TOP 7 - Heróis Trágicos nos Animes

Poster Top 7 - Heróis trágicos nos animes

Certas personagens de anime ficaram para a história pelo seu trágico destino. Cada uma destas personagens perdeu a vida por uma razão específica, seja ao se sacrificarem pelos seus ideais, para proteger as pessoas que amam, melhorar o mundo, descobrir a identidade de um perigoso serial-killer ou por outra qualquer razão de cariz heroico. O preço a pagar neste caso foi a sua própria vida, o chamado derradeiro e último sacrifício.

Este Top 7 é uma homenagem àquelas personagens de anime que se tornaram heróis sacrificando a si próprios pelo bem dos outros. Muitas vezes o caminho escolhido por estas personagens esteve longe de ser o mais fácil que poderiam ter seguido, mas as suas ações acabaram por ser determinantes para o desenrolar dos animes dos quais fazem parte. Alguns deles foram heróis acidentais, sem ter planeado os acontecimentos que os levaram ao seu fim trágico, outros orquestraram ao mais pequeno promenor o seu caminho tortuoso, sabendo de antemão como iriam sofrer.

Os heróis trágicos que figuram neste Top 7 são os seguintes:


1- Itachi Uchiha (Naruto Shippuden)

Itachi Uchiha, anime Naruto

Inicialmente um vilão, depois um mártir e, finalmente, um dos maiores heróis do anime. Itachi Uchiha é considerado quase como um deus por muitos fãs. A verdade inegável é que Itachi foi um shinobi poderoso que fez tudo o que fez por amor à sua Vila e ao seu querido irmão mais novo, Sasuke. Irmão esse que durante todo o anime empreendeu uma viagem obsessiva na conquista de poder com vista a assassiná-lo.

Um dos maiores génios do clã Uchiha, Itachi possuía uma personalidade calma e gentil e nutria um profundo amor à sua Vila. Todavia, o Clã Uchiha planeava uma revolta contra a Vila e para salvar Konoha é lhe ordenado que exterminasse todos os membros do seu clã, incluindo os seus próprios pais. Após cumprir tão cruel sentença, Itachi foge de Vila e passa a viver como ninja renegado ingressando na poderosa organização criminosa Akatsuki. Contudo, Itachi está, na verdade, a vigiar a Akatsuki com vista a proteger Konoha.

A morte de Itachi foi uma das mais marcantes do anime até porque ocorreu às mãos do seu irmão mais novo. Contudo, ele não foi derrotado por Sasuke, mas por uma grave doença que acometeu o seu corpo devido ao uso excessivo dos seus poderes.

Itachi Uchiha gif
Mangekyou Sharingan

Revivido pelo Endo Tensei, Itachi conseguiu libertar-se facilmente desse jutsu e ajudar mais uma vez a sua preciosa Vila no caminho da paz, além disso conseguiu finalmente confessar ao seu irmão todo o seu amor por ele.

O sacrifício final de Itachi pode ter sido a sua própria vida, mas toda a sua existência foi marcada por sacrifícios atrozes para proteger Konoha e, principalmente, o seu irmão mais novo. Para que todos pudessem viver em paz, Itachi sujeitou-se ao ódio de todos e a viver como um criminoso até ao fim dos seus dias. Foi assim que uma das personagens mais admiradas do anime Naruto conquistou o primeiro lugar deste Top 7.


2- Lelouch vi Britannia (Code Geass)

Lelouch vi Britannia, anime Code Geass



O protagonista amado, odiado e, novamente, amado de Code Geass, Lelouch vi Britannia é nos introduzido inicialmente com o sobrenome Lamperouge e como um simples estudante de uma escola privada situada num futuro alternativo, no qual o Japão foi conquistado e indexado ao grande Império da Britannia. A partir daí muita coisa vai acontecer e Lelouch recebe um poder Geass inimaginável que vai ser preponderante para mudar o rumo não só do seu destino como de todo o mundo.

