TOP 7 - Vampiros carismáticos nos animes

Vampiros-carismáticos

Os Vampiros são seres imortais que se alimentam de sangue humano para manter a sua vitalidade, juventude e até imortalidade. Eles estão presentes nos mais variados tipos de arte e cultura, sejam filmes, séries, livros, jogos, etc... Os animes não são exceção, sendo que alguns desses animes podem ser encontrados no TOP 7 - Animes de Vampiros.

Este post é sobre os Vampiros mais carismáticos que podemos encontrar nos animes. Nem sempre os heróis no sentido mais puro da palavra, os vampiros são muitas vezes personagens misteriosas e enigmáticas com os seus próprios motivos. 

Antes de enumerar os Vampiros que fazem parte desta lista segue abaixo uma definição do que significa Carisma:

Etimologicamente, o termo “carisma” se originou a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”. Um indivíduo carismático é aquele dotado de carisma, que possui um conjunto de qualidades que o caracterizam como um sujeito notável, admirável ou fascinante, aos olhos de outros indivíduos.

Os Vampiros integrantes deste TOP 7 são os seguintes:



1- Abel Nightwood (Trinity Blood)

Abel-anime-Trinity-Blood
As duas faces de Abel.

Um vampiro que se alimenta do sangue de outros vampiros, Abel Nightroad é o protagonista de Trinity Blood e uma personagem enigmática, com um passado trágico, e que vive expiando os seus pecados passados contra a humanidade.

Abel possui um charme muito próprio e a capacidade de nos conquistar facilmente, apesar de ser uma personagem à primeira vista distraída e trapalhona, ele tem um outro lado bem mais perigoso, porque ele é na realidade um Kresnik, uma criatura poderosa e sedenta de sangue.

Apesar do seu grande poder, Abel é um pacifista que se recusa a matar os seus adversários. Ele está do lado da humanidade, ao contrário do que aconteceu no passado. Assim, ele assume o papel de padre no Vaticano, uma vez que a Igreja Católica de Roma é a maior força militar existente determinada a proteger os humanos dos Methuselahs (vampiros), tendo o seu centro de poder no Vaticano.

Personagem carismática devido à sua enorme dualidade, por um lado um padre distraído e trapalhão, por outro uma das criaturas mais poderosas do anime, Abel Nightwood talvez não seja a escolha mais consensual para figurar no lugar cimeiro deste TOP 7, mas não deixa de ser uma das personagem mais inesquecíveis que tive o prazer de conhecer enquanto fã de animes.



2- Alucard (Hellsing)

Alucard-anime-Hellsing
O vampiro mais violento da lista.

Os Vampiros existem e é o dever da Organização Hellsing, uma organização patrocinada pelo governo britânico, esconder esse facto e proteger a população. Juntamente com o seu próprio exército pessoal, Hellsing tem algumas armas secretas, sendo uma dessas armas: Alucard

Alucard, que é um Vampiro renegado incrivelmente poderoso, é controlado pela Hellsing há anos. Embora ele não goste de ser um servo da família Hellsing, ele aproveita ao máximo o seu trabalho como exterminador de Vampiros. As suas razões permanecem ocultas durante uma boa parte da obra.

Os protagonistas devem ser carismáticos, mas nem todos eles devem ser bons, honestos e heroicos, é aí que entra o anti-herói. Alucard não criado para ser o salvador da humanidade, detesta vampiros e repudia a sua própria condição, é uma máquina de matar sob as ordens da fundação Hellsing e demonstra total prazer em eliminar os seus adversários de forma sádica e cruel.



3- Zero (Vampire Knight)

O vampiro mais sexy da lista.

Zero é um jovem pertencente a uma poderosa família de caçadores de vampiros que foi exterminada por uma Vampira puro sangue. Órfão, ele foi acolhido pelo diretor da Academia Cross, sendo integrado como aluno da Turma do Dia. Juntamente com Yuki, ele tornou-se uma espécie de monitor que vigia as relações entre a Turma do Dia, composta por alunos normais, e a Turma da Noite, composta por Vampiros. 

