TOP 7 - Personagens mais inteligentes dos animes

Poster TOP 7 - Personagens inteligentes de anime

Este TOP 7, o primeiro de 2021, procura identificar algumas das personagens mais inteligentes dos animes. Aqui temos personagens dotadas de características intelectuais extraordinárias que lhes permitiram idealizar estratégias e até mesmo manipular as outras personagens com vista à prossecução das suas metas. Temos heróis, anti-heróis e até vilões, todos eles merecem um lugar neste TOP 7 pela sua inteligência acima da média, apesar dos seus incontáveis defeitos.


1- Lelouch vi Britannia (Code Geass)

Lelouch vi Britannia (Code Geass)


O protagonista de Code Geass, Lelouch vi Britannia é um grande jogador de xadrez e é esta a analogia que os criadores do anime usam para explicar toda a inteligência do personagem, que se revela um grande manipulador, usando todas as outras personagens do anime como peças do seu próprio tabuleiro de xadrez.

Encontra-se por acaso com C.C. e faz com ela um acordo em troca do poder Geass. É este acordo irá mover as engrenagens que o levarão a um caminho sinuoso e solitário, pensado ao mais pequeno pormenor, e que irá demonstrar toda a mestria intelectual deste mestre de xadrez. É na execução do plano de Lelouch que podemos observar o quanto este é genial.

Lelouch é, na verdade, filho do Imperador da Britannia e um acontecimento traumático que resultou na morte da mãe e na incapacidade física da irmã, Nunnally, levou a que ele acusasse o pai de nada fazer para punir os culpados e acabasse exilado, juntamente com a irmã, no Japão.

Lelouch a jogar xadrez gif
Lelouch é um grande jogador de xadrez.


Quando a Britannia conquista o Japão, Lelouch e a irmã são acolhidos e adotados pela família Ahsford, passando a frequentar o Colégio Ahsford. Neste momento, ainda não sabemos quem é Lelouch e, muito menos, que ele esconde dentro de si um forte desejo de vingança contra o pai, o homem que considera responsável pela morte da mãe e pelo estado em que se encontra a irmã.

Acredito piamente que a sua inteligência o tenha levado a sobreviver em segredo, pois acredito que é ele que aparece na cena final do anime a conduzir aquela caroça com C.C...


2- Shikamaru Nara (Naruto Shippuden)

Shikamaru Nara (Naruto)

Personagem secundária com algum destaque no anime Naruto e na sua sequência Naruro Shippuden, Shikamaru Nara é um colega e amigo de infância do protagonista do anime, Naruto Uzumaki. Ele é também um dos poucos colegas de Naruto que sempre o tratou como um igual, ao contrário do que acontecia com os outros habitantes da Vila de Konoha que o tratavam com desprezo por ser o jinchuriki da Kyubi.

Preguiçoso e de poucas falas, a primeira vez que temos noção da sua inteligência acima da média é nos exames chunins onde a sua incrível estratégia o permite derrotar um oponente consideravelmente mais forte, no caso Temari que mais tarde se tornará sua esposa.

Shikamaru a jogar shogi gif
Shikamaru jogando shogi com o pai.


É o seu sensei que descobre o potencial de Shikamaru e que nos revela que o seu aluno é um génio com um QI maior que 200. Após a morte do seu sensei, Shikamaru amadurece deixando de lado a sua postura de preguiçoso e relaxado, por outro lado começa a delinear os seus objetivos de vida e se predispõe a ser conselheiro de Naruto quando este se tornar Hokage.

Atualmente, atua como conselheiro do Sétimo Hokage de Konoha, Naruto Uzumaki, onde pode utilizar a sua inteligência acima da média para ajudar o amigo a tomar as melhores decisões em prole do bem de Konoha. É também um pai de família tendo um filho com Temari, Shikadai.


3- Light Yagami "Kira" (Death Note)

Light Yagami (Death Note)

Light Yagami é o protagonista do mega sucesso Death Note e, apesar do seu carater enquanto ser humano deixar muito a desejar, uma das personagens mais inteligentes não só do seu próprio anime, onde tem um rival de peso, L, como de todos os animes que existem por aí.

