TOP 7 - Mulheres Poderosas nos Animes

Poster Top 7 - Mulheres Poderosas nos Animes

Apesar da maioria dos heróis de anime ser, geralmente, do sexo masculino como Naruto Uzumaki (Naruto Shippuden), Ichigo Kurusaki (Bleach), Lelouch Lamperouge (Code Geass), Luffy (One Piece), entre outros, ficando as mulheres relegadas à mera posição de personagens de suporte, existem várias personagens femininas nos animes que, apesar de nem sempre assumirem a posição de protagonistas, marcaram de alguma forma o anime do qual fazem parte, quer por serem personagens fortes fisicamente ou dotadas de princípios e de convicções inquebráveis que tiveram o mérito, por intermédio dos seus autores, de se tornarem tão ou mais populares do que muitos dos protagonistas masculinos das obras das quais fazem parte.

Neste TOP 7 apresento algumas personagens femininas de anime que admiro, mesmo que muitas vezes a sua força são seja necessariamente física, mas sim psicológica ou de outro tipo. As personagens que apresento de seguida podem não ser perfeitas no meio de todas as suas imperfeições, mas não deixam de ser mulheres fortes e admiráveis que, por uma razão ou outra, conquistaram um lugar no coração dos fãs de anime e neste TOP 7.


 1- Tsundade Senju (Naruto e Naruto Shippuden)

Tsunade Senju, Anime Naruto
Tsunade Senju foi a Quinta Hokage de Konoha (Godaime Hokage que significa literalmente "Quinta Sombra do Fogo") e a única mulher a ocupar o tão importante posto de líder máximo da Vila de Konoha até ao momento. Neta do primeiro Hokage, Hashirama Senju e da sua esposa Mito Uzumaki, herdou do avó, para além dos óbvios talentos de ninja, a propensão para a bebida e o vício do jogo.

Tsunade só surgiu, pela primeira vez, no Naruto Clássico quando após a morte do Terceiro Hokage, Konoha viu-se a necessitar urgentemente de um novo Hokage. Jiraiya foi a primeira opção, mas a sua recusa levou a Tsundade, que relutou em aceitar o cargo, o fazendo apenas após ser alvo de um dos famosos "discursos no jutsu" do protagonista Naruto Uzumaki.

Uma mulher bela e possuidora de uma enorme força física, acima de tudo uma excelente ninja médica, de quem partiu as bases para a formação de um ninja médico por equipa, Tsunade é também uma mulher fortemente marcada pela dor, pois a guerra levou-lhe o irmão mais novo e o noivo.

Pertenceu à mesma equipa ninja que Jiraiya e Orochimaru, sendo treinados pelo falecido Terceiro Hokage, Hiruzen Sarutobi. Combateram na anterior Guerra Ninja, na qual formavam o chamado grupo dos Sanins Lendários. Após a Guerra, Tsundade abandonou a Vila de Konha na companhia de Shizune, sobrinha do seu falecido noivo Dan, e da sua porca de estimação Tonton. O plano era não retornar, mas às vezes a vida dá muitas voltas e Tsunade acaba por voltar a Konoha com a sua líder.

Posteriormente, Sakura torna-se sua discípula e segue atualmente o legado de Tsunade como uma das maiores ninjas médicas da sua geração.

Eventualmente, Tsunade acaba por renunciar ao seu cargo de Hokage e passa a sua posição para Kakashi Hatake, o Sexto Hokage, que mais tarde irá abdicar em favor de Naruto Uzumaki, o Sétimo e atual Hokage de Konoha. 


2- Tier Halibel (Bleach)

Tier Halibel, Anime Bleach

Tier Halibel é a Terceira Espada do Exército de Aizen Sousuke e a única mulher entre os 10 Espadas, possuindo o número 3, ela é a terceira força de Las Noches e o principal exemplo de força feminina no Hueco Mundo.

