Cronologia e Personagens | Série Carbono Alterado

Carbono-Alterado-Cronologia-e-Personagens

Carbono Alterado é uma série de ficção científica criada por Laeta Kalogridis e baseada nos livros de Richard K. Morgan que vai já na segunda temporada. A primeira temporada, composta por dez episódios e protagonizada por Joel Kinnaman, estreou a 2 de fevereiro de 2018 na Netflix. A 27 de julho de 2018, a série foi renovada para uma segunda temporada, com Anthony Mackie assumindo o papel principal. A segunda temporada de Carbono Alterado, com oito episódios, teve a sua tão aguardada estreia na Netflix a 27 de fevereiro de 2020.

Carbono Alterado segue a vida da Takeshi Kovacs, o último emissário, que condenado a uma pena perpétua no "gelo" é trazido de volta à vida após 250 anos por um homem extremamente influente para descobrir quem foi o assassino do próprio. Contudo, ele acaba por descobrir muito mais do passado do que aquilo que estava à espera, principalmente, após o reencontro com a irmã Reileen e a descoberta de algo que o levará numa nova cruzada...

Uma vez que o mundo de Carbono Alterado é extremamente complexo e além disso não segue uma linha temporal constante, verificando-se vários saltos temporais confusos, decidi reconstruir a sequência temporal da série, enunciando os principais acontecimentos de Carbono Alterado até ao presente (final da segunda temporada). Espero que à medida que a série avance possa retornar a este post para ir completando a trajetória de Takeshi Kovacs, o nosso obstinado anti-herói. 

poster-série-Carbono-Alterado



Cronologia


Final do século 21 - Konrad Harlan e os outros fundadores chegam ao planeta Harlan.

2100 - Takeshi Kovacs nasce no planeta Harlan.

2112 - Takeshi Kovacs, com apenas 12 anos, mata o pai para proteger a irmã. Ele é então preso pela CTAC, que lhe oferece a "escolha" de se alistar, e o seu dispositivo é colocado no corpo de um adulto.


2122 - Takeshi (de volta ao seu corpo de nascença) reúne-se com a irmã, Reileen, que é agora um membro da Yakuza. Takeshi abandona o CTAC para a proteger. Enquanto estão escondidos, os dois são descobertos pelos emissários de Quellcrist Falconer e decidem juntar-se a eles.



2130 - Quell e os outros emissários são assassinados na Batalha de Stronghold, deixando Takeshi como o último emissário.

2134 - A trabalhar como mercenário no planeta Harlan, num corpo diferente, Takeshi é descoberto por Jaeger e os Proterados. O seu corpo é assassinado e o seu dispositivo colocado no gelo por 250 anos.



2384 - (Carbono Alterado, primeira temporada) O dispositivo de Takeshi é colocado no corpo do polícia Elias Ryder, no planeta Terra, onde é encarregue de encontrar o assassino de Laurens Brancroft.




2414 - (Carbono Alterado, segunda temporada) Takeshi, utilizando o corpo de uma cantora em Maghda Prime, é capturado por Trepp, uma caçadora de recompensas a mando de Horace Axley e trazido de volta ao planeta Harlan.




Personagens


Takeshi Kovacs (Protagonista)

Takeshi-Kovacs-série-Carbono-Alterado
Will Yun Lee, Joel Kinnaman, Anthony Mackie (da esquerda para a direita).

O protagonista de Carbono Alterado é um homem, literalmente, de vários rostos, de mãe japonesa e pai sérvio, o corpo de nascença de Takeshi é assumido por Will Yun Lee. Na primeira temporada Takeshi assume o corpo de um polícia de origem ocidental, Elias Ryder, sendo interpretado por Joel Kinnaman. Na segunda temporada Anthony Mackie tem a difícil tarefa de continuar a dar vida a uma personagem complexa e com várias camadas.
Nascido no planeta Harlan, Takeshi veio de uma família pobre, estando longe dos priveligiados, o seu pai era abusivo e num ataque de raiva acabou por matar a sua mãe, para proteger a irmã de um dos ataque do pai, Takeshi matou-o e foi capturado pelo Protetorado. Um dos membros do Protetorado, Jaeger acabou por o recrutar à força para se tornar num dos seus soldados, em troca Jaeger protegeria a irmã de Takeshi, mas acontece que ele acabou por a vender à Yakuza...