Um estudante genial que cola as mãos num poderoso caderno, pertencente a um shinigami, que permite ao seu usuário matar qualquer pessoa apenas escrevendo o nome dessa pessoa no caderno. Ele elabora um plano para criar um mundo ideal, sem criminosos, e utiliza o caderno para executar os criminosos tornando-se no perigoso serial killer Kira. Mas as suas ações chamam a atenção das forças policiais que contratam o misterioso detetive L para descobrir o autor das mortes.

Light a ler gif
Light é um estudante que se deixa cegar pelo poder.

Muitas vezes surge a controvérsia acerca de qual é o mais inteligente: Light ou L, para mim a resposta está na posição em que coloco cada um deles neste TOP 7. Ambos são génios, mas enquanto L tem à sua disposição o FBI e todas as forças policiais do mundo, tendo sido educado desde criança para se tornar num super detetive, Light é apenas um estudante que consegue, durante a maior parte do tempo, enganar a todos, perdendo apenas para a sua obsessão doentia em criar um mundo sem criminosos.

O duelo entre as mentes geniais de Light e L só podia resultar na destruição de ambos… Considero Death Note como um dos melhores animes que já assisti, pois todo o seu enredo foi muito bem conduzido.


4- L (Death Note)

L (Death Note)

L Lawliet conhecido como L, é o principal antagonista da série de mangá e anime Death Note. Ele é um detetive enigmático, sem rosto e altamente estimado, que se comunica apenas por meio de seu assistente Watari, que atua como sua ligação oficial com as autoridades. Embora todo o seu passado esteja envolto em mistério, ele é considerado um dos melhores detetives do mundo.

L veio de um orfanato para super-dotados chamado Wammy's House, em Winchester, Inglaterra, o que já revela a sua inteligência acima da média. O seu nome, rosto e localização são desconhecidos por todos, exceto por Watari, seu assistente, alguns envolvidos no caso e uns poucos agentes do FBI, que o ajudam a procurar pelo assassino "Kira".

L a comer gif
Um exemplo da falta de classe de L...

Ao longo da série, ele observa e espia as atividades do personagem principal, Light Yagami de modo a expô-lo como o infame serial killer responsável por massacrar inúmeros criminosos de destaque em todo o mundo em circunstâncias misteriosas.


5- Aizen Sousuke (Bleach)

Aizen Sousuke (Bleach)

Aizen Sousuke é o principal antagonista do anime Bleach. É o anterior capitão do 5º Esquadrão da Soul Society, de onde desertou com vista a destruir a Soul Society e ganhar mais poder.

Aizen passou a maioria da sua carreira como shinigami no 5º Esquadrão, onde se tornou Tenente sob as ordens do Capitão Hirako Shinji e finalmente Capitão. Ganhou dois seguidores de peso Ichimaru Gin e Kaname Tousen. Um século antes do início dos acontecimentos do anime, Aisen realizou experiênicas, usando um item criado por Urahara Kisuke chamdo Hougyoku que criava shinigamis hibridos de hollow, em vários colegas shinigamis como o seu próprio Capitão Hirako Sinji, os transformando em Vaizards. Culpando Urahara Kisuke pela criação dos Vaizards, ele fez com que Urahara fosse exilado.

Aizen atua tal como um mestre de xadrez que move as suas peças no tabuleiro de acordo com a sua própria estratégia e vontade, o que revela a sua enorme inteligência. No início não sabemos as suas reais intenções, mas com o decorrer dos seus planos, vemos que ele planeava tudo com grande antecedência, manipulando toda uma sociedade e inclusive toda a vida do protagonista Ichigo, que no fundo foi a sua maior cobaia em todo o anime.

Aizen Bleach gif
À que saber fazer entradas em grande como Aizen!


Antes do partir da Soul Society ele subjugou o rei do Hueco Mundo, Barragan Luisenbarn e tomou o Hueco Mundo com o palácio de Las Noches que recriou à sua própria imagem. Ele recrutou ainda os Arrancars que se iriam tornar nos seus Espadas.

Durante o seu tempo como Shinigami, Aizen criou uma imagem pública de um intelectual respeitável cuja humildade e compaixão equiparavam a sua dedicação aos 13 Esquadrões da Soul Society. Contudo, posteriormente foi revelado que essa facada era usada para esconder a sua verdadeira natureza. Apesar da sua aparente bondade, Aizen vê os seus subordinados como peões e os avisa de ante-mão para não confiarem nele, nesta admissão ele vê moralidade e empatia como uma fraqueza que deve ser excomungada para atingir o total potencial. Ele não hesita em matar para atingir os seus objetivos.