Lelouch é, na verdade, filho do Imperador da Britannia e um acontecimento traumático que resultou na morte da mãe e na incapacidade física da irmã mais nova, Nunnally, levou a que ele acusasse o pai de nada fazer para punir os culpados e acabasse exilado, juntamente com a irmã, no Japão.

Quando a Britannia conquista o Japão, Lelouch e a irmã são acolhidos e adotados pela família Ahsford, passando a frequentar o Colégio Ahsford. Neste momento, ainda não sabemos quem é Lelouch e, muito menos, que ele esconde dentro de si um forte desejo de vingança contra o pai, o homem que considera responsável pela morte da mãe e pelo estado em que se encontra a irmã.

Lelouch gif
Poder Geass

O seu encontro com C.C. dá-se por acaso, mas ao aceitar resgatar C.C. e fazer um acordo com ela em troca do Geass, Lelouch está a mover as engrenagens que o levarão a um caminho sinuoso e solitário pensado ao mais pequeno pormenor e que o levará, em última instância, ao derradeiro sacrifício que o leva a este Top 7.

O sacrifício de Lelouch é semelhante ao de Itachi, tal como o Uchiha, Lelouch deixou que todos o odiassem e considerassem um traidor em prol de um bem maior que foi criar um mundo seguro para a sua irmã Nunnally, o mesmo que Itachi pretendia para o irmão. Lelouch orquestra um plano genial para que tudo decorra de acordo com os seus planos e para que o final seja exatamente como esperado, isto é com a sua própria morte, supostamente para livrar o mundo do seu tirânico poder. O caminho de Lelouch não foi fácil, mas a sua determinação levou a que tudo decorresse de acordo com o planeado e quero acreditar que a sua inteligência o tenha levado a sobreviver em segredo, pois acredito que é ele e aparece na cena final do anime a conduzir aquela caroça com C.C.


3- Koro-sensei (Assassination Classroom)

Koro-sensei, anime Assassination Classroom

Koro-sensei era o professor da turma 3-E de Kunugigaoka, o protagonista secundário e anti-herói do anime Assassination Classroom. Ele reivindicou a destruição de parte da Lua e ameaçou destruir a Terra depois de ensinar a turma 3-E por um ano. Durante esse período, os seus alunos têm em mãos a difícil tarefa de o assassinar…

Com a aparência de um polvo amarelo com aproximadamente três metros. Antes de se tornar o professor da turma 3-E, Koro-sensei era um assassino conhecido como "The Reaper". Como humano, ele possuía pele clara, era magro e tinha olhos e cabelos escuros.

Koro-sensei na forma humana gif
Koro-sensei antes da transformação.

Não consigo pensar no Koro-sensei sem sentir um aperto no estômago, afinal estamos perante uma das personagens mais carismáticas desta lista e cujo destino foi ainda menos fácil de aceitar não apenas por nós, meros espetadores, como por todos os seus alunos que choraram de modo inconsolável a sua morte numa das cenas mais tristes que já assisti.

Koro-sensei era o tipo de professor que qualquer aluno gostaria de ter, exigente mas bondoso em igual medida, gentil e preocupado com os seus alunos, os seus métodos de ensino pouco convencionais fizeram com que os alunos da turma 3-E, considerada a pior turma da escola e por isso discriminados pelos outros alunos e professores, tivessem boas notas e alcançassem um potencial nunca imaginado por qualquer um deles.

Koro-sensei gif
Koro-sensei após a transformação.

O seu sacrifício final foi pelos seus alunos e pela fé que depositou neles. Koro-sensei sabia que o seu fim era inevitável, assim fez de tudo para que o seu último ano de vida fosse significativo ao ensinar valiosas lições de vida aos alunos da turma 3-E, tal como ele havia prometido a uma pessoa especial. Uma coisa é certa, todos os alunos daquela turma levaram Koro-sensei nos seus corações para o resto das suas vidas.


