Best Friends (New Species 16 e 17), Laurann Dohner | Opinião Livros

capa-do-livro-Best-Friends-de-Laurann-Dohner

Trabalhar juntas forjou uma forte relação de amizade entre Melinda York e Mary Muller. Quando dois homens invadem o restaurante onde trabalham com o intuito de assassinar os New Species que se encontram lá, Mel não hesita em agir. Ela fará qualquer coisa para proteger a melhor amiga, assim como os seus clientes New Species... especialmente aquele por quem tem uma paixão secreta à meses.

Um único ato de bravura desencadeia uma série de eventos que fazem com que Snow possa conhecer a empregada de mesa por quem tem pensado obsessivamente. Ele só quer manter Mel a salvo. E convencê-la que é o macho certo para ela.

Mary toda a vida ouviu piadas devido ao seu medo extremo de animais. Fobias não são divertidas. É apenas ela que entende isso? Quando as ações de Mel as ligam a ambas aos New Spcies, Mary quer apenas se esconder desses homens assustadores com garras. Mas isso faria dela uma péssima melhor amiga. Assim ela vai tentar ser corajosa... isto até ao momento em que fica frente a frente com um homem leão chamado Lash. Ele irá fazê-la confrontar os seus medos das maneiras mais inesperadas possíveis (Fonte: traduzido do original em inglês).


Hoje vou falar sobre a minha maior desilusão literária dos últimos tempos. Sim, sigo as séries de Laurann Dohner à anos e costumo debitar elogios a torto e a direito aos seus livros como se fossem maravilhas da literatura, coisa que nunca foram nem nunca serão, mas desta vez a autora passou das marcas com a segunda história do livro sobre Lash e Mary: sexo sem consentimento é violação/estupro e ponto final. Já desculpei muitas cenas polémicas à escritora porque adoro os seus livros e a série New Species é (ou era) a minha favorita, mas tudo tem um limite!

Não sei onde é que a autora estava com a cabeça para escrever uma história destas. Nem mesmo nos livros anteriores, com personagens mais selvagens devido aos seus traços dominantes de animal, como no caso de Valiant, ou por ressentimentos passados, como no caso de Fury, ou ainda por stress pós-traumático, como no caso de Drakness, isso aconteceu. Aqui o macho apenas saltou, literalmente, para cima da "presa" sem dizer uma palavra, apenas a rugir e a rosnar. E convém lembrar que ela estava demasiado apavorada para reagir de qualquer forma. Já está: amor à primeira vista! A sério?

Para além de uma relação com um começo questionável, que se tornou em amor verdadeiro do nada, ambas as histórias foram demasiado planas, com protagonistas que podiam ter sido muito mais desenvolvidos e, se Lash não me dizia nada, Snow merecia muito mais, pois ele participa como personagem secundária em muitos dos livros anteriores da série e é impossível não gostar dele. Ele e Melinda têm ótimas personalidades e sem dúvida que merecem uma linda história de amor com o seu final feliz, mas a sua história foi demasiado fraca e pouco desenvolvida. Foi mais um romance água com açúcar, daqueles que enjoam depois de algum tempo. Cheguei a ter penas deles...

Desde o último livro da série, Numbers, que a autora tem apostado em fazer um "dois em um", isto é colocar duas histórias num livro, com Numbers fiquei contente porque pensei que ia ter diversão a dobrar, mas depois de ler o livro anterior e este novo percebi que o "dois em um" é conseguido à custa do desenvolvimento da história e das personagens que perdem imensa profundidade com isso. É caso para dizer que quantidade não significa necessariamente mais qualidade.

Espero do fundo do coração que a autora retorne com um livro inteiro para cada New Specie e que aposte em histórias de amor mais profundas, com personagens mais desenvolvidas, e que avance com a várias questões que tem levantado ao longo da série. Pois torna-se demasiado cansativo ao fim de 15 livros (17 histórias) não termos avançado muito.

Depois de criticar duramente o livro, o que só acontece porque sou uma grande fã da escritora e não esperava esta desilusão da parte dela, vou falar um pouco dos protagonistas de ambas as histórias, mas quero ressaltar que nem tudo foi mau e que idependentemente de tudo isso pretendo continuar a ler os livros da senhora Dohner.


Snow e Melinda

Snow é um macho canino New Specie que ostenta várias cicatrizes no corpo devido a tudo o que sofreu nas mãos da indústria farmacêutica Mercil e que agora trabalha na Reserva.

Pertence ao grupo de New Species mais amigável, aquele que tenta se adaptar o melhor possível à sua nova vida e sonha encontrar uma fêmea humana para acasalar. À meses que anda de olho na empregada de mesa de um restaurante que fica perto da Reserva, levando os colegas muitas vezes até lá apenas para a ver.

O seu nome tem a ver com o facto do seu cabelo ser de um loiro quase branco e de alguém ter dito que ele parecia como a neve (snow em inglês) ao cair.

Melinda é emprega de mesa num restaurante onde vêm com frequência jantar alguns New Species, entre eles um belo exemplar de olhos azuis e um traseiro incrível. Ela mal tem coragem para olhar para ele quanto mais para conversar com ele... Isto até ao dia em que dois homens armados invadem o restaurante com o intuito de assassinar os New Species e ela mostra os seus dotes de atiradora atingindo ambos os homens. Contudo, ela leva um tiro de raspão e Snow a leva para a Reserva para ser tratada. Sob o efeito dos analgésicos ela acaba por fazer confissões embaraçosas para ele e a partir daqui desenvolve-se uma linda história de amor, com dois protagonistas já completamente apaixonados um pelo outro antes mesmo de se conhecerem.


