- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Começo por confessar que adoro histórias cuja temática seja a vingança, inclusive, criei um post bastante popular no blogue sobre animes que abordam esta temática chamado TOP 7 - Animes sobre vingança.
A vingança é um tema bastante recorrente. Há algo de fascinante em ver alguém se reerguer depois de ter sido brutalmente humilhado, ou até a procurar a chamada "justiça poética" contra quem magoou alguém que lhe era muito próximo.
Neste TOP 7, irei listar alguns dos doramas que abordam o tema da vingança, sendo que a maioria das obras aqui apontadas pode ser assistida na Netflix, a minha plataforma de streaming de eleição.
Segue abaixo a minha lista com sete dormas que têm como tema a vingança:
1- Secret Love (2013)

O dorama mais antigo desta lista, Secret Love é ligeiramente inspirado no livro O Monte dos Vendavais, com várias referências à obra de amor, obsessão e vingança de Emily Bronte.
A protagonista é Kang Yoo-jun, uma jovem bastante pobre, mas que trabalha como louca para ajudar o namorado a pagar os estudos em direito e se tornar procurador.
Kang Yoo-jun acaba por sacrificar o seu futuro indo para a prisão no lugar do namorado Do-hoon, após este atropelar mortalmente uma jovem e fugir do local sem prestar auxílio à vitima. Do-hoon, tendo o seu futuro como procurador comprometido, acaba por convencer a namorada a assumir as culpas no seu lugar, assim a protagonista acaba presa por homicídio involuntário, descobrindo logo depois estar grávida deste homem que a abandona e segue com a sua vida como se ela não existisse.
Poderíamos facilmente concluir que a vingança partiria da protagonista, que privada da liberdade e até do filho, buscaria vingança contra o homem que a usou e abandonou quando não tinha mais utilidade para ela, mas não, a vingança parte do namorado da vítima do atropelamento, Jo Min-hyuk.
Min-hyuk pretende-se vingar da mulher que matou a sua amada. Ao longo dos anos ele fica completamente obcecado por Yoo-jun, passando a ser o seu stalker pessoal, até que a protagonista é posta em liberdade e tenta recomeçar a sua vida, mostrando uma incrível capacidade de resiliência e determinação.
Com o tempo a obsessão de Min-hyuk transforma-se em fascínio e, descobrindo a verdadeira história, decide ajudar Yoo-jun a repor a verdade e recuperar a dignidade perdida.
Uma história belíssima sobre manipulação, ambição, ódio e vingança com ótimas interpretações. Será que o amor irá triunfar no meio de tudo isto?
Infelizmente, Secret Love é único dorama desta lista que não está disponível para assistir na Netflix.
2- The Glory (2022)
Uma história forte recheada de cenas revoltantes, The Glory prometia imenso e de facto cumpriu. A protagonista deste dorama é a prova vida de que o que acontece no passado pode moldar a nossa vida, seja para o melhor ou para o pior.
Vítima de bullying extremo na escola, Moon Dong-eun planeia a sua vingança ao longo dos anos com uma mestria e uma paciência dignas de nota. O seu alvo: um ex-grupo de alunos privilegiados e herdeiros de grandes fortunas, que no passado fizeram Dong-eun sofrer uma série de abusos físicos e psicológicos que deixaram marcas permanentes no seu corpo, sofrendo, inclusive, de stress pós-traumático.
A menina pobre que sonhava ser arquiteta e foi injustiçada, já que não teve ninguém que a ajudasse, é agora professora primária da filha da sua maior nêmesis e assim tem início o seu elaborado plano de vingança, já que tudo aquilo que Dong-eun fez na vida teve como único objetivo a concretização do seu plano final de vingança.
Contando com o auxílio de aliados de peso, a protagonista irá cumprir o seu plano até ao final, mesmo tendo que lidar com alguns percalços pelo caminho, como Joo Yeo-jeong, um cirurgião plástico que se apaixona por ela e jura ajudá-la com o seu plano de vingança, independentemente das consequências para o próprio. Contudo, a sua principal aliada será Kang Hyeon-nam, uma mulher vítima de violência doméstica que tudo fará para salvar a filha da vida de violência que leva.