Durante a sua ascensão ao Hueco Mundo, Aizen descarta o seu disfarce, exibindo a sua verdadeira personalidade, e torna-se tão confiante que se julga invencível após fundir o Hougyoku em si próprio. A sua arrogância leva-o à sua derrota às mãos de Ichigo e ele acaba por ser selado por Urahara.


6- Kaguya Shinomiya (Kaguya-sama: Love is War)

Kaguya Shinomiya (Kaguya-sama: Love is War)
Protagonista homónima do anime Kaguya-sama: Love is War, Kaguya Shinomiya é herdeira de um dos maiores impérios financeiros do Japão e vice-presidente do Conselho Estudantil. Ela foi criada para, no futuro, se tornar uma das pessoas mais poderosas do país e do mundo e, a verdade, é que ela não deixa os seus créditos por mãos alheias, sendo uma das melhores alunas do colégio de elite que frequenta.

Kaguya é um génio multitalentoso que consegue realizar qualquer coisa que se proponha (exeto ultrapassar Shirogane nos exames). A sua inteligência pode ser observada nos os planos que ela elabora diariamente para fazer o seu interesse amoroso, Shirogane, confessar o seu amor por ela. A batalha do amor é o mote deste anime, mas tal só é possível devido à inteligência acima da média dos seus protagonistas, sendo que tanto Kaguya quanto Shirogane mereciam um lugar neste TOP 7. Optei por Kaguya por que acho que ela é mais maquiavélica do que o seu rival e interesse amoroso.

Subconsciente de Kaguya gif
Maquiavélica e inocente?

Para além de Hayasaka que é sua emprega particular desde a infância, Kaguya raramente interagia com outras pessoas antes de se tornar membro do Conselho Estudantil. A sua mãe faleceu quando ela era muito jovem e a sua relação com o pai e os outros menbros da família parece muito distante, daí que ela seja muito inocente em determinadas matérias como, por exemplo, nas relações amorosas.


7- Johan Liebert (Monster)

Johan Liebert (Monster)
Johan Liebert, jovem, belo, inteligente, de semblante apático, voz macia e uma incrível habilidade discursiva. Concluindo, um demónio com a aparência de anjo, um Serial Killer psicótico de mente complexa e fruto de uma experiência nazi para criar o ariano perfeito. Johan é o "Monstro" a que se refere o título do anime e o principal antagonista de toda a história.

Uma mente doentia desenvolvida e aprimorada, mas dotada de vontade própria, Johan consegue presuadir e cativar, sendo um mestre em violência psicológica. Expondo medos, anseios, desejos e a verdadeira natureza de cada pessoa e usando tudo isso contra a própria.

Johan Liebert Monster gif
Anticristo ou vítima das circunstâncias?

Johan jamais perde o controlo, mantendo a calma em qualquer situação. É uma personagem enigmática, na maior parte das vezes percecionada pelos olhos das outras personagens, Johan consegue de uma maneira genial levantar questões sobre a própria natureza humana e as suas capacidades de mutação/adaptação ao mundo em que vive. 

Ele busca acima de tudo a sua essência e a essência humana e enquanto não encontra aquilo que procura, a sua tristeza e crise existencial tomam conta de si. A sua arte em manipular é a maior expressão da sua grande inteligência.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Que post incrível. Particularmente eu adoro personagens inteligentes, sejam em animes ou em livros. Sua lista ficou excelente, destes personagens da lista o meu preferido é Light Yagami de Death Note, embora eu aprecie os outros também por sua inteligência e outras qualidades que todos possuem. Adorei o post, parabéns. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Obrigada! Foi um post bem trabalhoso 😅.
      Das personagens desta lista, tenho carinho especial por Lelouch que já faz parte de vários TOP 7 aqui no blog.
      Fico contente que também seja da equipa Light Yagami! A maioria das pessoas prefere o L, que eu acho um personagem bastante irritante.
      Abraço

      Eliminar
    2. L irritante? Kkkkkkkkkkkk, irritante mesmo é o light, personagem doentio e psicopata

      Eliminar
    3. Oi Arthur.
      Não vou negar que o Light é um personagem com claros traços de psicopatia. Ele até faz parte do meu TOP 7 - Psicopatas dos Animes com um honroso segundo lugar! Mas para mim isso faz parte do seu charme e o L irritava-me por tentar travar toda aquela noção de justiça doida do Light, mas garanto que na vida real preferia ser amiga do L e manter o Light bem longe de mim. Lol

      Eliminar
  2. Adorei o post linda! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada!
      Prometo que vou dar uma vista de olhos no seu post.