Lash e Mary

Lash é um macho felino do tipo leão com traços animais muito dominantes da zona selvagem. Ele recusa-se a tentar uma adaptação ao mundo em liberdade, vivendo como um recluso paranóico, daqueles com uma cama pendurada no teto com cabos de aço à prova de bala e tudo. Além disso, ele odeia profundamente os humanos, como se todos fossem culpados pelo que as indústrias Mercil fizeram com ele.

As suas lutas constantes com Valiant, outro macho leão dominante, fazem com que os outros New Species lhe arranjem uma casa subterrânea com uma cascata e um lago artificial e tudo! Mas a vida é muito solitária e quando uma fêmea humana assustada lhe cai, literalmente, do teto, tudo o que ele tem a fazer é agarrá-la à força e obrigá-la a ficar com ele para sempre.

Mary é a sortuda ou devo dizer a azarada da vez... A melhor amiga de Melinda vem ao casamento da amiga, apesar da sua extrema fobia a animais, apenas para ser perseguida e acabar por cair no covil de um homem leão que acha que tem direito a possuir tudo o que aparece na sua caverna.

O mais estranho em Mary é que a sua fobia a animais desapareceu assim do nada. Depois disso, ela até pode ter discutido com Lash algumas vezes, mas nunca com convicção e sempre pronta a se submeter a tudo o que ele queria. Aqui Lash ganha uns pontos por dar-lhe uma falsa sensação de controlo mas, atenção, ele faz isso de propósito! Tudo o que a preocupava era se ele a ia deixar, o pior que lhe podia acontecer, pois tinha perdido o emprego não tinha dinheiro para pagar as contas, isto graças a ele...

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Eu particularmente gosto da escrita de Laurann Dohner. Estes volumes aí eu não li ainda. Que frustrante foi a leitura para você não é mesmo! Por vezes isso ocorre quando geramos altas expectativas em relação a um livro, eu pretendo lê-los e tirar minhas próprias conclusões. Espero que os próximos livros que você ler da Laurann não sejam tão frustrantes quanto este. Adorei sua resenha. Beijo!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Continuo a gostar da escrita de Laurann Dohner e planeio começar a ler o próximo livro dela por estes dias. O meu problema é com os últimos dois livros desta série, parece que ela está a desistir dos New Species e a sabotar o seu próprio trabalho para se poder focar nas outras séries. É uma pena, porque de todas as suas séries esta é a mais interessante em termos de enredo, contudo, tendo em consideração que ela é, acima de tudo, uma escritora de literatura erótica, ela deve estar mais interessante em escrever sobre casais...
      Obrigada!
      Beijo

      Eliminar
  2. Oi Sonia,
    Menina! Minha mãe vai surtar com sua resenha, porque por mais que você não tenha muitos elogios, ela está buscando obras assim para ler. Ela terminou a série da Kym Grosso e está naquela ressaca literária.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      Não conheço a Kym Grosso... mas aconselho esta série e qualquer outra da Laurann Dohner! A sua mãe deve começar pelo princípio, com o livro do Fury, e seguir a ordem. Vale mesmo a pena, os únicos livros dos quais tenho reclamações são os dois últimos, este principalmente não correspondeu às minhas expetativas, mas ainda tenho fé na série.
      Beijos

      Eliminar
  3. Concordo com você. Gosto dos livros da Laurann mas admito que definitivamente não os leio com grandes expectativas em mente. A maioria dos livros dela tem um potencial incrível que geralmente não é explorado, com casos milagrosos de amor que aparecem de repente fazendo as heroínas largarem tudo de suas vidas para trás em menos de 10 capítulos, incontáveis cenas de machos espécies estuprando e assediando suas heroínas com a desculpa de que elas são suas parceiras ou momentos em que as mulheres magicamente decidem fazer sexo mesmo depois de ja terem negado diversas vezes. A forma como quase todas as heroínas são extremamente submissas a seus companheiros me irrita profundamente também.
    As vezes me sinto meio solitária como se eu fosse a única a não achar os livros da laurann incrivelmente bons e sem defeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se sinta solitária, estou consigo!
      Os livros da Laurann Dohner são um vício literário que não consigo largar, mas isso não quer dizer que seja cega para com os inúmeros defeitos das suas obras.
      Na literatura erótica são obrigatórias cenas hot, todavia, o contexto em que as ditas cenas ocorrem parece estar um bocado descurado em norma…
      Beijo

      Eliminar
  4. Se você fala assim do livro do lash não deve ter lido a saga dos guerreiros zorn, principalmente o sequestro de casey, no primeiro livro é estupro só no começo, no segundo metade do livro é o cara forçando sexo sem consentimento e no final a heroína simplesmente o ama e perdoa tudo que ele fez que nem inclui estupro na visão dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você tem razão, não li esse livro. Aliás a saga dos guerreiros zorn é das poucas séries da Laurann Donher que ainda não li, mas ainda bem que me avisa porque assim não perco o meu tempo a ler…
      Obrigada.

      Eliminar
    2. De nada, eu só consegui ler os dois primeiros, me faltou estômago prós próximos.

      Eliminar
  5. A Laurann ( eu acho que assim que se escreve) sofreu um acidente e perdeu a memória e desde então, a escrita dela não anda a mesma.
    Ela voltou com a saga mas fica confuso a escrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, acho que ela sofreu um AVC às uns tempos atrás. Nem tinha pensado em como isso pode ter afetado a sua memória e consequente escrita, mas faz sentido.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!