TOP 7 - Shinobis de Naruto

Poster Top 7 - Shinobis de Naruto

Estou de volta com mais um Top 7, desta vez sobre os meus shinobis favoritos do anime Naruto, que é só o meu anime favorito de todos os tempos! O maior trunfo de Naruto são as suas personagens, principalmente, aquelas que foram bem desenvolvidas e que têm histórias de vida bastante interessantes. Curiosamente, sendo Naruto um anime extremamente rico em personagens interessantes, escolher sete delas para figurar neste Top 7 acabou por ser bastante mais consensual do que julguei que seria.

Este meu Top 7 - Shinobis de Naruto não obedece a nenhum critério senão as minhas próprias preferências. Vou tentar colocar por palavras, por mais difícil que isso possa ser, as razões que me levaram a escolher os shinobis listados abaixo como os mais memoráveis de Naruto para mim enquanto fã.



7- Jiraiya

Jiraiya - anime Naruto


O famoso Ero-senin como o Naruto carinhosamente o tratava era muito mais do que um shinobi pervertido e um autor de sucesso de uma série de romances eróticos chamada Icha Icha. Jiraiya era, sobretudo, um génio do esforço, tal como Naruto. Um homem que sozinho alcançou um nível soberbo e que juntamente com os seus colegas de equipa atingiu o título de sanin lendário. Mas o grande papel de Jiraiya no anime Naruto foi fazer crescer o próprio Naruto, quer enquanto shinobi, quer enquanto ser humano.
Apesar da sua morte prematura e extremamente triste para todos os seus fãs, o legado de Jiraiya continua bem vivo em Naruto Uzumaki, o seu estimado aluno e afilhado. Jiraiya havia treinado o pai de Naruto, Minato Namikaze anteriormente e, numa fase posterior, treinou um trio de ninjas da Vila Oculta da Chuva, cujo caminho tortuoso levou a um confronto entre estes e o próprio e mais tarde com Naruto. Jiraiya morre, ironicamente, pelas mãos de um dos seus alunos, aquele que chegou a considerar a "criança da profecia", mas faleceu com a certeza de que afinal Naruto era a "criança da profecia". E assim morreu com um sorriso nos lábios e fé no futuro.
Jiraiya é uma personagem que surgiu de modo inesperado na vida de Naruto, mas cujo percurso de vida é de uma riqueza imensa. Ele foi treinado pelo Terceiro Hokage e teve como colegas Tsunade, a neta rebelde do Primeiro Hokage e Orochimaru, um génio cujo espírito inconformista e obsessão pela juventude eterna levaram a um caminho de vilania que mais tarde culminaria no abandono da Vila de Konoha e várias ações contra a sua própria Vila, incluindo o assassinato do seu próprio sensei. Assim, o percurso shinobi de Jiraiya me parece semelhante ao percurso do próprio Naruto, com Tsunade a fazer o paralelismo com Sakura e Orochimaru com Sasuke.
Um dos shinobis mais poderosos de Konoha, Jiraiya recusou por duas vezes o título de Hokage, foi treinado por um Hokage, colega de outra Hokage e dois dos seus alunos foram Hokages.
Jiraiya era uma personagem extremamente divertida e, apesar das suas atitudes aparentemente despreocupadas para com a vida era um homem extremamente inteligente e atento. Ele tinha uma rede de informantes bastante eficaz, conseguindo alcançar informações confidenciais como ninguém, além disso era um hábil decifrador de códigos com uma memória incrível.
Torna-se aparente para muitos (incluindo para mim) que Jiraiya estava apaixonado por Tsunade, mas nada nos foi mostrado que levasse a crer que tal suposição era verdadeira e o estilo de vida dele era o oposto do que seria de supor de um homem apaixonado, mas talvez esse fosse o seu modo de tentar esquecer um amor não correspondido, ou mesmo sendo correspondido, por consumar.



