Koe no Katachi (A Silent Voice) | Opinião Animes

poster-anime-Koe-no-Katachi

Título original: Koe no Katachi
Escrito e realizado por: Naoko Yamada
País: Japão
Ano: 2016
Género: Drama, Romance
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt5323662/


Sinopse:
Um jovem estudante é descriminado pelos seus colegas de turma, após ter praticado bullying a uma menina surda até ao ponto dela ser transferida de escola. Anos depois, ele acaba por a reencontrar e encetar um caminho de redenção.

personagens-anime-Koe-no-Katachi
Elenco principal de Koe no Katachi (A Silent Voice).

Opinião:

De tempos a tempos surge um filme mágico que nos faz pensar em como a arte pode ser ao mesmo tempo bela e realista. Koe no Katachi é uma verdadeira obra de arte que aborda temas muito delicados como o bullying, a deficiência auditiva e o suicídio de um modo suave, nos trazendo uma mensagem de esperança e fé no mundo.

Os protagonistas de Koe no Katachi:

Ishida-Shouya-anime-Koe-no-Katachi

O Ishida é um rapaz que pertenceu à mesma classe que a Souko quando eram crianças, na altura ele praticou bullying sobre ela, mas quando uma das suas "brincadeiras" foi simplesmente longe de demais, ele foi culpabilizado pelos colegas como o único responsável pelo sucedido e, além de ter sido a sua mãe a ter que arcar com as consequências monetárias, ele próprio se tornou alvo de bullying por parte dos colegas e amigos. Em consequência disso, o jovem acabou por crescer isolado, sem amigos, amargurado e com um enorme sentimento de culpa pelo que fez à Shouko. Ele vê os colegas de escola com uma cruz no rosto, o que significa que eles não são importantes para ele.
 
Nishimiya-Shouko-anime-Koe-no-Katachi

A Shouko é uma menina especial não digo isso por ser surda, digo isso pela sua personalidade bondosa e solidária, o seu grande defeito é sentir-se tremendamente culpada pelo que lhe aconteceu. Quando tinha oitos anos, ela foi colocada na escola e na turma de Ishida, se no início foi vista como uma novidade para os colegas entediados, a verdade é que não levou muito tempo até que estes a vissem com um empecilho. Ishida e os outros colegas praticaram atos horríveis para com ela quando ela apenas queria a sua amizade. Infelizmente, as coisas chegam a um ponto em que ela tem de ser transferida de escola. Anos mais tarde, o seu caminho torna a cruzar-se com o de Ishida, agora mudado pelas circunstâncias da vida.

A história de Koe no Katachi gira então em torno destas duas personagens centrais, Ishida Shouya e Shouko Nishimiya, dois jovens cujos caminhos se cruzam por duas vezes, em crianças quando não conseguiram ouvir a voz um do outro e em jovens adolescentes, quando finalmente aprendem a ouvir a voz um do outro. Esta podia ser uma história de amor e talvez até seja, uma vez que aqui são plantadas as raízes que poderão germinar num grande amor.

cena-anime-Koe-no-Katachi
Nishimiya acaba por se tornar em alvo de bullying por parte dos colegas, devido ao facto de ser diferente (surda).

As atitudes de Ishida para com Shouko são indesculpáveis e bastante cruéis, mas ao longo do filme, depois de todo o sofrimento porque passa, a sua redenção parece óbvia e até natural aos nossos olhos. Quanto a Nishimiya, ela é uma personagem demasiado boa para o mundo cruel onde vivemos, acabando por carregar em si a culpa por tudo o que aconteceu, quando afinal foi a verdadeira vítima da história, mas enfim, é a sua personalidade gentil que irá permitir a aproximação de Ishida, depois dele lhe ter feito tanto mal no passado. Esta aproximação poderá muito bem ser a salvação, não apenas de Ishida como de Nishimiya.

Nishimiya-Shouko-anime-Koe-no-Katachi
Nishimiya Shouko no presente.

Inicialmente, um jovem popular, Ishida acaba por ser considerado o único culpado pelo que aconteceu, sendo que todos os seus colegas lhe apontam as culpas, apesar de, além de terem sido coniventes com os atos praticados foram cúmplices de Ishida na maioria dos casos. A partir daí todos os seus amigos lhe viram as costas e pior, passam a praticar bullying sobre ele, sendo que Ishida acabará por sofrer na própria pele todo o mal que causou a Shouko. Como resultado, Ishida torna-se num jovem amargurado, sem amigos e sem objetivos de vida que planeia o seu suicídio ao mais ínfimo pormenor. Contudo, devido a um acaso do destino acaba por abortar a sua tentativa de suicídio e reencontrar Shouko. Ishida vê em Shouko a sua hipótese de redenção e devolvendo o caderno que a jovem havia perdido à cinco anos atrás, pede-lhe que sejam amigos. A partir daqui começa a grande viagem de redenção de Ishida Shouya, uma vez que é ele o verdadeiro protagonista desta bela história.

Nishimiya-Shouko-e-Ishida-Shouya-anime-Koe-no-Katachi
Shouko e Ishida.

Um anime lindíssimo com uma mensagem poética, que sendo simples consegue cativar facilmente. Não estamos perante uma história rocambolesca ou fantasiosa, estamos sim perante a vida e as dificuldades que ela nos coloca no caminho, não nos restando outra alternativa senão desistir ou lutar. Se inicialmente Ishida pensava em desistir, a partir do momento em que reencontra Shouko só pensa em lutar.

Outro ponto forte de Koe no Katachi é a sua banda sonora, houve quem criticasse, eu adorei! Simplesmente perfeita.

Concluindo, um filme cinco estrelas. O melhor que vi nos últimos tempos sem dúvida.

gif-cena-final-anime-Koe-no-Katachi
Ishida e Shouko na cena final do filme.


O melhor: Tudo.

O menos bom: Absolutamente nada!

Comentários

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!