      Eliminar
  4. Hello!

    Menina, estou de total acordo con essa lista. O que mais me chama atenção em animes shounen são os personagens que criam estratégia e são inteligentes. Eu tenho um amorzinho pelo Shikamaru de Naruto e o L de Death Note.

    O post ficou incrível!
    Bjinhos

    My Universe Otaku

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mitti!
      Concordo, personagens que criam estratégias e são inteligentes dão mais vontade de assistir aos animes e até nos ensinam algumas coisas.
      Obrigada.
      Beijos

      Eliminar
  5. Hello.
    I think it's a great idea. I promise that I will pay you a visit and follow your blog:)

    ResponderEliminar
  6. A luta entre Shikamaru e a Temari até hoje é uma das minhas favoritas do exame Chunin, lembro da euforia que fiquei quando vir que toda a luta foi repensada estrategicamente pelo Shikamaru, e que a Temari embora estivesse acreditando que estava fugindo do jutsu possessão das sombras, ela estava, na verdade caminhando em direção dele. Me lembro de ter ficado fascinada com tamanha inteligência. Sobre o Light, de Death Note, eu adorava as sacadas dele no anime, sempre auspicioso e inteligente, uma pena que tenha morrido... Vc já assistiu cowboy bebop?
    Abraço <3
    www.criadoestapafurdio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Any.
      A luta entre o Shikamaru e a Temari foi surpreendente, até porque foi ela que nos revelou o intelecto superior do primeiro. Até aí eu não dava muito pelo Shikamaru…
      Também tenho muita pena que o Light tenha morrido, mas acredito que depois de tudo o final dele tinha que ser trágico.
      Já vi alguns episódios de cowboy bebop, mas ainda não acompanhei a sério, como está no catálogo da Netflix pode ser que assista em breve.
      Abraço

      Eliminar
  7. Pra min johan liebert deveria estar no top 5, quem assistiu o anime ou leu o mangá sabe bem o que esse carinha aí é capaz, eu não vou tentar explicar pq é muito complexo os únicos que eu concordo com o top 5 é, Lelouch, L e Aizen, o resto tem que ser ranqueado de novo. Kira estar a cima de johan SLK se fosse Griffith ou ayanokoji eu acharia mais que justo agora Kira, foda hein kkkkk.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cara , descordo desse ponto , johan tem habilidades de manipulação comparaveis ao do Light ,porem manipular uma força policial por anos, isso não inclui o "L" ate porquê o proprio nunca acreditou em light , então convenhamos que no fim das cotas quem se provou mais inteligente foi "kira" mesmo sendo time L ,eu acho sim Light superior ao proprio , que como sabemos, teve toda uma força policial ao seu dispor .
      Johan eu colocaria um pouco abaixo do nivel do L , ate porquê L nunca usou violecia pra resolver nada , apesar do intelecto do johan ser muito mais peculiar que a do L , porem não vejo ele com tanta capacidade investigativa e dedutiva
      Mas enfim , essa é minha opinião sobre o assunto.
      Inclusive , o unico que vejo superior a todos que mencionei , é o lelouch vi britannia(pqp que genio cara)

      Eliminar
  8. De todos aí, eu particularmente gosto e acho o mais inteligente o johan liebert. Um personagem bastante complexo e sem dúvidas o maior manipulador, além de dar medo nas poucas cenas que aparece, sua presença é assustadora. Eu o considero o melhor vilão dos animes. Que personagem incrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Johan é mesmo um dos personagens mais assustadores desta lista. Pior que um psicopata é um psicopata extremamente inteligente!

      Eliminar
  9. Pra mim johan devia estar em 1 sem sombra de dúvidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele está em primeiro no meu TOP 7 - Psicopatas dos Animes.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!