O Guardião de Sherrilyn Kenyon | Opinião

Capa-livro-o-guardião

Sinopse

A rainha do romance paranormal regressa ao mundo dos sonhos.

A Caçadora de Sonhos Lydia tem a mais perigosa das missões: descer até ao reino inferior e encontrar o deus dos sonhos que desapareceu, antes que ele revele os segredos que podem pôr em perigo a sua espécie. Mas ela não esperava ser feita prisioneira pelo guardião mais cruel do reino… O tempo de Seth está a esgotar-se. Se ele não descobrir a entrada para o Olimpo, a sua vida. Seth não consegue vergar o deus que tem prisioneiro, mas quando surge uma salvadora, ele decide tentar uma nova tática.

Quando estas duas vontades férreas se encontram, uma delas tem de ceder. Mas Lydia não guarda apenas os portões do Olimpo — ela protege um dos poderes mais obscuros do mundo. Se ela falhar, uma maldição antiga vai voltar a assombrar a Terra e ninguém estará a salvo. Mas o mal é sempre sedutor…



Personagens

Personagem-Seth

Porquê ser difícil quando com um pouco de esforço podes ser impossível?

O filho ilegítimo do deus egípcio Set e uma humana, Seth foi levado para o deserto e lá abandonado pela mãe para morrer. Ela havia tentado o entregar ao pai, mas Set recusou-o, dizendo que o filho era demasiado fraco e insignificante.

Mas o destino ainda não tinha acabado com ele. Encontrado por uma matilha de Were-Hunteres chacais que o acolheu como um deles, ele foi feliz durante um  breve tempo, até que estes o venderam como escravo para o próprio senhor do Inferno Noir, que viu um enorme potencial no interior de Set. Tudo o que este tinha que fazer era retirar toda a humanidade de Set por meio de tortura. Agora Set não tem  sentimentos por ninguém, ele é frio e cheio de amargura e ódio por todos. Até os demónios tremem de terror quando se aproxima.

Sob as ordens de Noir, ele está numa missão e não pode ser parado, não enquanto os deuses do Olímpio não se ajoelharem em derrota perante Noir e Azura.

Seth usa uma máscara de guerra para cobrir a sua verdadeira aparência e se tornar mais intimidante para os outros demónios de Azmodea. Existe outra razão porque ele a usa, esta encontra-se descrita no livro. Os seus olhos estão pintados do modo que ele os usava no Antigo Egito.



Personagem-Lydia

A bondade é um fruto podre que envenena qualquer um que tome parte dela. Joga-a na cara dos teus inimigos e deixa-a arruiná-los.


Como uma Caçadora dos Sonhos, Lydia foi encarregada da mais sagrada e perigosa das missões. Ela irá descer até ao Reino Inferior e encontrar o deus dos sonhos que desapareceu antes que este entregue um segredo que pode matá-los a todos. O que ela não esperava era ser mantida como prisioneira pelo guardião mais cruel do reino.

Mas Lydia é muito mais do que parece. Com poderes muito para além de uma típica Caçadora de Sonhos, ela não será subjugada nem comandada por ninguém. 

No livro, Seth refere-se a ela como lírio. O lírio era uma flor sagrada e misteriosa para os antigos egípcios. Tanto o lírio branco, que floresce na lama, como o lírio azul que é celebrado e venerado. Esta flor era usada em bebidas e alimentos para causar os sentimentos antagónicos de euforia e calma. Também se acreditava que tinha poderes de cura.

Fonte: Lydia | Sherrilyn McQueen


Opinião

Sherrilyn Kenyon não desilude, os seus livros são viagens desconcertantes sobre o poder, o sofrimento, a imortalidade e acima de tudo romances arrebatadores sobre o amor e a procura pela felicidade. Sou uma fã confessa que apesar disso também reconhece a necessidade de pausas entre os seus livros pelo simples facto de sermos inundados por um mar de dor e sofrimento indescritíveis por que passam os seus poderosos protagonistas até encontrarem a sua tão desejada alma gémea. O Guardião é mais um desses livros, poderoso e arrebatador, mas também violento com passagens bastante fortes de agressão e tortura. Não podemos ficar indiferentes à história de Seth, um dos mais poderosos guardiões de Azmodea, que é na realidade um escravo do próprio senhor do Inferno, Noir e da sua sádica irmã, Azura. 

Filho do poderoso deus egípcio Set com uma mulher humana, a vida de Seth foi rodeada de infortúnios desde o nascimento. Começando pela renúncia do pai, pelo abandono cruel da mãe , sendo mais tarde vendido como escravo a Noir por um bando de chacais que o havia acolhido, Set conheceu apenas dor e solidão durante vários milénios, sendo inclusive torturado continuamente durante mais de um milénio, e apenas libertado para voltar a ser o carrasco de Noir. Tudo isto torna surpreendente o facto de Seth não se ter deixado corromper pelo lado negro. Em vez disso temos aqui uma alma extremamente bondosa e negligenciada, um homem que não sabe o que é o amor e a bondade.

Lydia é também ela própria uma personagem muito interessante, filha do deus grego dos sonhos Solin com uma Were-Hunter chacal, ela também teve os seus contratempos na vida como o extermínio da sua matilha e a morte da mãe à sua frente quando era apenas uma criança, mas apesar disso teve uma vida muito mais normal e pacífica do que Seth graças ao amparo do pai, o deus dos sonhos Solin.

Seth é incumbido de torturar Solin com vista a que este revele a chave para o Olimpo, mas Lydia invade Azmodea para resgatar Solin, assim se dá um encontro que tinha tudo para ser trágico, mas que acaba por ser a salvação de Seth, pois o choque entre estas duas almas vai ser responsável pelo nascer de uma história de amor arrebatadora. E temos neste livro a prova de que o amor puro pode salvar até a alma mais condenada do inferno.

Apesar de O Guardião ser um livro que não aborda muito do universos dos Predadores da Noite, temos aqui a participação de algumas personagens já nossas conhecidas como Zarek, Jericho e Delphine, mas para mim é Jaden que rouba a cena e levanta muitas questões que só veremos respondidas no seu próprio livro.


O melhor do livro: Seth em todos os aspetos.

O menos bom do livro: não termos visto alguma justiça poética para o sofrimento por que passou Seth ao longo da vida.

Comentários