Zero esconde um segredo, foi convertido em Vampiro pela Vampira que matou a sua família e corre o risco de se tornar num Vampiro louco e sedento de sangue. Yuki descobre este segredo e dá-lhe de beber o seu próprio sangue para prevenir que ele enlouqueça.

Apesar de ser um caçador de vampiros, Zero é também ele um vampiro, e sendo um vampiro de nível E, ele pode enlouquecer e tornar-se numa espécie de vampiro zombie que mata, indiscriminadamente, até mesmo as pessoas que ama.

Tal como Abel e Alucard, Zero é um personagem carismático pela sua enorme dualidade, por um lado um caçador de vampiros, por outro um vampiro, em conflito com aquilo que foi ensinado a fazer desde nascença e aquilo em que se tornou no dia em que perdeu toda a família. Zero luta contra os seus demónios internos, ao mesmo tempo em que se odeia por se ter tornado num monstro e beber o sangue da mulher que ama, Yuki. 

Zero odeia, em igual medida, todos os vampiros e não se reconhece a si próprio como um. Quando descobre que Yuki é uma vampira puro sangue, ele transfere para ela todo o ódio que sente pelos vampiros no geral, isto apesar dela ser a mesma pessoa. Até que aceite o seu eu vampiro, ele tem ainda um longo caminho a trilhar, o que só podemos ver ao ler o mangá que originou o anime.



4- Drácula (Castlevania)

O vilão que consegue ser mais carismático que o herói.

Castlevania, uma série de animação baseada num jogo japonês de 1989 da Konami, tem em Drácula uma das personagens mais interessantes do seu enredo, isto apesar de estarmos a falar do grande vilão da história.

Drácula apaixona-se por Lisa, uma mulher bonita, inteligente e bondosa que o procura para aprender sobre medicina e assim poder salvar as vidas dos camponeses pobres que não possuem quem os ajude. Casam-se e têm um filho, Alucard. 

Tudo corre bem com Drácula a tentar viver como humano junto do seu grande amor, mas acontece que, numa das suas ausências, Lisa é aprisionada e queimada viva pela igreja que a acusa de bruxaria. Quando sabe do sucedido, Drácula liberta o seu lado sanguinário e reúne, durante um ano, um exercito de criaturas das trevas para destruir a humanidade que lhe roubou aquilo que mais amava.

Drácula é uma personagem intrigante, uma vez que percebemos que a sua enorme revolta contra a humanidade tem a ver com a grande dor que sente pela perda de Lisa, que o cegou para tudo. Assim não pude evitar sentir compaixão por uma personagem tão mortífera e perigosa, alguém que odeia os humanos tão profundamente. Mas temos que concordar que existem humanos bastante idiotas, neste caso os padres católicos, que cegos por poder, parecem ser os verdadeiros vilões desta história.

A dor de Drácula por ter perdido Lisa é quase palpável ao longo de toda a obra, o que o torna muito mais carismático do que o herói, Trevor Belmonte, cujas motivações para salvar a humanidade são apenas cumprir com a tradição familiar de caçador de vampiros.



5- Kojou Akatsuki (Strike the Blood)

O adolescente normal que acaba por ganhar um poder imenso.

Strike the Blood é um anime que se passa na cidade de Itogami, uma cidade onde humanos e Vampiros convivem e que fica numa ilha artificial no mar do Japão.

Kojou Akatsuki é o protagonista da história. Apesar de parecer ser apenas um adolescente normal, ele é, na verdade, o quarto progenitor, o vampiro mais forte de todos, um demónio imortal, que se julgava existir apenas em lendas.

Kojou tornou-se vampiro e o quarto progenitor apenas três meses antes do início da história. Ele não se consegue lembrar de como se tornou um vampiro e tem uma violenta dor de cabeça sempre que se tenta lembrar. Yukina Himeragi foi envida pela Organização Lion King para o observar e eliminar, caso ele se revelasse perigoso.

Kojou é uma pessoa amável e empática, que gosta de ajudar os outros. Ele é também um individuo inteligente, astuto e despreocupado. Contudo, por baixo da sua atitude relaxada, ele tem um temperamento explosivo que é, frequentemente, despertado quanto gozam com ele ou o subestimam. Ele também tem um lado sério que se torna cada vez mais visível assim que a história progride.

