TOP 7 - Animes inspirados em clássicos da literatura

Animes inspirados em clássicos da literatura

Os animes são obras com origem no Japão e, por essa razão, costumam exibir os traços da cultura do seu país de origem, mas isso não quer dizer que, muitas vezes, não tenham inspirações ocidentais. Este TOP 7 indica alguns animes que foram claramente inspirados em clássicos da literatura mundial.

Os animes que compõem este TOP 7 são os seguintes:


1- Gankutsuou (O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas)

Anime Gankutsuou

Gankutsuou é um anime de ficção científica produzido pelo estúdio Gonzo. Adaptado do clássico da literatura de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo. O anime possui 24 episódios e foi ao ar entre outubro de 2004 e março de 2005 e, tendo sido aclamado pela crítica ocidental, recebeu inúmeros prémios internacionais. 

No ano de 5053, os aristocratas franceses Visconde Albert de Morcerf e Barão Franz d'Epinay, dois nobres de Paris, participam do festival de Carnaval na cidade lunar de Luna. Enquanto Franz pretende apenas se divertir, Albert está à procura de algo mais para preencher a sua vida - mas ele encontra mais do que esperava em o Conde de Monte Cristo, um nobre misterioso e charmoso que encontra o seu olhar durante uma performance de ópera. 

Albert faz amizade com o conde e o introduz na sociedade francesa. O conde, no entanto, tem mais em mente do que apenas amizade; ele planeja finalmente libertar a sua vingança contra aqueles que o ofenderam anos antes. 



2- Akagami no Shirayukihime (A Branca de Neve, Irmãos Grimm)

Anime Akagami no Shirayukime

Shirayuki é uma ervanária do reino de Tanbarun com belos cabelos vermelhos, que atraem imensa atenção. Devido à cor pouco usual dos seus cabelos, Shirayuki sempre teve que cobrir os seus cabelos. Contudo, estes acabam por atrair a atenção do príncipe Raj que lhe ordena que se torne sua concubina. Recusando obedecer às suas ordens, ela corta os cabelos e foge para o reino vizinho de Clarines. Pelo caminho, encontra-se e forma amizade com o príncipe Zen Wistaria e os seus dois criados, Mitsuhide e Kiki. Quando Zen é envenenado por uma maçã destinada a Shirayuki oferecida por Raj, ela obtém o antídoto e decide acompanhar o trio até Clarines, onde passa a treinar para se tornar ervanária da corte real.

Ao longo da história, Zen e Shirayuki apaixonam-se um pelo outro e iniciam uma relação amorosa, apesar das suas diferentes posições sociais, já que ele é um príncipe e ela uma plebeia.


3- Yuukoku no Moriarty (Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle)

Anime Yuukoku no Moriarty

Moriarty, o Patriota, começou inicialmente por ser um mangá de mistério escrito por Ryōsuke Takeuchi e ilustrado por Hikaru Miyoshi, baseado na série Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, depois foi adaptado a anime. Trata-se de uma prequela, com foco na juventude do Némesis de Holmes, o prodígio da matemática, William James Moriarty.

Estamos no final do Século XIX, e o Império Britânico tornou-se uma potência global. Devido à estratificação de classes, o cidadão de classe média tem poucas hipóteses de subir ao topo com sucesso, onde a nobreza desprezível governa sobre todos eles. 

William James Moriarty, o segundo filho da família Moriarty, é um jovem professor de matemática que demonstrou grande astúcia e intelecto desde criança. Junto com seus irmãos Albert e Louis, ele vive a vida simples de um nobre. 

Fora da escola, William é um conhecido consultor particular disposto a resolver os problemas de qualquer pessoa que precise. No entanto, seu comportamento gentil desmente sua posição como chefe de um grupo preparado para causar estragos em busca de seu desejo – um novo mundo construído das cinzas do antigo.


4- Castlevania (Drácula, Bram Stoker)

Anime Castlevania

A história do Conde Drácula de Bram Stoker já foi contada e recontada inúmeras vezes através de vários formatos que vão desde literatura, cinema, televisão, animação, mangá e até videojogos. Em Castlevania, uma série animada baseada num videojogo produzido em 1986 pela Konami, temos talvez uma das versões mais humanas e intrigantes de sempre.

Drácula apaixona-se por Lisa uma mulher bonita, inteligente e bondosa que o procura para aprender sobre medicina e assim poder salvar as vidas dos camponeses pobres que não possuem quem os ajude. Casam-se e têm um filho, Alucard. Tudo corre bem com Drácula a tentar viver como humano junto do seu grande amor, quando numa das suas ausências, Lisa é aprisionada e queimada viva pela igreja que a acusa de bruxaria. Quando sabe do que aconteceu, Drácula liberta o seu lado sanguinário e reúne, durante um ano, um exercito de criaturas das trevas para destruir a humanidade que lhe roubou aquilo que mais amava…


5- Romeu x Julieta (Romeu e Julieta, William Shaskpeare)

Anime Romeu x Julieta

Romeo x Juliet começou por ser uma série de mangá inspirada na famosa peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, que mais tarde foi adaptada para um anime de 24 episódios.

Esta obra relata-nos a já conhecida história de amor entre os filhos de duas Famílias Rivais: Os Capuletos e os Montecchios. Neo Verona é a cidade onde a história acontece, ela é governada pelo tirano Montecchio, que à 14 anos atrás, assassinou a Família Capuleto em busca de poder, mas em meio desses homicídios sobreviveu a descendente dos Capuletos: Julieta Fiammata Asto Capuleto. 