Uma mulher poderosa no meio de homens poderosos, essa é Halibel, uma das personagens femininas mais injustiçadas de Bleach. Uma vilã que poderia ter sido muito mais desenvolvida, no entanto, ela não deixa de ser a mulher mais poderosa de Hueco Mundo e uma das mais poderosas de todo o Universo de Bleach.

Após a derrota de Aizen, Halibel sendo a terceira força entre os Espadas e um dos únicos sobreviventes da batalha, acabou por se tornar na Líder do Hueco Mundo.

Enquanto Espada, o seu motivo de morte é o sacrifício e a sua ressurreição se chama "Tubarão", ela assume uma espada no lugar do seu braço direito, e seu rosto torna-se visível, suas habilidades aumentam gradualmente, e ela é capaz de ferver qualquer tipo de água apenas ao tocá-la, também pode converter gelo em água e fazer ataques, usando ondas e remoinhos de água, ela pode dar forma à água de acordo com a sua vontade.


3- Mikasa Ackerman (Attack on Titan)

Mikasa Ackerman, anime Attack on Titan

Sem dúvida, uma das personagens mais fortes de Attack on Titan e um dos seus protagonistas mais memoráveis, a par de Levi Ackerman, a imbatível e determinada Mikasa Ackerman luta incansavelmente para proteger Eren, o protagonista não tão forte e memorável quanto ela.

Mikasa é a irmã adoptiva de Eren. Quando era criança, ela perdeu a sua família que foi brutalmente assassinada, sendo salva por Eren e adoptada pelos pais do protagonista. Desde esse momento que ela jurou proteger Eren a qualquer custo.

Furto de um passado violento, Mikasa Ackerman não é uma personagem feminina frágil que precise de ser protegida pelos personagens masculinos. Pelo contrário, é ela que acaba por proteger os seus colegas.

Mais tarde, quando ocorre a invasão dos Titãs, Mikasa junta-se à Divisão de Recrutas do Exército, com Eren e Armin, e torna-se na melhor militar do seu grupo. As suas habilidades no campo de batalha são tão notáveis que ela acaba por se juntar à Divisão de Reconhecimento, muito por influência de Eren.

No meio de uma realidade onde existe uma supremacia masculina, especialmente no campo militar, Mikasa consegue demonstrar que o facto de ser mulher não a torna inferior, menos capaz ou corajosa. Na verdade, juntamente com o soldado Levi Ackerman, ela é, provavelmente, um dos melhores militares que o exército tem ao seu dispor.


4- Motoko Kusanagi (Ghost in the Shell)

Motoko, anime Ghost in the Sell

A presonagem mais antiga desta lista, mas nem por isso a menos memorável, pelo contrário a Major Motoko Kusanagi, protagonista de Ghost in the Shell, ajudou a tornar o seu anime num clássico obrigatório da animação japonesa.

Ghost in the Shell conta a história de um Japão perdido num futuro distópico onde Motoko é uma ciborgue bastante complexa, com um passado misterioso e a líder de uma força especial de segurança Japonesa, chamada de Secção 9.

O passado de Motoko Kusanagi é um verdadeiro mistério. Tudo o que se sabe sobre ela é que esteve envolvida num acidente quando era apenas uma criança, sendo o seu corpo reconstruído ciberneticamente quase na sua totalidade, apenas uma parte do seu cérebro e medula espinhal são orgânicos.

Toda a gente se refere a Motoko pelo nome de Major, contudo esta não é a sua patente oficial. A origem desta alcunha está envolta em mistério, não se sabe se é uma referência ao seu passado, ou a sua posição na equipa.

O corpo cibernético de Major pode lhe conceder características únicas como força, velocidade e resistência muito para além dos níveis normais de um ser humano. Na realidade, a única parte humana do seu corpo (parte do seu cérebro), também sofreu modificações que lhe concederam habilidades impressionantes. Após essas alterações o seu cérebro é capaz de hackear qualquer tipo de base de dados e até outros cérebros cibernéticos.

Major é muitas vezes considerada como a agente mais perigosa e letal da Secção 9. Ela tem uma grande experiência em combate corpo a corpo e consegue lutar diversos tipos de artes marciais. Ela utiliza ainda um tipo especial de camuflagem que a torna praticamente invisível.