The Glory pode ser assistido na Netflix.
3- Burn the House Down (2023)

Burn the House Down, em português Vidas em Chamas é o único dorama japonês desta lista, sendo todos os outros produzidos na Coreia do Sul, mas tal facto não lhe retira qualquer mérito, muito pelo contrário, apenas mostra a sua qualidade para se destacar no meio de autênticas superproduções.
Baseado num mangá homónimo, conta-nos a saga de uma jovem cuja a casa onde vivia foi consumida pelas chamas quando ela era ainda uma criança. A sua mãe, considera culpada e abandonada pelo marido, nunca mais conseguiu recuperar psicologicamente do sucedido, ao que ajudou o divórcio e a vida de pobreza que ela e as filhas passaram a ter de viver, apesar do ex-marido ser dono de um dos maiores hospitais privados do Japão. Mas, a verdade pode vir finalmente à de cima, pois Anzu irá assumir uma identidade falsa para se infiltrar como empregada doméstica nessa mesma casa, agora reerguida para o pai viver com a madrasta e a nova família, o seu objetivo é a vingança da mulher que lhe destruiu a casa e a família.
Pelo caminho, Anzu vai descobrir que o filho mais velho da madrasta, antes um jovem inteligente com um futuro promissor, acabou por se tornar num jovem recluso, que se recusa a sair do quarto e a falar até com a própria família. Será que Kiichi sabe o que aconteceu à treze anos atrás? Poderá ele ser um valioso aliado para Anzu ou um adversário à sua altura?
Vidas em Chamas pode ser assistido na Netflix.
4- Mask Girl (2023)

Dorama baseado num famoso webcomic do mesmo nome, Mask Girl também aborda o tema da vingança, neste caso contra a protagonista, Kim Mo-mi, uma jovem que entra numa espiral de mortes mesmo sem o ter planeado, pois a mãe da sua primeira vítima embarca numa autêntica perseguição que irá durar vários anos até ao seu tão aguardado desfecho final.
Este dorama é uma autêntica correria, acompanhando ao longo dos anos a trajetória de duas personagens enigmáticas e bastante centradas nas suas próprias vivências, até que ponto uma vingança pode ser justificada? Os fins justificam mesmo os meios?
Kim Mo-mi é uma jovem extremamente insegura quanto à sua aparência, que durante o dia tem um emprego monótono num escritório cujo ponto alto é a paixoneta que tem pelo chefe, mas durante a noite, por detrás de uma máscara, ela torna-se numa estrela da internet, a famosa Mask Girl. Contudo, a fama trás consigo um lado negativo e todos querem conhecer o rosto que se esconde por detrás da máscara. Depois de uma série de acontecimentos desastrosos que resultam em duas mortes, incluindo de Ju Oh-nam, um colega de trabalho que descobre a sua identidade e se torna obcecado por ela, apenas lhe resta a fuga e, para isso, ela muda de rosto recorrendo à cirurgia estética, ou não seja a Coreia do Sul o país campeão em cirurgias plásticas.
Parecia que Mo-mi tinha despistado as autoridades e desaparecido sem deixar rasto, mas a perseguição da mãe de Ju Oh-nam não vai deixar a jovem descansada, sendo que nem mesmo na prisão a mãe de Ju Oh-nam a vai deixar em paz, sendo que as coisas se complicam ainda mais quando a mulher vingativa decide usar a filha de Kim Mo-mi como peão do seu plano de vingança.
Mask Girl revela-se um obra interessante, por vezes, confusa e violenta, noutras apenas estranha, mas sem dúvida uma viagem a não perder para o fãs do género.
Uma curiosidade tem a ver com o facto da personagem central, ser protagonizada por três atrizes ao longo de três fases distintas da série.
Mask Girl pode ser assistido na Netflix.
