futuro, que ele podia trilhar outro caminho e conquistar a confiança e o amor do seu povo.

gif-naruto-vs-gaara

O final da luta entre Naruto e Gaara não podia ser mais emocionante, ninguém adivinharia que tudo ia acabar daquele modo, mas desde o início dos exames chunin que Naruto nos surpreende com os seus recursos improváveis na hora certa.



3- Naruto vs Sasuke (Naruto)


naruto-vs-sasuke

A primeira luta entre Naruto e Sasuke no Vale do Fim teve contornos épicos e marcou o final do Naruto Clássico, sendo que tudo o que tivemos depois deste arco narrativo foi um desfilar de episódios filler extremamente maçadores e sem graça até à tão aguardada estreia de Naruto Shippuden.

Este duelo inicial entre Naruto Uzumaki e Sasuke Uchiha pode não ter sido tão aguardado nem ter tido contornos tão épicos como a luta final de ambos no Naruto Shippuden, mas foi a que marcou o início de toda a saga desesperada de Naruto para recuperar o amigo rebelde, Sasuke Uchiha.

gif-naruto-vs-sasuke

Desde o primeiro episódio de Naruto que somos confrontados com a rivalidade acesa entre Naruto e Sasuke e o quanto eles são parecidos apesar de nunca o admitirem. Ambos são órfãos que vivem à parte, mas enquanto Sasuke é admirado pelos outros, Naruto é visto como um empecilho pelos colegas o que acabou por acender a rivalidade entre ambos, uma vez que Naruto se ressentia da falta de atenção e do constante desprezo que sofria por parte de toda a Vila sem saber a razão para tal.

Esta luta entre ambos era previsível desde o início do anime em que qualquer coisa podia acender o rastilho entre ambos. Quando Sasuke vê a evolução de Naruto, também ele se passa a ressentir do poder do colega, porque ele quer ser mais forte para poder se vingar do irmão e não vê essa evolução em si próprio, quando Orochimaru lhe oferece poder, Sasuke não olha para as consequências dos seus próprios atos e abandona Konoha sem olhar para trás, mas Naruto promete aos outros e, principalmente, a si próprio que irá trazer o amigo de volta para a Vila, a sua jornada será tortuosa, mas nada impedirá o ninja laranja de Konoha de cumprir a sua promessa.

gif-naruto-vs-sasuke

Com a ajuda de alguns colegas Naruto consegue apanhar Sasuke no Vale do Fim e luta com ele quando não o consegue demover por palavras a voltar para a Vila, no final desta luta emocionante assistimos à inevitável partida de Sasuke...



4- A captura de Gaara pela Akatuki (Naruto Shippuden)

Naruto Shippuden não podia começar de modo mais grandioso, a luta de Gaara, agora Kazekage da Vila Oculta da Areia, contra Deidara e Sasori, dois poderosos elementos da Akatsuki e a sua consequente captura emocionou todos os espetadores, mas foi a desesperada missão de resgate levada acabo pela Vila Oculta da Areia juntamente com Konoha um dos pontos mais altos da segunda parte do anime que marcou o regresso de Naruto às missões ninja e mostrou que afinal havia jinchurikis estimados pelos seus pares e pelos aldeões das suas vilas.

Quando a Akatsuki começou a capturar os jinchurikis para o seu plano macabro de destruição do mundo não encontrou muita resistência, uma vez que os jinchurikis eram comummente desprezados e temidos pelas suas Vilas, mas quando chegou a vez de Gaara a coisa mudou de figura e é aqui que a Akatsuki acaba por sofrer as suas primeiras baixas de peso: Sasori e Deidara.


gaara-vs-deidara-anime-naruto-gif

No nosso primeiro contacto com Gaara após o fim dos exames chunin, uma vez que não conto com os episódios filler em que este apareceu, verificamos o quando ele amadureceu verdadeiramente e se tornou no novo Kazekage da Vila Oculta da Areia, curiosamente o sonho de vida de Naruto.


gaara-vs-deidara-anime-naruto-gif

A captura de Gaara e a consequente extração do bijuu do seu interior, que lhe causou a morte, constitui uma sequência alucinante de cenas emocionantes que provaram que Naruto Shippuden ia conquistar todos os fãs de Naruto e não só. Foi essencialmente a crença de Naruto em Gaara que convenceu Chiyo a fazer o derradeiro sacrifício para trazer Gaara de volta à vida, sendo mais uma vez o papel do ninja laranja de Konoha determinante.