6- Gaara Sabaku

Gaara - anime Naruto
Desde que apareceu no Naruto clássico que o Gaara é um dos meus shinobis favoritos, além disso ele tem um dos visuais mais originais de toda a obra. A sua história assemelha-se à história do próprio protagonista Naruto, com ninguém a conseguir ficar indiferente à história de solidão e dor que nos é narrada de modo comovente durante a sua luta com Naruto.
A sua mãe faleceu no dia do seu nascimento e a partir daí Gaara ficou aos cuidados do seu tio materno que ele amava e estimava acima de tudo, mas aconteceu que num derradeiro ato cruel, no qual perdeu a vida,  o seu tio tentou assassinar Gaara revelando que até a sua própria mãe o odiava. Desde esse dia que Gaara desenvolveu uma personalidade extremamente violenta e psicopata, no sentido de sobreviver ao mundo de ódio e solidão que o rodeava. Foi também nesse dia que Gaara, ironicamente, tatuou na sua testa a palavra "amor", o sentimento em que deixou de acreditar naquele dia. Mas tarde, já na fase Shippuden do anime, o pai de Gaara, ressuscitado pelo Endo Tensei, acaba por revelar a verdade a Gaara.
Gaara é nos apresentado inicialmente como um vilão de personalidade sádica e violenta e para além disso instável, mas no final ele acaba por se tornar num dos maiores heróis de todo o anime a par do próprio Naruto.
Gaara é, tal como Naruto, um jinchuriki, isto é no dia do seu nascimento foi selado no seu interior um Biju, no caso dele, o Sukaku que é o Biju de uma cauda. O portador deste Biju em particular não pode dormir, pois nesse caso o Sukaku toma o controlo total sobre ele, esta é outra das razões para a personalidade instável e facilmente irritável de Gaara.
Um dos shinobis mais poderosos a ser mostrado no anime, Gaara tem um confronto violento e emotivo com Naruto ainda na fase do Clássico, no qual o ninja laranja de Konoha lhe faz ver que é possível para um jinchuriki tem amigos e alcançar o respeito e admiração dos seus pares.
A partir do momento em que é derrotado por Naruto, Gaara passa a nutrir um profundo respeito e admiração por ele e, curiosamente, faz do sonho de Naruto de se tornar no Hokage de Konoha, o seu próprio sonho se tornando muito mais rapidamente do que Naruto no Kazekage da Vila Oculta da Areia.
Capturado pela Akatsuki logo no início de Naruto Shippuden, Gaara é o primeiro jinchuriki a motivar uma intensa operação de resgate conjunta por duas Vilas, Konoha e a Vila Oculta da Areia. Infelizmente, apesar de todos os esforços de Naruto e companhia, a extração do Biju é um sucesso e Gaara é morto no processo, mas é trazido de volta à vida por Chiyo, uma vez que ele é uma das esperanças para o futuro da sua Vila. E assim, Gaara retorna como o amado e respeitado Kazekage da sua Vila, uma posição que ele nunca julgou possível a não ser quando conheceu o seu grande amigo e mais tarde colega Kaze, Naruto Uzumaki.



5- Obito Uchiha

Obito Uchiha - anime Naruto


Obito é uma das personagens mais bem desenvolvidas de Naruto. Na minha opinião, ele foi criado por Kishimoto para servir de exemplo ao que poderia ter acontecido com Naruto se algures durante o caminho se tivesse deixado corromper pela escuridão.
Um dos membros do icónico Clã Uchiha, quando criança Obito não era propriamente aquilo que podemos considerar um génio, assim era uma espécie de fracasso no seio de um clã extremamente orgulhoso da superioridade dos seus membros, em cima de tudo isso o seu colega de equipa Kakashi era considerado um génio e ainda por cima a miúda por quem ele tinha uma paixonite aguda só tinha olhos para o Kakashi e o tratava como um irmão. É no meio de toda esta frustração que Obito vai desenvolvendo o seu caminho como shinobi, mas o seu percurso acaba por levar uma grande reviravolta orquestrada por um génio do Clã Uchiha, esse homem era, provavelmente, o Uchiha mais poderoso de todos, Madara Uchiha. Já numa fase final da vida, Madara vê no corpo jovem de Obito um objeto de cobiça e dá início a toda uma série de acontecimentos que apenas culminaram muito mais tarde com a Quarta Grande Guerra Ninja.
A personalidade jovial e meia trapalhona de Obito em tudo se assemelhava à personalidade de Naruto, além disso o sonho de Obito de se tornar no Hokage de Konoha também seria o grande sonho da vida de Naruto, mas durante a Terceira Grande Guerra Ninja, a equipa de Obito tem uma missão que mudará o rumo das suas vidas para sempre. Durante essa missão, Rin é raptada, Kakshi recusa-se a resgatá-la devido aos seus próprios traumas pessoais, mas Obito acaba por convencê-lo a irem ao encontro da colega. Eles conseguem resgatar Rin, mas metade do corpo de Obito é esmagado por uma rocha, às portas da morte ele oferece o seu olho com o Sharingan recém desperto a Kakshi, que curiosamente e para cúmulo daquelas coincidências que apenas acontecem na fição, havia perdido o seu próprio olho, e supostamente morre. Todavia, Obito é resgatado por Madara e regenerado com a ajuda de um dos integrantes mais misteriosos da Akatsuki, o Zetsu.
Quando recuperado, Obito pondera voltar para a sua Vila, mas outra grande tragédia irá abalar a sua vida, Rin é raptada por ninjas da Vila Oculta da Chuva, sendo selado no seu interior o Hanabi, que é o Biju das duas caudas, Kakashi vem em seu resgate, mas recusando-se a ser um perigo para Konoha, Rin vai ao encontro do chidori do Kakashi suicidando-se. Aquilo que Obito vê, que é aquilo que Madara queria que ele visse, foi Kakashi a assassinar Rin, a partir daqui todo o plano de Madara correrá como esperado, uma vez que ele conseguiu a cooperação absoluta de Obito, que muda a sua personalidade para uma mais fria e ponderada.
No fundo, Obito foi uma vítima de Madara, por essa razão não o consigo considerar como um vilão sem escrúpulos, mas durante o seu caminho de vingança tortuoso, Obito assassinou uma duas personagens mais queridas para ele, o seu sensei e a sua esposa, Kushina Uzumaki, os pais de Naruto. O assassinato de Minato e Kushina terá sido o principal ponto de viragem da história, foi nesse momento que Obito se tornou na marionete principal de Madara e foi também neste momento que nasceu uma lenda, Naruto Uzumaki.