Reileen Kawahara (1ª Temporada)

Reileen-Kawahara-série-Carbono-Alterado
Dichen Lachman

Uma das personagens mais complexas e odiadas de Carbono Alterado, Reileen é interpretada por Dichen Lachman, sendo até agora o único corpo conhecido para a personagem.
A sua relação com o irmão era de grande amizade e companheirismo, mas Rei tinha uma obsessão doentia por Takeshi que só se tornou aparente para o próprio na primeira temporada da série. A relação entre ambos ressentiu-se da obsessão de Rei e o final da personagem não podia ter sido mais trágico. Todavia, estamos a falar de Carbono Alterado, logo é possível que Reileen retorne no futuro, afinal nunca se sabe...



Quellcrist Falkoner (1ª e 2ª Temporada)

Quellcrist-Falkoner-série-Carbono-Alterado
Renée Elise Goldsberry

A carismática líder dos emissários, Quell criou os dispositivos que permitem ao ser humano transferir a sua consciência para outros corpos a partir de um mineral encontrado no planeta Harlan, parece que o seu objetivo era poder viajar pelo espaço e ver as estrelas, mas como devem imaginar a sua criação não foi usada para fins tão benignos, mas sim para os poderosos alcançarem a imortalidade à custa da exploração dos pobres.
Revoltada com as consequências da sua própria criação, Quell criou um grupo de resistência que acabou atraiçoado por um dos seus membros (Reileen) resultando na morte de todos os emissários, incluindo da própria com exceção de Takeshi, que se tornou no último emissário.
Desaparecida na primeira temporada, Quell era a "voz da consciência" de Takeshi, o ajudando sempre que necessário, mas no final da temporada ficamos a saber que talvez esteja viva algures e, na segunda temporada, ficamos a saber onde.
Takeshi apaixona-se por ela e vice-versa, mas por enquanto o seu amor está condenado à tragédia...



Poe (1ª e 2ª Temporada)

Poe-série-Carbono-Alterado
Chris Conner

O fiel companheiro de Takeshi na primeira e segunda temporadas da série e esperemos que continue assim, Poe é uma IA (Inteligência Artificial) criada com o objetivo de gerir um hotel de luxo chamado The Raven (O Corvo), mas no mundo de Carbono Alterado, as IA tornaram-se obsoletas devido ao surgimento de emoções neste tipo de programas e assim o hotel de Poe não tem clientes. Takeshi torna-se um cliente permanente do hotel de Poe.
Esta personagem autonomeou-se Poe em homenagem ao seu poeta favorito, Edgar Alan Poe.



Dig 301 / Annabele (2ª Temporada)

Dig-301-série-Carbono-Alterado
Dina Shihabi

Uma IA, tal como Poe, Dig 301 foi criada para auxiliar os arqueólogos do planeta Harlan que investigavam a civilização ancestral que existiu naquele planeta antes da chegada dos humanos. Os arqueólogos acabaram perseguidos e assassinados, pois a exploração dos minerais do planeta para a criação dos dispositivos tornou-se na única coisa que interessava aos fundadores de Harlan e Dig 301, juntamente com os colegas perderam a sua utilidade. Até ao dia em que Poe lhe pede ajuda e Dig 301 finalmente descobre um novo propósito.
No final da segunda temporada Dig 301 altera o seu nome, adotando o nome de Annabele, o título de um poema do livro Edgar Alan Poe.



Trepp (2ª Temporada)

Trepp-série-Carbono-Alterado
Simone Missick

Uma caçadora de recompensas que trabalha inicialmente para Horace Axley, um homem extremamente poderoso que vem a ser foi um dos fundadores do mundo de Harlan. Trepp é a responsável pela volta de Takeshi ao seu planeta natal, Harlan, ao conseguir capturá-lo de modo ridículo em Magdha Prime. Pois ainda estou para saber como Takeshi se deixou abater pelas costas.
Com o objetivo de encontrar o irmão que se juntou à resistência, Trepp acaba por se tornar numa aliada improvável para Takeshi.



