Alice in Borderland | Referências a Alice no País das Maravilhas - Parte 2


Continuação do post Alice in Borderland | Referências a Alice no País das Maravilhas - Parte 1 com mais algumas referências encontradas na série da Netflix.


8- Kodai (Arganaz)


Arganaz, o terceiro elemento que compõe a mesa de chá do Chapeleiro Louco é um pequeno rato do campo sempre sonolento e que quase não se pronuncia e, quando tenta falar, ninguém lhe presta atenção, acabando por desistir. Assim, ele é dominado pelas outras figuras: a Lebre de Março e o Chapeleiro. Algumas teorias apontam que Arganaz poderá simbolizar a imobilidade da classe trabalhadora que não consegue reagir à opressão que sofre.

Kodai é uma personagem de Alice in Borderland introduzida pela primeira vez no arco da Praia. Ele tem um grande conhecimento sobre automóveis, dada a sua profissão no mundo real (mecânico). Considero a sua personalidade em tudo semelhante à personalidade de Arganaz, também Kodai não é propriamente uma pessoa corajosa e carismática, sendo na maioria dos casos dominado por personagens mais impactantes como Hatter e Aguni. Todavia, ele não se encontra diretamente ligado a estes como Arganaz ao Chapeleiro Louco e à Lebre de Março, mas aparece pela primeira vez no mesmo arco narrativo que estes.

Kodai tem uma personalidade calma e agradável, mas sempre que é colocado em situações extremas cede sob stress e atua de modo cobarde, ficando paralisado, o que não é benéfico, principalmente, para quem se encontra no mundo de Borderland. Apesar de tudo, na segunda temporada, tem um papel decisivo para o grupo de Arisu ganhar o jogo do Rei de Paus, provando que afinal ele também é capaz de atitudes corajosas e imensamente altruístas.


9- Ann (Rainha Branca)


A Rainha Branca é uma personagem do universo de Alice no País das Maravilhas que nos é dada a conhecer na sua sequela menos conhecida Alice Através do Espelho. Ela aparece pela primeira vez na Casa do Espelho, mas como estava do tamanho de uma peça de xadrez não conseguia ver ou ouvir Alice. Estava à procura da filha Lily e Alice ajuda-a levantando a Rainha Branca e Rei sobe a mesa, levando-os a acreditar que eles foram lançados por um invisível vulcão.

A Rainha Branca é o oposto da irmã, a Rainha de Copas. Ann e Mira (Rainha de Copas) não são irmãs, mas ambas são membros de alto ranking da Praia e muito diferentes uma da outra. Ann é alguém em quem as pessoas confiam em tempos de necessidade, tal como a Rainha Branca. Um exemplo foi durante o jogo Caça à Bruxa, no qual foi a única capaz de trabalhar como detetive para determinar o culpado, devido ao seu passado como cientista forense.

O confronto de Ann com Last Boss no jogo Dez de Copas também pode ser entendido como um paralelismo da dinâmica entre ela e a Rainha Branca. Visto que a Rainha de Copas usou Jabberwocky para ganhar a batalha com a irmã e sabendo que Mira é a Rainha de Copas, intuímos que Last Boss atua às suas ordens, felizmente, Kuina ajudou Ann permitindo-lhe escapar e terminar o jogo Caça à Bruxa.


10- Momoka e Asahi (Tweedledee e Tweedledum)


Momoka e Asahi constituem uma encarnação única de Tweedledee e Tweedledum, personagens de Alice no País das Maravilhas. À primeira vista, as melhores amigas parecem duas adolescentes normais. Contudo, durante o jogo Dez de Copas verifica-se haver mais nelas do que parece. 

O jogo Dez de Copas consiste num jogo chamado Caça à Bruxa que leva os residentes da Praia à loucura ao tentarem descobrir e queimar a tempo o corpo da "Bruxa" responsável por assassinar Momoka.

Após todo o caos e massacre, finalmente é revelado que Momoka foi responsável pela sua própria morte, seguindo-se a confissão de Asahi revelando que as duas eram Dealers, isto é cabia a elas tratar da logística envolvendo os jogos que apesar disso não eram criados por elas. Momoka não conseguiu suportar o facto de ter contribuído para tais atrocidades e terminou com a sua vida num ato de desespero, mas também na esperança que os residentes da Praia trabalhassem em conjunto para descobrir a "Bruxa".