4- Pain/Nagato Uzumaki

Pain - anime Naruto

Pain é uma das personagens mais misteriosas de Naruto. Inicialmente, desconhecemos a sua identidade e, quando conhecemos a sua história, torna-se impossível não simpatizarmos com um dos vilões mais poderosos do anime.
Pain utiliza vários corpos, sendo que o corpo que utiliza mais frequentemente é o corpo do seu melhor amigo falecido, Yahiko. Na verdade, Pain é Nagato Uzumaki e foi juntamente com Konan e Yahiko, aluno do Jiraiya. Mais tarde, os três amigos fundaram a Akatsuki com Yahiko no comando, mas a trágica morte de Yahiko levou Nagato a libertar a estátua dos seis caminhos da dor e paralizar-se no processo. A partir daí Nagato passou a utilizar seis corpos de ninjas poderosos cada um representado um caminho da dor, o de Yahiko inclusive, e se nomeou de Pain que significa "dor" em português. De acordo com a sua nova e deturpada teoria de vida o "mundo deve conhecer a dor" para que finalmente haja paz.
Após assassinar o seu próprio sensei, Jiraiya, Nagato parte para Konoha com vista à captura de Naruto e depois de praticamente destruir toda a Vila e ser derrotado por Naruto com muita dificuldade, acaba por aceitar os ideais de Naruto e sacrificar a sua própria vida em prol de reviver todas as pessoas que havia assassinado aquando da destruição de Konoha.
Nagato Uzumaki é, como o próprio nome indica, um dos últimos descendentes do Clã Uzumaki, tal como Naruto e a sua trágica e curta vida, primeiro como órfão de guerra, depois como jovem idealista e por fim como membro de uma perigosa organização terrorista fez com que ganhasse a simpatia de muitos fãs de Naruto.




3- Itachi Uchiha

Itachi Uchiha - anime Naruto
Inicialmente um vilão, depois um mártir e, finalmente um dos maiores heróis do anime. Itachi Uchiha é considerado quase como um deus por muitos fãs. Mas a verdade inegável é que Itachi foi um shinobi poderoso que fez tudo o que fez por amor à sua Vila e ao seu querido irmão mais novo. Irmão esse que durante todo o anime empreendeu uma viagem obsessiva na conquista de poder com vista a assassinar Itachi.
Um dos maiores génios do clã Uchiha, Itachi possuía uma personalidade calma e gentil e nutria um profundo amor à sua Vila. Todavia, o Clã Uchiha planeava uma revolta contra a Vila e para salvar Konoha é lhe ordenado que extermine todos os membros do seu clã, incluindo os seus próprios pais, após cumprir tão cruel sentença, Itachi foge de Vila onde passa a viver como ninja renegado e ingressa na poderosa organização criminosa Akatsuki. Contudo, como vamos apreendendo ao longo do anime, nem tudo o que parece o é e Itachi está na verdade a vigiar a Akatsuki com vista a proteger Konoha.
A morte de Itachi foi uma das mais marcantes do anime, até porque ocorreu às mãos do seu próprio irmão mais novo. Contudo, Itachi não foi derrotado por Sasuke, a sua morte ocorreu na sequência de uma grave doença que acometeu o seu corpo devido ao uso excessivo dos seus poderes.
Revivido pelo Endo Tensei, Itachi conseguiu libertar-se facilmente desse jutsu e ajudar mais uma vez a sua preciosa Vila no caminho da paz, além disso conseguiu finalmente confessar ao seu irmão todo o seu amor por ele.
Itachi está em terceiro lugar do meu Top 7 - Shinobis de Naruto porque ele é indubitavelmente uma das personagens que mais me marcou de todo o anime.