4- Ichimaru Gin (Bleach)

Ichimaru Gin, anime Bleach

Desde o princípio de Bleach que vemos Ichimaru Gin como o principal aliado do vilão Aizen Sousuke e em nenhum momento somos levados a questionar essa lealdade. O que é certo é que de um momento para o outro somos apanhados de surpresa, tal como acontece com Itachi Uchiha, e descobrimos que aquela personagem que odiámos durante a maior parte do anime estava na realidade a sacrificar-se a si próprio para proteger a Soul Society e toda a Humanidade.

Ichimaru Gin nunca foi uma personagem de Bleach que me cativasse por aí além, muito à conta da sua aparência. Sempre uma figura silenciosa ao lado de Aizen Souske, um vilão capaz de ofuscar qualquer um, nunca se destacando por si só. Gin era, contudo, admirado e amado pelos membros do seu anterior Esquadrão o que demonstra que era um bom líder. O anterior Capitão 3º Esquadrão de Gotei 13 traiu a Soul Society para se tornar comandante do exército de Arrancars de Aizen Sosuke. Mais tarde é revelado que o seu ato de traição era na verdade um truque para se aproximar de Aizen e o assassinar.

Gin, Bleach gif
O momento em que percebemos que Gin até tinha uns olhos bonitos.

O sacrifício final de Gin foi a sua própria vida, numa cena emotiva onde ficamos a conhecer mais sobre este grande Capitão e shinigami, mas também amigo e colega que, muito discretamente foi capaz de um dos atos mais altruístas de toda a obra.


5- Teresa (Claymore)

Teresa, anime Claymore

Conhecida com "Teresa do sorriso aparente" por sempre assassinar os seus alvos com um sorriso no rosto, Teresa foi em tempos a Claymore número 1 da Organização e é considerada a Claymore mais poderosa de toda a história das Claymores, tão poderosa que quando as quatro Claymores no ranking imediatamente abaixo foram designadas para a assassinar, elas duvidaram se o conseguiriam fazer.

Apesar de ter falecido antes dos acontecimentos narrados do anime, a sua importância para o desenrolar de toda a história foi por demais crucial e nos poucos episódios em que aparece, a sua marca é inquestionável como uma das personagens mais fascinantes do anime e, possivelmente, de todo o mangá.

Teresa, Claymore gif
Que beleza de mulher!

Priscilla, Irene, Noel e Sofia, as Claymore mais poderosas depois de Teresa são simultaneamente enviadas para matá-la, mas Teresa consegue derrotá-las com espantosa facilidade, sem inclusive liberar 10% dos seus poderes. Apesar disso, Teresa viu o potencial de Priscilla para a ultrapassar no futuro e ponderou matá-la, mas o seu lado humano não o permitiu e tenta partir com Clare. Todavia, Priscilla não desiste e persegue-as, mas no seu descontrolo acaba por liberar demasiado poder youki e iniciar o processo de despertar. Ela engana Teresa pedindo que esta a mate e impeça o seu despertar, mas quando Teresa vai fazer isso ela corta os seus braços e a sua cabeça despertando de seguida.

A morte de Teresa foi o momento mais triste e marcante do anime. Foi também a morte de Teresa que levou Clare a se tornar numa Claymore e perseguir Priscilla como o seu objeto de vingança. Assim, foi o sacrifício involuntário de Teresa que acabou por levar a praticamente todos os principais acontecimentos do anime e que lhe garantiu um lugar neste Top 7.


6- L (Death Note)

L, anime Death Note

L Lawliet conhecido como L, é o principal antagonista da série de mangá e anime Death Note, criada por Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. Ele é um detetive enigmático, sem rosto e altamente estimado, que se comunica apenas por meio de seu assistente Watari, que atua como sua ligação oficial com as autoridades. Embora todo o seu passado esteja envolto em mistério, ele é considerado um dos melhores detetives do mundo.

