ReLIFE | Opinião Animes

poster-anime-ReLIFE

Dados Técnicos
Diretor: Tomo Kosaka
País: Japão
Ano: 2016
Episódios: 13 + 4 OVAS
Estúdio: TMS Entertainment
Género: Comédia Romântica

Sinopse:

Arata precisa de um emprego melhor e recebe uma oferta. Mas há um senão: fazer um tratamento para rejuvenescer da ReLIFE e voltar para o liceu durante um ano (Fonte: Netflix).

Opinião:

imagem-anime-ReLIFE
Personagens de ReLIFE,

ReLIFE é um anime absolutamente inspirador e olhem que hesitei durante muito tempo para assistir, havia qualquer coisa na premissa deste anime que me fazia pensar que ele não seria interessante, isto apesar de ter recebido boas indicações.

ReLIFE, como o nome indica, é uma história sobre recomeços e segundas chances, Arata Kaizaki é um jovem de 27 anos a quem é dada a oportunidade de voltar à adolescência, isso mesmo, durante um ano Arata fará parte da turma 3 da Escola de Aboa e terá que interagir com os colegas de turma de modo natural, mas é claro que acontecerão várias peripécias relacionadas com a verdadeira idade de Arata que nos farão rir imenso.

Arata-anime-ReLIFE-gif
A condição física de Arata não é das melhores.

O anime é composto por uma temporada de 13 episódios, lançada em 2016, e 4 OVAS lançados em 2018 para concluir a história que havia ficado incompleta. ReLIFE é tão bom que merecia mais uma temporada, mas a verdade é que existem muito bons animes que nem um OVA conseguem, por isso só temos a agradecer por, pelo menos, termos uma conclusão para a história de Arata e companhia.

O Projeto ReLIFE é um projeto inovador e secreto para o qual são selecionados jovens inadaptados que, por alguma razão, não conseguem se integrar na sociedade. Arata passou por uma experiência traumática no seu primeiro emprego e, por essa razão, não consegue encontrar um novo emprego e até mesmo interagir com os amigos, vivendo de aparências e fingindo ter um emprego. Arata tem, contudo um part-time numa loja de conveniência que não é suficiente para suportar os seus gastos, a sua família tem vindo a ajudá-lo, todavia a mãe informa-o que vai deixar de lhe enviar dinheiro, deixando o filho desesperado.

Arata-anime-ReLIFE
Arata torna-se cobaia do projeto ReLIFE.

Arata Kaizaki é um rapaz gentil e atento aos que o rodeiam, mas bastante triste e apático. Ele é escolhido para cobaia número dois do projeto ReLIFE e, sem outras opções, já que está completamente falido, acaba por aceitar, pois caso consiga ser bem sucedido, os Laboratórios ReLIFE irão encontrar-lhe um emprego e até cobrir todas as suas despesas enquanto participar no projeto. Mas o que ele não sabia era que este projeto iria mudar a sua vida para sempre e que o jovem triste e apático ia voltar a interagir com os outros e influenciá-los aos longo da sua jornada.

imagem-anime-ReLIFE

Durante os 13 episódios da primeira temporada de ReLIFE iremos acompanhar não apenas o trajeto de Arata, mas também dos seus colegas de turma, nomeadamente, Chizuru Hishiro, Kazuomi Oga, Rena Kariu, An Onoya, Ryou Yoake e Tamarai Honoka e da enorme influência que o protagonista terá na vida de todos eles.

Um anime muito bom, mas de algum modo desprezado pelos japoneses, o que fez com que não houvesse uma segunda temporada, ReLIFE cativa acima de tudo pelas suas personagens carismáticas e bem desenvolvidas, a começar pelo seu protagonista, Arata.

As personagens:

Arata-Kaizaki-anime-ReLIFE-gif
Arata Kaizaki
Chizuru-Hishiro-anime-ReLIFE
Chizuru Hishiro
Ryou-Yoake-anime-ReLIFE
Ryou Yoake
An-Onoya-anime-ReLIFE-gif
An Onoya
Rena-Kariu-e-Kazuomi-Oga-anime-ReLIFE
Rena Kariu e Kazuomi Oga
Tamarai-Honoka-anime-ReLIFE
Tamarai Honoka

Mais do que uma comédia romântica, ReLIFE é um anime que nos ensina importantes lições de vida sobre aproveitar a vida, influenciar positivamente os outros e criar recordações importantes para a nossa vida futura. Arata é um dos protagonisas mais carismáticos que podemos encontrar neste tipo de histórias, sendo que o seu impacto na vida dos adolescentes com quem passa a conviver de extrema importância para todos eles, isto apesar das suas recordações acerca de Arata virem a ser apagadas após a conclusão do projeto ReLIFE, mas como Ryou Yoake enfativa por várias vezes, mesmo que as recordações deles sejam apagadas, as experiências que eles viveram ficarão com eles e serão importantes para o seu futuro, já que fizeram parte do seu amadurecimento.


Rena-Kariu-e-Kazuomi-Oga-anime-ReLIFE
Rena e Oga, um casal muito fofo.
Arata-Kaizaki-e-Chizuru-Hishiro-anime-ReLIFE
Arata e Hishiro, outro casal muito bonito.

No final da primeira e única temporada de ReLIFE temos uma revelação surpreendente (que não posso comentar), revelação essa que já tinha intuído ao longo dos episódios e que me pareceu de algum modo óbvia, mas mesmo assim gostei. Ao mesmo tempo ficamos com pena por não podermos continuar a assistir mais ao amadurecimento destas personagens que tão facilmente nos conquistaram.

Concluindo, adorei ReLIFE e, apesar do final corrido, ainda bem que tivemos 4 OVAS para concluir a história de Arata que ficou indubitavelmente fechada, o que não acontece com muitos animes de qualidade que por aí andam como Ao Haru Ride e Suki-tte Li Na Yo. Se querem assistir a um anime ao mesmo tempo divertido e sério temos em ReLIFE um equilibrio perfeito que continua a conquistar até hoje os fãs de anime, mesmo os mais distraídos como eu...

O melhor: A mensagem que passa.

O menos bom: História concluída à presa.

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi Luciano.
      Removi o seu comentário por acidente e não sei como o recuperar... Peço desculpa.
      Trata-se realmente de um anime muito interessante, não é apenas uma comédia, aborda assuntos bastante pertinentes e faz-nos pensar na nossa própria vida, o que é impressionante.
      ReLIFE é um anime que vale mesmo a pena assistir.
      Abraço

      Eliminar
  2. Oi, Sonia desculpada, às vezes acontece. Aproveitando a oportunidade desejo-lhe um feliz Natal e um ano novo cheio de Luz e realizações Sonia. Tudo de bom para você. O seu blog é um dos meus locais prediletos, pois sempre encontro dicas inteligentes de livros, séries e animes. Um 2020 iluminado querida. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, basta clicar no sítio errado.
      Obrigada por me visitar, espero continuar com a sua companhia em 2020.
      Um Feliz Natal e um bom Ano Novo!
      Abraço

      Eliminar
  3. Oii Sónia, eu adoro ReLIFE, mas essa foi o único anime que eu já assisti e que me interessei. Queria saber em que gênero de anime ReLIFE se enquadra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Henrique.
      ReLIFE é realmente um bom anime e com um tema interessante. Em relação ao género em que se enquadra podemos dizer que se trata de um romance e slice of life, mas caso se refira à sua classificação por público-alvo como geralmente vemos os animes a ser classificados trata-se de um anime seinen, ou seja é um anime voltado para o público masculino adulto.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!