Kristin Ortega (1ª Temporada)

Kristin-Ortega-série-Carbono-Alterado
Martha Higareda

Uma das personagens mais clichês de desinteressantes da obra (na minha opinião), Kristin Ortega é uma agente da polícia que namora com o colega Elias Ryder, a quem o corpo é confiscado. Para impedir que o corpo do namorado, que anda por aí com o dístico de Takeshi Kovacs, não sofresse nenhuma amolgadela, Kristin torna-se numa stalker, perseguindo Takeshi ao longo de toda a primeira temporada. Muitas vezes atrapalhando mais do que ajudando.
Criada obviamente para servir de contra parte romântica de Takeshi na ausência de Quell, Kristin, de ascendência latina, ficou conhecida essencialmente por praguejar continuamente em espanhol e pelos atos de violência impulsiva e desnecessários e mais não tenho a dizer.


Laurens Bancroft (1ª Temporada)

Laurens-Bancroft-série-Carbono-Alterado
James Purefoy

Responsável por trazer Takeshi Kovacs de volta à vida graças ao seu imenso poder, Bancroft foi assassinado, pelo menos o seu corpo, e pretende que o último emissário descubra quem foi o autor de tal atrocidade.
Apesar de ser o antagonista principal da primeira temporada da série, Bancroft, é uma das personagens mais interessantes da temporada, para além de Takeshi, e por essa razão não podia deixar de falar dele.
Com 300 anos, Bancroft já viveu demasiado e, pela sua enorme riqueza e poder, faz tudo aquilo que quer, inclusive, ultrapassar todos os limites que existem. Uma personagem extremamente complexa.



Danica Harlan (2ª Temporada)

Danica-Harlan-série-Carbono-Alterado
Lela Loren

O seu nome já diz tudo, filha de Koncrad Harlan, o fundador de Harlan, Danica ficou encarregue de governar o planeta na ausência do pai.
Uma das principais antagonistas da segunda temporada, extremamente ambiciosa e inteligente, Danica não olha a meios para conseguir aquilo que quer e acreditem que esta mulher não tem limites....


Jaeger / Coronel Ivan Carrera (1ª e 2ª Temporada)

Jaeger-série-Carbono-Alterado
Daniel Bernhardt e Torben Liebrecht (da esquerda para a direita)

Jaeger é um dos membros do Proterado, responsável por encontrar e recrutar Takeshi. Jaeger representa uma figura paternal para Takeshi até ao momento em que Takeshi o abandona pela irmã. O caminho de ambos torna a cruzar-se tanto na primeira como na segunda temporada da série, mas é na segunda temporada que percebemos que, tal como Rei, Jaeger tem uma obsessão por Takeshi e sente-se profundamente desiludido com o caminho que o seu mais promissor soldado tomou...

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Um dos pontos positivos que mais me fascina nesta série é a linha temporal constante, pois o seriado ignora quase que totalmente essa linha. Contudo o enredo para este que vos escreve é bastante fascinante e muitíssimo inteligente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Isso quer dizer que já leu os livros? Eu ainda não... Mas gostava, pela minha experiência, os livros são sempre melhores porque nos permitem entrar na mente das personagens e intuir muito mais sobre elas e os seus sentimentos.
      Também considero o enredo de "Altered Carbon" bastante interessante e inteligente.
      Abraço

      Eliminar
    2. Sim eu li os livros antes de assistir ao seriado. Embora eu seja apaixonado pela série, o livro é completíssimo, portanto é melhor do que o seriado. Quando puder aconselho-te a ler os livros, tenho certeza de que você vai amar a leitura. Abraço!



      https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

      Eliminar
    3. Não duvido Luciano, ficção científica é um dos meus géneros literários favoritos.
      A complexidade desta história deve ser muito melhor aproveitada nos livros.
      Abraço

      Eliminar
  2. Oi Sónia, achei super interessante você nos apresentar a cronologia e os personagens, ainda não assisti o seriado, mas tenho vontade, fiquei cativa!

    Beijos Mila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenha gostado Camila, foi algo que me deu algum trabalho.
      Se gosta de ficção científica, vale a pena assistir a série.
      Beijos

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!