Major é uma personagem complexa, mas que na realidade só procura recuperar a sua humanidade e identidades perdidas. Ela tenta controlar ao máximo as suas emoções, guardando em segredo absoluto o pouco que resta da sua vida pessoal.

5- Lucy (Elfen Lied)

Lucy, anime Elfen Lied

A mulher mais violenta e sanguinária e, ao mesmo tempo, a mais inocente desta lista, a protagonista de Elfen LiedLucy/Nyuu não é um ser humano normal, mas um diclonius, um ser mutante, com uma espécie de chifres e de braços/vetores invisíveis que conseguem cortar objetos com facilidade, principalmente, corpos humanos. 

Após fugir do laboratório de alta segurança onde estava detida, deixando atrás de si um rasto de sangue e corpos dissecados numa das cenas mais violentas e gráficas que já tive a oportunidade de assistir num anime, Lucy leva um tiro de raspão na cabeça e cai à água para mais tarde acordar numa praia sem memória e ser encontrada por dois primos que vivem juntos, Kouta e Yuka que a nomeiam de Nyuu por ser a única palavra que ela consegue pronunciar e a levam para casa, desconhecendo que na realidade ela é um ser mutante com uma personalidade psicótica e sanguinária.

Lucy tem uma espécie de dissociação de personalidade, exibindo uma personalidade psicopata e violenta e outra, Nyuu, uma personalidade infantil e aparentemente inofensiva. Obviamente, uma personagem possuidora de algum tipo de distúrbio de personalidade, o contraste entre as suas duas personalidades é tão forte que é impossível não a tratarmos como duas pessoas completamente diferentes.

Enquanto Lucy, ela exibe uma vontade e facilidade em matar indiscriminadamente tanto culpados como inocentes e uma total ausência de remorsos. Enquanto Nyuu, ela é inocente e ingénua relativamente a tudo o que a rodeia, mais parecendo uma criança que precisa de ser cuidada e protegida pelos novos amigos.


6- Teresa (Claymore)

Teresa, anime Claymore
Teresa é a  personagem mais marcante de Claymore, apesar de ter falecido antes dos acontecimentos narrados do anime, a sua importância para o desenrolar de toda a história foi por demais crucial e nos poucos episódios em que aparece, a sua marca é inquestionável como uma das personagens mais fascinantes do anime e, possivelmente, de todo o mangá.

Conhecida com "Teresa do sorriso aparente" por sempre assassinar os seus alvos com um sorriso no rosto, foi em tempos a Claymore Número 1 da Organização e é considerada a Claymore mais poderosa de toda a história das Claymores, tão poderosa que quando as quatro Claymores no ranking imediatamente abaixo dela foram designadas para a assassinar, elas duvidaram se o conseguiriam fazer.

Teresa era uma guerreira fria e sem sentimentos que só se importava em completar as suas missões. No entanto, tudo muda quando uma criança obstinada que ela salvou de um youma que a mantinha sequestrada se cruza no seu caminho. Essa criança é Clare e, se inicialmente, Teresa a tentou afastar friamente do seu caminho, a teimosia da criança em segui-la acabou por vencer a resistência de Teresa. Contudo, Teresa sabia que a vida de uma Claymore não o melhor modo de vida para uma criança e tentou deixar Clare em segurança numa vila, mas neste mundo instável uns bandidos invadiram a vila e abusaram da criança, ao tomar conhecimento disso, Teresa acaba por matar os bandidos num acesso de fúria, quebrando a regra de não matar humanos aconteça o que acontecer, o que fez com que a Organização mandesse outras Claymore para assassiná-la.