2- Minato Namikaze 

Minato Namikaze - anime Naruto




Minato faleceu antes do início de Naruto Clássico, para ser mais exata ele faleceu no dia em que nasceu o seu filho Naruto, mas ao longo de toda a obra ele é mencionado como o grande herói de Konoha, alguém que Naruto passou a respeitar e admirar sem ter conhecido e antes mesmo de saber que era seu filho.
Minato passou um legado inestimável para o seu filho e colocou nele todas as suas esperanças no futuro do mundo shinobi, uma aposta muito bem sucedida diga-se de passagem.
Minato tornou-se Hokage quando ainda era muito jovem e mais ou menos nessa altura descobre que a sua esposa Kushina Uzumaki está grávida, ambos esperam com muita alegria a chegada ao mundo do seu filho, que decidem chamar Naruto em homenagem a Jiraiya, já que esse é o nome do herói de um livro de aventuras escrito por Jiraiya.
No entanto, o nascimento de Naruto será um momento bastante sensível, já que nesse momento o selo que permite que a Kyubi permaneça no interior da Kushina ficará mais fraco podendo ser quebrado, e é justamente nesse momento que um shinobi mascarado invade Konoha e ataca Minato e Kushina. Ao extrair a Kyubi de Kushina, o mascarado a coloca à solta sobre Konoha, mas Minato enfrenta-o e consegue selar novamente a Kyubi, desta vez no seu filho recém nascido, Naruto, se sacrificando no processo, quem também se sacrifica nesse momento para proteger a vida do filho é Kushina. Assim, Naruto perde os dois pais às mãos daquele que foi outrora aluno de Minato, Obito Uchiha.
Minato era um shinobi extremamente poderoso, durante muito tempo a sua verdadeira identidade permaneceu um mistério, mas à muito que se suspeitava da sua relação com o protagonista Naruto. Um dado muito curioso sobre ele é que os shinobis das outras Vilas tinham ordens para fugir quando se encontrassem com ele no campo de batalha.
Tanto o primeiro encontro como o último encontro de Minato com Naruto foram dos momentos mais emocionantes e inesquecíveis do anime e só por isso ele está em segundo lugar deste Top 7. 



1- Naruto Uzumaki

Naruto Uzumaki - anime Naruto


E por fim, o grande vencedor deste meu Top 7 - Shinobis de Naruto: Naruto Uzumaki, a personagem mais fascinante de todo o anime, aquela personagem que alguns consideram cliché, mas que para mim foi a alma e o coração de todo o anime.
Naruto foi o motor de toda a história, sem ele este anime não teria existido, sem ele nós não teríamos recebido importantes lições de vida que nos levaram a pensar que tudo era possível com vontade, persistência e muita luta, mas nunca nos esquecendo dos nossos amigos e das pessoas que de algum modo fazem parte das nossas vidas.
No início de Naruto, quando conhecemos o ninja trapalhão e imperativo que dá o nome ao anime, estávamos longe de imaginar o quanto ele cresceria ao longo da história e em como o poder dos seus sonhos moveria adversários poderossímos que lhe foram sucessivamente colocados no caminho.
Naruto percorreu um caminho cheio de espinhos, mas nunca perdeu o rumo que pretendia alcançar. A única coisa que me causou desconforto ao longo da obra foi a sua obsessão doentia por Sasuke que, por vezes, parecia atingir níveis exageradamente ridículos, mas tudo acabou por correr da melhor maneira e, por fim, o ninja laranja de Konoha conseguiu recuperar o seu amado colega de equipa, Sasuke Uchiha.
O sonho de Naruto de se tornar Hokage tinha a ver com a vontade que ele denotou ao longo de toda a obra de ser aceite pelos outros, assim a criança solitária e desprezada por todos acabou por conquistar não apenas a sua Vila como todo o mundo shinobi. 
A sua capacidade incrível de fazer amigos facilmente e de conquistar a confiança dos outros tornaram-no um protagonista carismático que ao longo de dez anos conquistou e ainda continua a conquistar uma legião de fãs em todo o mundo, porque há muito que a história de Naruto ultrapassou fronteiras e conquistou-nos a todos.

Personagens-anime-Naruto
Algumas das personagens principais do anime Naruto.

E este foi o meu Top 7 - Shinobis de Naruto! Um Top 7 que acabou por ser mais longo do que eu esperava, uma vez que me entusiasmei demais quando comecei a escrever sobre as razões que me levaram a eleger estes sete shinobis explendidos.

Comentários