5- A morte de Jiraiya (Naruto Shippuden)

morte-de-Jiraiya-anime-naruto-shipudden
Jiraiya também conhecido por Ero-senin foi aquela típica personagem de apoio que estava lá para orientar Naruto e fazê-lo crescer enquanto shinobi e ser humano. A sua morte, ironicamente às mãos de outro dos seus alunos, Nagato Uzumaki, foi ao mesmo tempo dramática e de uma construção e condução genial por parte de Masashi Kishimoto, autor de Naruto.


A luta entre Jiraiya e os seis caminho de Pain foi do melhor que assisti em Naruto Shippuden, um duelo entre duas das personagens mais poderosas do anime que mostrou o quanto Jiraiya era inteligente e perspicaz apesar da suas personalidade pervertida e brincalhona, não foi à toa que Jiraiya foi convidado por três vezes para assumir o posto de Hokage, apesar de sempre ter recusado.


A morte de Jiraiya levou Naruto a ter que suportar a sua perda de modo intenso, nos últimos anos Jiraiya havia se tornado no pai que Naruto não chegou a ter por fatalidade do destino. Os conselhos sábios de Jiraiya aliados ao seu sentido de humor pervertido tornaram-no numa das personagens mais populares do anime e a sua morte entristeceu muitos fãs, mas consigo perceber que foi necessária para o crescimento de Naruto enquanto pessoa.



Jiraiya acreditava piamente na profecia que dizia que ele ia encontrar uma criança que ser iria tornar no salvador do mundo, primeiro pensou em Minato, pai de Naruto, mas a sua morte precoce o fez repensar, depois pensou em Nagato, mas este acaba por se deixar levar pela escuridão em seu coração após a perda do melhor amigo Yahiko e se tornar no carrasco do seu sensei. No final, Jiraiya morre com a firme convicção que afinal a criança da profecia é o próprio Naruto Uzumaki.




6- Naruto vs Pain (Naruto Shippuden)

Quem não se lembra da espetacular entrada de Naruto como a última esperança da Vila para combater contra Pain numa Konoha já destruída e derrotada? Inesquecível! O surgimento de Naruto no modo senin e sobre o grandioso sapo Gama juntamente com outros sapos gigantescos no momento certo impactou todos os espectadores com a sua grandiosidade e é até hoje recordado como o momento mais grandioso do Naruto Shippuden.

O combate entre Naruto e Pain foi um dos pontos mais altos de todo o anime, com Naruto a provar o quanto havia evoluído. Contudo, a sua entrada impactante acabou por não durar muito, pois Pain era de facto um adversário extremamente poderoso, quase a perder o combate Naruto recebe uma ajuda inesperada: Hinata.

Foi na luta entre Naruto e Pain que assistimos à mais espetacular declaração de amor de todo o anime. Hinata tenta ajudar Naruto ao mesmo tempo que confessa o seu amor por ele. Mas ver Hinata a ser brutalmente espancada leva Naruto a perder o controlo sobre o chakra da Kurama e a libertar mais caudas do que seria seguro ganhando novamente vantagem na luta.


O diálogo que se segue entre Naruto e Nagato acerca do ideal de paz de cada um é de uma inspiração digna de nota. Quem gosta principalmente das cenas de ação e luta, achou que foi maçador e cortou o ritmo acelerado até então, quem como eu aprecia bons diálogos e reviravoltas no enredo, esta foi sem dúvida a conversa mais inspirada e instrutiva do anime. A capacidade de Naruto em inspirar os outros e fazê-los mudar de opinião é um dos pontos mais fascinantes sobre esta personagem, uma vez que é à partida identificado como alguém pouco inteligente e mais dado à ação do que à estratégia e raciocínio, mas muitas vezes acabamos surpreendidos pela sua perspicácia e capacidade de aprender muito rapidamente.