Priscilla, Irene, Noel e Sofia, as Claymore mais poderosas depois de Teresa são, simultaneamente, enviadas para assassiná-la, mas Teresa consegue derrotá-las com espantosa facilidade, sem inclusive liberar 10% dos seus poderes. Apesar disso, Teresa viu o potencial de Priscilla para a ultrapassar no futuro e ponderou matá-la, mas o seu lado humano não o permitiu e tenta partir com Clare. Todavia, Priscilla não desiste e persegue-as, mas no seu descontrolo acaba por liberar demasiado youki e iniciar o processo de despertar, ela engana Teresa pedindo que esta a mate e impeça o seu despertar, mas quando Teresa vai fazer isso ela corta os seus braços e a sua cabeça despertando de seguida.

A morte de Teresa foi o momento mais triste do anime e também aquele que mais me marcou. Ver o sofrimento e choque de Clare foi desesperante. Foi também a morte de Teresa que levou Clare a se tornar numa Claymore e perseguir Priscilla como o seu objeto de vingança.


7- Kyouko Mogami (Skip Beat)

Kyouko, anime Skip Beat

A protagonista de Skip Beat, Kyouko Mogami não está aqui pela sua incrível força física como Tsunade, ou superior destreza em combate como Mikasa, mas sim pela sua incrível presistência e inegável capacidade de adaptação.

A sua personalidade alegre e extrovertida esconde um passado que ela quer esquecer, mas que a levou a onde se encontra. Kyouko dedicou a vida à felicidade do seu amigo de infância Sho Fuwa, de quem ela se julgava mais do que amiga, mas quando descobriu, por acidente, que Sho apenas pediu que ela o acompanhasse a Tóquio para que ela o sustentasse e fosse a sua empregada, enquanto ela ascendia como um ídolo na indústria do entertenimento, em fúria ela abriu a sua "Caixa de Pandora" e jurou vingança contra ele. Quando Sho a incita a entrar no Showbiz para o ultrapassar, ela jura fazer isso mesmo e entra na Agência de Entertenimento LME com um único objetivo em mente: Vingança!

Ao longo do anime que, infelizmente, tem um final em aberto, acompanhamos a escalada de Kyouko como atriz e verificamos que a sua força, presistência e capacidade e sacrifício, aliados a um surpreendente talento inato podem levá-la a alcançar Sho, mas claro que ela terá primeiro de descobrir de novo aquele sentimento que chamamos de amor...

O mais impressionante em Skip Beat é ver Kyouko crescer enquanto pessoa e atriz, ao mesmo tempo em que ela luta contra os sentimentos negativos que Sho despertou nela e descobre um novo amor.

Menções honrosas:

Yoruichi, anime Bleach


Uma das personagens mais belas e misteriosas de BleachYourichi Shihoin é uma das protagonistas de suporte do anime. Anterior Capitã do 2º Esquadrão de Gotei (Soul Society), assim como a anterir comandante do Onmitsukido abandonando ambas as posições, atualmente trabalha com Urahara e Tessai Tsukabishi na Loja Urahara sediada no Mundo Humano.

Uma reconhecida mestre em artes marciais, Youruchi nasceu num berço de ouro, pois pertencia a uma das famílias mais influentes da Soul Society, contudo, abdicou do seu estatuto de grande poder para ajudar o colega e amigo Urahara, mas acima de tudo pelos seus ideias. Youruchi tem a capacidade de se metamorfosear num gato preto.

O único ponto negativo desta personagem é a sua forte sexualização por parte do autor. Tite Kubo é um mangaká de respeito, mas a verdade é que mesmo sendo um dos autores de mangá que mais destaque dá às mulheres das suas obras não deixa de ser daqueles que mais recorre ao chamado echi, mesmo que estejamos perante um anime garantidamente shounen como Bleach.



Akane Tsunomori, anime Psycho-Pass

A protagonista de Psycho-Pass também não está nesta lista pela sua força física, mas sim pela sua impresionante força mental e retidão. Já que num mundo em que estamos constantemente a ser testados, Akane Tsunomori é a personagem que nunca cede à tentação por mais que esta lhe bata à porta.

