TOP 7 - Animes sobre Vingança


A vingança é um dos temas mais abordados em anime e daqueles que mais fascínio me causa. Neste TOP 7 vou enumerar aqueles animes cujos protagonistas têm como meta a vingança, ou seja os casos em que estes respiram vingança, sonham com vingança e fazem da vingança o seu único objetivo de vida. Claro que, na maioria dos casos, eles acabam por descobrir valores mais importantes que a vingança como o amor e a amizade, mas a sua jornada começa com uma traição e segue com a sua consequente vingança.

Existem razões mais trágicas que outras para iniciar e planear uma vingança, mas uma vingança nunca é tomada de ânimo leve, pois resulta sempre de uma grande tragédia que marcou a vida do protagonista e das pessoas que lhe são mais importantes.

Os animes que integram deste TOP 7 são os seguintes:


1-Berserk

Poster anime Berserk

Um dos animes mais violentos desta lista, Berserk é um clássico incontornável dos animes com a temática de traição e vingança. Inicialmente, uma série de mangá escrita e ilustrada por Kentaro Miura, situado em um mundo de fantasia sombria inspirado na Europa Medieval. A história gira em torno do solitário Guts, um ex-mercenário e espadachim amaldiçoado, forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança contra Griffith, o líder de um bando de mercenários chamado "Bando do Falcão".

Temas como isolamento, traição, a ilusão do livre-arbítrio, auto preservação, e a questão de se a humanidade é fundamentalmente boa ou má permeiam a história, explorando o melhor e o pior lado da natureza humana. Ambos o mangá e o anime são conhecidos pelo o uso de violência gráfica e conteúdo sexual.

Guts nasceu num meio violento, sendo obrigado a viver entre mercenários e a combater desde criança. Certo dia, o seu grupo é contratado para ajudar numa batalha de reinos e, apesar de derrotados, Guts chama a atenção de Griffith, que o desafia e como vence o adere ao seu grupo, o famoso “Bando do Falcão”. Com o passar do tempo eles se tornam amigos, porém as ambições de Griffith reverberam negativamente para o bando, o que faz com que não só ele seja punido como seus subordinados perseguidos. Durante uma fuga eles são encurralados e, para sobreviver, Griffth utiliza um artefato chamado de Behelit que invoca o eclipse da “Mão de Deus”, onde quatro entidades demoníacas oferecem-lhe a possibilidade de tornar-se um novo membro da mão, o que lhe permitiria alcançar as suas ambições, mas para isso deveria ceder algo que amava em troca: no caso a vida de seus subordinados.

Para além disso, Griffth abusa sexualmente da mulher de Guts, Casca, enquanto este permanecia preso por um demónio gigante, o que faz com que Guts, completamente desesperado, arranque seu próprio braço para impedi-lo. Após ser o único sobrevivente do seu grupo e com a ajuda de uma cavaleiro misterioso, Guts embarca numa jornada de vingança contra Griffth e a procura por uma cura para a mente de Casca, fortemente traumatizada com o sucedido.

Todas as situações porque Guts passa acabam por influenciar não só o seu estado físico como o seu estado psicológico, originando graves consequências durante a sua jornada, tanto para ele quanto para as pessoas que o seguem.


2- Code Geass


Quem conhece o blog sabe que tenho uma grande admiração pelo protagonista de Code Geass, Lelouch vi Britannia, trata-se a meu ver de uma das personagens de anime mais fascinantes que existem. A jornada de Lelouch pode ter como desfecho e principal objetivo um mundo melhor para a irmã Nunally, mas é inegável que começou e culminou com a vingança do protagonista contra o próprio pai, o Imperador da Britannia, ou seja o homem responsável pelo mundo ser um lugar pouco seguro para a irmã de Lelouch e para a Humanidade em geral.

O caminho de vingança de Lelouch tem início quando este é ainda uma criança, após um acontecimento extremamente traumático que resultou na morte da mãe e na incapacidade física da sua irmã mais nova, Nunally, por um grupo de terroristas. Acontece que o pai do Lelouch em vez de procurar punir os responsáveis ficou impávido perante a situação. Quando Lelouch confrontou o pai, acabou desterrado no Japão com a irmã, sendo que ambos acabaram completamente desprezados pelos restantes membros da família imperial.

A vingança de Lelouch é uma das mais calculistas, sendo o protagonista de Code Geass uma das personagens mais inteligentes e frias que podemos encontrar e, tudo isso, aliado ao poder Geass tornam-no extremamente poderoso.

Durante as duas temporadas de Code Geass assistimos à jornada incansável de Lelouch para ganhar poder e manipular todas as peças do seu intrincado tabuleiro de xadrez, no qual, todas as peças têm o seu próprio papel na história.

