A Whisker Away, Netflix | Opinião Animes

poster-anime-A-Whisker-Away-Netflix

Dados Técnicos:
Título original: Nakitai Watasi wa Neko o Kaburu
Direção: Tomotaka Shibayama e Junichi Satô
Argumento: Mari Okada
País: Japão
Ano: 2020
Classificação: M/7
Género: Drama, Romance e Fantasia


Uma adolescente peculiar transforma-se em gata para chamar a atenção da sua paixoneta. Mas a dada altura, a linha que separa humana de animal começa a desvanecer-se. (Fonte: Netflix)


Como fã de animes reconheço o fascínio que os gatos exercem no imaginário dos japoneses, A Whisker Away é mais uma obra que segue nesse sentido, isto é, de mitificar o gato como um ser divino que nos pode levar numa viagem não apenas física como também espiritual, neste caso sobre o significado da nossa vida.

Lançado pela Netflix no mês passado, A Whisker Away fala-nos sobre alguns temas fortes e pesados como a depressão e o suicídio, pois, na maioria das vezes, não podemos imaginar o que vai dentro das outras pessoas, mesmo daquelas que exteriormente nos parecem alegres e corajosas.
Miyo-anime-A-Whisker-Away-Netflix
Miyo recebe uma máscara de gato que pode ser uma bênção ou maldição...

Miyo é uma adolescente que foi abandonada pela mãe quando era apenas uma criança e que tem vivido com o pai e a madrasta, Kaoru. Ela tenta parecer alegre perante a situação, mas vamos percebendo que ela é uma pessoa extremamente triste e que se esconde sob um sorriso falso.

Miyo não se consegue relacionar verdadeiramente com a mãe, o pai e a namorada e possui apenas uma única, mas verdadeira amiga, Yoji. Numa noite Miyo encontra uma figura misteriosa, na forma de um gato gordo, que lhe oferece uma máscara que lhe permite se transformar numa gata. O seu colega de classe Kento Hinode acolhe essa gata, dando-lhe o nome de Taro, desconhecendo que ela é, na realidade, a sua excêntrica colega de classe, Miyo. A partir desse momento Miyo torna-se obcecada por Hinode tentando de tudo para se aproximar do colega, mas conseguindo apenas ser friamente rejeitada. À tarde, disfarçada de Taro, ela vai até à casa dele onde é alimentada e acarinhada por ele e pela família dele.

cena-anime-A-Whisker-Away-Netflix
Hinode não sabe que a gata Taro é, na realidade, Miyo.

À medida que vamos adentrado na vida de Miyo vamos percebendo que a sua fachada de alegria e excentricidade é, na verdade, uma máscara que ela usa, fazendo com que a máscara de gato tenha ainda um significado mais profundo. Miyo não se sente como fazendo verdadeiramente parte da família composta pelo pai e pela madrasta, apesar dos enormes esforços desta última, mas também não esquece o abandono da mãe, apesar dos esforços desta para compensar a filha.

Hinode é um jovem calmo que não tem coragem para fazer valer o seu ponto de vista. Vive com a mãe, a irmã mais velha e o avô, julgo que o seu pai já faleceu. O seu sonho é ser tornar num oleiro como o avô, mas a oficina de olaria do avô está a passar por dificuldades e a mãe pensa em fechá-la. Hinode considera-se um covarde por não conseguir dizer à família aquilo que quer fazer.

cena-anime-A-Whisker-Away-Netflix
Kaoru tenta criar um laço com Miyo, mas a jovem resiste a esse vínculo.

A relação de Miyo e Hinode é o mote central da obra, mas na realidade está muito mais em jogo do que uma típica história de amor entre dois adolescentes, está a descoberta de um significado para a nossa vida. A certeza que que somos amados e acolhidos por alguém verdadeiramente. Não se sentindo parte da sua própria família, Miyo busca a sensação de pertença que lhe falta em Hinode, mas apesar de o conseguir na forma de gata, ela não o consegue na sua forma humana.

O desenvolvimento desta história segue num sentido fantasioso, mas é claro que toda a mensagem que nos pretende passar é espiritual, pois é a descoberta de um significado para a nossa vida que nos faz sentirmos mais felizes e realizados, tanto Miyo como Hinode precisam crescer e apreender a aceitar-se um ao outro como são na realidade, com todos os seus defeitos e virtudes, para poderem amar verdadeiramente aos outros e, principalmente, a si próprios.

cena-anime-A-Whisker-Away-Netflix
Que gatinha mais linda!

A Whisker Away pode até não ser uma obra prima, mas não deixa um filme de animação que me marcou, primeiro porque adoro gatos e até tenho uma gatinha pequena, a minha rica Mia, depois porque passa uma mensagem lindíssima e importante de um modo suave como só os animes podem nos passar. Adorei!

O melhor: O crescimento emocional de Miyo.

O menos bom: A atitude stalker de Miyo incomodou-me um pouco…

Comentários

  1. Oi, Sónia como vai? Não conhecia este anime, mas gostei da premissa dele, me parece um anime encantador. Gostei muito de sua resenha. Fiquei com vontade de assistí-lo. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Eu achei um anime muito interessante, vale mesmo a pena assistir.
      Beijo

      Eliminar
  2. Oi! Eu assisti e gostei bastante. Eu achava que era apenas um anime com um romance juvenil e me surpreendi com a jornada da protagonista. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cida :)
      Senti a mesma coisa! A jornada da protagonista foi muito interessante de assistir.
      Beijos

      Eliminar
  3. Desculpa a minha ausência. Tive imensas saudades
    Já me apaixonei pela animação.... Adoro anime, gatos, enfim. Estou ansiosa por ver <3
    Obrigada pela partilha <3
    Beijo enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra :)
      É tão bom ver-te por aqui! Também tive saudades.
      Também adoro gatos e animes, por isso este anime é um autêntico dois em um.
      Beijo

      Eliminar
  4. Olá Sónia querida


    Fiquei curiosa, vou aproveitar que estou maior tempo em casa e vou assistir.

    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!