Confesso que nunca fui muito fã de L, achava que ele era mais garganta do que outra coisa e além disso tinha cada tique irritante, a juntar a tudo isso Light sempre foi uma personagem que, apesar de todos odiarem, exercia sobre mim um certo e mórbido fascínio. Claro que se ele existisse não queria ser amiga dele, mas em personagem de anime sempre o achei muito fixe para quem gosta do estilo psicopata louco.

L veio de um orfanato para super-dotados chamado Wammy's House, em Winchester, Inglaterra. O seu nome, rosto e localização são desconhecidos de todos, exceto por Watari, seu assistente, alguns envolvidos no caso e uns poucos agentes do FBI, que o ajudam a procurar pelo assassino "Kira".

L, Death Note gif
L numa das cenas mais memoráveis do anime.


L tentava parar o justiceiro louco que eu secretamente admirava. Contudo, aos poucos fui sabendo mais sobre esta personagem tão misteriosa e quando, finalmente, consegui criar empatia por ele, eis que L é vítima do Death Note... Claro que Light teve que jogar sujo, mas isso nunca foi impedimento para ele e quando L finalmente está no bom caminho as coisas terminam de modo trágico para ele. L sacrificou-se para descobrir a identidade do portador do Death Note e é por essa razão que ganhou um lugar neste Top 7, mesmo sendo uma personagem que não me agrada particularmente.

Ao longo da série, ele observa e espia as atividades do personagem principal, Light Yagami de modo a expô-lo como o infame serial-killer: "Kira", responsável por massacrar inúmeros criminosos de destaque em todo o mundo, através de aparentes meios sobrenaturais.

Mesmo depois de Light ser encarcerado sob acusação de ser Kira, L não consegue muitas informações. Até que a polícia captura o homem que estava na posse do Death Note e Light recupera a sua memória ao tocá-lo, assim ele usa o individúo que estava na posse do Death Note para matar L, que cai no chão e vê Light sorrindo sarcasticamente, tendo a confirmação de que Light era Kira.

O sacrifício de L foi dar acidentalmente a sua vida para descobrir a identidade de Kira. Ele pode ter perdido a vida no processo, mas os seus sucessores, Near e Mello, acabaram por chegar a Light com as pistas deixadas por ele, daí o seu sacrifício não ter sido em vão e ter realmente dado frutos (sinto-me mal, mas na altura fiquei satisfeita com a morte de L porque assim pude continuar a seguir Light). Em modo de redenção coloco L neste Top 7...


7- Minato e Kushina (Naruto)

Minato e Kushina, anime Naruto

Por fim temos não um mas dois sacrifícios em simultâneo, os pais de Naruto sacrificaram as suas vidas por Konoha e pelo filho. Foi no dia em que nasceu que Naruto perdeu as pessoas que lhe deram a vida e que, por isso, não lhe puderam dar todo o amor que ele merecia.

Minato e Kushina vieram a falecer antes do início dos acontecimentos do Naruto Clássico. Enquanto Kushina cai no esquecimento até muito mais tarde, ao longo de toda a obra Minato é mencionado como o grande herói de Konoha. Alguém que Naruto passou a respeitar e admirar sem ter conhecido e antes mesmo de saber que era seu filho.

Minato passou um legado inestimável para o seu filho e colocou nele todas as suas esperanças no futuro do mundo shinobi. Ele era um shinobi extremamente poderoso, tão poderoso que os shinobis das outras Vilas tinham ordens para fugir quando se encontrassem com ele no campo de batalha.

Minato tornou-se Hokage quando ainda era muito jovem e mais ou menos nessa altura descobre que a sua esposa Kushina Uzumaki está grávida, ambos esperam com muita alegria a chegada ao mundo do seu filho que decidem chamar Naruto, em homenagem a Jiraiya, já que esse é o nome do herói de um livro de aventuras escrito por Jiraiya.