Lelouch é um dos anti-heróis mais carismáticos que podemos encontrar nos animes, só por ele vale a pena assistir a Code Geass e, por favor, esqueçam os filmes que surgiram mais tarde, porque eles meio que estragam o impacto da série.


3- Skip Beat

Kyoko Mogami é uma menina ingénua que acredita que irá casar com Sho Fuwa, seu amigo de infância e primeiro amor e ser feliz para sempre. Ela está tão cega de amor pelo jovem que o segue até Tóquio, onde passa a atuar como sua empregada, trabalhando e sustentando a ambos até que Sho consiga brilhar no mundo do entretenimento.

Koyoko se sacrifica por Sho, acreditando que ele a ama e que irão ficar juntos, mas acontece que o rapaz apenas a estava a usar para conseguir os seus objetivos, a ignorância de Kyoko é quebrada quando ela ouve a confissão do jovem à sua manager. Completamente destroçada, Kyoko abre a sua caixa de Pandora e deixa sair toda uma série de sentimentos negativos, sendo o mais forte e mais premente o desejo de vingança contra aquele que partiu o seu coração.

Kyoko jura que irá se vingar de Sho se tornando mais famosa do que ele e aí começa uma jornada improvável, onde Kyoko ascende a um mundo que nunca desejou, apenas para se vingar de Sho. Claro que os degraus para chegar ao estrelado são ingremes e Kyoko terá que reaprender a amar para conseguir conquistar todo o país, aqui terá um papel preponderante Ren Tsuruga, o ator mais popular o Japão e que trabalha na mesma agência que ela.

Skip Beat é uma comédia romântica recheada de cenas divertidas e inusitadas, mas que ao mesmo tempo aborda assuntos bem sérios como amizade, amor e, principalmente, corações partidos e como volta a colar os cacos.

A jornada de vingança de Kyoko não é tão trágica quanto a jornada de Guts (Berserk) ou mesmo de Lelouch (Code Geass), mas não deixa de ser igualmente importante para a nossa destemida protagonista. Infelizmente, a história do mangá ainda não foi totalmente adaptada em anime, julgo que, inclusive, o mangá de Skip Beat ainda se encontra em andamento já com um total de 46 volumes!


4- Claymore

Anime Claymore

Clare é a protagonista independente e destemida de Claymore que vagueia sozinha numa terra perigosa e destituída de lei caçando youmas, monstros devoradores de carne humana, a mando de uma Organização misteriosa em troca de dinheiro. Concluindo, ela é uma Claymore, ou seja uma guerreira a quem foram injetados poderes youmas e que usa uma espada gigantesca chamada Claymore, de onde advém o nome destas guerreiras. 

Clare, em conjunto com outras guerreiras solitárias, está encarregue de livrar o mundo dos youmas, mas o motivo pelo qual ela se tornou uma Claymore é, como já devem de percebido, a vingança. Neste caso, a vingança contra a ex-claymore, agora ser despertado, chamada Priscilla, que foi responsável pela morte de Teresa, a Claymore mais poderosa da sua geração e que era como uma mãe adotiva para Clare.

A jornada de vingança de Clare leva-a a tornar-se, ela própria, uma Claymore e seguir as ordens da Organização para a qual trabalhavam Teresa e Priscilla. Durante anos, Clare caça youmas a mando da Organização, esperando que um dia o seu caminho se cruze com o de Priscilla, agora um ser despertado altamente instável.

Das personagens deste grande anime, destaco Teresa, uma das personagens mais carismáticas, e que, curiosamente, faleceu antes dos principais acontecimentos narrados no anime. Contudo, ela é a força motriz à volta da qual gira todo o enredo de Claymore, ou seja a razão pela qual a protagonista procura vingança.



5- 91 Days

Anime 91 Days

Durante a era da Lei Seca nos Estados Unidos da América, na cidade Lawless, a lei não tem poder, a máfia domina as ruas e o álcool produzido de modo ilegal flui livremente.

Quando criança, Angelo Lagusa testemunhou uma tragédia: os seus pais e o seu irmão mais novo foram massacrados sem piedade pela família da máfia Vanetti. Perdendo tudo o que tinha, Angelo deixa o seu nome e cidade para trás, adotando a identidade de Avilio Bruno. Sete anos depois, Avilio finalmente tem a sua oportunidade de vingança, quando recebe uma carta misteriosa o levando a retornar a Lawless. Avilio logo encontra o filho de Vanetti, Don Nero, e procura fazer amizade com ele usando as habilidades que ele aperfeiçoou durante anos. 

91 Days conta a história do caminho sombrio e vingativo de Avilio, enquanto ele lentamente elimina cada um dos homens envolvidos no assassinato da sua família.