Kojou tem uma força de vontade indomável e um carisma sobrenaturalmente forte, que atraiu a atenção de admiradores e aliados, permitindo-lhe até fazer amizade com os seus próprios inimigos.



6- Yuki Anzai (Devils Line)

Yuki-Anzai-anime-Devils-Line
Um homem em luta constante com o seu Vampiro.

Um meio-vampiro que trabalha para um esquadrão policial que é responsável por investigar casos relacionados com demónios/vampiros, sendo que um desses casos o vai colocar em contato com Tsukasa, uma estudante universitária por quem se apaixona perdidamente. A relação entre ele e Tsukasa irá fazer com que Anzai se despreze ainda mais por não conseguir estar com ela sem que o seu estado Vampiro se manifeste.

Anzai cresceu num orfanato, juntamente com outros demónios/vampiros, e não sabe nada sobre os seus pais, por essa razão, ele mesmo duvida das suas origens, será ele realmente um meio-demónio ou um demónio por completo?

Em constante luta consigo próprio, Anzai tem, apesar de tudo, um coração de ouro. Ele faz tudo aquilo que pode para proteger Tsukasa, mas ao mesmo tempo, teme que seja o maior perigo para ela. Ao longo do anime vamos aprender muito sobre ele, vamos perceber que ele odeia os outros demónios devido a um trauma do passado e que a pessoa que ele mais odeia é a si próprio. A sua dificuldade em aceitar o seu demónio interior pode ser a principal razão porque ele tem tanta dificuldade em controlá-lo.

Tanto ele como a Tsukasa são inexperientes no amor e ele não sabe lidar com a excitação que sente quando se envolve com ela, pois não é apenas o sangue que desperta o seu demónio, Anzai também se transforma quando está sexualmente excitado, o que torna a relação de ambos bastante complicada em termos de intimidade.

Talvez o carisma desta personagem seja mais para nós enquanto espetadores, que acabamos por sentir a dor e frustração de Anzai Yuki e a sua luta contra o seu monstro em vez de o aceitar, mas ele tem em Tsukasa um forte apoio e, acima de tudo, um amor incondicional.



7- Jirou Mochizuki (Black Blood Brothers)

Jirou-anime-Black-Blood-Brothers
Aparentemente inofensivo, na realidade letal.

A história do anime Black Blood Brothers começa uma década após uma guerra violenta entre humanos e Vampiros ter sido travada, sendo que os humanos conseguiram parar a sede de sangue dos Vampiros graças à intervenção de um Vampiro especial que eles intitularam de "Lâmina de Prata", esse Vampiro era Jirou.

Dez anos depois, ele retorna ao Japão com o seu irmão mais novo para ir viver em paz numa Zona Especial onde os humanos convivem com os vampiros, mas a sua chegada leva a que os seus inimigos de longa data ponham em ação um plano para finalmente o aniquilar.

Jirou é um Vampiro que ficou do lado da humanidade e contribuiu para a derrota da sua própria espécie, por essa razão ele não é propriamente popular, quer entre os humanos que o temem, quer entre os outros Vampiros que o odeiam profundamente, mas que não conseguem eliminá-lo por ser mais forte que eles.

Jirou possui uma atitude calma e madura e preocupa-se profundamente com o seu irmão, Kotaro. Em alguns pontos ele faz-me lembrar Abel de Trinity Blood, pois ambos são imensamente poderosos, mas tanto um como o outro não deixam que isso os torne arrogantes e prepotentes, pelo contrário, ambos são humildes e fazem o melhor que podem para proteger os humanos, que não deixam os temer pelo seu poder descomunal.

Carismático pela sua personalidade espontânea, pelo seu poder e por todo o mistério que gira à sua volta, Jirou possui ainda uma boa relação com Mimiko e com o irmão, o que acaba por o tornar ainda mais humano e empático ao nossos olhos.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Muito legal o post. Drácula e Alucard são os meus preferidos, mas adorei conhecer sua lista. Beijo!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Obrigada! Tentei fazer uma lista heterogénea, mas claro que o Drácula e o Alucard não podiam faltar.
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!