Minato e Kushina gif
Os pais de Naruto deram a vida por ele no dia do seu nascimento.


No entanto, o nascimento de Naruto é um momento bastante sensível, já que nesse momento o selo que permite que a Kyubi permaneça no interior da Kushina ficará mais fraco podendo ser quebrado, é justamente nesse momento que um shinobi mascarado invade Konoha e ataca Minato e Kushina. Ao extrair a Kyubi de Kushina, o mascarado a coloca à solta sobre Konoha, mas Minato enfrenta-o e consegue selar novamente a Kyubi, desta vez no seu filho recém nascido, quem também se sacrifica nesse momento para proteger a vida do filho é Kushina. Assim, Naruto perde os dois pais.

O derradeiro sacrifício dos pais de Naruto salvou não apenas a vida do seu filho recém-nascido como também a vida de todos os habitantes de Konoha. O mais triste é saber que após terem dado a sua vida por Konoha, o seu filho acabou por ser desprezado por todos os habitantes da Vila como o recetáculo do monstro que invadiu a vila naquele dia, mas isso são águas passadas.

Dois heróis trágicos que deram a vida por Naruto, aquele que mais tarde será também ele elevado a herói, não apenas de Konoha como de todo o mundo shinobi. É caso para dizer que o seu sacrifício valeu mesmo a pena ou não teríamos um anime que conquistou um número incalculável de fãs em todo o mundo.

Comentários

  1. Oi, Sónia. Como vai? Ótimo post, ficou incrível! Destas personagens com fim trágico o que mais me marcou foi a Teresa. Foi muito impactante o fim dela. Parabéns pelo post, sua homenagem ficou excelente neste post. Adorei! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Obrigada! Concordo com vc, chorei horrores com a morte da Teresa, foi tão inesperada e impactante.
      Abraço

      Eliminar
  2. Me sentindo muito por dentro dos animes ao comentar que conheço dois e meio da lista. Dois e meio porque lembro pouco da história do Itachi, mas eu amei Death Note e o L e sei do sacrifício dos pais do Naruto kkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luiza.
      Sim, Death Note é um clássico dos animes, apesar de preferir o Light, tenho consciência da importância de L para o anime e os pais do Naruto deram, literalmente, a vida por ele.
      Beijos

      Eliminar
  3. Bem legal a postagem, mas confesso que não entendo nada de anime.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thais.
      Obrigada! Não se preocupe também não sou a melhor entendida na matéria, mas confesso que tenho um gosto especial por animes e mangás.
      Beijos

      Eliminar
  4. Olá Sónia

    Sempre maravilhoso ler os seus textos, parece que estamos conectados por um fio invisível. Ainda hoje escrevi sobre como Itachi foi importante para Konoha, carregando todo o peso de ser um traídor e ainda espionar a Akatsuki sozinho.

    Por um lado ele protegia A vila da Akatsuki e por outro protegia Sasuke da vila. Depois de uma vida toda sofrendo por fazer o que achava o certo ele ainda foi capaz de morrer com um sorriso no rosto e isso é admirável.

    Lelouch também tem um lugar especial no meu coração, e a maneira que ele conduziu tudo após perceber que seu caminho não permitia mais volta me encantou.Talvvez em precise voltar para Code Geass e rever o Zero.

    Um beijo

    Carinhosamente
    Marcos Mariano/Pousada Nerd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcos.

      Sem dúvida! Itachi e Lelouch têm percursos mais ou menos semelhantes se repararmos, afinal ambos se sacrificaram pelos seus irmãos mais novos e pela paz. Ambos escolheram ser chamados de traidores, Itachi porque assim poderia continuar a proteger Sasuke e Konoha, espiando a Akatsuki, e Lelouch porque ele sabia que é preciso haver um bode expiatório para unir a Humanidade na mesma luta.

      Também sinto uma enorme vontade de assistir a Code Geass cada vez que pensou na história de Lelouch, uma personagem tanto fascinante!

      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!