Concluindo, 91 Days traz-nos uma premissa básica e já batida de vingança, mas mesmo assim não deixa de ser uma boa aposta para quem aprecia obras do género. Afinal, trata-se de uma obra 100% dedicada à vingança do protagonista contra aqueles que assassinaram a sua família.


6- Gankutsuou

Anime Gankutsuou

Gankutsuou é um anime de ficção científica produzido pelo estúdio Gonzo. Adaptado do clássico da literatura de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo, o anime possui 24 episódios e foi ao ar entre outubro de 2004 e março de 2005 e, tendo sido aclamado pela crítica ocidental, recebeu inúmeros prémios internacionais. 

No ano de 5053, os aristocratas franceses Visconde Albert de Morcerf e Barão Franz d'Epinay, dois nobres de Paris, participam do festival de Carnaval na cidade lunar de Luna. Enquanto Franz procura apenas se divertir, Albert está procura algo mais para preencher a sua vida - mas ele encontra mais do que esperava em o Conde de Monte Cristo, um nobre misterioso e charmoso que encontra seu olhar durante uma performance de ópera. 

Por algumas voltas e reviravoltas, Albert faz amizade com o conde e o introduz na sociedade francesa. O conde, no entanto, tem mais em mente do que apenas amizade; ele pretende libertar a sua vingança contra aqueles que o ofenderam anos antes. Gankutsuou segue os destinos entrelaçados de Albert e o Conde e o preço final pago pela vingança.

Como é óbvio, tratando-se de uma adaptação do clássico O Conde de Monte Cristo, mesmo que muito liberal, já sabemos que a premissa básica de Gankutsuou é a vingança do famoso Conde de Monte Cristo.


7- Kuroshitsuji
Anime Kuroshitsuji

Na cidade de Londres, em plena Era Vitoriana, vive um rapaz de treze anos chamado Ciel Phantomhive, que adquiriu a sua posição após os eventos de dezembro de 1885, quando a mansão dos Phantomhive foi atacada. Ciel encontrou os seus pais e o seu cão de estimação, Sebastian, mortos. Na mesma noite, ele foi raptado pelos atacantes e vendido como escravo, acabando nas mãos de um culto demoníaco, onde acabou por sofrer inúmeros abusos físicos, psicológicos e sexuais às mãos dos seus captores.

Numa noite, durante uma cerimónia sacrificial para invocar um demónio, em vez de formar um contrato com os membros do culto, o demónio declara que foi convocado por Ciel, apenas aceitando formar um contrato com ele, assassinado todos os membros do culto. Após o contrato estar formado, o demónio revela que irá consumir a alma de Ciel como pagamento por ajudá-lo a atingir o seu objetivo: vingança contra contra aqueles que trouxeram a desgraça contra a Casa dos Phantomhive.

Ciel nomeia o demónio de Sebastian, em homenagem ao seu falecido cão. O duo retorna à sociedade, sendo que Ciel passa a ocupar a antiga posição do seu pai como "cão de guarda da rainha", tornando-se num indivíduo de alto perfil que investiga os casos para os quais a própria rainha Victoria solicita tratamento especial ou que ameaçam a Inglaterra e a coroa.

Ciel Phantomhive torna-se então no jovem mais poderoso de toda a Inglaterra, mas ele carrega consigo as cicatrizes do sofrimento indescritível por que passou. Na sua memória, a imagem do assassinato brutal dos seus pais, além das marcas das torturas porque passou após ser sequestrado.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Destes da sua lista eu só conheço 2. Inclusive os assisti e gostei do que vi, são eles Claymore e Code Geass. Os demais eu desconhecia, e me encantei com a oremissa deles. Adoeo essas suas listas de animes, pois assim conheço vários. Ficou excelente o post. Beijo!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Claymore e Code Geass são ótimos mesmo.
      Gosto bastante de obras com a temática de vingança, seja em livros ou filmes, mas como também existem bons animes sobre o tema decidi criar este TOP 7.
      Um dos objetivos deste post é mesmo dar a conhecer alguns animes de qualidade sobre o tema. Obrigada.
      Beijo

      Eliminar
  2. Olá Sónia, espero que estejas bem.
    Os animes são realmente intensos. Ainda não descobri como ver os filmes... é sempre um problema para mim, porque quero mais e não sei onde os encontrar.
    Obrigada pelo top 7, eu ando a apontar tudo :)
    Um grande beijinho @>-´--

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, eu estou bem e também espero que estejas bem.
      Tenho o mesmo problema em relação aos animes, mas o catálogo da Netflix é bastante rico em animes possuindo, inclusive, vários clássicos do Studio Ghibli!
      Obrigada pela visita!
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!