Howl's Moving Castle | Opinião Animes

poster-anime-Howl's-Moving-Castle
Poster do anime Howl's Moving Castle.

Título original: Hauru no Ugoku Shiro
Realizado por: Hayao Miyazaki
País: Japão
Ano: 2004
Género: Aventura, Fantasia, Romance
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0347149/

Sinopse: Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.


personagens-anime-Howl's-Moving-Castle
Elenco principal de Howl's Moving Castle.

Opinião:
Sophie é uma jovem de 18 anos com pouca autoestima que trabalha na chapelaria da família, criando lindíssimos chapéus para as suas clientes ricas e vistosas, mas que claramente não se sente feliz. No início da história ela vai visitar a irmã, mas pelo caminho, o seu encontro com um jovem belo e misterioso irá mudar a sua vida, a retirando à força da monotonia na qual está mergulhada.

Sophie-anime-Howl's-Moving-Castle
A jovem Sophie.

Após o encontro com o jovem misterioso, Sophie finalmente encontra a sua bela e vistosa irmã, onde vemos claramente o contraste entre as duas. Sophie tem cabelos e olhos castanhos, sendo considerada comum e todos à sua volta parecem não a notar, enquanto a sua irmã loira e de olhos azuis está rodeada de homens que disputam a sua atenção. As personagens aparentemente belas da história têm então cabelos loiros e olhos azuis, é sobre este estereótipo de beleza que vive a jovem, não possindo confiança na sua aparência para sequer lutar pela sua própria vida.


Lettie-irmã-de-Sophie-anime-Howl's-Moving-Castle
Lettie, a irmã mais nova de Sophie rodeada pelos seus admiradores.

Entretanto, o encontro de Sophie com o jovem misterioso foi observado pela Bruxa Má do Vale que lhe lança um feitiço que a transforma numa velha de 90 anos. Inicialmente abalada, a nossa protagonista não se resigna nem entra em pânico, muito pelo contrário, ela prepara um lanche e parte para o Vale, o lugar onde supostamente residem feiticeiros, a ideia é encontrar alguém que a ajude a desfazer o feitiço do qual foi vítima.

Sophie-anime-Howl's-Moving-Castle
E se de repente acordasse e tivesse envelhecido cerca de 72 anos numa noite? Foi o que aconteceu a Sophie.

Pelo caminho, ela encontra um espantalho que carinhosamente apelida de cabeça de nabo que a ajuda a encontrar o Castelo Andante que pertence ao perigoso Howl, onde faz um acordo com Calcifer, um demónio do fogo que está ligado a Howl, onde ela o ajuda a ser livre e Calcifer ajuda-a com o seu feitiço. Depois ainda conhece Markl e finalmente se encontra com Howl, o belo misterioso com que se tinha encontrado anteriormente, e torna-se empregada doméstica do castelo que está imundo. Uma excelente empregada diga-se de passagem!

Markl-anime-Howl's-Moving-Castle
Markl, uma das personagens mais fofas da história.

A história de Howl's Moving Castle é contada sobre a perspetiva da jovem/velha Sophie e vamos juntamente com ela, vivendo as suas aventuras para voltar a ter a sua aparência normal e a sua épica história de amor, um amor generoso e desinteressado por Howl, um poderoso feiticeiro que vive escondido num castelo andante.

Howl-e-Sophie-Howl's-Moving-Castle
Como podem observar todo o detalhe nos pormenores do cenário é incrível.

Sophie-anime-Howl´s-Moving-Castle
Mais um exemplo da beleza dos pormenores na obra.

Os cenários do anime são deslumbrantes apresentando uma espécie de contraste/junção entre o estilo steampunk e a magia, com o Castelo Andante a ser o exponente máximo dessa junção. Uma maravilha da tecnologia controlada por um demónio do fogo, Calcifer. Calcifer é uma das personagens mais interessantes do anime a meu ver, se por um lado ele é um demónio, por outro tudo o que ele quer é ser livre, estando sempre preocupado com o Howl, sendo também a personagem mais divertida do anime.

Howl´s-Moving-Castle
O famoso Castelo Andante.

Todas as personagens que fazem parte do elenco principal de Howl's Moving Castle são únicas e encantadoras à sua própria maneira, sendo todas, sem exceção cativadas pela personalidade alegre e generosa de Sophie.

Howl é a personagem mais complexa do anime, à partida é um jovem fútil com uma certa obsessão pela sua aparência perfeita e um cobarde que se recusa a enfrentar a Madame Sullivam, mas no fundo tudo o que ele quer é evitar que a guerra destrua o mundo.

Howl-e-Sophie-anime-Howl´s-Moving-Castle
Howl e Sophie.

Não gosto de apontar detalhes do final das obras que costumo comentar, nem dar demasiadas informações sobre o enredo, mas neste caso decidi abrir uma exceção, primeiro porque trata-se de uma obra de algum modo mais antiga e depois porque gostava de fazer uma análise mais exaustiva da história. Não é todos os dias que nos depararmos, muito por acaso, com uma obra desconhecida para nós e que nos encanta e faz pensar, apesar de à partida ser uma história simples.

Sophie evolui gradualmente ao longo da história de maneira surpreendente e aprende a lutar e defender aqueles que ama, em detrimento da sua própria segurança. O seu amor por Howl foi não só a chave para quebrar a sua maldição como foi também a chave para curar a maldição do próprio.

Sophie-e-Howl-anime-Howl´s-Moving-Castle
Sophie e Howl num momento chave do anime.

Um anime que pode muito bem vir a ser um clássico da animação japonesa que foi inclusive nomeado para um Oscar da Academia. Recomendo que o assistam, se gostam deste tipo de obras, o mais rapidamente possível, caso ainda não o tenham feito.

Sophie-e-Howl-anime-Howl´s-Moving-Castle
Sou só eu, ou esta cena faz lembrar o filme Titanic?

O melhor: Todo o cenário steampunk com destaque para o próprio Castelo Andante.

O menos bom: Gostava que a personagem do Howl tivesse tido um maior desenvolvimento ao longo da história, apesar de termos vislumbrado várias das suas facetas e alguma evolução da sua personalidade.

Comentários