Num futuro distópico a Humaninade encontrou uma forma de prevenir a criminalidade, trata-se de um programa chamado Sybill, uma espécie de Big Brother, no que julgo ser uma inspiração da obra 1984 de George Orwell, mas Sybill vai mais longe do que nos vigiar, ele consegue prever a probabilidade que temos para cometer crimes. Aqui entra uma infinidade de questões éticas e morais, as quais vou guardar para outro post. Akane é uma agente que tem como missão capturar os futuros criminosos, identificados por Sybill, antes que estes cometam os crimes dos quais são acusados.

Hana, anime Wolf Children

Esta mãe guerreira dedicou a sua vida à segurança dos filhos. Depois de ficar sozinha com duas crianças-lobo nos braços, Hana trabalhou incansavelmente pelos filhos, para lhes dar segurança, conforto e uma infância normal, apesar das suas características únicas.

Após a morte do marido, Hana ruma a uma terra rural onde tem de apreender muitas coisas pelos filhos, uma mulher trabalhadora que não baixa os braços independentemente das circunstâncias, Hana é uma das personagens mais corajosas desta lista porque teve que lutar sozinha, sem poderes excecionais, sem amigos poderosos ou ferramentas incríveis, apenas ela própria, a sua vontade inquebrável e duas crianças muito pequenas e com caracteristicas únicas que as poderiam ter colocado em grande perigo não fosse esta mãe.


Sakura Haruno, anime Naruto

De menina irritante a mulher poderosa e confiante, Sakura Haruno trilhou um caminho longo e cheio de pedras até finalmente conseguir lutar lado a lado com os colegas de equipa Naruto e Sakuke.

A discípula de Tsunade é uma das personagens que mais evolui em Naruto e a protagonista feminina do anime. Nem sempre uma personagem consensual, Sakura foi aquela personagem irritante com mais destaque que muitas personagens mais fortes e interessantes, mas a verdade é que a sua inegável evolução garantiu-lhe o título atual de uma das mulheres mais poderosas do Universo de Naruto.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Tudo bem? Quantos personagens femininos marcantes hein! De todas as que você citou, tenho preferência por Teresa, embora as demais me agradem também. Muito legal o post. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Sim e ainda existem muitos outros personagens femininos marcantes por aí.
      Teresa é realmente uma das personagens mais impressionantes desta lista e também aquela com o destino mais trágico…
      Obrigada!
      Abraço

      Eliminar
    2. Agora que você falou, simplesmente ler sobre ela me deixou curioso para assistir Claymore. Acredito que sempre rola uma mágica em torno de personagens que morrem antes dos acontecimentos serem narrados nos animes, eles viram uma espécie de lenda que vai viver eternamente na mente das pessoas.

      Eliminar
    3. É exatamente isso que acontece com a Teresa, ela influência a vida da protagonista e torna Clare na pessoa que ela é. É o destino de Teresa que molda todo o enredo do anime, pois a principal antagonista da história, Priscila, só se tornou nisso mesmo devido ao seu encontro com Teresa.
      Acho que Claymore não foi um anime devidamente valorizado, daí não se ter tornado tão popular como Attack on Titan, que é um anime que tem algumas semelhanças em termos de enredo com Claymore.

      Eliminar
  2. Adorei ver as garotas de Naruto, eu espero muito que no futuro a Sarada se torne a Uchiha mais talentosa de toda a história (juntando o Sharingan com o controle de Chakra da sua mãe) e realmente se torne e Hokage.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho grandes expetativas em relação a Sarada e tenho a certeza que ela será uma grande Hokage no futuro!

      Eliminar
    2. Só tenho muito medo ao imaginar como ela vai despertar a Mangekyou Sharingan... Muito medo mesmo

      Eliminar
    3. É melhor nem pensar nisso… Também já ouvi uma teoria de que ela poderá ser o primeiro Uchiha a despertar o Mangekyou Sharingan devido a um acontecimento bom, tal como aconteceu com o Sharingan (quando encontrou o pai).

      Eliminar
    4. Isso seria maravilhoso porque seria um ponto de rompimento para o ciclo de ódio que persegue os Uchihas desde os primórdios do mundo ninja.

      Eliminar
    5. Por isso seria algo muito especial!

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!