Livro vs Filme: Fumo Azul, Nora Roberts

livro-vs-filme-Fumo-Azul-Nora-Roberts
Hoje trago-vos mais um duelo Livro vs Filme e como tenho uma obsessão por Nora Roberts, que considero saudável, apresento-vos mais uma comparação entre um dos seus livros, neste caso do romance Fumo Azul e o filme a que deu origem, Blue Smoke produzido pela Lifetime para televisão. Segue abaixo a minha comparação entre as duas obras e o resultado deste duelo.

O livro:

capa-livro-Fumo-Azul-Nora-Roberts
Sinopse:
O incêndio que destruiu o negócio da família da jovem Reena Hale mudou a sua vida para sempre. Vizinhos e amigos ajudaram os Hale a reconstruir o que perderam, mas ao testemunhar a beleza destruidora do fogo, Reena decide dedicar-lhe a sua vida. Mas ela não é a única a sentir-se fascinada pelas chamas. Há mais alguém seduzido por esse poder, alguém obcecado não só em conquistar o fogo, mas em o usar para uma vingança brutal.

Quando a jovem realiza o sonho de se tornar bombeira, descobre que é o maior desafio que alguma vez viveu… com excepção da sua vida amorosa, claro. Até que conhece Bo Goodnight. Ele é diferente e, agora que encontrou Reena, não a quer deixar ir. Infelizmente há outro homem interessado nela. Alguém que a persegue com uma série de crimes horrendos. E enquanto Reena tenta localizar a origem de tanto ódio contra si, terá que enfrentar um inferno, mil vezes pior do que o fogo.




Análise e pequeno resumo:

Já escrevi um post de opinião sobre este livro aqui no blog (opinião Fumo Azul), então vou tentar ser breve para não me repetir demasiado. Fumo Azul é um livro de romance contemporâneo da autoria de Nora Roberts, foi escrito em 2005 e narra a vida, desde o início da adolescência até à idade adulta, de Catarina Hale, filha de mãe italiana e pai americano que cresceu como um dos membros mais novos de uma família numerosa, com três irmãos, vários tios e inúmeros primos.

A jovem Reena presenciou algo, quando tinha apenas onze anos, que a marcou profundamente, um incêndio que destruiu a pizzaria da família, local onde praticamente cresceu. Apesar da rápida reconstrução do Sirico's, Reena descobriu ali uma obsessão que se tornou no seu sonho, seguir uma carreira de investigadora de incêndios. Ao longo  dos próximos anos a jovem colocará quase todos os outros aspetos da sua vida em standby se fixando, quase exclusivamente, nesse objetivo e estudando incansavelmente para se tornar na grande investigadora que ambiciona ser mais do que tudo.

Enquanto vai perseguindo o seu sonho, Reena vai mais do que uma vez vivenciar o efeito devastador e letal do fogo com a morte de Josh, o seu primeiro namorado pelo fogo e de Hugh, um bombeiro no qual estava interessada que é morto a tiro e o seu corpo queimado, além disso o carro do seu violento ex-namorado Luke é queimado e Reena quase que é implicada no sucedido. Tudo isto poderia ser uma infeliz obra do acaso, mas é, na verdade, a obra de alguém que tem perseguido Reena durante todos estes anos...

Finalmente, uma polícia da brigada de incêndio por direito próprio, Reena compra uma casa e conhece o atraente vizinho do lado, Bo Godnight, um jovem carpinteiro que sonha com ela à anos, desde que a encontrou numa festa de faculdade e nunca mais a esqueceu, tendo a encontrado noutras situações, mas nunca conseguido falar com ela. Apesar de relutante inicialmente, Reena começa uma relação com Bo abençoada em larga escala pela sua família, a quem Bo cativa de imediato, principalmente à mãe de Reena, Bianca Hale.

Ao mesmo tempo em que Reena está feliz e realizada quer profissionalmente quer pessoalmente, por ter finalmente encontrado um grande amor, ela se vê perseguida e ameaçada por uma figura misteriosa que começa uma saga de vingança contra ela. Quem será o perseguidor de Reena que se tem dado a tanto esforço ao longo dos anos para destruir a sua vida pessoal?

Mais uma vez Nora Roberts brinda-nos com aquilo que melhor sabe fazer: misturar um delicioso romance com um intenso trilher policial, onde a nossa protagonista, uma mulher de armas, tem de desvendar um mistério ligado ao seu passado e assim salvar não apenas a si própria, mas a todos aqueles que ama.

