Falling for Sky (Cyborg Seduction 11), Laurann Dohner | Opinião Livros

Fallinf-for-Sky-de-Laurann-Dohner

Sinopse:

Mick sabia que trabalhar sozinha num local isolado seria aborrecido, mas um contrato de dez anos iria lhe garantir créditos suficientes para a sua reforma. Ela tem um robô para lhe fazer companhia e até fez um amigo através das comunicações via rádio com quem ela pode falar de tempos a tempos, quando Sky está a navegar perto da estações onde se encontra. Quando o seu contrato terminar, daqui a alguns anos, ela fantasia sobre confessar-lhe a sua verdadeira identidade como mulher e pode ser que ele esteja interessando em mais do que uma amizade. Até lá, ela deve seguir o protocolo mantendo a sua voz alterada de modo a parecer a voz de um homem.
Como um cyborg especialista em humanos, o trabalho de Sky inclui conversar com humanos, tentando conseguir alguma pista que os conduza aos Modelos Markus - andróides que pretendem acabar com todas as formas de vida. Ele aprecia particularmente conversar com um humano amigável que se encontra numa estação mineira situado num planeta deserto. Mas quando ele tem um choque ao descobrir não apenas que o seu amigo está sobre o ataque de um grupo de piratas, mas que "ele" é uma "ela". Mick é afinal o diminutivo de Mickyala e ela está cercada.
Sky sempre quis uma mulher da Terra para si, alguém que ele nunca teria de partilhar com os outros cyborgs. e Mick é dele. Tudo o que ele tem que fazer é desobedecer a ordens diretas, abandonar a sua missão atual e resgatar Mick, tudo antes do conselho o punir pelos seus erros.
É canja, como os humanos costumam dizer.

Opinião:

Como fã confessa de Laurann Dohner e, principalmente, da sua série Cyborg Seduction estava super ansiosa para o lançamento deste livro e, talvez por isso, fiquei um bocado desiludida com a história de Sky.

Sky era um dos meus personagens favoritos da série, apesar de uma ou outra vez ele me ter irritado com a sua mania que sabia tudo sobre os seres humanos e se ter tentado meter no meio de outros casais, mas eu queria que ele tivesse a sua miúda como os outros, porque afinal ele desejava isso mais do que eles desde o início e sempre que ele surgia acabava sozinho e a roer-se de ciúmes dos colegas. Na verdade, eu queria que ele sofresse um bocado antes de ficar com o miúda e não foi isso que aconteceu em Falling for Sky, foi tudo demasiado fácil para ele, tão surreal de fácil, o que torna este livro divertido de ler, mas pouco apaixonante. Não é um livro que nos rende momentos tensos e ao mesmo tempo emocionantes, é um livro morno, com cenas quentes como tão bem Laurann Dohner sabe escrever, mas que não passam disso mesmo.

Mick é uma personagem bem desenvolvida, com um passado sofrido e que sempre viveu com dificuldades financeiras ficando órfã muito nova, mas ela nunca baixou os braços e concorre para um trabalho solitário durante dez anos numa estação mineira automatizada, situada num planeta isolado e no qual não existe mais nenhuma forma de vida devido às condições agrestes do planeta, para, no futuro, ter uma vida mais desafogada em termos financeiros.

Durante quatro anos tudo corre da melhor maneira possível, afinal ela está completamente sozinha, num local  isolado e distante de tudo o que conhecia, a única coisa que a tirava do tédio, para além do seu robô de companhia, Jorg, era poder conversar via rádio com o capitão de uma nave, Sky, que de tempos a tempos passava por perto do planeta onde ela se encontrava, a voz de Sky, assim como a sua personalidade amigável e divertida faziam com que Mick se sentisse atraída por ele, mas acontece que ele não sabia que ela era uma mulher, pois de acordo com as regras ela tinha que alterar a voz, escondendo o seu verdadeiro género por questões de segurança. Afinal, uma mulher sozinha num local completamente isolado podia atrair problemas, mas mesmo cumprindo todos os protocolos de segurança, os problemas chegaram até ela, na forma de piratas do espaço e, por sorte, Sky está por perto para salvá-la. Irritou-me um bocado que ele só tenha decidido salvá-la quando ela confessou que era uma mulher, tinha sido muito melhor se ele tivesse salvado Mick para depois descobrir a verdade, assim as coisas não soaram abonatórias para Sky, pois fica explicito como água que se Mick fosse um homem, ele tinha-o deixado morrer... Não gostei nada disso.

A relação entre Sky e Mick é aquela típica relação relâmpago que estamos habituados a ver neste tipo de histórias, mas este relâmpago passou demasiado rápido para meu gosto. OK, eles já se conheciam à muito tempo, mas eles apenas falavam via rádio e ele julgava que ela era um homem, então como é que de um momento para o outro caíram de quatro um pelo outro e já falavam em amor. Faltou um conflito, talvez um outro elemento para tornar as coisas mais interessantes para este casal.

Concluindo, não vou dizer que não gostei de Falling for Sky, apenas esperava mais. Talvez Laurann Dohner nos tenha habituado a melhor e depois das fasquias estarem altas torna-se mais difícil sermos cem por cento conquistados pelas suas histórias. Sinto que a qualidade da série está a baixar, já o tinha notado no livro anterior da série Seducing Stag, e tenho muita pena disso. Laurann anda demasiado ocupada a criar outras séries, menos interessantes e mais passageiras infelizmente, espero do fundo do coração que ela se concentre mais em Cyborg Seduction e Novas Espécies no futuro.

O melhor: As novas descobertas envolvendo a actividade dos Modelos Markus, os primeiros grandes vilões da série, depois do Governo da Terra, porque afinal há maior vilão do que o próprio ser humano? Parece que não.

O menos bom: Uma história demasiado morna para nos conquistar a cem por cento, apesar dos protagonistas serem bem desenvolvidos.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Eu estou querendo ler esse livro, pois sou um aficcionado por Laurann Dohner. Ao ler sua análise fiquei com mais vontade de ler o livro, apesar de as ressalvas que você citou serem bastante pertinentes, mas o lerei em um futuro próximo. Adorei a dica, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Que bom encontrar mais um fã de Laurann Dohner! As minhas séries favoritas da autora são Cyborg Seduction e New Species, o meu problema é que a Laurann anda mais interessada em criar outras séries do que continuar as antigas e isso começa a ser frustrante.
      Não é que eu ache este livro mau, apenas tinha as expetativas demasiado altas.
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!