Arisu descobre um telemóvel com uma gravação das duas quando chegaram a Borderland, onde detalhavam as suas explorações e como se tornaram Dealers. Esta gravação mostra, de modo mais claro, a ligação entre estas e as suas respetivas contrapartes em Alice no País das Maravilhas, Momoka e Asahi nunca deixaram o lado uma da outra e antes de tornarem residentes da Praia usavam roupas a combinar na forma dos seus uniformes escolares. As duas são muito alegres e otimistas mas confiam demasiado nos outros, o que as levou a serem manipuladas pela Rainha de Copas.


11- Niragi (The Jubjub Bird)


Niragi é uma personagem de Alice in Borderland introduzida no arco da Praia, onde opera como segundo no comando da fação militar de Aguni. Niragi tem o temperamento do Pássaro Jubjub e é um dos antagonistas que Arisu e os seus amigos têm que enfrentar em Borderland. Os seus comportamentos e ações causaram preocupação a Aguni e levaram-no a pedir a Hatter para fecharem a Praia, com medo de não conseguir controlar Niragi e os seus seguidores.

Durante o jogo da Caça à Bruxa, Niragi e os seus seguidores realizam um massacre indiscriminado e atiram os corpos à fogueira na esperança de que um deles seja a "Bruxa", contudo, eles continuam a matar pessoas inocentes mesmo após a "Bruxa" ter sido descoberta, sendo que apenas a intervenção de Aguni conseguiu travá-lo.

Em suma, Niragi é completamente louco, no início até julguei que ele era inspirado na Lebre de Março, mas tudo aponta para Aguni como Lebre de Março dada a sua relação com Hatter e Niragi como o Pássaro Jubjub. O temperamento de Niragi condiz com a besta e representa um enorme perigo para os protagonistas, sendo sempre uma pedra no sapato deles, principalmente, de Usagi, por quem ele parece ter desenvolvido uma obsessão de cariz sexual doentia.



12- Last Boss (Jabberwocky)


Takatora Samura conhecido como Last Boss é uma personagem de Alice in Borderland também introduzido no arco da Praia, trata-se de um membro sombrio e violento do exército de Aguni especialista em artes marciais. Podemos constatar que Last Boss apresenta algumas semelhanças com Jabberwocky, uma criatura semelhante a um dragão que Alice, a Rainha Branca e os seus amigos têm que enfrentar em combate.

Em termos de semelhanças entre as personagens podemos indicar as tatuagens semelhantes a dragões que cobrem o corpo de Last Boss e o seu confronto com Ann e Kuina numa batalha semelhante à batalha final de Jabberwocky em Alice Através do Espelho com a Rainha Branca (Ann).

Last Boss é muito poderoso e mortífero tal como Jabberwocky, sendo que ambos subestimaram as habilidades dos seus oponentes levando à sua derrota.



13- Mira (Rainha de Copas)

Mimada, egocêntrica e infantil, a Rainha de Copas representa o poder absoluto no País das Maravilhas, sendo temida por todos. O seu gosto por humilhar os outros é evidente e está sempre gritando e ameaçando cortar a cabeça de seus súbditos. O seu maior interesse é dominar a população, governando através do medo o que ilustra os efeitos nefastos do poder autoritário e inquestionável.

A Rainha de Copas também representa um sentido totalmente invertido de justiça que se materializa através de um julgamento absurdo e sem leis, símbolo da insegurança e subserviência daqueles cidadãos. Aqui, estamos perante uma crítica à monarquia e nobreza britânicas. Podemos reparar que aqueles que rodeiam a Rainha fazem parte do mesmo naipe que ela, ou seja, têm a mesma natureza.

A grande vilã de Alice no País da Maravilhas, a Rainha de Copas encerra o capítulo final do livro com um jogo de croquet inusitado. Em Alice in Borderland, Mira representa de modo inquestionável a Rainha de Copas também ela assumido o papel de principal vilã da série sendo que, para além de ser a representante da carta da Rainha de Copas, também encerra os jogos de Borderland com um "simples" jogo do croquet que de simples não tem praticamente nada.

Comentários