O filme:

filme-Blue-Smoke
Dados Técnicos
Título original: Blue Smoke
Diretor: David Carson
País: EUA
Ano: 2007
Género: Drama, Romance, Thriller
Elenco: Alicia Witt, Scott Bakula, Matthew Settle, Talia Shire, Eric Keenleyside, John Reardon, Benjamin Ayres, Chris Fassbender, Taylor Dauphinais, David Lawrence Brown, Liam Nelson, Rod Heatherington, Chad Nobert, Peter Skagen, Daniela Vlaskalic

Sinopse:
Quando criança, Reena viu a pizzaria da família ser destruída pelo fogo. Já adulta, ela é uma grande investiga incêndios. Perseguida por uma figura misteriosa do seu passado, Reena volta ao antigo bairro na esperança de capturar o piromaníaco que tentou drestruir sua vida.



Comparações e pequeno resumo:


Gostei do filme, mas confesso que torci o nariz de cada vez que havia uma alteração na história em relação ao livro e foram imensas... Compreendo a necessidade de fazer vários ajustes para adaptar um livro a filme, mas como a história do livro era quase perfeita a meu ver, isso foi algo que me desagradou profundamente.

Sabendo que a Nora Roberts foi consultora do filme, gostava de saber como ela se sentiu em relação às sucessivas alterações à obra original, eu não ia gostar de ver a minha história ser estripada e desprovida de algum do seu núcleo. Por exemplo, Reena não estava apaixonada por Josh e muito menos por Hugh, pois ela estava demasiado focada na sua carreira nesses momentos da vida e enquanto no livro ela e Hugh apenas namoriscavam um com o outro, no filme ela estava completamente apaixonada e ele ia lhe fazer um pedido de casamento no dia em que morreu vitima de um atentado numa florista, na qual foi comprar flores para oferecer a Reena. Mais diferente do que aconteceu no livro não podia ter sido.

cena-do-filme-Blue-Smoke
Reena e Bo.

No livro a relação entre Reena e Bo é muito mais aprofundada do que no filme, onde ela não passa de um relacionamento superficial que parece saído do nada. Além disso, o mistério sobre o perseguidor de Reena torna-se muito mais denso e sufocante no livro do que no filme, assim como a carreira de Reena é muito mais explorada no livro.


Alicia-Witts-filme-Blue-Smoke
Alicia Witts é Catarina Hale.




Gostei do casting, principalmente da escolha de Alicia Witts para encarnar a protagonista Catarina Hale e Scott Bakula com o seu colega John Minger, uma das personagens mais interessantes do filme. Em relação a Bo, não quero ser injusta, mas Mathew Settle não tinha praticamente nada para fazer a não ser babar para cima da Alicia Witts, o que não deve ser difícil...

cena-do-filme-Blue-Smoke
Á semelhança do livro Catarina tem uma relação de cumplicidade muito forte com a mãe.

Concluindo, como seria de esperar uma hora e meia de filme não foi suficiente para tirar o máximo partido da história que este romance de Nora Roberts tinha para nos oferecer. Não posso dizer que não gostei do filme, mas achei-o maçador e sem graça na maior parte das vezes. Culpa do livro? Provavelmente.


Vencedor:

O vencedor deste duelo é, imaginem, o livro! Um livro com uma personagem feminina incrivelmente bem desenvolvida, que aborda várias etapas da sua vida de modo magistral e onde o protagonista masculino teve muito pouco tempo de antena, por culpa do mistério que tomou grande parte do livro, até que pode nos render uma grande história, mas a adaptação rasca do canal Lifetime não conseguiu, pelo menos em parte, se equiparar ao livro.

livro-Fumo-Azul-Nora-Roberts


Comentários

  1. Apesar de adorar Nora Roberts há imenso tempo que não leio nada dela e este é um dos livros que ainda não li.

    https://the-choice-26.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita :)
      Eu também só leio Nora Roberts de tempos a tempos, apesar de ser grande fã dela. Vais gostar deste livro, a maneira como está escrito é diferente, começa quando a protagonista tem onze anos e vai andando até ela chegar aos trinta anos. Não foca tanto no romance como gostaria, mas aprendemos algumas coisas novas relacionadas com os incêndios criminosos.
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!