Manhwa At the End of the Road | Bullying e suicídio

Manhwa At the End of the Road



Após ser atropelado por um camião, Taemin acorda preso no corpo de Siwoon, uma vítima de bullying na escola. Habituado a se defender sozinho desde muito jovem, Taemin consegue lutar contra os atacantes de Siwoon, mas entretanto encontra, Woojin, um amigo do passado. 
De algum modo, Woojin consegue reconhecer Taemin no corpo de Siwoon. O que aconteceu no passado entre ambos e como isso irá afetar o seu futuro?



Hoje vou falar de uma obra que achei super interessante, trata-se de um manhwa shounen-ai chamado At the End of the Road. Mais de que manhwa com um romance entre rapazes, esta obra aborda temas bem profundos, principalmente, o bullying, a depressão, o suicídio e o abuso físico e sexual. Trata-se de uma história triste e recheada de cenas violentas e revoltantes, mas que mesmo assim tem um qb de esperança.

Ultimamente, tenho me deparado com manhwas com histórias muito boas e realistas, ou talvez, esteja numa fase em que consigo pensar mais seriamente sobre aquilo que leio e tentar perceber a mensagem dos autores.

Taemin, Woojin e Siwoon são personagens extremamente complexas e realistas. Os temas apresentados no manhwa podem ser levados ao extremo, mas é certo que a vida real também pode ser bem extrema em determinadas situações. 

A melhor maneira de analisar este manhwa é apresentando os seus protagonistas e falando um pouco sobre os seus passados, dilemas e medos.



At the End of the Road é um manhwa composto por um trio de protagonistas complexos e bem desenvolvidos, sendo que um deles, Siwoon, faleceu no início do manhwa, mas o seu corpo, ocupado agora por Taemin, continua presente ao longo de todo o manhwa, sendo os acontecimentos que levaram à sua morte preponderantes para o desenrolar de grande parte da história.


Taemin

At the End of the Road - Taemin


A probreza está bem patente em At the End of Road, Taemin nasceu num dos bairros mais pobres da Coreia do Sul, onde a fome e a negligência sempre andaram lado a lado, mas o seu maior azar for ter nascido no seio de uma família disfuncional. O pai, um alcoólico bastante violento, batia frequentemente na mulher e no filho. Um dia a mãe de Taemin fartou-se, até aqui compreendi, ninguém merece ser o saco de pancada de um homem desiquilibrado, contudo, ela deixou o filho para trás…

Taemin tem que viver sozinho com o pai e as tareias tornam-se cada vez mais frequentes, mas o seu espírito combativo tornam-no num sobrevivente rijo. Um dia ele encontra outra criança abusada fisicamente pela mãe, Woojin, de quem se torna uma espécie protetor e com quem desenvolve uma relação muito especial. Até ao dia em que Woojin desaparece e o pai de Taemin o abandona, completamente sozinho no mundo e com as dívidas do pai no seu encalço é surpreendente que ele não se tenha tornado um delinquente.
At the End of the Road - Taemin
Lindo por dentro e por fora!


Para piorar a sua situação, alguns anos mais tarde ele é atropelado. O seu corpo morre (um autêntico desperdício!), mas ele tem a oportunidade de ficar com o corpo de Siwoon, um jovem da mesma idade que se suicidou e cujo o corpo permanecia em coma à alguns meses.

Depois de todo o discurso acima, posso dizer que finalmente começa a história de At the End of the Road. Taemin está preso num corpo que não é o dele e tem que se adaptar a uma vida muito diferente daquela que levou até então. O seu medo de que ele, "Taemin", deixe de existir é bem patente ao longo da obra e de algum modo somos reconfortados com a ideia de que aconteça o que acontecer Woojin irá sempre se lembrar de Taemin como ele era originalmente.

O ponto negativo do manhwa tem a ver o facto da razão por detrás da troca de corpos entre Taemin e Siwoon nunca ter sido explicada, este é o único elemento fantasioso do manhwa e é quase ignorado pelo autor(a) que apenas usou esta troca de corpos para colocar Taemin perto de Woojin.