5- My Name (2021)
Dorama sul-coreano em que a protagonista Ji-woo embarca numa viagem alucinante para se vingar do homem que matou o pai. Para isso ela vai se aliar a um poderoso chefe da máfia e acabar por se infiltrar no seio da polícia.
No dia do seu aniversário a estudante Ji-woo assiste ao assassinato brutal do pai, completamente devastada, a jovem procura respostas sobre o que aconteceu e acaba por descobrir que o pai trabalhava para um da maiores organizações de tráfico de droga do país.
Desesperada por descobrir o assassino do pai, a jovem acaba por entrar para a organização e fazer tudo aquilo que o líder lhe pede, inclusive, tornar-se polícia e infiltrar-se no Departamento de Narcóticos, para assim descobrir quem foi o polícia que assassinou o seu pai. Todavia, uma série de reviravoltas ensinam Ji-woo que a verdade pode não ser bem aquilo que julgava.
My Name é um dorama de qualidade com boas cenas de ação e uma protagonista inteligente e astuta, capaz de lidar com as tarefas de agente infiltrada com bastante mestria. Contudo, o seu envolvimento com um colega da polícia parece fazer com que a jovem tenha de repensar a sua estratégia e se adaptar a uma situação cada vez mais complicada. Será que no final Ji-woo terá a sua tão desejada vingança?
My Name pode ser assistido na Netflix.
6- Remarriage and Desires (2021)
Remarriage and Desires é para mim uma das maiores surpresas desta lista, já que foi descoberto por acaso no catálogo da Netflix e revelou-se uma história de vingança e justiça bastante incomum, mas que mesmo assim funciona perfeitamente.
O marido de Seo Hye-seung pede o divórcio para viver com a amante, mas acaba por ser atraiçoado ela, sendo incriminado de um grande desfalque financeiro na sua empresa e cometer suicídio. Assim, Hye-seung vê a sua vida privilegiada de mulher de classe média alta desaparecer, já que os seus bens são lhe retirados para saldar as dívidas do marido.
Tentando refazer a sua vida, Hye-seung volta a trabalhar como professora e faz o melhor para criar a filha, mas a mãe inscreve-a numa agência matrimonial, cujo objetivo é ajudar as mulheres a encontrar maridos ricos. Quando se desloca a essa agência, Hye-seung dá de caras com a mulher que lhe roubou o marido e destruiu a sua vida. Após este reencontro casual, a protagonista irá embarcar numa jornada de vingança contra a ex-amante do marido, tentando evitar a todo o custo que ela encontre o marido milionário que pretende, mesmo que para isso tenha que lhe roubar o pretendente mais desejado...
Remarriage and Desires pode ser assistido na Netflix.
7- Hierarchy (2024)

Uma série que prometia imenso, mas que acabou afogada nas suas próprias contradições. O protagonista prometia vingar o irmão, mas acabou perdido no meio de uma série de enredos demasiado elaborados que tentaram humanizar à força todas as personagens de algum modo envolvidas na morte do irmão do protagonista. Todavia, Hierarchy é um dorama sobre vingança, já que o seu mote é a vingança do protagonista contra os culpados pela morte do irmão e é, por essa razão que faz parte deste TOP 7.
Talvez o maior erro do dorama tenha sido tentar, de algum modo, beber inspiração à série espanhola Elite, mas o resultado revelou-se insatisfatório a meu ver. É certo que temos uma escola de elite, com os herdeiros das maiores fortunas do país que de tempos a tempos aceita alunos bolseiros e um desses alunos acaba morto, o seu irmão, que pelos vistos também é suficiente esperto para conseguir uma bolsa de estudo nesse colégio, infiltra-se para descobrir os responsáveis pela morte do irmão, mas o modo como tudo foi conduzido tornou a vingança do protagonista como algo secundário e isso não me agradou.
Hierarchy por ser assistido na Netflix.
doramas
Hierarchy
Mask Girl
My Name
Netflix
Opinião
Remarriage and Desires
Secret Love
The Glory
top7
Vidas em Chamas
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário
O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!