Amor Ocasional, Netflix | Opinião Séries

Poster-série-Netflix-Amor-Ocasional
Dados Técnicos:
Título original: Plan Coeur
Diretores: Renaud Bertrand, Noémie Saglio
País: França
Ano: 2018
Episódios: 8
Género: Comédia, Drama, Romance
Elenco: Zita Hanrot, Joséphine Draï, Sabrina Ouazani, Tom Dingler, Guillaume Labbé, Yvan Naubron, Marc Ruchmann, Syrus Shahidi


Sinopse:
Elsa, uma mulher com azar ao amor, mal acredita na sua sorte quando tudo corre bem com o encantador Jules. Mal sabe ela que faz tudo parte de um plano.

Elenco-série-Netflix-Amor-Ocasional
Elenco principal de Amor Ocasional.


Opinião:

Hoje venho vos falar de uma série francesa de comédia romântica que foi uma autêntica surpresa, no bom sentido, que encontrei na Netflix estes dias, chama-se Amor Ocasional e, clichês à parte, é de uma originalidade e criatividade dignas de nota.

Elsa é uma jovem parisiense que tem duas melhores amigas no mínimo especiais, Emilie e Charlotte, que lhe vão pregar uma grande partida, com boas intenções é certo, mas como se costuma dizer de boas intenções está o Inferno cheio.

Cena-série-Netflix-Amor-Ocasional
Charlotte, Emilie e Elsa (da esquerda para a direita) são as melhores amigas.

Elsa e o ex-namorado, Max, acabaram à dois anos, após este a ter traído com a sua atual noiva e desde aí que ela não consegue seguir em frente com a sua vida amorosa tendo uma obsessão pouco saudável por ele. Uma das suas amigas, a irreverente e despreocupada Charlotte, decide dar um empurrão na vida intima da amiga contratando-lhe, sem que ela soubesse, um acompanhante de luxo para dormir com ela. Claro que esta situação renderá situações hilárias e também alguns dissabores para os vários intervenientes nesta trama de amor e enganos.

Foto-promocional-série-Netflix-Amor-Ocasional
Jules é contratado para sair com Elsa pelas suas melhores amigas.

Elsa é uma personagem da qual acabamos por gostar mesmo com todos os seus defeitos e, principalmente, com as suas virtudes. Ela é um doce de pessoa capaz de contagiar todos à sua volta com energia positiva mesmo estando triste por dentro. O seu modo atrapalhado e inocente torna-a a personagem mais divertida de toda a série muito graças ao talento da atriz Zita Hanrot.

A intenção de Charlotte e mais tarde de Emilie era fazer com que Elsa se abrisse para o mundo e finalmente pudesse ultrapassar Max, mas como era inevitável, ela acaba por se apaixonar pelo charmoso Jules Dupont, não sabendo que ele foi na verdade contratado pelas amigas para sair e dormir com ela.

Cena-série-Netflix-Amor-Ocasional
Contrariamente ao que seria de supor também Jules apaixona-se por Elsa.

Jules, interpretado pelo ator Marc Ruchmann, tem no início da série uma atitude profissional, contida e mostra pouco de si, mas ao longo dos episódios vai se transformando numa pessoa encantadora, capaz de dar grandes provas de amor. A sua química com Zita Hanrot faz com que a história deste casal funcione às mil maravilhas e nos convença da sua veracidade.

Cena-série-Netflix-Amor-Ocasional
Jules e Elsa.

Emilie e Charlotte mostram logo no início da série as suas enormes divergências, elas são cunhadas, uma vez que o companheiro de Emilie é o irmão de Charlotte e partilham o mesmo apartamento, sendo que Charlotte vive no andar de cima e Emilie no andar de baixo. Ao contrário de Charlotte, Emilie é mais séria a contida, além ter a mania de dar ordens a toda a gente como se fosse um general, ainda mais agora que se encontra na fase final da gravidez. A divertida dinâmica entre estas duas que apesar de serem o completo oposto uma da outra são grandes amigas e ainda entre estas e Elsa, que também é muito diferente das amigas em termos de personalidade, rende-nos grandes gargalhadas e cenas insólitas.

Foto-promocional-série-Netflix-Amor-Ocasional
Emilie, Elsa e Charlotte vão ter que ultrapassar várias situações ao longo da série.

O enredo de Amor Ocasional está soberbo, as personagens principais foram muito bem construídas, os atores escolhidos para escalar os papéis principais da série estão excelentes e o facto de estarmos perante uma série francesa, interpretada por atores de nacionalidade francesa no cenário deslumbrante da mágica cidade de Paris, faz com que tudo seja abordado de modo diferente daquele que estamos habituados neste tipo de comédias românticas.

Como é óbvio, a série começa num tom marcadamente cómico e ao longo dos seus oito episódios vai tomando um tom mais sério e triste, mas mantém sempre aquela áurea de comédia romântica chichê, aliás se há algo em que Amor Ocasional aposta é nos seus clichês fazendo uma sátira divertida a este tipo de obras.

Cena-série-Netflix-Amor-Ocasional
Elsa e Jules têm uma grande química juntos.

Concluindo, adorei. Recomendo esta comédia romântica a todos aqueles que apreciam este género de obras, mesmo sabendo que a língua francesa poderá causar alguma estranheza a quem está demasiado habituado a assistir comédias românticas made in EUA, mas a Netflix tem nos presenteado ultimamente com várias obras estrangeiras de grande qualidade como La Casa de PapelElite, The Rain e agora Amor Ocasional.

Foto-promocional-série-Netflix-Amor-Ocasional


O melhor: A construção da personagem de Elsa por parte da atriz Zita Hanrot.

O menos bom: De momento não consigo apontar nenhum defeito à série, poderia dizer que é demasiado clichê, mas isso é algo que a série faz de propósito e quem não gosta de um bom cliché? Eu gosto.

Comentários

  1. O Natal dos sonhos é aquele que idealizamos no espírito, sentimos no coração e partilhamos na solidariedade! Obrigada pela amizade e carinho nestes meses. Que a magia da noite de Natal transforme os teus sonhos em realidade! FELIZ NATAL <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Natal! Também agradeço a tua amizade e companhia ao longo dos últimos meses. Desejo que a nossa parceria se mantenha por muito tempo e que todos os nossos sonhos se tornem realidade. Beijinho :)

      Eliminar
  2. Oi! Eu vi apenas um episódio,mas achei bem legal e pretendo ver tudo logo mais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! É muito bom mesmo, tem aquele tipo de história deliciosa em que só nos apetecer torcer para que o casal acabe bem juntinho. Estou doida para assistir a segunda temporada! Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!