Woojin

At the End of the Road - Woojin
Olhos assustadores que escondem muita dor.


Outra personagem com uma infância muito dura. Também ele uma criança pobre e abusada fisicamente pela própria mãe, uma mulher desequilibrada psicologicamente. É encontrado, por acaso, por Taemin que o ajuda e passa a atuar como seu protetor. Mas o aparecimento do pai vai fazer com que a sua vida dê uma volta de 180 graus.

Ele é, na verdade, o filho de um homem muito rico com a amante deste, sendo que o pai o abandonou e à mãe na mais extrema pobreza sem olhar para trás. Contudo, a doença terminal do seu filho legítimo, leva a que ele venha buscar a criança que abandonou para substituir o filho moribundo e herdar o seu império, trata-se de um acordo e Woojin nunca é verdadeiramente tratado como um filho pelo pai e muito menos pela esposa deste. A razão porque ele acaba por aceitar o acordo é Taemin, Woojin tem consciência que não consegue proteger o amigo e que acaba sempre a ser protegido por ele, acreditando que no futuro poderá ficar ao lado de Taemin para sempre, Woojin abandona-o sem dizer uma palavra, causando uma profunda mágoa em Taemin.

No início do manhwa, a frieza de Woojin causa-nos um certo desconforto, mas ao longo do tempo vamos percebendo cada vez mais sobre esta personagem que teve uma infância muito difícil como Taemin, mas que mesmo depois de abandonar o bairro pobre onde cresceu para habitar uma mansão e se tornar herdeiro de um dos maiores impérios do país, continuou a viver um autêntico inferno, sem amor ou carinho de qualquer tipo, ou seja, no final ele acabou tão sozinho quanto Taemin e até quanto Siwoon...


Siwoon

At the End of the Road - Siwoon
A maior vítima do manhwa.


Ao contrário dos outros protagonistas de At the End of the Road, Siwoon vem de uma família rica e supostamente normal, mas vamos perceder rapidamente que a vida desta personagem é muito complicada, principalmente, porque ele é alvo de inveja extrema no seio da sua própria família, neste caso da parte do próprio irmão gémeo. 

Após ser abusado sexualmente por um grupo de delinquentes a mando do próprio irmão, Siwoon vê a sua vida tornar-se num autêntico inferno, isto porque para além do trauma, ele vê um vídeo do sucedido ser lançado na sua própria escola e torna-se vítima de vários atos de bullying extremante cruéis. Completamente sozinho, tanto na escola como em casa, devido à convivência permanente com o irmão que o odeia, Siwoon acaba por colocar um fim à sua própria vida.
 


Alguns dos temas abordados

Manhwa At the End of the Road



Abuso sexual
Siwoon é violado por um grupo de delinquentes a mando do próprio irmão gémeo que depois divulga o vídeo do sucedido na escola, tudo por inveja do irmão ser mais popular e ter melhores notas do que ele... Até onde podemos chegar por inveja? Este manhwa faz-nos pensar como este sentimento, muitas vezes levado pouco a sério, pode tomar contornos bem macabros.
A inveja do irmão gémeo de Siwoon é a força motriz que destrói a vida do protagonista. A personagem é tão detestável que mesmo que o autor do manhwa o tenha tentado humanizar um pouco ao expor os seus conflitos internos, não consegui aceitar que no final ele não foi assim tão castigado como merecia. Custa a compreender como podemos odiar tanto alguém que nos ama, como Siwoon amava o irmão, e que só nos tenta ajudar e oferecer conforto ao longo da vida.

Bullying
Podemos inferir que Siwoon era um aluno popular até que uma série de acontecimentos negativos veio alterar toda a dinâmica da personagem. O que aconteceu? Inveja no sentido mais negativo de todos...
Siwoon torna-se vítima de bullying depois do próprio irmão divulgar um vídeo pela escola onde este é abusado sexualmente por um grupo de delinquentes a mando do próprio irmão. 
O modo como ele é tratado pelos colegas, sendo uma vítima é revoltante. E apesar de Taemin dar um corretivo na maioria deles, assistir ao sofrimento de Siwoon, mesmo que de modo indireto é a parte mais triste deste manhwa.