7- Sasuke vs Itachi (Naruto Shippuden)

A luta dos dois irmãos Uchiha constituiu um dos momentos mais emocionantes e aguardados de Naruto Shippuden muito por causa de Itachi Uchiha, uma das personagens mais marcantes de todo o anime e com a história mais trágica e bem desenvolvida dentro de um imenso role de personagens com vidas marcadas pela dor e pela perda.

Inicialmente apresentado como um dos grandes vilões do anime, a sua primeira aparição é já no fim de Naruto Clássico onde a sua atitude para com Sasuke faz jus à sua má fama e começamos a vê-lo como uma personagem desprezível. Mais tarde vamos identificando nele algumas características de anti-herói até que finalmente o vemos morrer como o herói que sempre foi, numa das lutas mais trágicas e tristes de todo o anime.


Itachi foi uma das personagens do anime que mais fãs conquistou ao longo de Naruto Shippuden, acabando por morrer como uma das mais queridas pelos espectadores. A sua devoção para com Konoha é louvável, mas o facto de ter assassinado todos os membros do seu clã, incluindo os seus próprios pais, colocava as pessoas de pé atrás... Mais tarde descobrimos que fê-lo por amor e devoção à Vila de Konoha e fez de tudo para manter o irmão mais novo vivo, inclusive juntou-se à Akatsuki para espiar a organização criminosa para a Vila.

A morte de Itachi fez-me chorar pelas circunstâncias em que ocorreu e tornou-se num dos momentos mais emocionantes do anime, confesso que odiei o Sasuke nessa altura mais do que a qualquer outra personagem, foi nesse momento em que desejei que ele não voltasse mais para Konoha e fosse derrotado por Naruto de modo humilhante. Mas Sasuke nunca foi uma das minhas personagens favoritas do anime por isso...

Quero ainda ressalvar que Itachi não perdeu o combate, ele simplesmente morreu devido à grave doença de que padecia devido ao uso excessivo dos seus poderes.



Outros momentos emocionantes:


O encontro entre Naruto e a mãe

gif-naruto-e-kusina-uzumaki

Um momento de levar às lágrimas. O primeiro e único encontro entre Naruto e a sua falecida mãe, Kushina Uzumaki, surgiu numa altura importantíssima para a história, ou seja no momento em que Naruto tentava controlar o chakra da Kyubi, numa tentativa desesperada de ganhar vantagem nas difíceis lutas que se avizinhavam.

O diálogo que se desenvolveu entre Naruto e a mãe emocionou a todos e levou muitos às lágrimas pelo seu simbolismo e por tudo o que significava para o nosso herói que finalmente se viu confrontado com o facto de ter sido amados pelos seus pais ao ponto de ambos terem sacrificado as suas vidas para o salvar e isso era tudo o que Naruto precisava saber para seguir a sua jornada.


O último encontro de Naruto com o pai

gif-naruto-e-minato

O segundo encontro entre Naruto e o pai, Minato Namikaze, o Quatro Hokage de Konoha, surgiu em plena guerra shinobi com um Naruto francamente debilitado e a precisar seriamente de ajuda. Minato surgiu para auxiliar o filho a derrotar Madara Uchiha com parte do poder da Kyubi que guardou no seu interior e finalmente entregar esse poder ao filho.

O momento em que se despede do filho para sempre é de fazer chorar as pedras da calçada não pela sua profundidade, mas porque sentimos que é sem dúvida a despedida definitiva entre ambos. Enquanto Naruto faz o seu relato de vida ao pai para que este conte tudo a Kushina, Minato vai se desvanecendo até, eventualmente, desaparecer para sempre num momento bastante emotivo.

Finalmente Minato passa todo o seu legado para o filho que se torna no novo herói de Konoha e, no futuro, acabará por se tornar no Sétimo Hokage de Konoha como sempre sonhou e tal como o pai.

Comentários