TOP 7 | Ao-chan Can't Study e B-Gata H-Kei: Comparação

poster-animes-Ao-chan-Can't-Study-e-B-Gata-H-Kei

Por estes dias tive a oportunidade de assistir a Ao-chan Can't Study e B-Gata H-Kei, porque não criei um post de opinião sobre cada um deles? A principal razão é que eles são tão parecidos que decidi fazer antes um TOP 7, no qual vou listar as sete principais semelhanças entre eles.
Aconselho ambos os animes a quem gosta de comédias românticas divertidas e clichês com protagonistas peculiares que, felizmente, fogem ao clichê de menina inocente.
Antes de listar os pontos em comum entre estes dois animes, vou primeiro falar um pouco sobre cada deles.


Ao-chan can study!


poster-anime-Ao-chan-Can't-Study

Quando Ao estava no jardim de infância, ela sorria de orelha a orelha enquanto contava aos colegas como o seu pai (um autor erótico bestsheller) escolheu o seu nome: “A de apple (maçã) e O de orgia”. Esse seria um dia que a iria assombrar por muitos anos... Desde esse fatídico dia que Ao estuda com um único objetivo em mente: entrar numa universidade de elite e alcançar a independência de seu pai de uma vez por todas.
Ao-chan é uma jovem ocupada, ela não tem tempo a perder, estudar é o seu único objetivo, isto até ao dia em que o seu colega de classe, Kijima, se aproxima dela com uma inesperada confissão de amor. Ao tenta rejeitá-lo, mas simplesmente não consegue. Para piorar a situação a sua mente corre solta com pensamentos impuros. Assim ela percebe que foi totalmente influenciada pelo seu pai... E agora como ficam os seus planos de estudo?


B-Gata H-Kei

poster-anime-B-Gata-H-Kei

Yamada é uma estudante bonita e popular que tem como objetivo ter relações sexuais com 100 garotos diferentes, algo que acaba por ser mais difícil do que parece, pois ela não tem nenhuma experiência no assunto e é totalmente insegura e tímida com os rapazes.
Um encontro entre Yamada e Takashi, seu colega de turma, faz com que a jovem veja nele a oportunidade de começar esse sonho, pois deduz automaticamente que Takashi também não tem nenhuma experiência no assunto. Começa assim a saga deste casal.



Pontos em comum:

O que têm em comum Ao-chan Can't Study e B-Gata H-Kei para além de serem animes adaptados de um mangá, com 12 episódios cada, que não chegam a adaptar toda a história? Vários pontos que vou passar a enumerar de seguida.


1- Ambiente escolar

Cenas-anime-meio-escolar
Alguns cenários escolares usados em ambos os animes.

Tanto Ao-chan Can't Study como B-Gata H-Kei são animes que se passam maioritariamente em meio escolar e que são protagonizados por duas belas estudantes. Ambas as protagonistas, Ao e Yamada, são boas alunas, pois Ao estuda muito com o objetivo de entrar numa universidade de prestígio para ganhar a sua independência e Yamada lê muitas revistas eróticas (talvez seja fã do pai da Ao) para saber mais sobre sexo, o que faz com que tenha facilidade em decorar a matéria.

Ambas as personagens estão devidamente integradas numa turma, tal como o seu interesse amoroso, que faz parte da mesma turma, e para além disso temos ainda as peripécias que ocorrem na sala de aula com os seus colegas de turma e professores, sendo que alguns deles apresentam personalidades bem peculiares.

Depois também temos aquelas festividades escolares que existem nas escolas do Japão como o festival desportivo, a famosa viagem de turma e ainda o festival de fogos de artifícios da Primavera que é já um clichê batido neste tipo de obras.


2- Romance

cenas-anime-romance
Ao e Kijima (em cima) e Kosuda e Yamada (em baixo)

Ambos os animes são comédias românticas de encher o olho, com dois romances improváveis que vemos nascer e crescer ao longo dos episódios. E o mais interessante em relação a ambos os animes é realmente isso, ver crescer e amadurecer o amor entre estes dois casais à partida improváveis.

Ao e Kijima (Ao-chan Can't Study) são um casal que surge de modo inesperado já que a última coisa que Ao tinha em mente nesta altura da sua vida era o amor, isto até ao dia em que Kijima confessa os seus sentimentos por ela, a partir daí a relação entre ambos vai evoluir.

Kosuda e Yamada (B-Gata H-Kei) são um casal ainda mais improvável que surge devido ao desespero de Yamada em começar a "trabalhar" para alcançar o seu objetivo de ter 100 amigos coloridos, já que ela o marca como alvo e passa a perseguir o pobre Kosuda sem piedade.


3- Protagonista feminina pervertida

protagonistas-pervertidas-anime
Ao Horie e Yamada (da esquerda para a direita)

Este é o ponto comum mais inusitado de ambos os animes, tanto Ao-chan como Yamada, as protagonistas de Ao-chan Can't Study e B-Gata H-Kei, respetivamente, fogem ao estereótipo de meninas inocentes, isto apesar dos seus conhecimentos serem 100% teóricos e 0% práticos, tanto num como noutro caso.