Suicídio
Depois de toda a dor, Siwoon decide por fim à própria vida num ato de desespero. O estado psicológico do adolescente estava muito abalado e, a verdade, é que talvez por vergonha o jovem acabou por não pedir ajuda. 
O suicídio de Siwoon é igual ao acidente de Taemin, ambos são atropelados por um camião, claro que Siwoon atirou-se para a frente do camião e Taemin foi atropelado acidentalmente, mas acredito que o simbolismo por detrás destes acidentes leva à troca de corpos entre os dois jovens. O corpo de Siwoon não tem morte imediata, ele premanece em coma por três meses, até que Taemin sofre o acidente e nesse instante dá-se a troca de corpos, finalmente, Siwoon pode morrer em paz no corpo de Taemin e Taemin pode continuar com a sua vida e reencontrar-se com Woojin.

Violência doméstica
Tanto Taemin quanto Woojin são vítimas de violência física e psicológica no seio dos seus próprios lares. Taemin tem um pai violento e alcólico que depois de maltrapar a mulher ao ponto de a fazer fugir de casa, acaba por virar toda a sua ira e violência contra o filho. No final, o pai de Taemin acaba por abandonar o filho menor, que se vê completamente sozinho e obrigado a pagar as dívidas que o pai deixou para trás.
Woojin sofre tareias constantes por parte da mãe, uma mulher claramente desiquilibrada psicológicamentre e que se revolta contra a ausência do amante rico que a abandonou e ao filho de ambos na maior pobreza. Mesmo despois de deixar a mãe para trás para viver na mansão do pai, Woojin sofre espancamentos constantes por parte da madrasta e tudo sobre o olhar de desprezo do pai.

Homossexualidade
Este manhwa conta-nos acima de tudo a história de amor de Taemin e Woojin e depois de toda a dor por que eles passaram era mais do que justo que acabassem juntos. At the End of the Road é um shounen-ai, ou seja, não possui cenas explícitas, mas fica bem patente ao longo de todo o manhwa que Taemin e Woojin são mais do que meros amigos, assim como toda a tensão sexual entre eles que quase provoca incêndios instântaneos. 

At the End of the Road
Taemin e Woojin têm uma rara segunda oportunidade.


Desde criança que Woojin se revela apaixonado por Taemin, quanto a Taemin, as coisas acabam por não ser tão claras quanto isso, até porque ele tem uma espécie de complexo de herói para com Woojin. As posições de ambos acabam por se inverter e Taemin será forçado a analisar a sua relação com Woojin, que tanto o magoou no passado ao abandoná-lo sem dizer uma palavra. É esta ferida por cicatrizar no coração de Taemin que irá tornar o relacionamento de ambos tão complicado, por outro lado a falta de sinceridade de Woojin também não foi benéfica para ambos. Aqui temos aquele cliché típico da falta de diálogo entre os protagonistas que poderia ter evitado muito sofrimento e angústia para ambos, mas assim não teríamos sentido metade dos sentimentos que este manhwa nos provoca.

At the End of the Road

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Parece-me uma obra bastante interessante, pois trata de temas diversos e de relevância em sociedade. Adorei sua resenha, fiquei com vontade de conferir. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Sim, é uma obra bem interessante. Vale a pena conferir.
      Obrigada.
      Abraço

      Eliminar
  2. Interessante!!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu já li essa obra antes e concordo com você.. mais vc sabe de mais algumas obras que são desse estilo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a manhwas não leio assim tantos quanto isso, então não posso te indicar. Mas para quem gosta de mangás tenho um TOP 7 aqui no blog que pode ser bastante útil: TOP 7 - Mangás que abordam o bullying

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!