Para não levantar suspeitas, Julieta veste-se de menino e responde pelo nome de Odin, mas pela luta contra a desigualdade social em Neo Verona, ela luta como Redemoinho Vermelho. Durante dessas lutas ela conhece o jovem nobre Romeu. Em um baile ela vai vestida como Julieta e por acidente se encontra com Romeu novamente, esse fica encantado com sua beleza, causando um amor à primeira vista entre os dois.

Quando Julieta completa 16 anos, descobre a verdade sobre o seu passado, sobre os Capuletos e Montecchios. Mais tarde ela descobre que Romeu Montecchio é filho do Montecchio que assassinou os seus pais. Esse amor realmente é impossível?


6- Aku No Hana (As Flores Do Mal, Charles Baudelaire)

Anime Aku no Hana

A história acompanha Takao Kasuga, um amante de livros complexos, cujo livro favorito é As Flores do Mal de Charles Baudelaire, de onde a série retira o seu nome. Um dia depois da escola, ele impulsivamente rouba as roupas de ginástica de Nanako Saeki, a colega de classe de quem ele gosta. Entretanto, uma garota solitária chamada Sawa Nakamura flagra Takao no ato. Nakamura prende Takao numa espécie de "contrato", ou ela irá revelar seu segredo.

Takao Kasuga sente-se alienado e sufocado pelo mundo ao seu redor. A sua visão das outras pessoas é obscura - ele as considera ignorantes, além de incapazes de compreender os temas abstratos presentes nos livros que lê. 

Ele idolatra sua colega Saeki de longe como o pináculo da beleza e virtude, chamando-a de musa e anjo. Embora ele considere sua adoração por Saeki puramente platónica, ele não pode deixar de experimentar sentimentos de atração sexual por ela, o que o perturbada, já que para ele esses sentimentos desvalorizam a sua adoração por ela e são um pecado contra a sua pureza. 

Ao ver Nakamura inicialmente com medo e apreensão, Kasuga desenvolve gradualmente um vínculo com ela. Os sentimentos que ele desenvolve por Nakamura não são românticos no sentido tradicional, mas sim uma combinação de profunda fascinação, simpatia e servidão.


7- Pandora Hearts (Alice no País das Maravilhas, Lewis Carrol)

Anime Pandora Hearts

Oz Vessalius, herdeiro de uma das quatro casas nobres, acaba de completar 15 anos de idade. A sua vida é rica e despreocupada, escurecida apenas pela ausência e desprezo constante do pai. Na sua cerimônia de maioridade (15 anos), porém, tudo muda. Por alguma razão, ele acaba por ser lançado na prisão conhecida como "Abismo", de onde é salvo por uma "Chain", conhecida como Alice, o "Coelho Sangrento", "Coelho negro manchado de sangue" ou "B-Rabbit". Quando volta ao mundo real, Oz descobre que se passaram 10 anos desde a cerimónia.

A história segue com Oz tentando desvendar os mistérios por trás de Alice, do Abismo e a estranha organização conhecida como Pandora, além do motivo de ter sido jogado no Abismo. 

A série traz fortes referências às aventuras de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e a sua sequência menos conhecida, Through the Looking Glass.



Menções honrosas:


Zetsuen no Tempest (A Tempestade, William Shaskpeare)
Anime Zetsuen no Tempest

A história do anime envolve Mahiro Fuwa, um adolescente cuja a meia-irmã mais nova, que era também a namorada do seu amigo de infância, Yoshino Takigawa, é misteriosamente assassinada juntamente com os pais à cerca de um ano atrás.

Mahiro é contatado por Hakaze Kusaribe, o líder do clã Kusaribe que foi abandonado numa ilha deserta pelos seus seguidores, e aceita ajudar Hakaze em troca de ajuda para descobrir os culpados pela trágica morte da sua família. Após descobrir as intenções do amigo, Yoshino junta-se a Mahiro nesta busca.

Vários diálogos e elementos do plot de Zatsuen no Tempest prestam homenagem a duas obras de William Shakespeare, Hamlet e A Tempestade, que são duas histórias sobre retribuição, apesar dos seus desfechos opostos.


Psycho-Pass (Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, Philip K. Dick)
Anime Psycho-Pass
Os criadores de Psycho-Pass tiveram como principal objetivo explorar temas psicológicos da sociedade usando histórias distópicas. 

Vários livros e filmes influenciaram Psycho-Pass, sendo o mais notável o filme de ficção científica de 1982, Blade Runner, inspirado na obra de Philip K. Dick, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Psycho-Pass passa-se num Japão futurista, onde o Sibyl System, uma poderosa rede de computadores biomecânicos, mede infinitamente a biometria dos cérebros e mentalidades dos cidadãos japoneses usando uma "varredura cimática". A avaliação resultante é chamada de Psycho-Pass, que inclui um índice numérico de Coeficiente de Crime, revelando o potencial de criminalidade do cidadão e um Hue codificado por cores, alertando os policiais sobre outros dados, bem como a melhoria (limpeza) ou declínio (turvação) do referido Psycho-Pass. Quando o índice de Coeficiente de Crime de um indivíduo-alvo excede o limite aceito (100), eles são perseguidos, apreendidos e presos ou decompostos pelos oficiais de campo do Departamento de Investigação de Crime do Departamento de Segurança Pública do Ministério do Bem-Estar. 

Os oficiais de elite conhecidos como Inspetores pesquisam e avaliam as cenas do crime, incluindo todo o pessoal envolvido, com a ajuda dos Enforcers, criminosos latentes encarregados de proteger os Inspetores, agregando sua experiência e cumprindo as instruções dos Inspetores. Ambos são equipados com armas portáteis ativadas pessoalmente, chamadas "Dominadores", cujos scanners integrados fornecem o Psycho-Pass imediato do alvo.

Comentários

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!