A bagagem da Ao vem do pai, um renomado escritor de mangás eróticos do Japão, já a bagagem da Yamada vem por um motivo muito específico, a adolescente tem como meta ter 100 amigos de sexo e para atingir esse objetivo é necessário ter o máximo de conhecimento sobre o assunto, assim ela lê o máximo possível de livros, revistas e mangás sobre o tema.

O que acontece com ambas é que o conhecimento em demasia faz com que elas fantasiem imenso e transformem na sua mente uma situação inocente e algo completamente indecente e pervertido. Por outro lado, tanto Ao como Yamada são bastante tímidas fora da sua cabeça, o que leva a muitas situações divertidas e completamente sem sentido que deixam os nossos protagonistas masculinos completamente confusos com tantos sinais contraditórios.



4- Protagonista masculino mais tímido

anime-boys
Takumi Kijima (em cima) e Takashi Kosuda (em baixo)

Se as meninas são muito atrevidas, pelo menos na sua cabeça, os meninos são o seu oposto, não que eles também não tenham lá os seus devaneios hormonais como todo o adolescente que se preze, mas no geral costumam estar um passo atrás neste requisito.

É muito divertido assistir ao modo como Takashi (B-Gata H-Kei) e Kijima (Ao-chan Can't Study) ficam completamente à nora com as atitudes contraditórias que as meninas lançam para cima deles.



5- Comédia divertida

Ao-chan Can't Study e B-Gata H-Kei são um prato cheio de situações divertidas, mais ou menos clichês, com personagens excêntricas que, apesar de pouco plausíveis na vida real, acabam por funcionar bastante bem na dinâmica dos animes.

cenas-atrevidas-anime
Yamada pode ser tímida, mas não podemos negar que é uma miúda determinada e de recursos.

Estamos perante dois animes que não pretendem ser levados muito a sério e é aí que está parte do seu encanto. As situações caricatas em que os protagonistas se envolvem são tão ridículas que é impossível não sentirmos vergonha alheia e, além disso, a atitudes surpreendentes de Yamada e Ao, aliadas à sua imaginação prodigiosa, são parte do encanto de cada uma das obras.

cenas-atrevidas-animes
O que acontece quando a mente da Ao-chan corre solta...



6- Amadurecimento das personagens

anime-couples
Ao e Yamada vão amadurecendo aos poucos à medida que descobrem os seus sentimentos.

Um bom anime do género comédia romântica tem que saber equilibrar a comédia com o romance e ainda ter tempo para desenvolver a sua história que muitas vezes é conseguida à custa do desenvolvimento das suas personagens como é o caso destes dois animes. Tanto Ao como Yamada vão ter que rever os seus conceitos sobre relações e aprender a dar valor aos outros.



7- Rivais competitivas e divertidas

anime-girls
Miyabi Takaoka (em cima) e Kyoka Kanejou (em baixo)

Tanto Ao-chan como Yamada são, pelo menos aos olhos dos colegas de escola, vistas como perfeitas, quer pela sua beleza, quer pelas suas notas, logo não é de admirar que elas tenham rivais que vão competir com elas. Foi nesse sentido que surgiram as duas grandes rivais destes dois animes que também nos rendem momentos bem divertidos e inusitados e que no fundo não são tão más como aparentam à primeira vista.

Em Ao-chan Can't Study temos a irreverente Miyabe Takaoka, uma adolescente que foi colega de turma da Ao quando estavam no jardim de infância, sendo que na altura e como acaba por fazer agora contra a sua vontade, atuava como confidente de Ao. No presente torna-se rival de Ao porque ambas disputam o mesmo par romântico, Kijima, mas acontece que, para desgosto de Miyabi, Kijima só tem olhos para Ao.

Em B-Gata H-Kei temos uma estudante que veio diretamente do estrangeiro, Kyoka Kanejou. Kyoka foi derrotada no concurso de beleza da escola por Yamada e desde então que a vê como uma rival. Ela é perfeita nos estudos, nos desportos e até sabe cozinhar maravilhosamente, ao contrário de Yamada que é um desastre na cozinha, mas como isto já é demasiada perfeição numa pessoa só, ela tem na realidade uma personalidade narcisista, que tenta esconder de todos menos de Yamada, e uma paixão platónica e incestuosa pelo irmão mais velho.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Sabe que eu gosto de assistir esses animes, pois me fazem desconectar da realidade. Esses aí eu não conhecia, mas com as comparações me parecem ótimos de serem assistidos não é mesmo! Muito legal a comparação do anime elaborada por você, ficou excelente. Parabéns. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Obrigada! Realmente os animes são ótimos para nos desconectarmos da realidade, ainda mais nos tempos que correm...
      Beijo

      Eliminar
  2. Olá Sónia

    Ambos os animês ficaram parados na minha lista e eu acabei não assistindo. Não tinha me tocado que ambas as personagens quebravam esse estereótipo de meninas todas contidas.

    Acredito que vou me divertir bastante essas obras, no mínimo, inusitadas.

    Beijo

    Marcos Mariano/Pousada Nerd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcos.

      Sim, ambos os animes são muito divertidos de assistir, mesmo não sendo obras de qualidade acima da média.

      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!